Empresas Tecnologia
Jacto lança o Uniport 3030 EletroVortex: tecnologia de assistência de ar para a pulverização e carregamento eletrostático das gotas
Tecnologia desenvolvida pela Jacto combina em um mesmo equipamento duas importantes tecnologias: a de carregamento eletrostático das gotas e a já conhecida assistência de ar Vortex
A Jacto apresenta ao mercado o UNIPORT 3030 EletroVortex. A tecnologia combina o carregamento eletrostático das gotas com a já conhecida assistência de ar Vortex.
“A nova tecnologia de aplicação EletroVortex presente no Uniport 3030 permite melhorar a eficiência das aplicações, reduzir as perdas por deriva e tem grande potencial de reduzir os volumes e quantidade de aplicações e aumentar a produtividade da área tratada”, explica Paulo Guirao, gerente de produtos das linhas de pulverizadores automotrizes e adubadoras da Jacto.
Grande parte do produto que é aplicado em uma pulverização convencional pode não atingir o alvo e são muitas as variáveis para se chegar a uma boa qualidade de aplicação e as perdas podem ser agravadas dependendo das condições atmosféricas e qualidade do sistema de pulverização.
“A Jacto, preocupada com a qualidade das aplicações e com o meio ambiente, trabalhou duro para desenvolver a nova tecnologia de aplicação EletroVortex”, comenta Dra. Marcella Guerreiro de Jesus, pesquisadora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Jacto.
Pesquisas de campo realizadas pela empresa apontaram resultados positivos da tecnologia EletroVortex, com potencial para redução de aplicações e aumentos de produtividade das culturas, especialmente em soja e algodão em até 5% e 10%, respectivamente.
“Pensando ainda nos problemas que temos enfrentado de plantas resistentes, novos defensivos que estão sendo desenvolvidos e os desafios de produtividade, custo para o produtor e proteção ambiental, no futuro serão exigidas pulverizações em um nível de qualidade e eficiência muito superiores”, complementa Dra. Marcella.
A tecnologia eletrostática melhora a deposição das gotas em toda a planta, especialmente na parte inferior das folhas. Em condições de maior área foliar ou culturas mais fechadas, a assistência de ar Vortex, melhora a penetração e cobertura nas partes mais difíceis de acesso como o baixeiro, por exemplo, e também reduz muito a deriva.
“Assim, a tecnologia EletroVortex, permite melhorar a deposição em todas as partes da planta. É mais eficiência no controle de pragas e doenças e redução de custos”, cita Daniel Petreli, especialista em tecnologia de aplicação da Jacto.
Em uma pulverização convencional, dependendo das condições atmosféricas, especialmente o vento e inversão térmica reduzem o tempo e a disponibilidade de trabalho do equipamento. Com a tecnologia EletroVortex, a assistência de ar forma uma barreira de proteção para as gotas reduzindo a deriva e aumentando a disponibilidade do equipamento para pulverização. É mais horas de trabalho em um mesmo dia.
“Considerando as mesmas condições de pulverização, a tecnologia EletroVortex permite ao produtor ter a segurança de que a aplicação está sendo realizada em um nível de qualidade superior”, complementa Petreli.
O Uniport 3030 EletroVortex ganha rendimento operacional na ordem de 35%, com menos paradas para abastecimento nas condições de aplicação em baixo volume e maior disponibilidade de trabalho em condições de vento forte e inversão térmica.
“O Uniport 3030 EletroVortex nos traz um grande avanço tecnológico que, somado aos outros recursos já presentes na Família Uniport, eleva a operação de pulverização para um outro nível de rendimento, produtividade, qualidade e proteção ambiental”, finaliza Guirao.
Detalhes da tecnologia EletroVortex – A tecnologia eletrostática é composta por bocais eletrostáticos e fontes de alta tensão individuais que operam em alta tensão, transformando a tensão da bateria. A tensão é direcionada para o bocal eletrostático induzindo cargas positivas no eletrodo e assim atraindo cargas negativas na região do bico de pulverização.
Quando as gotas passam pelo eletrodo adquirem carga negativa. As plantas são estruturas de carga neutra, pois são aterradas, assim as gotas de pulverização carregadas com carga negativa têm a tendência de serem atraídas por elas, melhorando a qualidade de deposição e consequentemente da pulverização.
A tecnologia de assistência de ar é composta por ventiladores no quadro central e lonas em formato cônico ao longo da barra que proporcionam maior uniformidade da velocidade do ar nos bicos de pulverização. Os dutos de ar individuais concentram todo o ar somente nos bicos de pulverização, proporcionando maior penetração das gotas nas culturas, diminuindo a deriva e tornando a máquina mais disponível para pulverizar em outras condições de vento.
Principais benefícios do Uniport 3030 EletroVortex:
Maior rendimento operacional: a tecnologia EletroVortex, composta pelo carregamento eletrostático mais a assistência de ar, possibilita que as gotas de pulverização atinjam o alvo com mais eficiência. Isso permite que a máquina fique menos suscetível a paradas devido variações climáticas, principalmente relacionadas à vento e inversão térmica. O resultado é uma janela maior de aplicação durante a jornada de trabalho, aumentando o rendimento operacional do pulverizador.
Menos paradas para abastecimento também significam maior rendimento operacional, que juntamente com a janela maior de aplicação, representam um ganho de rendimento de até 35%.
Potencial para diminuir aplicações: a qualidade das pulverizações com a tecnologia EletroVortex tem potencial para diminuir a quantidade de aplicações de inseticida e/ou fungicida durante o ciclo da cultura. Uma vez tendo aplicações melhores, é possível através do monitoramento de um especialista, a recomendação para redução do número de reentradas para controle de pragas e/ou doenças.
Aumento da produtividade: como resultado de aplicações de qualidade superior durante todo ciclo da cultura há um potencial maior para aumento de produtividade da área colhida.
Características veiculares – O UNIPORT 3030 EletroVortex possui reservatório de 3.000 litros e barras de 32 metros.
Fluxo de ar: são dois ventiladores com velocidades de ar que podem chegar à 110 km/h, fornecendo para as barras todo o ar necessário para transportar as gotas, até o último bico de pulverização. Com 5 níveis de ajuste de velocidade, oferece ar na medida certa de acordo com o tipo e estágio de desenvolvimento da cultura.
Porta-bicos: o formato do porta bico bijet é alinhado e otimiza o fluxo de ar ao seu redor, conduzindo com mais eficiência as gotas de pulverização até o alvo.
Segurança: as fontes só fornecem tensão para os bocais quando a pulverização estiver ligada, com o ar na velocidade adequada (níveis de 3 a 5) e com a máquina caminhando à mais de 5 km/h. Além disso, a corrente elétrica é muito baixa, minimizando qualquer risco de um eventual choque elétrico com consequências relevantes. A máquina atende requisitos de normas proporcionando maior segurança ao operador e ao meio ambiente.
Potência e torque na medida certa: o motor diesel Cummins QSC 8.3 possui 300 cv que oferece toda a potência necessária para o melhor desempenho do veículo. O sistema EletroVortex de pulverização é governado eletronicamente e ajustado para trabalhar em baixa rotação, oferecendo máximo torque e menor consumo de combustível, disponibilizando toda a potência necessária com a máxima economia.
Em sintonia com as normas brasileiras de emissão de poluentes, atende MAR-I e está homologado para trabalhar com Biodiesel B20 (até 20% na mistura).
Manobras mais rápidas e redução do amassamento: a máquina pode ser equipada com o novo sistema direcional UNITRACK, que permite manobras mais rápidas e precisas com menor raio de giro, proporcionando maior rendimento operacional e reduzindo o amassamento na manobra em até 40%
Maior visibilidade: as câmeras localizadas nos apoios das barras e na parte traseira permitem melhor visualização do espaço ao redor da máquina quando as barras estão fechadas. Essas câmeras possuem um grande ângulo de regulagem para se adequar a necessidade de cada operador.
Agricultura de precisão – As soluções de tecnologia Jacto em produtos, informações e serviços para melhorar a precisão das operações, gerenciar a qualidade e o rendimento operacional, reduzir custos, minimizar impactos ambientais e maximizar o lucro é representada pela marca Otmis.
O UNIPORT 3030 EletroVortex está equipado com o CONJUNTO Omni 700 de série, sistema completo de direcionamento e controle de pulverização via GPS, composto por Barra de luzes, Controlador automático bico a bico, Piloto automático hidráulico e Repetidor de operações, sistema exclusivo capaz de reproduzir o controle de altura das barras e a velocidade realizados pelo operador durante a pulverização. Também pode ser equipado com o CONJUNTO LB 1200 (opcional). Entre outros diferenciais estão:
Correção de sinais TerraStar, RTX e RTK: sistema de correção de sinal GPS que melhora a precisão entre passadas.
Otmis maps telemetria: único sistema de gestão da pulverização via WEB. Permite visualizar mapas com diversas informações, gerenciar melhor as operações e agilizar o processo de tomada de decisão.
Sensor de umidade e temperatura: monitoramento da temperatura e umidade relativa do ar, sendo possível configurar valores limites para alarmes no display.
Aplicação em taxa variável: sistema que permite variar a taxa de aplicação de defensivos a partir de mapas de precisão.
Controlador automático bico a bico: por meio de um sistema inovador, apresenta acionamento dos bicos eletronicamente. Com controle de abertura e fechamento automático bico a bico, proporciona precisão nas aplicações, grande economia de produto e menor impacto ambiental.
Empresas Criando o sucesso juntos
Aviagen América Latina compartilha conhecimento técnico no OVUM 2024
A Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável
As equipes de vendas e atendimento ao cliente da Aviagen® América Latina, provenientes da Argentina, Brasil, América Central, México e Caribe (CAME), Colômbia, Peru e outros países da América do Sul, se reuniram no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM) para compartilhar conhecimentos e fortalecer conexões. O evento, realizado bienalmente, ocorreu em Punta del Este, Uruguai, entre os dias 12 e 15 de novembro.
Com o compromisso “Criando o sucesso juntos”, a Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável. Especialistas da empresa compartilharam insights sobre áreas vitais da produção avícola, visando capacitar os produtores latino-americanos.
Disponibilidade de grãos em um ambiente em transformação
O consultor Paul Aho apresentou uma visão sobre a disponibilidade global de grãos, destacando as condições favoráveis previstas para os próximos 6 a 12 meses, enfatizando que mudanças no mercado podem ocorrer devido a fatores como tarifas, mudanças climáticas e questões geopolíticas.
Manejo inicial de frangos de corte
O gerente de Serviços Técnicos da Aviagen para a América do Sul excluindo o Brasil (SAEB), Santiago Lovera, enfatizou a importância do manejo eficaz na primeira semana de vida dos frangos de corte para o crescimento a longo prazo e o desempenho geral do plantel. “Dar o melhor começo aos pintinhos otimiza o crescimento, a conversão alimentar e a qualidade da carne”, afirmou.
Impacto da melhoria da sustentabilidade genética
O vice-presidente global de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Aviagen, Santiago Avendaño, natural do Uruguai, discutiu como os avanços genéticos estão tornando a produção avícola mais sustentável, com destaque para a redução de custos com ração e as emissões de carbono. Ele ressaltou que as melhorias na eficiência de conversão alimentar estão diminuindo a pegada de carbono da indústria, tanto regional quanto globalmente. Avendaño também abordou o impacto das diferentes fontes de soja na pegada de carbono e discutiu as tendências emergentes de bem-estar animal na Europa, que exigem um portfólio expandido de genótipos para atender às necessidades dos clientes. Além disso, apresentou o impacto ambiental das diversas fontes alimentares de origem animal e vegetal, no que diz respeito às exigências diárias de aminoácidos essenciais, destacando a posição vantajosa da carne de frango.
“O OVUM 2024 nos ofereceu uma valiosa oportunidade de nos conectarmos com a comunidade avícola latino-americana por meio de nossas diversas subsidiárias e equipes”, afirmou o presidente da Aviagen América Latina, Ivan Pupo Lauandos. “Na Aviagen, estamos comprometidos em compartilhar os mais recentes conhecimentos e inovações para ajudar nossa indústria a avançar no bem-estar das aves, em desempenho e sustentabilidade. Com operações locais na Argentina, Brasil, Colômbia e Peru, e uma equipe dedicada de vendas e serviços, estamos posicionados de maneira única para nos manter próximos aos nossos clientes como nenhuma outra empresa de melhoramento genético. Nosso envolvimento de longa data com o Congresso Latino-Americano de Avicultura reflete esse compromisso, e esperamos continuar essa jornada na próxima edição do OVUM, em 2026, na Guatemala”.
Empresas
Equipe Hubbard na América Latina fortalece conexões com líderes da indústria avícola no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura
Em seu estande, a empresa apresentou o Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium
A equipe latino-americana da Hubbard® estreitou laços com clientes e a comunidade avícola durante o 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM), realizado em Punta del Este, no Uruguai. Este importante encontro da avicultura mundial, que ocorre a cada dois anos, contou com a presença de mais de 3.200 participantes de 50 diferentes países, em um espaço dinâmico para a colaboração e dicas entre a comunidade avícola na América Latina.
O gerente geral da Hubbard na América Latina, exceto Brasil, Mark Barnes destacou a relevância do OVUM para a indústria avícola: “Participar de eventos como este é essencial para a troca de experiências e inovações no setor. Acreditamos que, ao estreitar laços com nossos parceiros, contribuímos para o crescimento e desenvolvimento da avicultura na região”, afirmou.
Em seu estande, a Hubbard apresentou seu produto Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium. A equipe manteve diálogos importantes com clientes e parceiros, reafirmando seu compromisso com a inovação e a satisfação das demandas do mercado latino-americano.
“A participação no OVUM 2024 não apenas solidificou a presença da empresa no mercado, mas também reafirmou seu papel como uma das líderes na indústria avícola na América Latina”, disse o diretor de Negócios da Hubbard no Brasil, Carlos Antonio Costa.
Celebração da aposentadoria de Dr. Arnoldo Ruiz
Durante o OVUM, a Hubbard organizou uma recepção especial para homenagear a aposentadoria do Dr. Arnoldo Ruiz, após mais de 25 anos de serviços prestados à empresa. O evento reuniu representantes do Grupo Neria, distribuidor de avós da Hubbard no México, e da Genher, distribuidora na Argentina. O Dr. Ruiz recebeu uma placa e presentes em reconhecimento ao seu profissionalismo e comprometimento com a empresa.
Empresas Soluções seguras e eficazes
Vaxxinova inaugura nova planta de produção de vacinas contra coccidiose em Ibiúna-SP
Uma estrutura moderna e sustentável para atender à crescente demanda do controle biológico para a coccidiose no Brasil e no mundo
A Vaxxinova Brasil inaugura sua nova planta industrial em Ibiúna, São Paulo, dedicada à produção de vacinas vivas contra a coccidiose aviária. Com 4.000 m² de área construída e capacidade para produzir mais de um bilhão de doses anuais, o projeto, iniciado em 2020 e concluído em outubro de 2024, foi recentemente aprovado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
“Estamos muito satisfeitos com a aprovação da planta pelo MAPA. Este projeto reflete o compromisso da Vaxxinova em oferecer soluções seguras e eficazes para a saúde animal, fortalecendo nossa presença no mercado avícola,” afirma Hugo Scanavini Neto, presidente da Vaxxinova Brasil. A nova instalação permitirá atender diferentes segmentos da avicultura, com vacinas específicas para frangos de corte, poedeiras comerciais e matrizes, abastecendo o mercado brasileiro, latino-americano e internacional.
Entre os produtos fabricados nesta planta, destaca-se a Vaxxon Coccivet R, que há 19 anos é referência no controle da coccidiose em aves de ciclo longo. “Essa vacina é uma solução confiável e eficaz, conquistando a confiança dos avicultores ao longo de quase duas décadas,” destaca Ricardo Boeck, diretor comercial da Vaxxinova.
Outro foco importante será a produção da Vaxxon Coccivet para frangos de corte, uma vacina aplicada via spray no incubatório no primeiro dia de vida, destinada ao controle biológico da coccidiose. “A solução oferece proteção rápida e abrangente contra as principais espécies de Eimeria que afetam a avicultura industrial, promovendo a imunização eficiente das aves e contribuindo para a saúde intestinal, o que melhora o desempenho zootécnico,” explica Jeovane Pereira, diretor de negócios avícolas.
Combinando tecnologia de ponta e práticas sustentáveis, a nova planta conta com sistemas modernos de filtração de ar, biorreatores e linhas de produção segregadas, que asseguram as Boas Práticas de Produção de Biológicos. Este investimento reforça a posição da Vaxxinova como parceira estratégica para a avicultura brasileira, oferecendo soluções que promovem produtividade e saúde animal.