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Katayama Alimentos anuncia investimentos para manter forte crescimento
Referência em qualidade no mercado de ovos, a indústria avícola teve incremento de 40% em seu faturamento de 2020. Para este ano, anuncia aumento do plantel de aves e aposta nas exportações para
Ásia e Oriente Médio

Com um aumento de 25% no volume de produção e de 40% no faturamento de 2020, os resultados da Katayama Alimentos, umas das principais indústrias avícolas do País, ilustram o bom desempenho do mercado de ovos em 2020. De acordo com dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), no ano passado o consumo per capita de ovos atingiu a marca de 250 unidades por habitante/ano – crescimento de 8,5% sobre 2019. A produção nacional bateu recorde, com cerca de 54 bilhões de unidades (em 2019 foram 49 bilhões).
Com uma trajetória de quase 80 anos, a Katayama Alimentos, localizada em Guararapes (SP), tem registrado um gráfico ascendente em sua produção de ovos, totalmente livres de antibióticos. No acumulado de 2016 a 2020, o crescimento foi de 78%.
De acordo com Gilson Katayama, diretor comercial do Grupo Katayama, a indústria fechou o ano passado com uma produção de 1 bilhão de ovos, gerados por um plantel de 4 milhões de galinhas entre recria e postura e mais 250 mil codornas. “Apesar do ano totalmente atípico, onde houve redução dos estoques, receio de desabastecimento e forte oscilação de preços, conseguimos completar nosso portfólio de produtos, fidelizar clientes e realizar muitas ações que nos trouxeram maior visibilidade perante o mercado. Isso possibilitou conquistar algumas contas estratégicas em 2020”.
Números otimistas para 2021
Diante da previsão de recuperação gradual da economia em 2021, alguns levantamentos do mercado apontam que o consumo de ovos, que têm preços mais baixos frente às demais proteínas de origem animal, deve se manter elevado. Na previsão da ABPA, a produção nacional deve aumentar 5% e o consumo per capita atingir 265 unidades/ano.
Na Katayama Alimentos os números projetados para este ano são ainda mais agressivos: 10% de incremento no plantel de aves de postura, ou seja, um acréscimo de 280 mil aves (entre galinha e codorna), com a construção de dois novos aviários e investimento de R$ 15 milhões. “Sendo assim, vamos aumentar em 15% nossa produção de ovos, que passará para 1,15 bilhão até o segundo semestre de 2022”, revela o executivo com muito otimismo.
Este ano também terá início a construção da primeira unidade de aves caipiras com capacidade produtiva para 120 mil animais (ou 100 mil ovos/dia). O aporte previsto para o novo espaço, que deverá ser finalizado ao final de 2021, será de R$ 10 milhões. Para este ano, o faturamento anual previsto da Katayama Alimentos representará um aumento de 30% comparado a 2020.
Perspectivas e novidades
Em 2022 a Katayama Alimentos iniciará a construção do novo núcleo de produção de ovos. O projeto chamado “Pé de Galinha” terá capacidade para 1 milhão de aves e produção anual de 320 milhões de ovos. O investimento previsto é de R$ 80 milhões, com cronograma de implantação para dois anos, mas com produção já iniciando no primeiro trimestre de 2023. Também em 2023 terá início a construção da segunda unidade de galinhas caipiras, com capacidade projetada para 360.000 aves.
Além dos ovos “in natura”, a Katayama Alimentos introduziu em seu portfólio os ovos pasteurizados, para atender uma alta demanda de mercado, principalmente da indústria alimentícia e do segmento de food service. A produção atual de ovos líquidos é de 350 ton/mês e dos ovos desidratados (em pó) é de 30 ton/mês. Em uma planta moderna, estes ovos são processados diariamente e conduzidos diretamente da unidade produtiva por esteiras transportadoras, garantindo um produto muito fresco e de alta qualidade.
Mercado externo
Continua sendo estratégia da Katayama Alimentos incrementar o comércio externo, diversificando seus canais de venda. Para isso, além da participação em feiras internacionais e de ações de marketing, a empresa fechou uma parceria com a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (InvestSP) para o estabelecimento de escritórios regionais no Oriente Médio, Ásia e África. A Certificação Halal, conquistada pela Katayama Alimentos, tanto para o ovo “in natura” como para o ovo industrializado, também é outro importante diferencial da empresa para acessar o mercado muçulmano. A meta atual é destinar 10% da produção à exportação, representando um faturamento da ordem de US$ 8 milhões por ano.
“Apresentamos vantagens frente aos países europeus e ao Japão, que estão passando por uma grave crise de gripe aviária. Nós temos um mercado bastante interessante do ponto de vista de segurança alimentar e potencial para atender esses países como fonte de originação de ovos. No caso da Katayama Alimentos, toda a nossa produção conta com o certificado ‘Ovos Livres de Antibióticos’”, explica o diretor comercial. No final do ano passado a indústria avícola fechou o primeiro contrato de exportação do ovo desidratado para o mercado de Bangladesh, no Sul da Ásia e, em janeiro deste ano, embarcou três contêineres com ovos “in natura” para os Emirados Árabes Unidos.

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Sanex realiza sua 1ª Convenção Nacional em Curitiba
A empresa reuniu colaboradores, distribuidores e representantes para compartilhar sua visão de futuro, discutir resultados e tendências para o setor de nutrição e saúde animal, e contou com a participação de pesquisadores renomados

A Sanex, empresa brasileira de saúde, nutrição e bem-estar animal realizou, nos dias 12 e 13 de novembro de 2025, no Pestana Conference Hotel, em Curitiba (PR), a 1ª Convenção Nacional Sanex. O encontro reforçou o compromisso da empresa com a inovação, ciência aplicada e o fortalecimento de parcerias estratégicas. Ao reunir colaboradores, distribuidores e representantes de diferentes regiões do país, das áreas técnica e comercial, o encontro proporcionou alinhamento interno, troca de conhecimento e construção de diretrizes para os próximos anos.
A programação abrangeu temas diversos relacionados a inovação, gestão técnica e estratégias para o futuro da nutrição animal nas cadeias de suinocultura, avicultura, bovinocultura e aquacultura. Foram dois dias de imersão e os participantes contaram com apresentações técnicas, tendências do setor e palestras com pesquisadores reconhecidos nacionalmente, que levaram conhecimento científico para aplicação no campo.
Destaques do primeiro dia – 12/11
As atividades tiveram início com a abertura oficial realizada pelos sócios: Fernando Albieri, Gustavo Machado, Joel Grzybowski e Marcelo Huber. A palestra de abertura: “Sanex – Visão de Futuro”, foi apresentada pelo sócio e diretor executivo da empresa, médico-veterinário Marcelo Huber.
O evento teve sequência com uma imersão completa nos produtos e programas Sanex. As equipes técnicas e comerciais conduziram sessões dedicadas às principais cadeias produtivas: suinocultura, avicultura, bovinocultura e aquacultura, além da discussão sobre novos mercados. Foram apresentados relatos de casos e resultados de cada área.
A médica-veterinária, coordenadora Técnica Nacional de Suinocultura da Sanex, Flávia Silva, destacou que o acompanhamento técnico dos clientes é essencial para os bons resultados na utilização dos produtos. E para que isso aconteça, é preciso que o conhecimento e atuação de todos seja padronizado. “Quando se reúne todos em um mesmo lugar para discutir os bons resultados, potencializamos essa transferência de informação com padronização. Quando fui contratada, o desafio era padronizar tudo que produzíamos dentro da empresa até que o último representante tivesse a mesma qualidade de informação. E esse tipo de evento contribui com essa padronização”.
A zootecnista, Ana Paula Pereira, coordenadora Técnica Nacional Avicultura, avalia de forma positiva o encontro. “A convenção contribuiu para atualizar conhecimentos, aumentar a integração da equipe, além de motivar os parceiros comerciais, deixando todos mais preparados e alinhados com as metas e propósitos da empresa”, destaca.
Na área de ruminantes, quem apresentou os produtos e cases foi a médica-veterinária, Márcia Skorei, coordenadora Técnica Nacional Ruminantes. Ela ressalta que é a primeira vez que as equipes técnica e comercial são reunidas em um mesmo evento. “O interessante é que vemos o trabalho e a realidade de todas as espécies. Eu por exemplo, sou da área de ruminantes e aprendi muito sobre as outras áreas como avicultura, suinocultura e piscicultura. A cadeia produtiva da proteína animal é muito parecida no sentido de todos estarem em busca da eficiência produtiva, com um menor número de animais, produzindo mais de forma sustentável”.
Entre as apresentações de estudos de casos ao longo do dia, o assistente técnico e comercial dos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, Cristiano Zancanaro, apresentou os resultados dos experimentos com a utilização do ACIDIFICANTE SOLÚVEL SANEX. Cristiano chamou a atenção para a importância de avaliar a alcalinidade da água, pois sem essa informação, o uso de acidificantes no tratamento de suínos pode ser ineficaz ou, no mínimo, ineficiente. De acordo com Cristiano, sem conhecer a alcalinidade, não é possível saber a dosagem correta de acidificante necessária para atingir o pH alvo.
Para Cristiano Zancanaro, participar do encontro permitiu aos distribuidores conhecerem mais o potencial da Sanex, além de entenderem o que a empresa está buscando. “Foi uma oportunidade de mostrar de perto que investir e focar no trabalho com a Sanex vale a pena e os resultados aparecem. O evento também permitiu o contato direto entre representantes e distribuidores do país todo, o que gerou bastante conhecimento e troca de informações”.
O representante técnico de vendas da região de Minas Gerais, Fernando Barbosa, apresentou dados de seu experimento com o PROZINCO e destacou os ganhos do produtor como: ganho médio diário, eficiência alimentar e menor contaminação ambiental com zinco.
Após a apresentação de diversos cases e dados dos produtos e programas Sanex na avicultura, suinocultura e bovinocultura, o primeiro dia encerrou com um jantar de integração oferecido pela empresa.
Ciência aplicada no campo – 13/11
O segundo dia foi marcado por palestras de especialistas de universidades de referência. O dia começou com o engenheiro agrônomo, doutor Mikael Neumann, professor na Universidade Estadual do Centro-Oeste, em Guarapuava (PR). Em sua palestra “Melhorador de desempenho com ação emulsificante: validações, oportunidades e resultados”, Dr. Mikael apresentou os resultados de dietas experimentais de ruminantes em confinamento com a utilização do POWERBOV. Segundo o pesquisador, além de melhor conversão do ganho de peso em carcaça, os resultados de espessura de gordura, marmoreio e área de olho lombo comprovaram que os benefícios da utilização de dietas lipídicas com emulsificantes foram superiores a dietas com fontes energéticas amiláceas.
Na sequência, o médico-veterinário, professor de nutrição animal na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), doutor André Ostrensky, ministrou a palestra “Mais energia, mais eficiência: entendendo o uso de emulsificantes em vacas de leite”. Antes de falar sobre os experimentos, Dr. André falou sobre as peculiaridades do trato digestivo e absorção dos ruminantes. Em seguida, mostrou alguns estudos com a tecnologia do POWERBOV, que permite melhor aproveitamento dos lipídeos pelos ruminantes que possuem limitação em absorver de forma eficiente a gordura. Com isso, o produto age como como melhorador de desempenho, devido ao aumento da digestibilidade da fibra, E principalmente da fração lipídica.
Na área de suínos, o médico-veterinário, professor Robson Antunes, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) trouxe o tema “Melhoramento genético de suínos e respostas correlacionadas desfavoráveis”. Dr. Robson destacou os avanços mais recentes do melhoramento genético em suínos e os desafios que acompanham esse processo. Segundo o professor, o setor mantém um ritmo de 2% a 3% de ganho genético ao ano, especialmente em eficiência alimentar, qualidade de carcaça e prolificidade. No entanto, esses progressos vêm acompanhados de respostas correlacionadas desfavoráveis, que exigem atenção tanto dos programas de seleção quanto das granjas comerciais, como o aumento de fibras musculares do tipo IIb, associado à carcaça mais magra, que pode comprometer a qualidade da carne.
Seguindo a programação do segundo dia, e dando espaço para a área de avicultura, foi a vez do zootecnista, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), doutor Alex Maiorka, “Qualidade de ingredientes e saúde intestinal”. Entre os principais desafios alimentares discutidos, destacam-se fitato, micotoxinas, inibidores de tripsina, proteínas não digestíveis e polissacarídeos não amiláceos. Em sua apresentação, Dr. Alex ressaltou que todos os ingredientes possuem fatores antinutricionais, e que compreender sua variabilidade e impacto na mucosa intestinal é essencial para formular rações mais eficientes e seguras.
A piscicultura também ganhou espaço na programação da Convenção Nacional da Sanex. E para falar sobre o tema, o convidado foi o engenheiro de pesca professor na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Robie Bombardelli, que trabalha no Laboratório de Tecnologia da Reprodução de Animais Aquáticos. Em sua palestra “Saúde e bem-estar em peixes: Perspectivas para uma cadeia produtiva em expansão”, falou sobre as oportunidades de explorar a área que ainda carece de profissionais especializados, apontou os novos conceitos de nutrição de peixes e o foco do mercado atual.
E para fechar a programação de palestras, o consultor Alessandro Lunardon da BR Gestão Agro, abordou o tema “Estratégias de comunicação e vendas de valor”. Durante a apresentação, o palestrante fez diversas atividades dinâmicas com os participantes. O profissional fez um diagnóstico sobre os principais entraves da força de vendas no agronegócio, destacando a “cultura do preço”, a dificuldade de acesso ao produtor e a falta de preparo em abordagens comerciais. Segundo Lunardon, a saturação de visitas desorganizadas e focadas apenas em produto e cotação aciona mecanismos de defesa nos produtores, que passam a rejeitar contatos e postergar decisões. Lunardon propôs a adoção da “venda reversa”, metodologia que substitui o discurso de produto por uma abordagem consultiva centrada no manejo, no diagnóstico de problemas e na construção de valor.
O encerramento do evento foi em tom de comemoração, com direito a um happy hour para todos os participantes.
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Aurora Coop inaugura indústria de frango griller em Tapejara
Unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.

Foi oficialmente inaugurada na terça-feira (18) a ampliação e modernização do Frigorífico Aurora Coop Tapejara I (FATA I), localizado na Linha São Silvestre, município de Tapejara (RS). A unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.
A modernização do FATA I representa um marco para a economia regional. A reforma ampliou a área construída para 18,5 mil metros quadrados e revitalizou 74% da estrutura, o frigorífico retorna praticamente como uma nova indústria. A capacidade de abate aumenta em 80%, chegando a 10 mil aves/hora, abastecidas por produtores rurais integrados da região, fortalecendo a cadeia produtiva local. A diversificação do mix, que prioriza frango Griller e cortes temperados, amplia oportunidades de mercado e valor agregado. Com certificação SIF e Halal, a unidade passa a exportar para o Oriente Médio e outros mercados, projetando faturamento anual de R$ 238 milhões.

A indústria recebeu investimentos totais da ordem de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação – Fotos: Sara Bellaver/MB Comunicação
O impacto social é expressivo: a unidade inicia com 520 empregos diretos, podendo chegar a 980 com o segundo turno. Considerando os indiretos, serão mais de 1.500 novos postos de trabalho, todos com recrutamento regional. Os municípios do entorno também serão beneficiados com R$ 2,95 milhões anuais em ICMS, impulsionando serviços, comércio e renda.
Aurora Coop em crescimento
Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Aurora Coop está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais. Em relação a Tapejara declarou que “a Aurora Coop, cumprindo com o seu dever, após ter feito a aquisição das unidades industriais da empresa Agro Danielli, de imediato cuidou de fazer uma ampliação, recuperando em muito a capacidade produtiva da unidade de São Silvestre. Esta unidade passa a produzir o frango griller voltado mais especificamente para o mercado árabe de consumo, aos países do Oriente Médio, para o qual estamos completando o nosso portfólio de produto de preferência daquele consumidor”.
O diretor industrial Christian Klauck apresentou todas as informações sobre os investimentos realizados na unidade, destacou a aplicação

Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Cooperativa Central está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais
de R$ 60 milhões em sistemas ambientais que garante operação sustentável, com tecnologia avançada, eficiência energética e tratamento moderno de efluentes. A gerente do Frigorífico Aurora Tapejara I (FATA I) Keli Delazeri discorreu sobre o início da operação, a geração de empregos e as características do funcionamento da unidade.
Participaram da cerimônia a diretoria da Aurora Coop e os dirigentes das cooperativas filiadas. Também prestigiaram o ato o representante do governador Eduardo Leite, secretário do de trabalho e desenvolvimento profissional do Rio Grande do Sul, Gilmar Sossella; o senador Luis Carlos Heinze, o prefeito de Tapejara, Evanir Wolff e o vice-prefeito Rodinei Bruel, o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Eduardo de Oliveira, a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura Juliana Satie, o secretário de Turismo Ronaldo Santini e o Secretário de Agricultura Eduardo Bortolotto, entre outras autoridades.
O novo FATA I consolida Tapejara e o noroeste gaúcho como polos estratégicos da produção avícola, combinando desenvolvimento econômico, inovação industrial e responsabilidade ambiental.
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Aniversário de 36 anos da Credicoamo é marcado por lançamentos
Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados.

Na manhã desta segunda-feira (17), as comemorações pelos 36 anos da Credicoamo movimentaram a Administração Central e as agências no Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados. A Credicoamo nasceu do propósito de oferecer mais do que crédito, nasceu para formar uma cultura de prosperidade e gestão eficiente de recursos.
Gestão eficiente de recursos, inclusive, foi o tema abordado na palestra deste ano, que contou com o professor Reinaldo Domingos, referência nacional em educação financeira. “Esse ecossistema entre empresa do agronegócio e empresa-família precisa ter conexões suficientes para poder gerir recursos com sustentabilidade, resultados positivos e sonhos realizados”.
Antes da palestra, o presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni, deixou sua mensagem, evidenciando o dia de gratidão e emoção. Convidou os presentes a acompanharem um vídeo, que fez o público voltar ao ano de 1989, em que, o Diretor Administrativo-Financeiro da Coamo, Antonio Sérgio Gabriel, fazia a leitura da criação da Credicoamo. Goldoni aproveitou o momento festivo para reconhecer e homenagear o diretor pelo empenho e seriedade na constituição da cooperativa.
O idealizador e presidente do Conselho de Administração da Coamo e da Credicoamo, José Aroldo Gallassini, relembrou momentos da fundação da cooperativa de crédito, contando que ela surgiu para propiciar uma vida financeira segura e próspera aos associados.
Estiveram presentes no aniversário, em Campo Mourão (PR), associados, conselheiros, diretores e convidados.
Atos que constituíram o aniversário

Educação Financeira: Após a palestra, o diretor Financeiro e Riscos, Elton Alexandre Scramocin, lançou o Programa de Educação Financeira da Credicoamo, reforçando o propósito de formar uma cultura financeira sólida, consciente e sustentável entre os associados e suas famílias. O assunto já faz parte do dia a dia da cooperativa de crédito e agora ganha o reforço de uma plataforma (acesse aqui). “Contamos com o apoio e utilização da plataforma para desenvolvermos uma vida financeira sustentável”, destacou o diretor.
Divulgação da 3ª edição do Aniversário Automotivo: Feita pelo diretor de Negócios Dilmar Antônio Peri, o qual reforçou as condições especiais de financiamento de veículos, prazos ampliados e taxas diferenciadas, sendo uma oportunidade exclusiva aos associados.
Lançamento do consórcio: Dilmar falou do novo produto, que representa uma forma inteligente de conquistar patrimônio, sem custo financeiro adicional, fortalecendo o planejamento e o uso eficiente dos recursos. “Nós queremos realizar os sonhos dos associados, com condições muito especiais”, afirmou Dilmar.
Lançamento do programa de relacionamento Bônus de Seguro: Na renovação do seguro contratado em 2025, será conferido um bônus que será concedido no mês seguinte ao pagamento, como forma de valorização da parceria e confiança depositada na Credicoamo Seguros, explicou o presidente Executivo Alcir José Goldoni. “As boas notícias apresentadas nesta manhã cooperam por um mundo próspero, sendo gratificante poder divulgar produtos e serviços benéficos ao associado”, finalizou o presidente.
No canal do Youtube da Coamo, confira a palestra e mais detalhes do aniversário:
https://www.youtube.com/watch?v=HZo4slCC39M



