Conectado com
O Presente Rural Youtube

Empresas

Jacto estabelece parceria com a Green Eletron para logística reversa dos painéis eletrônicos, baterias e carregadores de equipamentos portáteis

Objetivo é colaborar cada vez mais com a prática da economia circular

Publicado em

em

A parceria entre a Jacto e a Green Eletron vai atuar na logística reversa dos painéis eletrônicos, baterias e carregadores dos pulverizadores e dosadores portáteis.

A Jacto firmou uma parceria com a Green Eletron, maior gestora sem fins lucrativos de logística reversa de eletroeletrônicos e pilhas, para coleta e destinação ambientalmente correta dos painéis eletrônicos, baterias e carregadores de equipamentos portáteis produzidos pela empresa para uso doméstico, como pulverizadores e dosadores.

Uma das premissas da Jacto ao longo de sua trajetória é maximizar a sustentabilidade de seus produtos e processos, reduzindo o uso de recursos naturais e a geração de resíduos.

Essa atuação vai ao encontro da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que em seu Art. 33 diz: “São obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de produtos eletroeletrônicos, pilhas e baterias”.

A Green Eletron é uma organização fundada em 2016 pela ABINEE (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), que atende à demanda crescente pela criação de alternativas para a coleta e tratamento adequado dos eletroeletrônicos, pilhas e baterias em seu fim de vida.

A organização criou um sistema coletivo para gerenciar toda a logística reversa das empresas associadas, que envolve desde a criação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) até o envio dos itens descartados para recicladoras, responsáveis por transformar os produtos em matéria-prima que possam ser reutilizadas na indústria.

Para se ter uma ideia da importância do tema, de acordo com o relatório The Global E-Waste Monitor, feito pela Universidade das Nações Unidas, em parceria com diversos órgãos internacionais, que levanta dados qualitativos e quantitativos sobre a gestão do lixo eletrônico em todo o mundo, o Brasil produziu 2,1 milhões de toneladas de resíduos em 2020, figurando no quinto lugar do ranking mundial de produção, e primeiro lugar no cenário latino-americano.

O documento não apresenta dados atualizados do quanto desse montante foi reciclado, mas estima-se que seja de aproximadamente 3%.

 

Dinâmica da logística reversa

A parceria entre a Jacto e a Green Eletron vai atuar na logística reversa dos painéis eletrônicos, baterias e carregadores dos pulverizadores e dosadores portáteis produzidos pela empresa, precisamente os modelos DJB, DJB-S, PJB e linha urbana. Assim que outros equipamentos Jacto a bateria forem lançados, serão incluídos no mesmo programa.

Por meio da parceria, os painéis eletrônicos, baterias e carregadores dos equipamentos poderão ser entregues nos pontos de entrega voluntária (PEVs) da Green Eletron, encontrados em todo país nos principais centros varejistas. Encontre aqui o mais próximo de você.

A organização fará a logística da coleta desses resíduos, a destinação para reciclagem com empresas homologadas e o retorno desses equipamentos eletrônicos de forma adequada no ciclo produtivo.

Além dos pontos fixos de entrega, a Green Eletron realiza periodicamente campanhas alternativas, com coletas itinerantes, para potencializar as ações e incentivar o descarte correto dos produtos eletroeletrônicos.

“Como membro de um grande ecossistema, a Jacto está sempre cuidando dos seus processos e buscando oportunidades de torná-los mais sustentáveis. Essa parceria vai além do atendimento a uma legislação: faz parte de nossas práticas e valores, os quais temos muito orgulho de preservar e perenizar”, explica Carlos Daniel Haushahn, Presidente da unidade de equipamentos portáteis da Jacto.

“Os resultados positivos que alcançamos recentemente dependem das parcerias e é muito importante perceber que as empresas estão cada vez mais comprometidas em atender aos requisitos socioambientais, assim como a Jacto. Já conseguimos evitar que mais de 1,8 mil toneladas de pilhas e mais de 530 toneladas de produtos eletroeletrônicos acabassem na natureza”, conta Ademir Brescansin, gerente executivo da Green Eletron.

“Sustentabilidade é a palavra que vem norteando os setores da economia mundial. E nesse cenário, novos processos para reduzir a utilização de recursos naturais e ampliar a produção de forma eficiente são absolutamente necessários para suprir as demandas globais por alimentos, energia, saúde e infraestrutura”, finaliza Fernando Gonçalves, Presidente da Jacto.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − nove =

Empresas

Vetanco promove e difunde o compartilhamento de conhecimentos no IPVS 2022

O IPVS 2022, realizado no Rio de Janeiro, reuniu especialistas mundiais em sanidade, bem-estar animal, nutrição e reprodução, criando um ambiente para troca de conhecimentos e experiências.

Publicado em

em

Fotos: Divulgação

A Vetanco esteve presente de 21 a 24 de junho no 26º Congresso IPVS, considerado o mais importante evento científico da suinocultura mundial. O evento é uma realização da Associação Brasileira dos Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves).

O IPVS 2022, realizado no Rio de Janeiro, reuniu especialistas mundiais em sanidade, bem-estar animal, nutrição e reprodução, criando um ambiente para troca de conhecimentos e experiências.

“Estivemos presentes no maior evento global técnico de suinocultura para promover, difundir e contribuir com o compartilhamento de conhecimentos. A Vetanco tem como objetivo seguir como protagonista e oportunizar aos parceiros que também desempenhem este papel fundamental na área de produção de proteína animal, uma área tão importante não só para agora mas para o futuro da humanidade como um todo”, frisa o Gerente Comercial – Suínos da Vetanco, Lucas Piroca. 

Este ano, a Vetanco chega aos 35 anos de existência, com atuação global. Há 20 anos está presente no Brasil. No IPVS, a equipe Suínos da Vetanco recebeu clientes e outros profissionais do setor no estande em conjunto com a Dr. Bata, empresa húngara com a qual a multinacional mantém parceria comercial há mais de uma década.

“Nossa sensação é de que podemos, realmente, fazer o que pra nós tem maior valor, que é promover momentos de encontro, de troca, de aprendizado entre pessoas que geram valor para a suinocultura”, comenta Lucas.

A parceria entre a Vetanco e a Dr. Bata deu origem à BV Science, uma join venture com atuação no mercado norte americano criada em 2016, a partir da fusão dos departamentos de pesquisa, marketing e suporte técnico. Recentemente, esta parceria trouxe ao Brasil a primeira fábrica da Dr. Bata no país, que está sendo construída em Chapecó/SC, ao lado das instalações da Vetanco.

Durante o IPVS 2022, uma ação marcou a chegada da nova fábrica com o anúncio do projeto a um seleto grupo de clientes.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas Reforço de equipe

Feedis contrata novo colaborador para o seu time

Com quase uma década de experiência no mercado técnico comercial de aditivos para nutrição animal

Publicado em

em

Rodrigo Arab / Divulgação

Num momento de expansão de negócios e com o foco em atender as demandas dos seus clientes, a Feedis Nutrição Animal anuncia seu novo Supervisor de vendas para o Sudeste, Rodrigo Arab.

Rodrigo é Zootecnista graduado pela UNESP, possui MBA em Agronegócios pela USP/Esalq e Pós Graduando em Gestão da Qualidade em Fábricas de Ração pela FAZU. Com quase uma década de experiência no mercado técnico comercial de aditivos para nutrição animal, Rodrigo trabalhou em empresas nacionais e multinacionais. “Cheguei para assumir os negócios da região sudeste, para fazer a diferença com os nossos clientes atuais, prospectar novos negócios e fazer a gestão dos nossos parceiros comerciais. Para isso, vou atuar com muita dedicação sempre com o foco nas necessidades dos nossos clientes e nas soluções que a Feedis tem para oferecer”.

Para ele o momento é de celebração, “O momento atual da Feedis é muito positivo, ainda mais com o início das atividades da Feedis Indústria, o que nos possibilita maior força e qualidade para levarmos nossas soluções tecnológicas ao mercado. Estou muito feliz em fazer parte da equipe, os objetivos da empresa vão de encontro aos meus, levando segurança e resultado aos nossos clientes, com foco na otimização dos custos, bem-estar e saúde intestinal dos animais”.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas

Oligo Basics lança Programa de Monitoramento Molecular

Publicado em

em

Divulgação Oligo Basics

O PMMO (Programa de Monitoramento Molecular Oligo Basics) é um programa
desenvolvido pela Oligo Basics que abrange toda a cadeia de produção de aves e suínos.

Utilizamos tecnologias de diagnóstico molecular digital para:
– avaliação microbiológica;
– possíveis rotas de contaminação;
– avaliação de riscos;
– monitoramento sanitário;
– gestão de informação
– consequentes tomadas de decisões mais ágeis e assertivas;

Disponibilizamos um pacote de serviços aos nossos clientes com protocolos personalizados para cada produto do nosso portfólio. Realizamos coletas acompanhadas por nossos técnicos desde a granja até a planta de abate dos animais. As amostras são enviadas aos nossos parceiros de PMMO, o laboratório da Neoprospecta, referência em diagnóstico molecular!

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo
ADISSEO 2022

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.