Conectado com
VOZ DO COOP

Empresas

Integração entre pesquisa e produção é diferencial no WinterShow 2016

Parceria entre Cooperativa Agrária/FAPA e Biotrigo Genética traz alternativas para alavancar a triticultura da região centro-sul do Paraná

Publicado em

em

Em busca de novidades e alternativas no mercado de cereais de inverno, produtores, recomendantes e representantes de outros setores ligados ao agronegócio participaram da 13ª edição do WinterShow, feira técnica referência em culturas de inverno que encerrou no dia 20 de outubro, no distrito de Entre Rios, em Guarapuava (PR). Considerado o maior entre os cereais de inverno do Brasil, o evento aconteceu na fase final da safra do Paraná, que é o maior Estado produtor de trigo no país. Mesmo com a frustração da região norte, o aumento dos rendimentos nas regiões de transição e o alto potencial das áreas mais altas, segundo Departamento de Economia Rural (DERAL), farão da safra 2016 um recorde caso as produtividades se confirmem.

Realizado pela Cooperativa Agrária e pela Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária (FAPA), o WinterShow aborda a tecnologia de toda a cadeia produtiva dos cereais de inverno, da pesquisa à agroindustrialização. Conforme o coordenador da assistência técnica e diretor administrativo da FAPA, Leandro Bren, o evento é referência no país por atrair e envolver todo o ciclo produtivo do trigo no mesmo lugar. “Nós temos os agricultores que produzem os cereais de inverno, a pesquisa que gera as inovações a serem aplicadas no campo e os agrônomos que fazem o papel da assistência técnica”, afirma Bren.

 

Trigos para diferentes nichos de mercado

Neste ano, a Biotrigo Genética apresentou um trabalho com trigos voltados aos diversos nichos de mercado. A estação de qualidade, coordenada pela supervisora de qualidade industrial, Kênia Meneguzzi, destacou o comportamento das cultivares para a produção de farinhas (tipo pão, melhorador e branqueador), biscoitos e massas. Além disso, toda a equipe comercial da filial de Campo Mourão esteve presente, com reforço da equipe do Rio Grande do Sul, incluindo a participação do Diretor de Negócios Dr. André Cunha Rosa e do fitopatologista da Biotrigo, Dr. Paulo Roberto Kuhnem, que prestou esclarecimentos sobre sua área de atuação aos participantes. O estande contou ainda com campo demonstrativo, trazendo as principais cultivares do portfólio TBIO recomendadas para a região – TBIO Iguaçu, TBIO Sintonia, TBIO Sinuelo, TBIO Toruk e TBIO Sossego – para o evento.

Um dos principais destaques nesta safra foi o TBIO Toruk. A cultivar confirmou altas produtividades em diversas regiões, tendo grande destaque nas lavouras de trigo das regiões de Transição e Oeste do Paraná e do sudoeste do estado de São Paulo, onde as produtividades chamam a atenção o consolidando como excelente opção, inclusive na região de Guarapuava. Oriundo de cruzamento com a genética francesa, TBIO Toruk, tem potencial mais elevado de rendimento quando é posicionado em solos férteis e para alto investimento. Possui um porte mais baixo que a maioria das cultivares lançadas no Brasil e apresenta excelente uniformidade e sincronia de perfilhos, ou seja, possui espigas de mesmo tamanho somando maiores componentes de rendimento.

Ficou como destaque para o ano de 2017 a disponibilidade de sementes em nível comercial da cultivar TBIO Sossego, grande alternativa para os triticultores que desejam maior facilidade no manejo, como o próprio nome sugere, sem deixar de atender as demandas da indústria. Segundo o Gerente da Regional Norte (PR, SP, Cerrado e Paraguai) da Biotrigo, Fernando Michel Wagner, as características de reação as principais doenças da cultura são inéditas no mercado brasileiro. “TBIO Sossego atende plenamente ao desejo do agricultor que pretende realizar um nível menor de investimento na cultura pois é menos exigente, apesar de ter excelente resposta em ambientes mais férteis. Esta é uma preocupação que o melhoramento genético deve ter, em atender a todos os tipos de demandas que as diferentes realidades oferecem”, afirma Wagner. A cultivar está sendo multiplicada para a produção de sementes em 2016, tendo a disponibilidade de maior volume visando a produção de grãos para o próximo ano.

 

Visita internacional

Nesta edição da WinterShow, a Agrária e Biotrigo, juntamente com a Unión de Exportadores del Paraguay (UNEXPA), realizaram um intercâmbio de informações, trazendo do país vizinho um grupo de recomendantes de diversas cooperativas. O giro contou com visita a campo, palestras com pesquisadores da FAPA e Biotrigo, sendo finalizado com uma visita ao estande da Biotrigo, onde foram apresentadas as cultivares expostas durante o WinterShow.

 

Parceria de longa data

Guarapuava está localizada no Centro-Sul do Paraná, região com muitas peculiaridades e que, por ser alta e fria, precisa ter um alinhamento específico entre a pesquisa e a produção. “É uma região onde se semeia e se colhe trigo mais tarde, por isso focamos no desenvolvimento de cultivares específicas para os cooperados da Agrária, materiais posicionados para fugir dos riscos que as regiões altas têm para triticultura”, explica Fernando. Para Leandro Bren, o melhoramento que a Biotrigo emprega é o diferencial. “Nosso pesquisador consegue selecionar, por meio desta parceria, cultivares adaptadas para o clima e condições de solo para a região. É uma gama de materiais que são importantes para todos os produtores de trigo”, explica. Conforme Leandro, uma grande demanda do cooperado da Agrária é por produtos com maior resistência genética a doenças. “A Biotrigo, juntamente com a Agrária, vem atingindo seu objetivo que é entregar para o produtor rural materiais mais tolerantes a doenças e com menor custo de produção”, finaliza.

Fonte: Ass. de Imprensa

Continue Lendo

Empresas

Agroceres PIC discute os desafios para uma suinocultura sustentável durante o Pork Pinnacle

Os executivos irão explorar o tema de forma abrangente, desde as atuais e novas exigências de sustentabilidade que estão moldando a suinocultura no Brasil, até sua aplicação prática nas unidades de produção de suínos.

Publicado em

em

Diretor da Agroceres PIC, Alexandre Furtado da Rosa:"O Pork Pinnacle é uma iniciativa interessante, que nasce com uma proposta ousada e oportuna, que é olhar para o futuro da suinocultura" - Foto: Divulgação/Agroceres

Alexandre Rosa, diretor da Agroceres PIC, será um dos debatedores do Painel Inaugural, que será coordenado por João Campos, CEO da Seara Alimentos. Realizado pela primeira vez no Brasil, Pork Pinnacle reúne executivos e lideranças da suinocultura brasileira, em Curitiba (PR).

A Agroceres PIC terá uma participação de destaque no Pork Pinnacle. Além de patrocinadora do evento, a empresa estará presente com sua equipe Comercial e Técnica e contribuirá ativamente com as discussões do Painel Inaugural.

Organizado pela suínoBrasil, da editora espanhola Agrinews, o Pork Pinnacle, será realizado no dia 25 de setembro, em Curitiba (PR), e tem como objetivo reunir os principais executivos e lideranças da suinocultura brasileira para discutir o futuro do setor.

“O Pork Pinnacle é uma iniciativa interessante, que nasce com uma proposta ousada e oportuna, que é olhar para o futuro da suinocultura, discutindo as tendências, os desafios e as oportunidades para nosso setor” afirma Alexandre Furtado da Rosa, Diretor Superintendente da Agroceres PIC. “Com um formato diferente, o evento reúne líderes e influentes especialistas para tratar tanto das questões conjunturais e econômicas, quanto das demandas técnicas importantes para o desenvolvimento da produção brasileira de suínos. Como empresa líder do segmento de genética, nós da Agroceres PIC, nos sentimos honrados em integrar essa iniciativa e contribuir ativamente com o debate”, conclui.

Projetando o futuro da suinocultura

Na abertura do congresso, o diretor Superintendente da Agroceres PIC, Alexandre Furtado da Rosa será um dos debatedores do Painel “Os Desafios para uma Suinocultura Sustentável”. Coordenado por João Campos, CEO da Seara Alimentos, o módulo contará com a participação de Rodrigo Lima, diretor do Agroícone e de Everton Krabbe, chefe geral da Embrapa Suínos e Aves.

Durante o Painel, os executivos irão explorar o tema de forma abrangente, desde as atuais e novas exigências de sustentabilidade que estão moldando a suinocultura no Brasil, até sua aplicação prática nas unidades de produção de suínos.

Fonte: Assessoria Agroceres
Continue Lendo

Empresas

Marfrig e BRF apresentam avanços em sustentabilidade na Semana do Clima de Nova York

Monitoramento dos fornecedores diretos e indiretos de gado e grãos bem como o combate ao desmatamento nos biomas Amazônia e Cerrado são destaques entre as iniciativas

Publicado em

em

Diretor de sustentabilidade da Marfrig e da BRF, Paulo Pianez: "Produzir proteína animal de forma sustentável e em escala global, que corresponde a mais de 120 países, é um grande desafio" - Foto: Divulgação/NOVA PR

A Marfrig, uma das companhias líderes em carne bovina e maior produtora de hambúrguer no mundo, e a BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, dona das marcas Sadia, Perdigão e Qualy, participam da Semana do Clima de Nova York (Climate Week NYC) para apresentar avanços na plataforma de sustentabilidade, com destaque para gestão da cadeia de suprimentos e as metas de monitorar 100% dos fornecedores indiretos de bovinos e de grãos provenientes da Amazônia e do Cerrado.

Paulo Pianez, diretor de sustentabilidade da Marfrig e da BRF, desembarca em Nova York para uma série de eventos na cidade e deve promover boas práticas ESG na produção de alimentos. “Produzir proteína animal de forma sustentável e em escala global, que corresponde a mais de 120 países, é um grande desafio. Isso significa garantir práticas responsáveis em toda a cadeia produtiva para atender à crescente demanda por alimentos, sem comprometer o futuro do planeta”, conta o executivo.

A plataforma de sustentabilidade da BRF e da Marfrig é baseada em diferentes pilares. Um deles trata da gestão de fornecedores com destaque para compra responsável de gado e de grãos e o combate ao desmatamento. Ambas já rastreiam 100% dos fornecedores diretos de gado e de grãos e estão caminhando para rastrear 100% dos fornecedores indiretos nos biomas Cerrado e Amazônia. O rastreamento é feito com sistema de geomonitoramento, via satélite e em tempo real, que rastreia a cadeia de fornecimento 24 horas por dia. Os outros pilares incluem a utilização de energia renovável e agronegócios de baixo carbono, o uso de recursos naturais, incluindo energia limpa a partir de fontes renováveis, a economia circular e a gestão de resíduos com logística reversa e embalagens recicladas, além do apoio às comunidades em que ambas as companhias estão inseridas.

Na última sexta-feira, 20 de setembro, Paulo Pianez participou de um painel do Pacto Global e da WWF, onde tratou da importância de ações coletivas para restaurar ecossistemas degradados e a promoção da segurança hídrica. Já nesta semana, a agenda contempla participação em diferentes painéis. Confira:

Fonte: Assessoria NOVA PR
Continue Lendo

Empresas

Master inaugura espaço de descanso e lazer

Ambiente cuidadosamente planejado, projetado para promover momentos de descanso, lazer e interação aos colaboradores.

Publicado em

em

Fotos: Divulgação/Master

Pensando em proporcionar um ambiente de trabalho cada vez mais saudável e acolhedor, a Master inaugurou na última sexta-feira (20) de setembro, na unidade industrial Cetrevi, em Videira, o espaço de descanso e lazer, projetado para promover momentos , lazer e interação.

Com uma infraestrutura moderna e aconchegante, o ambiente conta com opções para atender às diferentes necessidades dos colaboradores, como sala de TV, biblioteca, área de convivência, espaço para descanso e sala de jogos.

“Criado para termos uma melhor qualidade de vida no trabalho, de todos nós, colaboradores, o espaço oferece condições para que todos possam descansar, interagir, melhor cultivar amizades, estudar e recarregar as energias.  Estamos muito satisfeitos em entregar esse ambiente que, com certeza, mais um diferencial na rotina diária da nossa unidade,” afirmou Moacir Balbinot, gerente industrial da Master.

Benefícios para a empresa e colaboradores

Cada detalhe foi cuidadosamente projetado, desde a escolha das cores até a disposição dos ambientes e o desing dos móveis, tudo foi pensado para criar uma experiência acolhedora, e promover o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional impactando positivamente a qualidade de vida das pessoas e consequentemente na qualidade do trabalho.

“Nosso maior patrimônio são as pessoas, e este espaço é mais uma prova do quanto valorizamos o bem-estar dos nossos colaboradores. Queremos que este local seja um ambiente onde cada um possa se sentir bem, relaxar e voltar ao trabalho com energia renovada. Estamos muito orgulhosos de poder oferecer este ambiente tão especial para todos.” destacou Mario, CEO da Master, durante a inauguração.

A inauguração do espaço, também faz parte das comemorações de aniversário Master, que completou em 2024, 30 anos. Com esta iniciativa, a empresa reforça  seu olhar  para o desenvolvimento humano e o bem-estar de seus colaboradores, criando um ambiente de trabalho cada vez mais acolhedor.

Fonte: Assessoria Master
Continue Lendo
IFC

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.