Notícias São Paulo
IOB marca presença na Festa do Ovo em Bastos
Cerca de 140 mil pessoas circularam pela Feira
Uma grande celebração ao ovo que reúne avicultores do país inteiro! Assim pode ser definida a Festa do Ovo de Bastos (18 a 21 de julho, em Bastos, SP). A programação é intensa e o Instituto Ovos Brasil marcou presença, apresentou o seu trabalho de divulgação dos benefícios do consumo de ovos e somou esforços para o fortalecimento da cadeia de avicultura de postura.
A equipe do IOB contou, no estande da feira avícola, realizada no Recinto de Exposições Kisuke Watanabe, com as presenças de Tabatha Lacerda, Gerente Administrativa, Jonathan Santos, Analista Administrativo, Wendrek Marques, Estagiário de Marketing, e Nélio Hand, Membro do Conselho diretivo do IOB e também Diretor-Executivo da Associação dos Avicultores do Espírito Santo.
O evento começou com o Concurso de qualidade de ovos, passou pela Feira Avícola e pela Jornada Técnica e culminou com o almoço de abertura, que é o momento festivo onde todos podem confraternizar e voltar a visitar a feira avícola, onde negócios acontecem e cada empresa em seu próprio estande tem uma programação especial.
Há dois anos, o espaço reservado para o evento ganhou mais amplitude e mais empresas puderam fazer pare deste grande momento da avicultura de postura nacional. Este ano, 100 empresas participaram da feira avícola e cerca de 140 mil pessoas visitaram o espaço.
A edição deste ano da Festa do Ovo teve recorde absoluto de público, uma grande oportunidade para o IOB se encontrar com os produtores, amigos e outros interessados em conhecer o seu trabalho.
Segundo Tabatha Lacerda, o IOB pôde expor as ações realizadas pelo Instituto, que acontecem em diversas frentes, como restaurantes, em escolas (para o esclarecimento de crianças), em redes famosas de supermercados, em eventos de gastronomia e em faculdades de pós-graduação, entre outras.
Diversos materiais promocionais do Instituto Ovos Brasil foram distribuídos na feira, como livros de receitas, sugestões de cardápios semanais, folders explicativos, gibis infantis e dicas de alimentação para públicos específicos, como os atletas, idosos, gestantes, crianças e mulheres.
Uma frigideira no tamanho ideal para fritar um ovo também foi oferecida aos visitantes do estande do IOB. Afinal, quem é que não gosta de um ovinho estalado?
A importância de Bastos
A região de Bastos é responsável por 55% da produção de ovos de todo Estado de São Paulo, de acordo com dados de 2018. O município de Bastos é o maior produtor de ovos no Estado, representando 36% do total paulista.
O Valor da Produção Agropecuária (VPA) de ovos de galinha é de 60,8% do VPA, da Regional de Tupã, à qual Bastos pertence.
O município de Bastos é o maior produtor de ovos no Estado, representando 36% do total paulista. O Valor da Produção Agropecuária (VPA) de ovos de galinha é de 60,8% do VPA, da Regional de Tupã, à qual Bastos pertence.
O município de Bastos tem um plantel de 32 milhões de cabeças, sendo que 25 milhões de aves em produção e 6 milhões na cria e recria. A produção de ovos in natura, líquidos, congelados, em pó e de aves de descarte em Bastos gera 4 mil empregos diretos e 8 mil indiretos na avicultura.
Concurso de qualidade de ovos
O evento deste ano teve uma granja duplamente campeã. Foi o que aconteceu com o avicultor Nelson Higashi, da Granja Higashi, de Bastos. Ele ganhou tanto o campeonato em ovos brancos quanto em ovos vermelhos no concurso realizado na quarta-feira, dia 17 de julho, quando a comissão julgadora formada por 18 especialistas escolheu seus ovos como os melhores da edição 2019 do concurso.
No sábado, dia 20 de julho, Nelson Higashi recebeu os dois maiores troféus da temporada 2019 do concurso.
Jornada Técnica
A Jornada Técnica é promovida pelo Sindicato Rural de Bastos e aconteceu no Anfiteatro Governador Mário Covas, no Centro Cultural Profª Tsuya Ohno Kimura.
A médica veterinária Ana Caselles, gerente técnica para a América Latina na área de avicultura da Sanphar, abriu a manhã de palestras com o tema vazio sanitário. Para ela, ele é fundamental, pois pode impactar a produtividade da granja no decorrer da produção do lote.
A programação da 42ª Jornada Técnica também contou com os seguintes temas:
Resíduos em ovos: controles e cuidados importantes – Prof. Dr. Flávio Daolio Gonçalves – Zootecnista pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Lavras (MG).
Ferramentas de tomada de decisão em postura comercial – Prof. Dr. Ricardo Issao Ito – Médico Veterinário pela Universidade Federal de Viçosa – São Paulo (SP).
Aproveitamento de ovos na sala de processamento – Profa. Dra. Ivana Gomes de Faria – Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Lavras (MG). O tema é bastante atual e importante devido às atuais exigências sanitárias. A palestrante alerta que as portarias que regem o aproveitamento dos ovos trincados e líquidos estão sendo revisadas.
Almoço de abertura
A abertura oficial da 60ª Festa do Ovo aconteceu em um almoço que reuniu todos os participantes. Nesta ocasião, o conselheiro Nélio Hand, que é também Diretor-Executivo da Associação dos Avicultores do Espírito Santo, representou o Instituto Ovos Brasil ao lado de outras autoridades: Secretário da Agricultura de SP, Gustavo Junqueira, Presidente da APA, Erico Pozzer, Coordenador da Apta, Antônio Batista Filho, Superintendente do Senar de SP, Mário Antônio de Moraes Biral, Auditora Fiscal Federal Agropecuária, Gisele Leite Camargo, Prefeito de Bastos, Manoel Ironides Rosa, Juiz de Direito da Comarca de Bastos, Arthur Luthiere, Promotor de Justiça da 1ª Vara de Tupã, Mário Yamamura, Delegado Seccional da Polícia de Tupã, Luiz Antônio Hauy, Juiz de Direito da Comarca de Tupã, Reynaldo Mapelli e o Comandante do 9º Batalhão Regional de Marília, Mário Sérgio Nonato.
Corrida da Festa do Ovo
Os ganhadores da 3ª edição da Corrida da Festa do Ovo, patrocinada, entre outras empresas pelo Instituto Ovos Brasil foram Celso Ortega, de Cruzeiro do Sul, PR, na categoria geral avicultor masculino 5KM e Simone Hirai, de Bastos, SP, na categoria geral avicultor feminino 5KM.
Notícias
IPPA registra alta de 5,5% em outubro de 2024, porém acumula queda de 2,5% no ano
Entre os grupos de alimentos, houve retrações no IPPA-Grãos (-8,3%) e no IPPA-Pecuária (-2,7%).
O Índice de Preços ao Produtor de Grupos de Produtos Agropecuários (IPPA/CEPEA) subiu 5,5% em outubro, influenciado pelos avanços em todos os grupos de produtos: de 1,9% para o IPPA-Grãos; de fortes 10,7% para o IPPA-Pecuária; de expressivos 10,4% para o IPPA-Hortifrutícolas; e de 0,5% para o IPPA-Cana-Café.
No mesmo período, o IPA-OG-DI Produtos Industriais apresentou alta de 1,5%, demonstrando que, de setembro para outubro, os preços agropecuários mantiveram-se em elevação frente aos industriais da economia brasileira.
No cenário internacional, o índice de preços calculado pelo FMI subiu 1,4% quando convertido para Reais, acompanhando a valorização da taxa de câmbio oficial divulgada pelo Bacen. Isso indica um comportamento relativamente estável dos preços internacionais dos alimentos.
No acumulado de 2024, o IPPA/CEPEA registra queda de 2,5%. Entre os grupos de alimentos, houve retrações no IPPA-Grãos (-8,3%) e no IPPA-Pecuária (-2,7%), enquanto o IPPA-Hortifrutícolas avançou 34,6% e o IPPA-Cana-Café cresceu 7%.
Em comparação, o IPA-OG-DI Produtos Industriais apresenta estabilidade no ano, enquanto os preços internacionais dos alimentos, convertidos para Reais, acumulam alta de 6,1%.
A despeito desses movimentos divergentes com relação ao IPPA/CEPEA, ressalta-se que, sob uma perspectiva de longo prazo, o que se observa é a convergência ao mesmo nível, após elevação acelerada dos preços domésticos nos últimos anos.
Notícias
ABCZ participa da TecnoAgro e destaca sustentabilidade no agro
Tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento do agronegócio e explorar o potencial econômico das cidades da região.
Nesta semana, a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) marca presença na TecnoAgro 2024, evento realizado no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG). Com o tema “Agro Inteligente”, a iniciativa promovida pelo Grupo Integração e tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento do agronegócio e explorar o potencial econômico das cidades da região.
A abertura do evento aconteceu na manhã da última quinta-feira (21), reunindo autoridades e representantes dos setores ligados ao agro. A ABCZ esteve em destaque logo após a solenidade, quando o Superintendente Técnico, Luiz Antonio Josahkian, participou do painel “O Futuro da Pecuária”. O debate, mediado pela jornalista Adriana Sales, também contou com a presença da Prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, e do Professor da ESALQ/USP, Sérgio de Zen.
A discussão abordou a responsabilidade do Brasil diante da crescente demanda global por proteína. “Temos o potencial para liderar o aumento da demanda por proteína animal. Contamos com terras disponíveis, mão de obra qualificada e políticas públicas que fortalecem continuamente o setor. O Brasil se destaca como um dos poucos países que ainda investe em qualificação profissional através de políticas públicas, com o apoio de órgãos como as Secretarias de Estado, o Senar e as extensões rurais Além disso, temos uma vocação natural para a produção de alimentos, com recursos essenciais, como a água, que é um insumo cada vez mais valorizado e disputado globalmente”, destacou Josahkian.
Complementando o debate, Sérgio de Zen enfatizou a necessidade de modelos produtivos mais sustentáveis. “É perfeitamente possível aumentar a demanda na redistribuição de renda e atender ao crescimento populacional sem recorrer ao desmatamento. Isso pode ser alcançado por meio do uso mais eficiente das tecnologias e dos sistemas de produção já disponíveis”, afirmou.
O evento, que segue até amanhã (22), reúne mais de 50 palestras voltadas para a sustentabilidade no agronegócio. Entre os destaques da programação técnica desta sexta-feira, o Zootecnista e Gerente do Departamento Internacional da ABCZ, Juan Lebron, participará da palestra “Recuperação de Pastagem, Genética, Nutrição e Saúde: Pilares da Sustentabilidade na Pecuária”, ao lado de especialistas como Guilherme Ferraudo e Thiago Parente.
Além das contribuições técnicas, a ABCZ participa com um estande apresentando produtos e serviços da maior entidade de pecuária zebuína do mundo.
Notícias
Altas no preço do boi seguem firmes, com escalas ainda menores que em outubro
Frigoríficos renovam o fôlego para conceder novos reajustes positivos aos animais para abate e o mesmo acontece entre os pecuaristas nas negociações de reposição.
O movimento de alta nos preços da pecuária segue intenso. Segundo pesquisadores do Cepea, semana após semana, frigoríficos renovam o fôlego para conceder novos reajustes positivos aos animais para abate e o mesmo acontece entre os pecuaristas nas negociações de reposição.
No final da cadeia produtiva, o consumidor também se mostra resiliente diante dos valores da carne nos maiores patamares dos últimos 3,5 anos.
No mesmo sentido, a demanda de importadores mundo afora tem se mantido firme.
Pesquisadores do Cepea observam ainda que as escalas de abate dos principais estados produtores, em novembro, estão ainda menores que em outubro.
No mercado financeiro (B3), também cresceu forte a liquidez dos contratos de boi para liquidação neste ano, pelo Indicador do boi elaborado pelo Cepea, o CEPEA/B3.