Empresas R$ 4,5 bilhões
JBS dobra EBITDA no segundo trimestre de 2023
Empresa captura resultados das medidas de gestão operacional implementadas no período e da melhora do ciclo bovino no Brasil e na Austrália.

A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, encerrou o segundo trimestre de 2023 com uma geração de caixa medida pelo EBITDA consolidado de R$ 4,5 bilhões, o dobro do apurado no primeiro trimestre de 2023. Os números do resultado mostram o início de recuperação gradual das margens, reflexo da plataforma global diversificada da Companhia e da adoção de medidas de gestão operacional para aprimorar a performance comercial e industrial.
A receita líquida totalizou R$ 89,4 bilhões, um crescimento de 3,1% na comparação trimestral. “Nossas perspectivas mais promissoras ao longo de 2023 começaram a se materializar. Diante de um quadro de excesso de oferta de aves no mercado global e margens mais apertadas no negócio de bovinos nos Estados Unidos, executamos no segundo trimestre uma série de medidas com vistas a aumentar a eficiência de nossos negócios no Brasil e nos Estados Unidos. Essas iniciativas já começaram a surtir efeito em nossas operações, como demonstram a melhora das nossas margens ”, afirma Gilberto Tomazoni, CEO global da JBS.
Plataforma global eficiente
A plataforma global da JBS, com operações nos mais importantes mercados produtores e consumidores, reforçou a sua importância no trimestre. A JBS Austrália teve receita líquida de R$ 7,4 bilhões, incremento de 3,1% na comparação com o primeiro trimestre. As margens do negócio apresentaram crescimento expressivo, passando de -0,2% para 9,5%, na comparação trimestral. Esses indicadores demonstram que a JBS já captura ganhos provenientes da melhor oferta de bovinos na região, além de ressaltar o sucesso da estratégia de diversificação e valor agregado, com a Huon performando em patamar acima das projeções iniciais.
A JBS Brasil, que reúne os negócios de bovinos da empresa no país, apresentou receita líquida de R$ 14,0 bilhões, crescimento de 14,6% na comparação com o primeiro trimestre deste ano. A margem do negócio foi para 4,8%, alta de 2,4 p.p. ante o trimestre anterior. Além da maior oferta de matéria-prima, a melhora reflete o trabalho consistente de expansão das vendas de produtos de maior valor agregado, o fortalecimento da parceria com fornecedores e clientes, o aumento da demanda do mercado interno e a abertura de novos mercados no exterior, cenário que reforça a percepção positiva para os próximos trimestres.
A Seara teve receita líquida de R$ 10,3 bilhões, em linha com o trimestre anterior, e com margem de 4,1%, elevação de 2,6 p.p. na comparação com o primeiro trimestre de 2023. Isso demonstra que a empresa iniciou a captura de resultados das medidas de gestão implementadas ao longo do primeiro semestre de 2023 para melhorar o nível de eficiência das operações, efeito que havia impactado negativamente os resultados do primeiro trimestre de 2023.
A Pilgrim’s Pride, por sua vez, apresentou receita líquida de R$ 21,3 bilhões no segundo trimestre deste ano, praticamente em linha com o primeiro trimestre do ano. Todas as regiões em que a Pilgrim’s atua tiveram desempenho financeiro mais favorável em relação ao trimestre anterior e a margem ajustada do negócio foi de 8,7%, aumento de 2,3 p.p., puxada por elevação nos EUA, no Reino Unido e na Europa e no México, onde a margem chegou a 12,2%. Esse desempenho é fruto dos esforços de excelência operacional, diversificação de portfólio, além de programas e ações customizadas no varejo e no foodservice nas diferentes regiões. “Para os próximos meses, observamos também um cenário de maior equilíbrio na oferta de aves, com potencial positivo nos preços do setor, e já estamos capturando em nossa estrutura de custos a queda dos preços do milho, condição que também beneficia o negócio de suínos”, afirma o executivo, apontando fatores que favorecem as indústrias de aves e suínos em nível global.
Os resultados dessas unidades no exterior ajudaram a compensar o momento mais desafiador da JBS USA Pork e da JBS USA Beef, que ainda atravessam cenário de pressão. O prisma positivo é que as medidas de gestão implementadas no negócio de bovinos nos Estados Unidos começaram a surtir efeito, com a receita líquida do negócio chegando a R$ 28,7 bilhões, aumento de 5,2% na comparação trimestral, com a margem passando de -0,4%, no primeiro trimestre de 2023, para +1,5%, no segundo trimestre deste ano. Esses resultados refletem ajustes finos, com acertos de precificação e consolidação de clientes-chave de importantes regiões, o que têm ajudado a mitigar a menor disponibilidade de gado no país.
Geração de caixa e endividamento sob controle
Mesmo com os desafios de mercado, investindo R$ 1,8 bilhão na expansão das nossas operações e distribuindo R$ 2,2 bilhões em dividendos, a JBS manteve a dívida líquida em dólar estável. Ao final do segundo trimestre de 2023, o endividamento líquido estava em US$ 16,7 bilhões, ligeira alta de 1% em relação ao primeiro trimestre de 2023.
O fluxo de caixa da JBS chegou a R$ 5,3 bilhões, importante evolução quando comparado ao trimestre anterior. O fluxo de caixa livre foi de R$ 1,8 bilhão, com destaque para a melhora no capital de giro em US$ 355 milhões no período.
A JBS encerrou o trimestre com R$ 13,5 bilhões em caixa e conta com US$ 3,3 bilhões disponíveis em linhas de crédito rotativas, sendo US$ 2,9 bilhões na JBS USA e US$ 450 milhões na JBS Brasil, equivalentes a R$ 15,9 bilhões pelo câmbio de fechamento do período. A disponibilidade total da Companhia, portanto, é de R$ 29,4 bilhões, o que garante conforto para atravessar cenários desafiadores. “Esses fatores reforçam também a nossa visão de que a JBS tem uma condição única na indústria global de proteínas, e acreditamos que ainda não capturamos todo o valor que essa plataforma oferece. Por isso, entendemos que a nossa proposta de Dupla Listagem, anunciada neste trimestre, é um movimento transformacional e fundamental para construir as novas avenidas de crescimento da Companhia para o futuro”, encerra Gilberto Tomazoni.

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Aurora Coop inaugura indústria de frango griller em Tapejara
Unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.

Foi oficialmente inaugurada na terça-feira (18) a ampliação e modernização do Frigorífico Aurora Coop Tapejara I (FATA I), localizado na Linha São Silvestre, município de Tapejara (RS). A unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.
A modernização do FATA I representa um marco para a economia regional. A reforma ampliou a área construída para 18,5 mil metros quadrados e revitalizou 74% da estrutura, o frigorífico retorna praticamente como uma nova indústria. A capacidade de abate aumenta em 80%, chegando a 10 mil aves/hora, abastecidas por produtores rurais integrados da região, fortalecendo a cadeia produtiva local. A diversificação do mix, que prioriza frango Griller e cortes temperados, amplia oportunidades de mercado e valor agregado. Com certificação SIF e Halal, a unidade passa a exportar para o Oriente Médio e outros mercados, projetando faturamento anual de R$ 238 milhões.

A indústria recebeu investimentos totais da ordem de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação – Fotos: Sara Bellaver/MB Comunicação
O impacto social é expressivo: a unidade inicia com 520 empregos diretos, podendo chegar a 980 com o segundo turno. Considerando os indiretos, serão mais de 1.500 novos postos de trabalho, todos com recrutamento regional. Os municípios do entorno também serão beneficiados com R$ 2,95 milhões anuais em ICMS, impulsionando serviços, comércio e renda.
Aurora Coop em crescimento
Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Aurora Coop está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais. Em relação a Tapejara declarou que “a Aurora Coop, cumprindo com o seu dever, após ter feito a aquisição das unidades industriais da empresa Agro Danielli, de imediato cuidou de fazer uma ampliação, recuperando em muito a capacidade produtiva da unidade de São Silvestre. Esta unidade passa a produzir o frango griller voltado mais especificamente para o mercado árabe de consumo, aos países do Oriente Médio, para o qual estamos completando o nosso portfólio de produto de preferência daquele consumidor”.
O diretor industrial Christian Klauck apresentou todas as informações sobre os investimentos realizados na unidade, destacou a aplicação

Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Cooperativa Central está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais
de R$ 60 milhões em sistemas ambientais que garante operação sustentável, com tecnologia avançada, eficiência energética e tratamento moderno de efluentes. A gerente do Frigorífico Aurora Tapejara I (FATA I) Keli Delazeri discorreu sobre o início da operação, a geração de empregos e as características do funcionamento da unidade.
Participaram da cerimônia a diretoria da Aurora Coop e os dirigentes das cooperativas filiadas. Também prestigiaram o ato o representante do governador Eduardo Leite, secretário do de trabalho e desenvolvimento profissional do Rio Grande do Sul, Gilmar Sossella; o senador Luis Carlos Heinze, o prefeito de Tapejara, Evanir Wolff e o vice-prefeito Rodinei Bruel, o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Eduardo de Oliveira, a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura Juliana Satie, o secretário de Turismo Ronaldo Santini e o Secretário de Agricultura Eduardo Bortolotto, entre outras autoridades.
O novo FATA I consolida Tapejara e o noroeste gaúcho como polos estratégicos da produção avícola, combinando desenvolvimento econômico, inovação industrial e responsabilidade ambiental.
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Aniversário de 36 anos da Credicoamo é marcado por lançamentos
Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados.

Na manhã desta segunda-feira (17), as comemorações pelos 36 anos da Credicoamo movimentaram a Administração Central e as agências no Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados. A Credicoamo nasceu do propósito de oferecer mais do que crédito, nasceu para formar uma cultura de prosperidade e gestão eficiente de recursos.
Gestão eficiente de recursos, inclusive, foi o tema abordado na palestra deste ano, que contou com o professor Reinaldo Domingos, referência nacional em educação financeira. “Esse ecossistema entre empresa do agronegócio e empresa-família precisa ter conexões suficientes para poder gerir recursos com sustentabilidade, resultados positivos e sonhos realizados”.
Antes da palestra, o presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni, deixou sua mensagem, evidenciando o dia de gratidão e emoção. Convidou os presentes a acompanharem um vídeo, que fez o público voltar ao ano de 1989, em que, o Diretor Administrativo-Financeiro da Coamo, Antonio Sérgio Gabriel, fazia a leitura da criação da Credicoamo. Goldoni aproveitou o momento festivo para reconhecer e homenagear o diretor pelo empenho e seriedade na constituição da cooperativa.
O idealizador e presidente do Conselho de Administração da Coamo e da Credicoamo, José Aroldo Gallassini, relembrou momentos da fundação da cooperativa de crédito, contando que ela surgiu para propiciar uma vida financeira segura e próspera aos associados.
Estiveram presentes no aniversário, em Campo Mourão (PR), associados, conselheiros, diretores e convidados.
Atos que constituíram o aniversário

Educação Financeira: Após a palestra, o diretor Financeiro e Riscos, Elton Alexandre Scramocin, lançou o Programa de Educação Financeira da Credicoamo, reforçando o propósito de formar uma cultura financeira sólida, consciente e sustentável entre os associados e suas famílias. O assunto já faz parte do dia a dia da cooperativa de crédito e agora ganha o reforço de uma plataforma (acesse aqui). “Contamos com o apoio e utilização da plataforma para desenvolvermos uma vida financeira sustentável”, destacou o diretor.
Divulgação da 3ª edição do Aniversário Automotivo: Feita pelo diretor de Negócios Dilmar Antônio Peri, o qual reforçou as condições especiais de financiamento de veículos, prazos ampliados e taxas diferenciadas, sendo uma oportunidade exclusiva aos associados.
Lançamento do consórcio: Dilmar falou do novo produto, que representa uma forma inteligente de conquistar patrimônio, sem custo financeiro adicional, fortalecendo o planejamento e o uso eficiente dos recursos. “Nós queremos realizar os sonhos dos associados, com condições muito especiais”, afirmou Dilmar.
Lançamento do programa de relacionamento Bônus de Seguro: Na renovação do seguro contratado em 2025, será conferido um bônus que será concedido no mês seguinte ao pagamento, como forma de valorização da parceria e confiança depositada na Credicoamo Seguros, explicou o presidente Executivo Alcir José Goldoni. “As boas notícias apresentadas nesta manhã cooperam por um mundo próspero, sendo gratificante poder divulgar produtos e serviços benéficos ao associado”, finalizou o presidente.
No canal do Youtube da Coamo, confira a palestra e mais detalhes do aniversário:
https://www.youtube.com/watch?v=HZo4slCC39M
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Vetanco Brasil anuncia a contratação de Ana Luiza Lora como Coordenadora Técnica de Biológicos
Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.

A médica-veterinária Ana Luiza Lora é a nova Coordenadora Técnica de Biológicos da Vetanco do Brasil. Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.
Ao longo de sua carreira, acumulou sólidos conhecimentos atuando como extensionista e sanitarista de frango de corte. Na Vetanco, seu foco será a plataforma Biotech Vac, uma das grandes inovações da companhia. Entre seus avanços mais recentes, destaca-se a Biotech Vac Salmonella, considerada a vacina mais inovadora do mercado no controle das salmonelas paratíficas.
Ana Lora é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e possui pós-graduação em Sanidade Avícola pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), formação que complementa sua experiência prática e reforça sua qualificação para atuar na linha de biológicos da empresa.
Com sua chegada, a Vetanco reafirma o compromisso de seguir inovando no desenvolvimento de soluções para a saúde animal, fortalecendo sua equipe técnica e ampliando sua atuação junto ao setor avícola brasileiro.



