Empresas
José Luiz Tejon destaca legado e o propósito que sustentam oito décadas do Grupo Agroceres
Durante evento comemorativo em Campinas, referência em Marketing e Gestão no Agronegócio evidenciou o papel da integridade, da comunicação e da liderança com propósito na trajetória da companhia.

Em um discurso marcado por emoção, memória e visão de futuro, o especialista em Marketing e Gestão no Agronegócio, José Luiz Tejon Megido conduziu a palestra “Agroceres – 80 anos de amor ao país: se negociarmos honestamente com as pessoas, elas jamais nos abandonarão”, durante o evento que celebrou as oito décadas do Grupo Agroceres, realizado em 25 de setembro, no Royal Palm Plaza, em Campinas (SP).
Tejon destacou que a ética, a confiança e o compromisso com o Brasil formam o alicerce que sustenta a história da Agroceres e a tornam um exemplo de longevidade empresarial. “A base de tudo está na honestidade. Se negociarmos honestamente com as pessoas, elas jamais vão nos abandonar”, afirmou, ao defender que a credibilidade construída em torno da palavra é o maior ativo de uma empresa.
Para Tejon, o verdadeiro marketing não se limita a vender produtos, mas a revelar a alma de uma empresa. “O marketing ético é encontrar a essência de uma organização e transformá-la em algo que a sociedade compreenda e confie”, destacou.
Segundo ele, a preocupação central deve estar no sucesso do cliente, no caso da Agroceres, o produtor rural. “Mais do que vender sementes, é preciso ajudar o agricultor a atingir o máximo potencial do que ele planta. Isso é ética aplicada”, completou.
O especialista reforçou ainda que o engajamento, o amor pelo resultado e a integridade devem conduzir o trabalho diário. “A alma do profissional de agronegócio deve ser o prazer de ver o outro prosperar. É o que move quem tem propósito”, enfatizou.
Dos desafios à inovação
Ao revisitar momentos marcantes da trajetória da Agroceres, Tejon lembrou o início dos anos 1980, quando o Brasil enfrentava baixa produtividade agrícola. “Em 1982, a produtividade média do milho era de apenas duas toneladas por hectare, diante de um potencial genético de 13 ou 14 toneladas. Isso gerava uma angústia ética dentro da empresa”, relatou.
Para reverter esse cenário, nasceu o programa “Campeões de Produtividade”, que desafiava os produtores a alcançarem maiores rendimentos e premiava os melhores resultados. Em uma ação ousada e simbólica, Pelé foi convidado a participar da campanha. “Para chegar ao cérebro, é preciso conquistar corações”, explicou Tejon, sobre a decisão de unir técnica e emoção.

Especialista em Marketing e Gestão no Agronegócio, José Luiz Tejon Megido: “A Agroceres é um exemplo de que ética, propósito e amor ao país constroem legados que atravessam gerações”
No ano seguinte, uma nova estratégia de comunicação ampliou o impacto. Em 1983, em parceria com a Rede Globo, a Agroceres lançou a campanha “Milho Daminho”, voltada a orientar agricultores com informações práticas e acessíveis. O resultado foi expressivo: crescimento recorde nas vendas de sementes e um movimento que ajudou o Brasil a dobrar sua produção de grãos de 38 para 100 milhões de toneladas.
Mesmo diante de resistências, como as críticas às sementes híbridas e às inovações tecnológicas, o grupo manteve sua convicção. “Chamavam o frango industrial de ‘frango corno’ e duvidavam da safrinha. Hoje, são marcos do sucesso do agro brasileiro. Persistir na verdade e explicar o valor nacional da tecnologia foi o que fez a diferença”, destacou.
Visão de futuro
Com olhar voltado ao futuro, Tejon defendeu uma meta ambiciosa: dobrar o tamanho do agronegócio brasileiro até 2036, passando dos atuais US$ 500 bilhões para algo entre US$ 1 e 2 trilhões. Para isso, apontou os grandes desafios globais, entre os quais insegurança alimentar, desigualdade social, mudanças climáticas e a crise energética, simbolizados pelos “Quatro Cavaleiros do Apocalipse”, cujo verdadeiro comandante, segundo ele, é a desinformação. “O mundo vive uma guerra brutal pelas percepções humanas. Quem dominar a narrativa, dominará o futuro”, alertou. Nesse contexto, o Brasil tem uma vantagem única: a expertise em agricultura tropical. “Enquanto China, Estados Unidos e Índia produzem em zonas temperadas, o Brasil domina a ciência e a prática do cultivo em clima tropical. Temos a chance de dobrar a produção sem desmatar e nos tornar líderes globais da sustentabilidade”, afirmou.
Tejon lembrou que o novo produtor rural precisa reunir competências múltiplas, que vão desde genética, logística a nanotecnologia, marketing e sustentabilidade, e que a velocidade de adaptação é o diferencial essencial na era digital. “A liderança no agro não virá apenas da terra, mas da mente e do conhecimento”, completou.
Para ele, a trajetória do Brasil – “um país construído por imigrantes que fugiram da fome e transformaram o chão em esperança” – dá legitimidade ao papel de protagonista global na produção de alimentos e na busca por um mundo mais justo.
Legado e essência

Tejon fez uma homenagem à Agroceres por seu foco inabalável, mantido mesmo em meio a crises, inflações e instabilidades políticas. Ele recordou o conselho de sua mãe adotiva, usado como metáfora para o sucesso empresarial: “Foque na batata, não no burburinho.”
O palestrante também destacou o papel histórico da Agroceres em pautar debates nacionais. Em 1988, durante a Assembleia Constituinte, a empresa veiculou a campanha televisiva “Senhores constituintes, sem alimento nada existe”, evidenciando seu comprometimento com o país além dos negócios.
Esse espírito inspirou a criação de projetos como o PESEA (Programa de Estudos do Setor Agroindustrial da USP) e o Museu do Agronegócio (MAA), ambos voltados à geração de conhecimento e à valorização da história do setor.
Tejon encerrou sua fala com um agradecimento emocionado à empresa e seus colaboradores: “Vocês são uma companhia com alma. O sucesso de vocês vem da essência humana e do compromisso em transformar o mundo por meio da agricultura tropical. A Agroceres é um exemplo de que ética, propósito e amor ao país constroem legados que atravessam gerações”, ressaltou, sendo muito aplaudido.

Empresas
PolySell anuncia Marcelo Fernandes Faria como novo Diretor Executivo de Negócios
A PolySell, referência no Brasil e na América Latina em soluções para limpeza, desinfecção, nutrição animal, ambiência e higiene pessoal, anuncia a chegada de Marcelo Fernandes Faria como seu novo Diretor Executivo de Negócios.

Marcelo é médico veterinário, com aproximadamente 28 anos de experiência profissional, atuando de forma integrada nas áreas de saúde e nutrição animal, biotecnologia, produção, suporte técnico comercial, internacionalização, M&A e gestão de negócios. Ao longo de sua trajetória, construiu uma carreira sólida tanto no mercado brasileiro quanto internacional, com atuação direta em diferentes países, múltiplos segmentos animais de produção, animais de companhia, canais de distribuição e ambientes altamente competitivos.
Além da formação em Medicina Veterinária, o executivo possui três pós-graduações em gestão de negócios, reforçando sua capacidade de unir conhecimento técnico profundo à visão estratégica, organização empresarial e crescimento sustentável. Essa combinação tem sido determinante em sua atuação ao longo dos anos, sempre com foco em estruturação de negócios, desenvolvimento de equipes e geração consistente de resultados.
Ao longo de sua carreira, Marcelo esteve envolvido em projetos fora do Brasil, com relacionamento próximo a clientes industriais, benchmarking internacional e construção de estratégias de posicionamento e expansão de marcas.
“Além de sua capacidade na estruturação e desenvolvimento de negócios, a experiência internacional de Marcelo foi um dos fatores chave para sua contratação”, comenta Vanderson Camilo, CEO da PolySell.
Na PolySell, Marcelo assume a responsabilidade pelas áreas comercial, técnica e de marketing, com o objetivo de organizar e fortalecer a estrutura do negócio, ampliar oportunidades comerciais, avaliar e potencializar o portfólio atual, desenvolver novas soluções, além de liderar iniciativas de crescimento e expansão da companhia.
Embora a PolySell tenha uma atuação historicamente muito forte nos segmentos de aves e suínos, a empresa já conta com um portfólio robusto e tecnicamente validado, aplicável a diversas espécies e sistemas de produção animal.
“Um dos focos estratégicos desta nova fase será ampliar a presença da PolySell em outros segmentos e regiões, aproveitando soluções que já estão dentro de casa e expandindo sua aplicação e alcance, sem depender exclusivamente do desenvolvimento de novos produtos”, destaca Faria.
“Chego à PolySell com o desafio de estruturar, integrar e expandir um negócio que já é referência na América Latina. A empresa possui um portfólio sólido, conhecimento técnico consistente e uma base muito forte. O foco agora é organizar essa estrutura, ampliar a atuação em diferentes segmentos e conectar a PolySell de forma ainda mais próxima ao mercado global”, afirma o executivo.
A chegada de Marcelo Fernandes Faria reforça o posicionamento da PolySell como uma empresa que alia conhecimento técnico, gestão profissional e visão internacional, com foco em biosseguridade aplicada à produtividade, sustentabilidade e evolução da produção animal em múltiplos segmentos.
Empresas
Agroceres Multimix reforça parceria com Copagril durante Agroshow 2026
Mais do que uma relação comercial, a parceria se estende à consultoria técnica, com atuação em fábrica, a campo e em áreas como sanidade e manejo.

Fortalecendo uma relação construída ao longo de mais de duas décadas com a Copagril e seus associados, a Agroceres Multimix esteve presente no Agroshow 2026, nos dias 14, 15 e 16 de janeiro de 2026, na Estação Experimental Copagril em Marechal Cândido Rondon (PR).
O evento, já consolidado como um dos mais importantes do agronegócio no Oeste do Paraná, reuniu produtores, parceiros e especialistas em torno de inovação, tecnologia e conhecimento técnico.
“A Agroceres Multimix participa do Agroshow há muitos anos, e o principal objetivo sempre foi fortalecer o relacionamento com a Copagril, com sua equipe técnica e com os produtores associados, que já são nossos parceiros. É um momento de proximidade, troca e construção conjunta”, destaca Fausto Maluf, consultor técnico comercial da empresa na região Oeste do Paraná.
Atualmente, a Agroceres Multimix fornece à Copagril a linha de premixes vitamínico-minerais utilizados nas fases de lactação, crescimento e terminação na suinocultura, com produtos disponíveis tanto nas lojas agropecuárias quanto na fábrica de ração e fomento da cooperativa.
Mais do que uma relação comercial, a parceria se estende à consultoria técnica, com atuação em fábrica, a campo e em áreas como sanidade e manejo.
O Oeste do Paraná é reconhecido como um dos principais polos de produção e exportação de proteína animal do país, resultado de um histórico ligado à colonização e ao forte papel das cooperativas no fomento da atividade. Nesse contexto, o Agroshow cumpre papel estratégico ao promover encontros técnicos, atualização de temas relevantes e integração entre os elos da cadeia produtiva.
Durante os três dias de evento, a Agroceres Multimix recebeu produtores, técnicos e parceiros em seu estande, reforçando seu compromisso com a nutrição animal aliada à assistência técnica e à construção de resultados consistentes no campo.
“Parabenizamos a Copagril pela organização e pela condução de um evento que vai além da exposição de soluções, consolidando-se como um espaço de diálogo, cooperação e evolução contínua do agro regional”, conclui Fausto.
Empresas
Somave Alimentos Amplia Capacidade Produtiva com Aquisição da Sanimax Brasil
A Somave, que já atua no abate e processamento de aves, amplia sua estratégia de transformação de subprodutos, tanto de origem própria quanto provenientes das principais indústrias do setor

A Somave Alimentos concluiu a aquisição das plantas da Sanimax Brasil, após aprovação dos órgãos reguladores e cumprimento das condições precedentes. A operação eleva a capacidade produtiva do grupo, triplicando o volume de transformação de subprodutos provenientes do abate e fortalecendo a atuação no segmento de rendering.
A Somave, que já atua no abate e processamento de aves, amplia sua estratégia de transformação de subprodutos, tanto de origem própria quanto provenientes das principais indústrias do setor. A operação passa a integrar a divisão Somave Feed Ingredients, responsável pela produção de farinhas e óleo dentro de padrões técnicos, operacionais e ambientais.
A iniciativa está alinhada aos objetivos estratégicos e sustentáveis da empresa, que incluem a atuação integrada em toda a cadeia de abate de aves. Os subprodutos da indústria passam a ser tratados como ativos relevantes, transformados de forma responsável e sustentável e reinseridos de maneira eficiente na cadeia de abastecimento da avicultura.



