Empresas
Jacto leva para Expointer tecnologias com conectividade e soluções que integram máquinas e softwares
Máquinas e softwares integrados são essenciais para uma entrega completa diante da demanda atual da agricultura. Oferta de máquinas, equipamentos e soluções devem atender produtores com diferentes perfis e tamanhos de propriedade.

A Jacto leva para 45ª edição da Expointer máquinas com tecnologias digitais embarcadas e conectadas por meio de softwares, sistemas e equipamentos da marca OTMIS de Agricultura de precisão, capazes de otimizar a produção agrícola, em todas as suas etapas.
“Máquinas e softwares integrados são essenciais para uma entrega completa diante da demanda atual da agricultura. Por isso, temos investido no desenvolvimento de soluções com mais conectividade, sustentabilidade e gestão online, de forma a unir todos os participantes do ambiente agrícola: o agricultor, o ecossistema de negócios, os sistemas de informação e todas as ‘coisas’ presentes no campo”, explica Fernando Gonçalves, presidente da Jacto.
Nesse sentido, a empresa mostra o conceito de conectividade também em máquinas das linhas tratorizadas, com o conjunto Omni 700 integrado e sistema de aplicação de insumos Multicontrol, ampliando a oferta para atender produtores com diferentes perfis e tamanhos de propriedade.
“A busca contínua no desenvolvimento de nossos equipamentos é diminuir desperdício, aumentar produtividade na mesma área e reduzir os custos de operação. Com o avanço e a popularização de novas tecnologias em equipamentos agrícolas, todos os produtores têm a possibilidade de produzir mais e melhor. A evolução das tecnologias de aplicação, juntamente com agricultura de precisão da OTMIS e a gestão integrada da plataforma de gestão EKOS, contribui para se alcançar essas vertentes”, avalia Paulo Henrique Bueno, gerente de negócios da linha de pulverizadores tratorizados da Jacto.
Sistema de Pulverização Multicontrol com agricultura de precisão
Entre outras novidades que serão apresentadas aos agricultores está o conceito de telemetria para outros modelos da linha de pulverizadores tratorizados, como o Advance 3000 AM-24 Tandem, equipamento desenvolvido com especificações para a produção de arroz. Ele conta com o Multicontrol, sistema com tecnologias que permitem que a mesma taxa de aplicação de produto seja aplicada em todo o talhão, mesmo com mudanças na velocidade da aplicação. O Multicontrol possui ainda uma interface bastante amigável com os demais sistemas de Agricultura de Precisão, o que potencializa os ganhos de produtividade e reduz ainda mais os custos
Soluções em plantio
Representando a nova linha de plantio da Jacto está a plantadeira tratorizada e auto transportável Meridia 200, disponível no mercado com 11, 13 e 15 linhas. A máquina tem entre outros benefícios uma melhor plantabilidade e um fluxo de palha mais eficiente, possibilitando um plantio ágil, preciso e de qualidade.
Soluções em adubação
Entre as novidades em adubação estão o controle duplo de taxa variável, que aumenta a eficiência no uso dos insumos e explora o potencial produtivo nas diferentes zonas de manejo, e a Comunicação ISOBUS, uma solução “plug and play” para alguns terminais virtuais.
A adubadora Tellus 10.000 NPK agora tem o opcional de rodado para melhor desempenho na cultura de arroz. O cultivo de arroz irrigado por inundação, com a presença de uma lâmina d’água, é a realidade em quase 90% das lavouras de arroz no Brasil, estando presente em grande parte das áreas do estado do Rio Grande do Sul.
Essa prática, além de garantir mais produtividade, traz diversas outras vantagens quando comparada à condição de sequeiro (sem irrigação). Uma solução muito comum para reter a água na lavoura é a delimitação em curvas de nível, construindo assim diques nessas curvas no talhão, mais popularmente conhecidos como taipas. Com o opcional de rodado com pneus mais largos de 14,9X 24 polegadas, a máquina consegue trabalhar nesses talhões sem danificar as taipas.
A Jacto também atualizou a tecnologia SmartSet, que ganhou uma versão mobile. O SmartSet auxilia o agricultor no ajuste da faixa de aplicação das adubadoras Uniport 5030 NPK e Tellus 10.000 NPK. Essa atividade, antes feita de forma manual e por tentativa e erro, exigia bastante tempo e atenção para uma correta regulagem e calibração da máquina.
Soluções para pulverização da Família Uniport
A Família Uniport, de pulverizadores automotrizes da Jacto, reconhecida por trazer soluções inovadoras com mais tecnologia e eficiência, estará representada no evento com os modelos Uniport 2000 Plus, Uniport 2030, Uniport 2530, Uniport 3030 e Uniport 4530. As opções atendem produtores que buscam uma aplicação de qualidade, com precisão, rendimento operacional e economia.
Em especial, a Uniport 3030 possui uma configuração com pneus e barra que atende ao trabalho na cultura de arroz e leva em conjunto toda a tecnologia de pulverização já consagrada na sua versão para cereais, com destaque para o sistema bico a bico de pulverização que permite economia no consumo de defensivos e maior precisão na aplicação de produtos
Entre os pulverizadores Uniport, haverá a demonstração da tecnologia PWM, que permite uma pulverização ainda mais uniforme, mantendo o tamanho das gotas mesmo com variação de velocidade da máquina. Integrada ao sistema bico a bico, essa tecnologia faz a gestão automática da operação, sendo acionada somente quando necessária.
Em conjunto com o sistema de pulverização com controle PWM, a Jacto demonstra também sua tecnologia de aplicação localizada de produtos para combate de plantas daninhas. Essa tecnologia possibilita uma economia na aplicação de produtos e redução da quantidade de água utilizada, pontos extremamente importantes quando falamos em sustentabilidade e aumento de rendimento operacional.
Destaque também nos modelos para o pacote de soluções multimarcas da OTMIS, que reúnem sistemas de orientação por GPS, como barra de luzes, piloto automático Omni 700 nas versões elétrico e hidráulico, telemetria, o exclusivo repetidor de operações, receptores de GPS para correção de sinal e uma série de sensores e dispositivos de automação que ajudam no controle de tráfego, diminuem a área de amassamento da cultura e aplicam insumos em taxas variáveis.
Nova família de bicos Jacto JIC (Jacto Inclinado Cerâmica)
Com foco em desenvolver tecnologias e soluções em pulverização, a Jacto amplia a oferta em seu portfólio de bicos com o lançamento da nova família de bicos Jacto JIC (Jacto Inclined Ceramic / Jacto Inclinado Cerâmica).
Ideal para aplicação de produtos de contato inseticidas e fungicidas, o JIC é fabricado em cerâmica de alta resistência, que confere durabilidade ao componente. O bico está disponível em seis vazões, o que atende perfis diversos de clientes que precisam usar diferentes taxas de aplicação. O formato de jato leque plano padrão de 110° e um ângulo de inclinação de 35° proporciona maior deposição do produto no alvo, com excelente performance na cobertura e pode ser utilizado com a tecnologia PWM da Jacto.
EletroVortex: tecnologias combinadas que elevam o patamar da operação de pulverização
A Família Uniport também estará representada na Expointer com o Uniport 3030 EletroVortex. O pulverizador automotriz é equipado com a tecnologia exclusiva que combina a assistência de ar nas barras de pulverização com o carregamento eletrostático das gotas. O sistema permite que o defensivo atinja as partes mais inferiores das culturas, melhorando a deposição tanto na face superior quanto na inferior das folhas e contribuindo para uma qualidade superior de aplicação.
Com a taxa de aplicação em menor volume, em testes de campo, foi possível fazer aplicações de 40 a 70 L/hectare. Essa característica possibilitou menos parada para abastecimento, pois, devido ao menor volume aplicado, o reservatório permanece cheio por mais tempo. O resultado é uma janela maior de aplicação durante a jornada de trabalho, aumentando o rendimento operacional do pulverizador.
Destaque também para a redução da deriva aerotransportada em até 35% e a melhor qualidade no depósito da pulverização em toda a estrutura da planta. O efeito eletrostático associado à assistência de ar proporciona o deposito de até 2 vezes no terço médio da planta quando comparado a tecnologias convencionais de aplicação.
Outro resultado de aplicações de qualidade superior é o potencial para aumentar a produtividade da área colhida, uma vez que a planta permanece mais tempo isenta de pragas e doenças.
Jacto Next: área de serviços especializados em agricultura 4.0
Com o objetivo de simplificar a adoção de novas tecnologias e ajudar a alcançar elevados níveis de desempenho, qualidade e sustentabilidade dos negócios, a Jacto Next oferece uma ampla gama de serviços. Um dos destaques é a plataforma EKOS, desenvolvida para centralizar a gestão de todas as operações agrícolas presentes nas culturas de cereais, fibras, frutas e setor sucroenergético. Sensores instalados nas máquinas — de qualquer marca, independentemente de ser Jacto ou não — permitem o monitoramento das operações, de forma online. As informações são disponibilizadas pelo aplicativo Jacto Connect, na palma da mão, para decisões rápidas e precisas.

Empresas
Aurora Coop inaugura indústria de frango griller em Tapejara
Unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.

Foi oficialmente inaugurada na terça-feira (18) a ampliação e modernização do Frigorífico Aurora Coop Tapejara I (FATA I), localizado na Linha São Silvestre, município de Tapejara (RS). A unidade recebeu investimentos totais de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação.
A modernização do FATA I representa um marco para a economia regional. A reforma ampliou a área construída para 18,5 mil metros quadrados e revitalizou 74% da estrutura, o frigorífico retorna praticamente como uma nova indústria. A capacidade de abate aumenta em 80%, chegando a 10 mil aves/hora, abastecidas por produtores rurais integrados da região, fortalecendo a cadeia produtiva local. A diversificação do mix, que prioriza frango Griller e cortes temperados, amplia oportunidades de mercado e valor agregado. Com certificação SIF e Halal, a unidade passa a exportar para o Oriente Médio e outros mercados, projetando faturamento anual de R$ 238 milhões.

A indústria recebeu investimentos totais da ordem de R$ 210 milhões e vai destinar 85% da produção para exportação – Fotos: Sara Bellaver/MB Comunicação
O impacto social é expressivo: a unidade inicia com 520 empregos diretos, podendo chegar a 980 com o segundo turno. Considerando os indiretos, serão mais de 1.500 novos postos de trabalho, todos com recrutamento regional. Os municípios do entorno também serão beneficiados com R$ 2,95 milhões anuais em ICMS, impulsionando serviços, comércio e renda.
Aurora Coop em crescimento
Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Aurora Coop está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais. Em relação a Tapejara declarou que “a Aurora Coop, cumprindo com o seu dever, após ter feito a aquisição das unidades industriais da empresa Agro Danielli, de imediato cuidou de fazer uma ampliação, recuperando em muito a capacidade produtiva da unidade de São Silvestre. Esta unidade passa a produzir o frango griller voltado mais especificamente para o mercado árabe de consumo, aos países do Oriente Médio, para o qual estamos completando o nosso portfólio de produto de preferência daquele consumidor”.
O diretor industrial Christian Klauck apresentou todas as informações sobre os investimentos realizados na unidade, destacou a aplicação

Em seu pronunciamento, o presidente Neivor Canton realçou que a Cooperativa Central está presente no Rio Grande do Sul desde 2001, mantendo uma base produtiva, no campo, formada por 9.585 produtores rurais
de R$ 60 milhões em sistemas ambientais que garante operação sustentável, com tecnologia avançada, eficiência energética e tratamento moderno de efluentes. A gerente do Frigorífico Aurora Tapejara I (FATA I) Keli Delazeri discorreu sobre o início da operação, a geração de empregos e as características do funcionamento da unidade.
Participaram da cerimônia a diretoria da Aurora Coop e os dirigentes das cooperativas filiadas. Também prestigiaram o ato o representante do governador Eduardo Leite, secretário do de trabalho e desenvolvimento profissional do Rio Grande do Sul, Gilmar Sossella; o senador Luis Carlos Heinze, o prefeito de Tapejara, Evanir Wolff e o vice-prefeito Rodinei Bruel, o presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Eduardo de Oliveira, a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (DIPOA) do Ministério da Agricultura Juliana Satie, o secretário de Turismo Ronaldo Santini e o Secretário de Agricultura Eduardo Bortolotto, entre outras autoridades.
O novo FATA I consolida Tapejara e o noroeste gaúcho como polos estratégicos da produção avícola, combinando desenvolvimento econômico, inovação industrial e responsabilidade ambiental.
Empresas
Aniversário de 36 anos da Credicoamo é marcado por lançamentos
Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados.

Na manhã desta segunda-feira (17), as comemorações pelos 36 anos da Credicoamo movimentaram a Administração Central e as agências no Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Dia de celebrar uma história de cooperação, solidez e compromisso com o desenvolvimento financeiro dos associados. A Credicoamo nasceu do propósito de oferecer mais do que crédito, nasceu para formar uma cultura de prosperidade e gestão eficiente de recursos.
Gestão eficiente de recursos, inclusive, foi o tema abordado na palestra deste ano, que contou com o professor Reinaldo Domingos, referência nacional em educação financeira. “Esse ecossistema entre empresa do agronegócio e empresa-família precisa ter conexões suficientes para poder gerir recursos com sustentabilidade, resultados positivos e sonhos realizados”.
Antes da palestra, o presidente Executivo da Credicoamo, Alcir José Goldoni, deixou sua mensagem, evidenciando o dia de gratidão e emoção. Convidou os presentes a acompanharem um vídeo, que fez o público voltar ao ano de 1989, em que, o Diretor Administrativo-Financeiro da Coamo, Antonio Sérgio Gabriel, fazia a leitura da criação da Credicoamo. Goldoni aproveitou o momento festivo para reconhecer e homenagear o diretor pelo empenho e seriedade na constituição da cooperativa.
O idealizador e presidente do Conselho de Administração da Coamo e da Credicoamo, José Aroldo Gallassini, relembrou momentos da fundação da cooperativa de crédito, contando que ela surgiu para propiciar uma vida financeira segura e próspera aos associados.
Estiveram presentes no aniversário, em Campo Mourão (PR), associados, conselheiros, diretores e convidados.
Atos que constituíram o aniversário

Educação Financeira: Após a palestra, o diretor Financeiro e Riscos, Elton Alexandre Scramocin, lançou o Programa de Educação Financeira da Credicoamo, reforçando o propósito de formar uma cultura financeira sólida, consciente e sustentável entre os associados e suas famílias. O assunto já faz parte do dia a dia da cooperativa de crédito e agora ganha o reforço de uma plataforma (acesse aqui). “Contamos com o apoio e utilização da plataforma para desenvolvermos uma vida financeira sustentável”, destacou o diretor.
Divulgação da 3ª edição do Aniversário Automotivo: Feita pelo diretor de Negócios Dilmar Antônio Peri, o qual reforçou as condições especiais de financiamento de veículos, prazos ampliados e taxas diferenciadas, sendo uma oportunidade exclusiva aos associados.
Lançamento do consórcio: Dilmar falou do novo produto, que representa uma forma inteligente de conquistar patrimônio, sem custo financeiro adicional, fortalecendo o planejamento e o uso eficiente dos recursos. “Nós queremos realizar os sonhos dos associados, com condições muito especiais”, afirmou Dilmar.
Lançamento do programa de relacionamento Bônus de Seguro: Na renovação do seguro contratado em 2025, será conferido um bônus que será concedido no mês seguinte ao pagamento, como forma de valorização da parceria e confiança depositada na Credicoamo Seguros, explicou o presidente Executivo Alcir José Goldoni. “As boas notícias apresentadas nesta manhã cooperam por um mundo próspero, sendo gratificante poder divulgar produtos e serviços benéficos ao associado”, finalizou o presidente.
No canal do Youtube da Coamo, confira a palestra e mais detalhes do aniversário:
https://www.youtube.com/watch?v=HZo4slCC39M
Empresas
Vetanco Brasil anuncia a contratação de Ana Luiza Lora como Coordenadora Técnica de Biológicos
Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.

A médica-veterinária Ana Luiza Lora é a nova Coordenadora Técnica de Biológicos da Vetanco do Brasil. Com trajetória iniciada no setor de avicultura, ela assumiu a função em agosto e traz experiência adquirida em uma empresa do Paraná, reconhecida pela forte atuação na exportação de proteína de frango e por sua cadeia de produção integrada e controlada, do campo ao varejo.
Ao longo de sua carreira, acumulou sólidos conhecimentos atuando como extensionista e sanitarista de frango de corte. Na Vetanco, seu foco será a plataforma Biotech Vac, uma das grandes inovações da companhia. Entre seus avanços mais recentes, destaca-se a Biotech Vac Salmonella, considerada a vacina mais inovadora do mercado no controle das salmonelas paratíficas.
Ana Lora é graduada em Medicina Veterinária pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e possui pós-graduação em Sanidade Avícola pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), formação que complementa sua experiência prática e reforça sua qualificação para atuar na linha de biológicos da empresa.
Com sua chegada, a Vetanco reafirma o compromisso de seguir inovando no desenvolvimento de soluções para a saúde animal, fortalecendo sua equipe técnica e ampliando sua atuação junto ao setor avícola brasileiro.



