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VOZ DO COOP

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Kai Lie Stacher será a nova CEO e irá liderar o SAN Group na Próxima Fase de Crescimento

O fundador e presidente Erich Erber expressa total confiança em Kai Lie Stacher como a nova CEO da empresa sediada na Áustria.

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Kai Lie Stacher - Divulgação SAN Vet

O SAN Group, empresa de biotecnologia com atuação global dedicada à saúde animal, saúde vegetal e saúde do planeta, anuncia a nomeação de Kai Lie Stacher como sua nova CEO. O fundador e ex-CEO Erich Erber manterá a função de presidente e se dedicará mais à inovação e projetos filantrópicos e menos às questões operacionais.

Tendo atuado como diretora executiva de recursos humanos (CHO) e membro da diretoria executiva desde a fundação da empresa em 2020, Kai Lie traz um ponto de vista único para a função de liderança que assume agora.

“Em RH, você realmente conhece uma empresa a partir de sua perspectiva mais vital: sua gente”, diz Kai Lie. “A filosofia do SAN Group – e a visão de Erich – começa e termina com as pessoas. Os processos e as operações que nos tornaram tão bem-sucedidos tão rapidamente, desde P&D e produção até o gerenciamento de produtos e vendas, dependem da paixão e da engenhosidade de nossos profissionais e parceiros. Esse será o meu norte ao entrarmos nesse novo e empolgante estágio de desenvolvimento.”

Sua nomeação acontece em um momento de cenário macroeconômico desafiador e turbulento em todo o mundo que afeta diretamente a biotecnologia, a criação de animais e a agricultura. Kai Lie e sua equipe se concentrarão em conduzir a empresa do estágio inicial de startup para uma fase de crescimento e desenvolvimento em várias áreas importantes, incluindo a expansão de seu portfólio de soluções baseadas na ciência, maior alavancagem de equipamentos e instalações de última geração e um foco cada vez maior na sustentabilidade, com a meta de se tornar carbono zero até 2027. O SAN Group também dará continuidade às suas iniciativas de independência energética, investindo mais em fontes alternativas de energia, como solar e hidrogênio.

Kai Lie está segura de que a empresa tem um futuro promissor à frente, além de novos e melhores produtos e serviços no seu pipeline. Ela acredita na capacidade do SAN Group de fomentar inovação, atender aos clientes, crescer como empresa e contribuir simultaneamente para a sustentabilidade ecológica e social. “Como se isso não bastasse”, ela acrescenta, “mal podemos esperar para nos mudarmos para nossa nova e moderna sede em Herzogenburg na primavera europeia.”

Erich Erber mudará seu foco para projetos de inovação

O fundador e presidente do SAN Group, Erich Erber, trabalha diretamente em colaboração com Kai Lie há 13 anos e expressa sua total confiança em sua capacidade de liderança. “Ela não só tem o que é preciso para gerenciar os desafios diários que vêm com o cargo de CEO, como também conhece nosso negócio por completo: nossos fornecedores, nossos clientes e até mesmo os clientes dos nossos clientes. Confio em Kai Lie e em toda a equipe para levarem o SAN Group a se tornar a empresa ainda mais bem-sucedida do que imaginei.”

Erich também tem grandes expectativas com relação a sua futura posição no SAN Group: “De minha parte, não vou a lugar algum. Além da minha função como presidente da empresa, vou gostar de me concentrar nas iniciativas de inovação que mais me interessam, como energia verde e economia azul.”

A nomeação de Kai Lie está sendo planejada há vários meses e foi aprovada pela diretoria executiva do SAN Group. Ela se torna CEO com efeito imediato.

Fonte: Ass. de imprensa
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Empresas

Biocamp lança no mercado probiótico específico para a produção de tilápias

Produto desenvolvido em parceria com Instituto de Pesca promove aumento de 17% no ganho de peso e melhora em 10% a conversão alimentar dos peixes

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Foto e texto: Assessoria

A Biocamp, empresa brasileira voltada à produção de probióticos e vacinas para a área animal, lança no mercado o primeiro probiótico do Brasil desenvolvido com cepas de bactérias específicas de tilápia-do-nilo, peixe mais produzido e consumido no país. O Colostrum® Aqua promove 17% mais ganho de peso em tilápias e melhora a conversão alimentar em 10%, segundo estudos da Universidade Brasil, localizada em Fernandópolis (SP). O novo produto foi desenvolvido em parceria com o Instituto de Pesca (IP-APTA), órgão de pesquisa ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O Colostrum® Aqua será lançado durante a Aquishow 2024 e deve começar a ser comercializado em julho deste ano. O desenvolvimento do Colostrum® Aqua fez com que a Biocamp fosse uma das instituições agraciadas com a 5ª edição do Prêmio Inovação Aquícola entregue durante a abertura oficial da Aquishow 2024, em 20 de maio. A empresa ficou em terceiro lugar na categoria “sustentabilidade”.
Os probióticos são microrganismos vivos fornecidos aos animais com o objetivo de colonizar o trato digestivo, trazer benefícios que melhoram a eficiência alimentar, fortalecer o sistema imunológico e promover o equilíbrio da microbiota intestinal, entre bactérias benéficas e as patogênicas, ou seja, que causam doenças aos peixes.

“Os probióticos melhoram a saúde dos animais e isso traz impactos tanto do ponto de vista econômico, quanto do ambiental, com a redução de dejetos na produção. O Colostrum® Aqua foi desenvolvido com bactérias selecionadas por pesquisadores do Instituto de Pesca e que são específicas para a tilapicultura, o que traz mais ganhos, principalmente, para os produtores desse peixe”, afirma Geraldo José Francisco, diretor comercial e de marketing da Biocamp.

O uso de probióticos também reduz a utilização de produtos químicos sintéticos na criação dos animais e traz vantagens do ponto de vista da qualidade da água, como a redução dos dejetos no ambiente de produção dos peixes. “Estas são preocupações crescentes do mercado consumidor. Como este probiótico melhora o sistema imunológico das tilápias, os produtores vão utilizar menos produtos que, muitas vezes, são administrados para manutenção da saúde dos animais, como é o caso dos antibióticos. A qualidade da água é outro ponto fundamental para a produção de peixes e esse produto traz impactos positivos, voltados à sustentabilidade”, explica.

O novo probiótico é direcionado para a piscicultura industrial, principalmente, a produtores de tilápia que operam em escala comercial no Paraná, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Nordeste. A aplicação do Colostrum® Aqua é simples, feita na ração dos animais.

 

Expertise de 25 anos

Há 25 anos, a Biocamp oferece para o mercado probióticos e vacinas voltadas à produção de aves e suínos. Com o Colostrum® Aqua, a empresa estreia no mercado da aquicultura e apresenta um produto inovador para uma área em franco crescimento.

“Segundo levantamento da Peixe BR, a tilápia foi a proteína animal que teve maior crescimento de consumo na última década, passando de 1,47 kg por habitante por ano para 2,84 kg. É um crescimento robusto, de 93%, e esperamos que isso permaneça pelos próximos anos”, explica o diretor comercial e de marketing da Biocamp.

Segundo o Anuário 2024 da Piscicultura, desenvolvido pela Peixe BR, o Brasil é o quarto maior produtor do mundo de tilápia, atrás apenas da China, Indonésia e Egito. A expectativa é que, em 2024, a produção brasileira desta espécie de peixe chegue a 600 mil toneladas.

O levantamento da Peixe BR mostra ainda que, na última década, a oferta de peixes de cultivo cresceu 53% saindo de 597 mil toneladas em 2014 para 887 mil toneladas em 2023. A tilápia mais do que dobrou sua produção, passando de 285 mil toneladas para 579 mil toneladas, um aumento de mais de 100%.

Fonte: Assessoria
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Empresas

Correto manejo no pós-parto influencia bem-estar das vacas leiteiras

Especialista afirma que até 50% das vacas podem apresentar alguma doença metabólica no período pós parto

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Trouw Nutrition oferece Reviva, solução com alta palatabilidade para vacas no pós-parto imediato com minerais, vitaminas e cálcio- Foto: Assessoria

Um dos principais desafios enfrentados pelas vacas leiteiras no período pós-parto é o manejo da transição nutricional. Marília Ribeiro, a Dra. Sprayfo, da Trouw Nutrition, destaca que durante a gestação a vaca direciona muitos nutrientes para o desenvolvimento do bezerro, levando a declínio da sua condição corporal. “Após o parto, a demanda por nutrientes aumenta significativamente devido à produção de leite, tornando essencial o fornecimento de uma nutrição adequada para apoiar a produção de leite e, simultaneamente, restaurar sua condição corporal”.

Antes do parto, as vacas ficam aproximadamente oito horas sem comer ou beber, perdendo em torno de 50 litros de fluidos corporais, o que pode levar à desidratação e ao desequilíbrio eletrolítico. “Até 50% dos animais podem ter problemas metabólicos no pós parto, como hipocalcemia, condição comum nas vacas leiteiras, devido à diminuição dos níveis de cálcio no sangue após o parto. Essa redução nos níveis de cálcio pode levar a uma série de complicações, incluindo mastite, perda de apetite e problemas no sistema reprodutivo”, enfatiza a especialista da Trouw.

Segundo a Dra. Sprayfo, a gravidade desses sintomas é determinada pelos manejos incorretos durante o pós-parto, um dos momentos mais críticos de sua vida. Para garantir rápida recuperação, a Trouw Nutrition oferece Reviva, a única bebida de ingestão voluntária com alta palatabilidade do mercado, que auxilia na hidratação, reposição de cálcio, energia, vitaminas e minerais, além de promover ganhos futuros, como maior produção de leite.

“Com o uso de Reviva, não é necessário conter o animal. Sabemos que o estresse dificulta a ingestão, o que pode levar à necessidade de uso de sonda, mas com Reviva isso não é necessário. Não há necessidade de forçar a sonda, algo que a equipe às vezes sente receio de fazer”, explica a Dra. Sprayfo, da Trouw Nutrition.

A Trouw Nutrition desenvolve soluções para elevar a pecuária leiteira a outro patamar, promovendo a segurança e o bem-estar animal, além de aumentar a produtividade. “Quanto mais eficiente for a dieta melhor será o desempenho dos animais e os resultados econômicos da propriedade”, conclui Marília Ribeiro.

Fonte: Assessoria
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Empresas Vaxxon Sa Ib + III

Vaxxinova apresentará solução inovadora em evento Aquishow

Além do lançamento, a empresa realizará uma palestra com o tema “Tripla proteção para duplo desafio”

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Divulgação Vaxxinova

Durante sua participação na Aquishow, que ocorrerá de 21 a 23 de maio, no Instituto de Pesca, em São José do Rio Preto, a Unidade de Aquacultura da Vaxxinova lançará sua primeira vacina licenciada, Vaxxon Sa Ib + III. O evento está em sua 13ª edição e é reconhecido como um dos mais importantes do setor de aquacultura da América Latina, trazendo grandes novidades em estudos, produtos e práticas de produção para toda a cadeia produtiva. “A nossa participação no evento será bastante abrangente. Além de contar com um estande onde serão apresentados nossos produtos e serviços relacionados à aquicultura, também teremos uma palestra técnica com o Prof° Dr° Henrique Figueiredo (UFMG), para compartilhar a importância das atualizações epidemiológicas na busca da melhor escolha de um plano vacinal, comenta Rodrigo Pedralli, gerente de negócios da Unidade Aqua.

Durante a palestra, também será lançada uma nova solução com foco na prevenção de Streptococcus agalactiae, que comumente afeta peixes de água doce, como a tilápia. Ao afetar o cultivo, a doença pode provocar grandes perdas econômicas para o produtor, devido ao seu grande índice de mortalidade. “A Vaxxon Sa Ib + III utiliza em sua composição duas cepas do Sorotipo Ib (variantes genéticas ST.1525-like e ST-2222) e uma do Sorotipo III (variante genética ST-283), e foi desenvolvida a partir de isolados brasileiros, com propósito de aperfeiçoar a resposta imunológica dos animais criados em território nacional e elevar o nível de proteção dos plantéis”, explica Pedralli.

Em um recente levantamento publicado pela Associação Brasileira da Piscicultura, foi revelado que até 2030 a proteína proveniente da aquicultura deve responder por cerca de 80% da produção nacional. Dessa forma, para que a produção continue crescendo, é fundamental que o cultivo seja realizado de forma segura, garantindo a qualidade da proteína. “A piscicultura brasileira realmente tem crescido muito a cada ano; porém, ainda devemos nos atentar e não relaxar com os múltiplos desafios que o setor apresenta. Por exemplo, a Streptococcus agalactiae tem impacto direto no desempenho sanitário e econômico da nossa área, devido aos surtos com elevada mortalidade. Então, para evitar essas situações, o produtor deve se manter vigilante, e nós, como companhia, assumimos esse compromisso com a indústria, de trazer soluções que deem maior tranquilidade para os clientes”, comenta o gerente.

Pedralli enfatiza que, atualmente, a empresa é líder em vacinas autógenas no mercado brasileiro e possui um grande destaque em estudos e soluções para a tilapicultura nacional. “Nosso reconhecimento no mercado é fruto de muito estudo, pesquisa e dedicação por parte de nossa equipe. Não podemos deixar de mencionar também a parceria fundamental que mantemos com o laboratório de diagnóstico Aquavet, da Universidade Federal de Minas Gerais, que nos oferece um apoio imensurável. Além disso, contamos com nosso próprio centro de pesquisa, o qual desempenha um papel crucial na condução de estudos clínicos e na análise da segurança e eficácia de todas as vacinas que desenvolvemos. Esse compromisso com a qualidade e a inovação será evidenciado em toda a nossa participação na Aquishow deste ano”, conclui.

Fonte: Assessoria
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