Avicultura 2º Dia do Avicultor O Presente Rural
Jejum equivocado acentua mortalidade no transporte e reduz qualidade da carne de frango
O tempo de jejum indicado é no mínimo oito horas como uma medida de segurança, para garantir que as aves possam ir ao frigorífico com menor volume de conteúdo digestivo possível.

Ao atingirem a idade de processamento, os frangos de cortes são transportados das granjas para as plantas frigoríficas, processo esse conhecido como manejo pré-abate, que envolve quatro etapas: tempo no aviário sem alimento, tempo de apanha e carregamento das aves, tempo de transporte e tempo na área de espera antes do abate.
Conforme o professor universitário, pesquisador, doutor em Zootecnia na área de Nutrição e Produção de Monogástricos, Thiago Petrolli, essa é uma das etapas que mais impactam a cadeia de produção em razão do alto risco que os animais estão expostos, sendo necessário adotar uma série de medidas a fim de garantir a qualidade da carne, rendimento de carcaça e inocuidade alimentar das aves na chegada ao abatedouro.

Professor universitário, pesquisador, doutor em Zootecnia na área de Nutrição e Produção de Monogástricos, Thiago Petrolli, palestrou no 2º Dia do Avicultor – Fotos: Jaqueline Galvão/OP Rural
Antes de planejar as etapas do transporte, existe uma série de decisões que precisam ser tomadas ainda durante o período de criação dos frangos, com vistas a previsão de carregamento entre os lotes, tais como ausência de antibióticos, rações “finais” livres de moléculas que possam deixar algum resíduo na carne ou na carcaça, animais livres do uso de aditivos melhoradores de desempenho, sanidade das aves e o manejo dos lotes.
“Nas trocas finais de ração algumas ferramentas sanitárias podem ser deixadas de lado, é por isso que essa fase acaba tendo uma importância ainda maior para o produtor, com adoção de medidas de biosseguridade, manejo de cama e manejo de ambiência, a fim de deixar o animal o menos desafiado possível em termos sanitários, para tentar diminuir o estresse térmico e imunológico, fatores que podem impactar muito no desempenho final do frango”, discorreu Petrolli no início de sua palestra sobre “Manejo pré-abate”, realizada durante o 2º Dia do Avicultor O Presente Rural, evento promovido no dia 25 de agosto pelo Jornal O Presente Rural em formato híbrido, tendo alcance superior a 6,5 mil pessoas, entre participantes presenciais e aqueles que acompanharam a transmissão online e on demand.
O programa de retirada dos frangos da granja começa com o jejum, que inicia antes do carregamento das aves e consiste na retirada completa de ração e acesso livre à água até o início do carregamento. Essa etapa objetiva minimizar a contaminação à nível de abatedouro, garantindo menor volume de resíduos, melhor eficiência de utilização da ração e menor mortalidade e regurgitação ao transporte. “A falta de jejum ou jejum com períodos curtos ou muito longos acentuam a mortalidade no transporte. Há períodos médios de jejum que devem ser respeitados para garantir menor mortalidade, melhor qualidade de carcaça e menor perda de peso de carcaça”, ressalta o pesquisador.
Tempo de jejum
Segundo o doutor em Zootecnia, o tempo médio de jejum adotado pela cadeia produtiva no país é entre oito e 12 horas. “Seguindo orientações de bem-estar animal e de organizações internacionais não se recomenda passar o tempo de 12 horas de jejum, pois a partir deste tempo as aves passam a ter uma acentuada perda de peso, desidratação muscular e mobilização das reservas teciduais”, explica Petrolli, acrescentando: “O período de jejum contabilizado não é só o tempo em que as aves ficam no aviário, é o tempo total, incluindo o carregamento, o transporte e o tempo de espera no frigorífico. No entanto, em termos de qualidade de carcaça e bem-estar animal, o tempo de esvaziamento do tubo digestivo é desconsiderado do tempo de transporte, porque entre as reações fisiológicas das aves em situações de estresse ocorre a retenção de alimentos no tubo digestivo, uma vez que o movimento peristáltico do intestino fica lento e pouco frequente durante o transporte, ou seja, se for contabilizado o tempo de jejum junto com o tempo do transporte os animais vão chegar no abatedouro ainda com alimento no trato digestivo”, pontua o profissional.

Professor universitário, pesquisador, doutor em Zootecnia na área de Nutrição e Produção de Monogástricos, Thiago Petrolli: “O período de jejum contabilizado não é só o tempo em que as aves ficam no aviário, é o tempo total, incluindo o carregamento, o transporte e o tempo de espera no frigorífico”
Em relação ao tempo mínimo de jejum, Petrolli diz que em situações de clima quente o animal tem um trânsito digestivo do bolo alimentar de quatro a seis horas, no entanto, esse tempo, em alguns casos bem manejados até poderiam ser suficientes, porém, na grande maioria das granjas não é. “O tempo de jejum indicado é no mínimo oito horas como uma medida de segurança, para garantir que as aves possam ir ao frigorífico com menor volume de conteúdo digestivo possível”, salienta Petrolli.
Por sua vez, em um jejum prolongado ocorre a perda de glicogênio muscular, pouca produção de ácido lático no músculo, pequena queda do pH muscular e a carne DFD caracterizada pela cor escura, firme e seca, aumento no consumo de água e aumento nos níveis de contaminação de papo e do intestino.
Outro ponto do jejum excessivo está relacionado a microbiologia, porque com o aumento do jejum ocorre um estresse que desestabiliza a microbiota intestinal, abrindo espaço para bactérias como a Salmonella e a Escherichia coli, aumento do pH no papo, aumento de ingestão de cama, o que pode levar ao rompimento do papo durante o processamento e consequente descarte da carcaça, parede intestinal enfraquecida (acima de 18 horas), rompimento com facilidade das vísceras, vesícula biliar enfraquecida (acima de 14hs). “À medida que o jejum vai se prolongando a integridade intestinal é comprometida, até chegar ao ponto em que esses animais em não sendo logo abatidos ficarão suscetíveis a contaminações”, expõe Petrolli.
Já o tempo curto de jejum causa problema a nível de frigorífico, porque as aves apresentam esvaziamento incompleto do trato gastrointestinal. “Erro comum dos produtores é considerar o tempo de transporte como jejum pensando em esvaziamento digestivo, o que não acontece porque a ave está estressada”, reforça.
Outro fator a se considerar no jejum é o calor excessivo, fator que também pode interferir no esvaziamento mais lento do tubo digestivo.
Coleta das aves
A etapa seguinte é da coleta das aves (apanha), considerada a operação mais delicada do processo, porque gera estresse e alto risco de lesões físicas nos frangos, devido ao método de apanha que demanda mão de obra humana. Petrolli conta que já há disponível um equipamento para apanha automatizado, podendo em uma hora carregar até 7.200 mil aves, no entanto no Brasil não há produção em escala e nem empresa especializada para manutenção destes equipamentos, vias de acesso adequadas para transporte dos mesmos até as propriedades, além de que as instalações dos aviários brasileiros inviabilizam seu uso em virtude de suas estruturas serem antigas.
A apanha manual é feita por equipes treinadas e o método recomendado é apanhar as aves pelo dorso, porque facilita sua colocação dentro da caixa na posição correta e com as asas juntas ao corpo. “Pelo pescoço asfixia a ave e causa lesões no dorso, pelas asas pode gerar fraturas, apanhar por uma ou pelas duas pernas não é recomendado pois, por possuir terminações nervosas, acarreta alto índice de lesões”, avisa o zootecnista.
Petrolli lista boas práticas para a fase de apanha, recomendando que seja realizada preferencialmente no período noturno, em que a temperatura está mais amena, capacidade visual diminuída e os frangos não se agitam tanto com a movimentação humana. Orienta dividir os animais em grupos, minimizando a atividade das aves, o que facilita a contenção e captura. No máximo oito aves podem ser colocadas por caixas, atingindo peso máximo da caixa de 22kg. Para o embarque é recomendado que as caixas estejam fechadas para que sejam deslizadas suavemente até o caminhão
O zootecnista reforça que não devem ser carregadas aves não-conformes, com papos dilatados ou lesionadas, pois esses animais podem gerar um problema sanitário e contaminar todo o lote, sendo que seu sacrifício deve ser feito no próprio aviário e os resíduos encaminhados para a composteira, evitando assim a contaminação de possíveis patógenos no frigorífico.
Antes do carregamento é necessário verificar se todas as aves têm espaço para deitar sem que haja amontoamento dentro das caixas, proporcionando uma menor densidade do carregamento em temperaturas mais altas. “É preciso ter muito cuidado com as densidades das caixas e no embarque das caixas. É recomendado molhar a carga sempre que a temperatura estiver acima de 15º C e a umidade relativa do ar abaixo de 85%, uma vez que o centro das cargas fica muito aquecido”, orienta Petrolli.
Transporte
Ao longo do transporte as aves passam por estresse calórico, incidência de radiação solar, alta lotação inibe ofegação, quanto maior a lotação, menores as perdas de calor sensível, agravado no centro do caminhão, estresse pelo frio (veículo), alta lotação vibração e barulho. “Para amenizar o calor, utilizar a ventilação e o resfriamento adicional quando for necessário, bem como é recomendado minimizar as paradas, as distâncias e o tempo de transporte”.
Tempo de espera no frigorífico
Na planta frigorífica as cargas vivas devem seguir para o galpão de espera, que deve ser uma área fresca, com cobertura, aclimatado com ventiladores e nebulizadores em dias quentes e aquecedores em dias frios, para que recebam proteção enquanto aguardam para serem processadas. Geralmente o tempo de espera no abatedouro é de duas horas. “É importante que tenha essa espera e essa climatização no abatedouro porque o animal acaba recuperando um pouco de tecido muscular neste período, o que ajuda na qualidade sensorial da carne”, destaca Priolli.
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Avicultura
Com 33 anos de atuação, Sindiavipar reforça protagonismo do Paraná na produção de frango
Trabalho conjunto com setor produtivo e instituições públicas sustenta avanços em biosseguridade, rastreabilidade e competitividade.

O Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) celebra, nesta quarta-feira (19), 33 anos de atuação em defesa da avicultura paranaense. Desde sua fundação, em 1992, a entidade reúne e representa as principais indústrias do setor com objetivo de articular políticas, promover o desenvolvimento sustentável e fortalecer uma cadeia produtiva que alimenta milhões de pessoas dentro e fora do Brasil.

Foto: Shutterstock
Ao longo dessas mais de três décadas, o Sindiavipar consolidou seu papel como uma das entidades mais relevantes do país quando o assunto é sanidade avícola, biosseguridade e competitividade internacional. Com atuação estratégica junto ao poder público, entidades setoriais, instituições de pesquisa e organismos internacionais, o Sindiavipar contribui para que o Paraná seja reconhecido pela excelência na produção de carne de frango de qualidade, de maneira sustentável, com rastreabilidade, bem-estar-animal e rigor sanitário.
O Estado é referência para que as exportações brasileiras se destaquem no mercado global, e garantir abastecimento seguro a diversos mercados e desta forma contribui significativamente na segurança alimentar global. Esse desempenho se sustenta pelo excelente trabalho que as indústrias avícolas do estado executam quer seja através investimentos constantes ou com ações contínuas de prevenção, fiscalização, capacitação técnica e por uma avicultura integrada, inovadora, tecnológica, eficiente e moderna.

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Nos últimos anos, o Sindiavipar ampliou sua agenda estratégica para temas como inovação, sustentabilidade, educação sanitária e diálogo com a sociedade. A realização do Alimenta 2025, congresso multiproteína que reuniu autoridades, especialistas e os principais players da cadeia de proteína animal, reforçou a importância do debate sobre biosseguridade, bem-estar-animal, tecnologias, sustentabilidade, competitividade e mercados globais, posicionando o Paraná no centro das discussões sobre o futuro da produção de alimentos no país.
Os 33 anos do Sindiavipar representam a trajetória de um setor que cresceu com responsabilidade, pautado pela confiança e pelo compromisso de entregar alimentos de qualidade. Uma história construída pela união entre empresas, colaboradores, produtores, lideranças e parceiros que acreditam no potencial da avicultura paranaense.
O Sindiavipar segue atuando para garantir um setor forte, inovador e preparado para os desafios de um mundo que exige segurança, eficiência e sustentabilidade na produção de alimentos.
Avicultura
União Europeia reabre pre-listing e libera avanço das exportações de aves e ovos do Brasil
Com o restabelecimento do sistema de habilitação por indicação, frigoríficos que atenderem às exigências sanitárias poderão exportar de forma mais ágil, retomando um mercado fechado desde 2018.

A União Europeia confirmou ao governo brasileiro, por meio de carta oficial, o retorno do sistema de habilitação por indicação da autoridade sanitária nacional, o chamado pre-listing, para estabelecimentos exportadores de carne de aves e ovos do Brasil. “Uma grande notícia é a retomada do pré-listing para a União Europeia. Esse mercado espetacular, remunerador para o frango e para os ovos brasileiros estava fechado desde 2018. Portanto, sete anos com o Brasil fora”, destacou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

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Com a decisão, os estabelecimentos que atenderem aos requisitos sanitários exigidos pela União Europeia poderão ser indicados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e, uma vez comunicados ao bloco europeu, ficam aptos a exportar. No modelo de pre-listing, o Mapa atesta e encaminha a lista de plantas que cumprem as normas da UE, sem necessidade de avaliação caso a caso pelas autoridades europeias, o que torna o processo de habilitação mais ágil e previsível. “Trabalhamos três anos na reabertura e, finalmente, oficialmente, o mercado está reaberto. Todas as agroindústrias brasileiras que produzem ovos e frangos e que cumprirem os pré-requisitos sanitários podem vender para a Comunidade Europeia”, completou.
A confirmação oficial do mecanismo é resultado de uma agenda de trabalho contínua com a Comissão Europeia ao longo do ano. Em 2 de outubro, missão do Mapa a Bruxelas, liderada pelo secretário de Comércio e Relações Internacionais, Luís Rua, levou à União Europeia um conjunto de pedidos prioritários, entre eles o restabelecimento do pre-listing para proteína animal, o avanço nas tratativas para o retorno dos pescados e o reconhecimento da regionalização de enfermidades.
Na sequência, em 23 de outubro, reunião de alto nível em São Paulo entre o secretário Luís Rua e o comissário europeu para Agricultura, Christophe Hansen, consolidou entendimentos na pauta sanitária bilateral e registrou o retorno do sistema de pre-listing para estabelecimentos brasileiros habilitados a exportar carne de aves, o que agora se concretiza com o recebimento da carta oficial e permite o início dos procedimentos de habilitação por parte do Mapa. O encontro também encaminhou o avanço para pre-listing para ovos e o agendamento da auditoria europeia do sistema de pescados.

Foto: Ari Dias
Na ocasião, as partes acordaram ainda a retomada de um mecanismo permanente de alto nível para tratar de temas sanitários e regulatórios, com nova reunião prevista para o primeiro trimestre de 2026. O objetivo é assegurar previsibilidade, transparência e continuidade ao diálogo, reduzindo entraves técnicos e favorecendo o fluxo de comércio de produtos agropecuários entre o Brasil e a União Europeia.
Com o pre-listing restabelecido para carne de aves e ovos, o Brasil reforça o papel de seus serviços oficiais de inspeção como referência na garantia da segurança dos alimentos e no atendimento às exigências do mercado europeu, ao mesmo tempo em que avança em uma agenda de facilitação de comércio baseada em critérios técnicos e cooperação regulatória.
Avicultura
Exportações gaúchas de aves avançam e reforçam confiança do mercado global
Desempenho positivo em outubro, expansão da receita e sinais de estabilidade sanitária fortalecem o posicionamento do estado no mercado externo.

O setor agroindustrial avícola do Rio Grande do Sul mantém um ritmo consistente de recuperação nas exportações de carne de frango, tanto processada quanto in natura. Em outubro, o estado registrou alta de 8,8% no volume embarcado em relação ao mesmo mês do ano passado. Foram 60,9 mil toneladas exportadas, um acréscimo de 4,9 mil toneladas frente às 56 mil toneladas enviadas em outubro de 2023.
A receita também avançou: o mês fechou com US$ 108,9 milhões, crescimento de 5% na comparação anual.
No acumulado de janeiro a outubro, entretanto, o desempenho ainda reflete os impactos do início do ano. Os volumes totais apresentam retração de 1%, enquanto a receita caiu 1,8% frente ao mesmo período de 2024, conforme quadro abaixo:

O rápido retorno das exportações de carne de aves do Rio Grande do Sul para mercados relevantes, confirma que, tanto o estado quanto o restante do país permanecem livres das doenças que geram restrições internacionais.
Inclusive, o reconhecimento por parte da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) e muitos outros mercados demonstram a importância do reconhecimento da avicultura do Rio Grande do Sul por parte da China, ainda pendente. “Estamos avançando de forma consistente e, em breve, estaremos plenamente aptos a retomar nossas exportações na totalidade de mercados. Nossas indústrias, altamente capacitadas e equipadas, estão preparadas para atender às demandas de todos os mercados, considerando suas especificidades quanto a volumes e tipos de produtos avícolas”, afirmou José Eduardo dos Santos, Presidente Executivo da Organização Avícola do Rio Grande do Sul (Asgav/Sipargs).
Indústria e produção de ovos
O setor da indústria e produção de ovos ainda registra recuo nos volumes exportados de -5,9% nos dez meses de 2025 em relação ao mesmo período de 2024, ou seja, -317 toneladas. Porém, na receita acumulada o crescimento foi de 39,2%, atingindo um total de US$ 19 milhões de dólares de janeiro a outubro deste ano.
A receita aumentou 49,5% em outubro comparada a outubro de 2024, atingindo neste mês a cifra de US$ 2.9 milhões de dólares de faturamento. “A indústria e produção de ovos do Rio Grande do Sul está cada vez mais presente no mercado externo, o atendimento contínuo aos mais diversos mercados e o compromisso com qualidade, evidenciam nosso potencial de produção e exportação”, pontua Santos.

Exportações brasileiras
As exportações brasileiras de carne de frango registraram em outubro o segundo melhor resultado mensal da história do setor, de acordo com a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Ao todo, foram exportadas 501,3 mil toneladas de carne no mês, saldo que superou em 8,2% o volume embarcado no mesmo período do ano passado, com 463,5 mil toneladas.

Presidente Eeecutivo da Organização Avícola do Rio Grande do Sul, José Eduardo dos Santos: “A indústria e produção de ovos do Rio Grande do Sul está cada vez mais presente no mercado externo, o atendimento contínuo aos mais diversos mercados e o compromisso com qualidade, evidenciam nosso potencial de produção e exportação”
Com isso, as exportações de carne de frango no ano (volume acumulado entre janeiro e outubro) chegaram a 4,378 milhões de toneladas, saldo apenas 0,1% menor em relação ao total registrado no mesmo período do ano passado, com 4,380 milhões de toneladas.
A receita das exportações de outubro chegaram a US$ 865,4 milhões, volume 4,3% menor em relação ao décimo mês de 2024, com US$ 904,4 milhões. No ano (janeiro a outubro), o total chega a US$ 8,031 bilhões, resultado 1,8% menor em relação ao ano anterior, com US$ 8,177 bilhões.
Já as exportações brasileiras de ovos (considerando todos os produtos, entre in natura e processados) totalizaram 2.366 toneladas em outubro, informa a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O número supera em 13,6% o total exportado no mesmo período do ano passado, com 2.083 toneladas.
Em receita, houve incremento de 43,4%, com US$ 6,051 milhões em outubro deste ano, contra US$ 4,219 milhões no mesmo período do ano passado. No ano, a alta acumulada chega a 151,2%, com 36.745 toneladas entre janeiro e outubro deste ano contra 14.626 toneladas no mesmo período do ano passado. Em receita, houve incremento de 180,2%, com US$ 86,883 milhões nos dez primeiros meses deste ano, contra US$ 31,012 milhões no mesmo período do ano passado.




