Conectado com

Empresas Tecnologia

Jacto lança o Uniport 3030 EletroVortex: tecnologia de assistência de ar para a pulverização e carregamento eletrostático das gotas

Tecnologia desenvolvida pela Jacto combina em um mesmo equipamento duas importantes tecnologias: a de carregamento eletrostático das gotas e a já conhecida assistência de ar Vortex

Publicado em

em

Uniport 3030 EletroVortex - Foto: Divulgação

A Jacto apresenta ao mercado o UNIPORT 3030 EletroVortex. A tecnologia combina o carregamento eletrostático das gotas com a já conhecida assistência de ar Vortex.

“A nova tecnologia de aplicação EletroVortex presente no Uniport 3030 permite melhorar a eficiência das aplicações, reduzir as perdas por deriva e tem grande potencial de reduzir os volumes e quantidade de aplicações e aumentar a produtividade da área tratada”, explica Paulo Guirao, gerente de produtos das linhas de pulverizadores automotrizes e adubadoras da Jacto.

Grande parte do produto que é aplicado em uma pulverização convencional pode não atingir o alvo e são muitas as variáveis para se chegar a uma boa qualidade de aplicação e as perdas podem ser agravadas dependendo das condições atmosféricas e qualidade do sistema de pulverização.

“A Jacto, preocupada com a qualidade das aplicações e com o meio ambiente, trabalhou duro para desenvolver a nova tecnologia de aplicação EletroVortex”, comenta Dra. Marcella Guerreiro de Jesus, pesquisadora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Jacto.

Pesquisas de campo realizadas pela empresa apontaram resultados positivos da tecnologia EletroVortex, com potencial para redução de aplicações e aumentos de produtividade das culturas, especialmente em soja e algodão em até 5% e 10%, respectivamente.

“Pensando ainda nos problemas que temos enfrentado de plantas resistentes, novos defensivos que estão sendo desenvolvidos e os desafios de produtividade, custo para o produtor e proteção ambiental, no futuro serão exigidas pulverizações em um nível de qualidade e eficiência muito superiores”, complementa Dra. Marcella.

A tecnologia eletrostática melhora a deposição das gotas em toda a planta, especialmente na parte inferior das folhas. Em condições de maior área foliar ou culturas mais fechadas, a assistência de ar Vortex, melhora a penetração e cobertura nas partes mais difíceis de acesso como o baixeiro, por exemplo, e também reduz muito a deriva.

“Assim, a tecnologia EletroVortex, permite melhorar a deposição em todas as partes da planta. É mais eficiência no controle de pragas e doenças e redução de custos”, cita Daniel Petreli, especialista em tecnologia de aplicação da Jacto.

Em uma pulverização convencional, dependendo das condições atmosféricas, especialmente o vento e inversão térmica reduzem o tempo e a disponibilidade de trabalho do equipamento. Com a tecnologia EletroVortex, a assistência de ar forma uma barreira de proteção para as gotas reduzindo a deriva e aumentando a disponibilidade do equipamento para pulverização. É mais horas de trabalho em um mesmo dia.

“Considerando as mesmas condições de pulverização, a tecnologia EletroVortex permite ao produtor ter a segurança de que a aplicação está sendo realizada em um nível de qualidade superior”, complementa Petreli.

O Uniport 3030 EletroVortex ganha rendimento operacional na ordem de 35%, com menos paradas para abastecimento nas condições de aplicação em baixo volume e maior disponibilidade de trabalho em condições de vento forte e inversão térmica.

“O Uniport 3030 EletroVortex nos traz um grande avanço tecnológico que, somado aos outros recursos já presentes na Família Uniport, eleva a operação de pulverização para um outro nível de rendimento, produtividade, qualidade e proteção ambiental”, finaliza Guirao.

Detalhes da tecnologia EletroVortex – A tecnologia eletrostática é composta por bocais eletrostáticos e fontes de alta tensão individuais que operam em alta tensão, transformando a tensão da bateria. A tensão é direcionada para o bocal eletrostático induzindo cargas positivas no eletrodo e assim atraindo cargas negativas na região do bico de pulverização.

Quando as gotas passam pelo eletrodo adquirem carga negativa. As plantas são estruturas de carga neutra, pois são aterradas, assim as gotas de pulverização carregadas com carga negativa têm a tendência de serem atraídas por elas, melhorando a qualidade de deposição e consequentemente da pulverização.

A tecnologia de assistência de ar é composta por ventiladores no quadro central e lonas em formato cônico ao longo da barra que proporcionam maior uniformidade da velocidade do ar nos bicos de pulverização. Os dutos de ar individuais concentram todo o ar somente nos bicos de pulverização, proporcionando maior penetração das gotas nas culturas, diminuindo a deriva e tornando a máquina mais disponível para pulverizar em outras condições de vento.

 

Principais benefícios do Uniport 3030 EletroVortex:

Maior rendimento operacional: a tecnologia EletroVortex, composta pelo carregamento eletrostático mais a assistência de ar, possibilita que as gotas de pulverização atinjam o alvo com mais eficiência. Isso permite que a máquina fique menos suscetível a paradas devido variações climáticas, principalmente relacionadas à vento e inversão térmica. O resultado é uma janela maior de aplicação durante a jornada de trabalho, aumentando o rendimento operacional do pulverizador.

Menos paradas para abastecimento também significam maior rendimento operacional, que juntamente com a janela maior de aplicação, representam um ganho de rendimento de até 35%.

Potencial para diminuir aplicações: a qualidade das pulverizações com a tecnologia EletroVortex tem potencial para diminuir a quantidade de aplicações de inseticida e/ou fungicida durante o ciclo da cultura. Uma vez tendo aplicações melhores, é possível através do monitoramento de um especialista, a recomendação para redução do número de reentradas para controle de pragas e/ou doenças.

Aumento da produtividade: como resultado de aplicações de qualidade superior durante todo ciclo da cultura há um potencial maior para aumento de produtividade da área colhida.

 

Características veiculares – O UNIPORT 3030 EletroVortex possui reservatório de 3.000 litros e barras de 32 metros.

Fluxo de ar:  são dois ventiladores com velocidades de ar que podem chegar à 110 km/h, fornecendo para as barras todo o ar necessário para transportar as gotas, até o último bico de pulverização. Com 5 níveis de ajuste de velocidade, oferece ar na medida certa de acordo com o tipo e estágio de desenvolvimento da cultura.

Porta-bicos: o formato do porta bico bijet é alinhado e otimiza o fluxo de ar ao seu redor, conduzindo com mais eficiência as gotas de pulverização até o alvo.

Segurança: as fontes só fornecem tensão para os bocais quando a pulverização estiver ligada, com o ar na velocidade adequada (níveis de 3 a 5) e com a máquina caminhando à mais de 5 km/h. Além disso, a corrente elétrica é muito baixa, minimizando qualquer risco de um eventual choque elétrico com consequências relevantes. A máquina atende requisitos de normas proporcionando maior segurança ao operador e ao meio ambiente.

Potência e torque na medida certa: o motor diesel Cummins QSC 8.3 possui 300 cv que oferece toda a potência necessária para o melhor desempenho do veículo. O sistema EletroVortex de pulverização é governado eletronicamente e ajustado para trabalhar em baixa rotação, oferecendo máximo torque e menor consumo de combustível, disponibilizando toda a potência necessária com a máxima economia.

Em sintonia com as normas brasileiras de emissão de poluentes, atende MAR-I e está homologado para trabalhar com Biodiesel B20 (até 20% na mistura).

Manobras mais rápidas e redução do amassamento:  a máquina pode ser equipada com o novo sistema direcional UNITRACK, que permite manobras mais rápidas e precisas com menor raio de giro, proporcionando maior rendimento operacional e reduzindo o amassamento na manobra em até 40%

Maior visibilidade: as câmeras localizadas nos apoios das barras e na parte traseira permitem melhor visualização do espaço ao redor da máquina quando as barras estão fechadas. Essas câmeras possuem um grande ângulo de regulagem para se adequar a necessidade de cada operador.

Agricultura de precisão – As soluções de tecnologia Jacto em produtos, informações e serviços para melhorar a precisão das operações, gerenciar a qualidade e o rendimento operacional, reduzir custos, minimizar impactos ambientais e maximizar o lucro é representada pela marca Otmis.

O UNIPORT 3030 EletroVortex está equipado com o CONJUNTO Omni 700 de série, sistema completo de direcionamento e controle de pulverização via GPS, composto por Barra de luzes, Controlador automático bico a bico, Piloto automático hidráulico e Repetidor de operações, sistema exclusivo capaz de reproduzir o controle de altura das barras e a velocidade realizados pelo operador durante a pulverização. Também pode ser equipado com o CONJUNTO LB 1200 (opcional). Entre outros diferenciais estão:

Correção de sinais TerraStar, RTX e RTK: sistema de correção de sinal GPS que melhora a precisão entre passadas.

Otmis maps telemetria:  único sistema de gestão da pulverização via WEB. Permite visualizar mapas com diversas informações, gerenciar melhor as operações e agilizar o processo de tomada de decisão.

Sensor de umidade e temperatura: monitoramento da temperatura e umidade relativa do ar, sendo possível configurar valores limites para alarmes no display.

Aplicação em taxa variável:  sistema que permite variar a taxa de aplicação de defensivos a partir de mapas de precisão.

Controlador automático bico a bico:  por meio de um sistema inovador, apresenta acionamento dos bicos eletronicamente. Com controle de abertura e fechamento automático bico a bico, proporciona precisão nas aplicações, grande economia de produto e menor impacto ambiental.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × quatro =

Empresas

Olmix lança novo produto no Simpósio Goiano de Avicultura

A Associação Goiana de Avicultura realiza nos dias 6 e 7 de junho a 14ª edição de seu Simpósio de Avicultura (Castro’s Park Hotel, Goiânia, GO).

Publicado em

em

O Grupo Olmix, especialista em soluções naturais à base de algas para a nutrição de vegetais, animais e humanos é um dos patrocinadores do evento e prepara o lançamento do MFeed+, produto para monogástricos.

A empresa já tem 24 anos de história no mundo, mas ela é relativamente nova no Brasil, “Estamos trabalhando aqui somente há 4 anos e no estado de Goiás começamos somente neste ano de 2019. Portanto, queremos aproveitar o Simpósio Goiano para mostrar nossa marca e produtos para que os clientes conheçam”, afirma André Palm, Gerente de Território Centro-Oeste Brasil. Ele conta que o foco da participação da empresa será divulgar o MFeed+ em conversas diretas com clientes e empresas.

O Olmix leva para o evento também Rodrigo Riera, representante pela MasterVet, distribuidora e parceira em Goiás e que atende toda a avicultura do estado.

Os dois dias de evento do Simpósio Goiano concentram palestras sobre frangos de corte e poedeiras e contarão com nomes de peso entre seus palestrantes.

Para o gerente André Palm, o Simpósio Goiano vem crescendo e se destacando a cada ano. “É um evento com boas palestras e sem dúvida nenhuma uma grande oportunidade de fazer contatos e aproximação com clientes e empresas”, diz ele.

As empresas patrocinadoras do Simpósio Goiano de Avicultura até o momento são: Agroceres, Aviagen, Biocamp, Biogenic, Btech, Boehringer, BRF, Ceva, Cobb, DSM, Evonik, Hipra, Huvepharma, Kemin, Nutriad/Adisseo, Nutrial, NutriQuest Technofeed, Nutron, Olmix, Okamoto, Phibro, Pif-Paf, Planalto, Poli-Nutri, Sanphar, Sauvet, São Salvador Alimentos, Vetanco, Vaccinar e Yes. O evento também conta com o apoio do CRMV-GO, da Fundepec-Goiás, do Sebrae, do Sistema FAEG e do Instituto Ovos Brasil.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

Empresas Micotoxinas

Pegasus Science é Inteligência em Micotoxinas

Com o uso da tecnologia NIR, a Pegasus Science disponibiliza resultados interpretados que subsidiam a tomada de decisão em tempo real

Publicado em

em

Equipe da Pegasus Science no SBSA & Poultry Fair 2019: Denize Tyska, Diretora de Pesquisa & Desenvolvimento, e Adriano Mallmann, Diretor Técnico - Foto: Divulgação

A Pegasus Science é uma empresa de análises micotoxicológicas online que tem como alicerce uma vasta experiência na área da micotoxicologia. A empresa modernizou os processos analíticos através da implantação de uma tecnologia para diagnóstico ultrarrápida, de baixo custo e segura que permite o controle e o gerenciamento do histórico das micotoxinas na nutrição humana e animal. Com o uso da tecnologia NIR, a Pegasus Science disponibiliza resultados interpretados que subsidiam a tomada de decisão em tempo real. Assim concretiza-se a sua missão: aplicar Inteligência em Micotoxinas para garantir a Saúde Pública e o crescimento do agronegócio.

Nossa equipe controla e gerencia o histórico das micotoxinas através de sistema disponível 24h, 7 dias por semana: a Plataforma Olimpo. Todas as informações necessárias para realizar o gerenciamento, como laudos analíticos e estatísticas gerais e da Empresa, são apresentadas ao cliente. E o principal: a avaliação do Risco Micotoxinas, baseado em complexos parâmetros que podem interferir no desempenho dos animais e implicar em perdas econômicas.

A Pegasus Science realiza a predição de aflatoxina B1, fumonisinas B1 e B2, deoxinivalenol e zearalenona, que são as micotoxinas de maior prevalência nos principais ingredientes de rações para animais e alimentação humana: milho, trigo e cevada. As equações de predição são elaboradas pela empresa utilizando como método de referência a técnica atualmente mais sensível para de análise de micotoxinas, Cromatografia Líquida Acoplada à Espectrometria de Massas, com um banco de dados contendo milhares de amostras que representam a realidade em nível de campo.

A Pegasus Science oferece, assim, um sistema ultrarrápido, transparente e econômico, representando um novo patamar operacional na mitigação desse recorrente desafio na produção de proteína animal. A Empresa tem apresentado sua expertise em análises micotoxicológicas via NIR à comunidade global do agronegócio através de participações em importantes eventos, como a International Production & Processing Expo (IPPE 2019), em Atlanta (EUA), e o Simpósio Brasil Sul de Avicultura e Brasil Sul Poultry Fair (SBSA & Poultry Fair 2019), em Chapecó.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas

Vetoquinol finaliza aquisição da Clarion Biociências no Brasil

A Vetoquinol confirma a conclusão da aquisição da Clarion Biociências, laboratório veterinário brasileiro, com sede em Goiás. Nova empresa posiciona-se entre as 15 maiores do mercado brasileiro, com faturamento de R$ 84 milhões por ano.

Publicado em

em

Matthieu Frechin-CEO da Vetoquinol e Jorge Espanha-Presidente da Vetoquinol no Brasil

Fundada em 1998, a Clarion Biociências desenvolve, fabrica e distribui medicamentos veterinários e não medicinais voltados, principalmente, para a pecuária. Graças à localização geográfica no coração da bovinocultura brasileira, o laboratório possui sólida participação no segmento de bovinos (que representa mais da metade do mercado de saúde animal do país), em particular com produtos contra parasitas internos e externos (Contratack ®, Novatack®, Eprino, Fiprotack® e Altis).

A Clarion Biociências emprega atualmente cerca de 200 pessoas, incluindo força de vendas com 70 profissionais. A companhia registra crescimento sólido há mais de três anos, impulsionado pelo lançamento de produtos diferenciados e pela atuação de sua equipe de campo. A expectativa é de vendas com sólido crescimento este ano novamente.

Com essa aquisição, o Grupo Vetoquinol fortalece significativamente sua presença no Brasil, o terceiro maior mercado de saúde animal do mundo. A Vetoquinol entrou no mercado nacional em 2011. Desde então, o grupo tem se concentrado no desenvolvimento dos produtos da linha Essenciais para bovinos de corte e leite, suínos e animais de companhia. A Clarion Biociências possui forte pipeline de produtos para lançamento nos mercados de bovinos e animais de companhia. Alguns produtos para suínos também serão lançados – atualmente, a Clarion Biociências não atua nessa atividade. Espera-se que todos esses projetos, inclusive os investimentos programados pela Vetoquinol, gerem sinergias comerciais substanciais.

A aquisição pela Vetoquinol de participação acionária de 90% na Clarion Biociências é feita com recursos próprios. Por questões de confidencialidade entre as parte, os valores do negócio não serão divulgados.

“Estamos muito satisfeitos em ter fechado essa aquisição e receber a equipe da Clarion Biociências, inclusive o seu diretor geral Gladstone Souza, que permanece na empresa”, disse o CEO da Vetoquinol, Matthieu Frechin. “Procuramos fortalecer nossos negócios neste mercado estratégico, onde nossa presença tem sido pouco representativa até agora. O Brasil é o maior produtor e exportador de carne bovina do mundo. Além disso, o mercado de animais de companhia está crescendo em ritmo acelerado. O potencial de crescimento oferecido pelos produtos já existentes e futuros da Clarion Biociências e as sinergias esperadas com os produtos Vetoquinol – linha Essenciais marcam um passo importante para a evolução do grupo nos próximos anos”, reforçou Frechin.

Com a aquisição da Clarion Biociências, a Vetoquinol posiciona-se entre as 15 maiores indústrias de produtos para saúde animal do Brasil, com mais de 275 colaboradores e faturamento anual de R$ 84 milhões. A companhia tem duas fábricas (uma em São Paulo e outra em Goiânia) e um centro de excelência em desenvolvimento regional de produtos e formulações.

O diretor presidente da Vetoquinol no Brasil é Jorge Espanha, profissional com mais de duas décadas de experiências no mercado veterinário e cargos de liderança em grandes empresas.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo
Biochem site – lateral
Conbrasul 2019
Facta 2019
Abraves

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.