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Inovação e criatividade marcam capacitações do GPA para Semana Nacional da Carne Suína

Com sucesso e confiante nos resultados, as redes Extra e Pão de Açúcar encerram o ciclo de treinamentos de colaboradores e se preparam para o período da campanha

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Encerrou nesta semana a fase de treinamentos do grupo GPA que antecedem a Semana Nacional da Carne Suína (SNCS). A parceria pioneira tem gerado importantes resultados desde a sua primeira edição em 2013 para as redes Extra e Pão de Açúcar. Com novos treinamentos focados em quebrar tabus sobre a produção da carne suína e despertar a criatividade de seus colaboradores, o grupo espera alavancar as vendas da carne suína durante o período da campanha.

Foram mobilizadas mais de 700 lojas, incluindo as bandeiras Extra, Extra Mercado e Pão de Açúcar. Juntas, as gigantes do varejo atendem a públicos desde a classe A até a D e além da popularidade, apostam na capilaridade da rede, com presença nacional em mais de 17 estados. Ao total, foram capacitadas mais de 500 pessoas, nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Pernambuco e Distrito Federal.

Por sua relevância e por ser uma das maiores redes varejistas brasileiras em faturamento, o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, explica que a participação do GPA na edição de 2019 da SNCS é uma grande oportunidade para ampliar o alcance da campanha, oportunizando resultados ainda mais positivos para a suinocultura brasileira. “Estamos animados para conquistar os consumidores da rede. Com certeza conseguiremos resultados expressivos que beneficiarão os produtores, indústria e varejo brasileiros”.

Os treinamentos

A fim de proporcionar uma experiência de conhecimento inovadora e aprimorar o potencial dos colaboradores para o papel de liderança em seus setores, o GPA realizou as ações junto à ABCS e, com apoio do Sebrae, da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

O treinamento contou com a palestra informativa acerca da produção de suínos no Brasil e do valor nutricional da proteína, com o médico veterinário Iuri Machado, quebrando mitos sobre a carne suína e esclarecendo os participantes quanto às suas dúvidas.Já em um momento mais descontraído, os colaboradores conheceram maneiras de aprimorar o atendimento dos consumidores, trazendo inovação, na palestra “Fator UAU, o encantamento e as vendas levados ao próximo nível”, com os consultores da Fábrica de Criatividade Denilson Shikako e Matheus Cardoso.

Lilian de Melo , curadora líder GPA-SP, é veterana nas capacitações das redes em parceria com a ABCS. Segue motivada a aprender mais e compartilhar o conhecimento, para que todos saibam dos benefícios da carne suína. “Foi ótimo o treinamento, foi diferente e o modo de engajar o público foi melhor. Vou motivar a minha equipe com tudo aquilo que eu aprendi aqui. Vou passar pra eles, pra eles passarem pros nossos clientes, porque eles merecem”.

Milena Mendonça, Médica veterinária e coordenadora da equipe de qualidade do GPA- DF, participou pela primeira vez do evento e falou sobre a relevância da palestra na capacitação dos colaboradores. “A importância dessa palestra é saber acabar com os mitos que existem em relação à carne suína que a gente tem desde cedo, desde pequeno a gente aprende que a carne suína não faz bem, mas a gente vê que isso não é verdade. Então esse treinamento serve pra reforçar isso e ver que as pessoas que estão engajadas nisso fazem com que esse produto realmente chegue à mesa do consumidor com qualidade”.

O gerente comercial de aves, suínos e peixaria do GPA, Rafael Monezi, destaca o sucesso da parceria entre a ABCS e o GPA e se diz entusiasmado para os resultados da edição após a série de treinamentos. “A expectativa é ótima. Estamos trabalhando nos últimos sete anos no GPA esse treinamento. encontramos um modelo de negócio bem diferente, onde a gente investe muito nos colaboradores para que eles possam ser bem capacitados, ter conhecimento técnico, ter informação e muita motivação pra vender carne suína. A expectativa é de fazer uma excelente campanha esse ano e trabalhar a carne suína o ano inteiro”.

O PDS

A parceria entre a ABCS e GPA este ano veio com uma novidade: O Plano de Desenvolvimento de Suínos. O PDS tem como principal objetivo dobrar as vendas de carne suína até 2021, além de aumentar o share e gerar melhor rentabilidade e diferenciação para o açougue. O projeto conta com o apoio da ABCS e foi pensado para ser 360º, garantindo a qualidade desde a produção até a divulgação e chegada do produto nas gôndolas das lojas das bandeiras Extra e Pão de Açúcar e seus formatos (Extra Hiper, Extra Super, Mercado Extra, Mini Extra e Pão de Açúcar e Minuto Pão de Açúcar, além do e-commerce alimentar das duas marcas).

Uma das frentes de atuação do plano de desenvolvimento de suínos é na produção e envolve treinamentos e capacitação nas granjas fornecedoras e consiste no alinhamento de temas como o bem-estar animal. Além disso, esse pilar também prevê a produção de conteúdos técnicos e científicos relacionados a temas de segurança alimentar e normativas para as fábricas de ração, por exemplo. Por fim, contempla, também, visitas técnicas da equipe do GPA em granjas para alinhar o conhecimento sobre a produção, bem como a origem da matéria-prima e adequação de processos

SNCS em 2019

Nesta edição, a SNCS se renova e se destaca com o tema Qualidade na Cadeia de Valor, com o objetivo de transferir ao consumidor consciente informações a respeito do sabor, da importância nutricional, da segurança alimentar e da qualidade na cadeia de produção da carne suína. Com um aumento de 40% no número de lojas participantes comparado a 2018, a SNCS chegará em 22 estados brasileiros, no período de 26 de setembro a 13 de outubro, aumentando sua presença em grandes regiões de consumo como o Sul e Nordeste e ampliando a oportunidade de desenvolvimento de toda a cadeia de valor.

Fonte: Assessoria
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Notícias Próxima terça-feira

XIX Congresso Nacional Abraves inicia dia 22

Evento proporcionará trocas de experiências e informações, envolvendo toda a cadeia produtiva da suinocultura

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Arquivo/OP Rural

Com o tema ‘O futuro mercado de suínos, fundamentado pelo conhecimento e pela ciência’, o XIX Congresso Nacional Abraves e I Congresso Internacional Abraves inicia na próxima terça-feira, dia 22, em Toledo, PR. Durante três dias o evento vai discutir importantes temas para a cadeira produtiva de suínos.

Toledo, localizada no oeste do Paraná, será palco do mais tradicional evento técnico e científico da suinocultura brasileira. O município ocupa lugar de destaque no agronegócio brasileiro, especialmente na área da suinocultura, tendo o maior plantel do país.

Programação

O Abraves reunirá em Toledo especialistas nacionais e internacionais que vem contribuindo para os padrões técnicos da atividade. Serão cinco painéis que irão discutir temas ligados ao desenvolvimento das Pessoas, Nutrição, Salmonella, Mercado e Sanidade.

O primeiro dia do evento (22) será destinado ao desenvolvimento das pessoas, com palestras e mesas redondas que terão como ponto principal aqueles que fazem a suinocultura avançar: as Pessoas. A abertura do Congresso está prevista para às 9h20, com a palestra do jornalista Clóvis de Barros Filho, que falará sobre ‘Comportamento, atitude, motivação e inteligência: qual o valor do profissional com essas atitudes?’.

Já no segundo dia (23), as atividades serão destinadas aos temas Sanidade e Nutrição, com palestrantes internacionais como Theo Niewold, Bélgica, que falará sobre ‘Promotores de crescimento (AGP): mecanismos de atuação e interação com microbiota’ e Paul Sundberg, EUA, que abordará ‘Doenças virais emergentes e os riscos sanitários para os mercados globais’.

O último dia (24) do XIX Congresso Nacional e I Congresso Internacional vai ter como pauta principal Salmonella e Mercado. Quatro importantes profissionais irão discutir os impactos da salmonela na cadeira produtiva de suínos, além da apresentação de dois trabalhos científicos. O médico veterinário e Mestre em Produção Animal, Fabrício Delgado, vai falar sobre o controle da salmonella – visão da indústria e a pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Marisa Cardoso, abordará o tema na visão acadêmica.

As atividades no painel Mercado se encerram com o tema: ‘Dependência do mercado externo: vantagens e desvantagens para a suinocultura brasileira’, que será abordado por Jose Piva – PIC, (EUA), seguido de uma mesa redonda.

Fonte: Assessoria
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Notícias Segundo consultoria

Plantio de soja do Brasil segue atrasado com clima adverso

Com o tempo adverso registrado nas principais áreas produtoras este ano, o ritmo também tem forte atraso ante a mesma época da safra anterior

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Cleverson Beje

O plantio de soja no Brasil havia avançado até a sexta-feira (11) para 9,5% da área estimada para a safra 2019/20, registrando atraso de cerca de três pontos percentuais ante a média histórica para o período, após um início mais lento dos trabalhos pelo clima seco, informou na sexta-feira a consultoria Arc Mercosul.

Com o tempo adverso registrado nas principais áreas produtoras este ano, o ritmo também tem forte atraso ante a mesma época da safra anterior, quando 21,1% da soja do maior exportador global estava plantada, informou a consultoria.

O plantio também está mais lento que o registrado em 11 de outubro de 2017, quando produtores haviam semeado 11,6% da safra. “A soja brasileira vai ‘bem’ sendo plantada até o fim de novembro, principalmente no centro do Brasil”, disse o diretor da Arc Mercosul, Matheus Pereira, ao comentar que o atraso não é um problema para safra da oleaginosa, mas pode ser um fator negativo para a segunda safra.

Até a semana passada, o Brasil havia semeado 4,4% da área, disse Pereira, acrescentando que o plantio só não evoluiu mais esta semana por “excessos de chuvas no Sul do Brasil e o atraso da chegada das mesmas para o centro do país”.

Segundo o especialista, o problema do atraso no plantio de soja “continua sendo o estreitamento da janela de plantio da safrinha 2019, principalmente para o milho”, semeado após a colheita da oleaginosa. “A cada dia que se perde de inatividade em campo durante outubro é um dia que se perde na janela do plantio do milho, lá em fevereiro/março de 2020.”

Quanto mais tarde se plantar a segunda safra, maior a chance de tempo adverso durante o período de desenvolvimento.

Para esta semana, a maioria das áreas deverá receber chuvas, especialmente o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

O oeste do Paraná, Estado onde o plantio está atrasado, deverá receber mais de 90 mm, enquanto o noroeste, 64 mm. O Norte Pioneiro deverá ter meros 38 mm, segundo dados meteorológicos publicados no terminal Eikon, da Refinitiv.

Essa variação de volumes também é esperada para o Mato Grosso do Sul.

Já Goiás, Tocantins e nordeste de Mato Grosso terão menos chuvas, em volumes de até 5 mm ao longo da semana.

O norte e sul de Mato Grosso verão mais chuvas, de 20 mm a pouco mais de 40 mm, o longo da semana.

Com essas chuvas, as precipitações acumuladas no período deverão ficar acima do normal ao sul do país e abaixo da média na maior parte do Centro-Oeste.

Fonte: Reuters
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Notícias Segundo Abrafrigo

Rússia reabilita frigorífico de TO para exportação de carne bovina

Serviço sanitário russo publicou na quinta-feira (10) em seu site na internet a reabilitação da unidade

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A planta do frigorífico Cooperfrigu em Gurupi (TO) foi reabilitada pela Rússia para exportar carne bovina ao país, que havia embargado a proteína brasileira em 2017 por alegações de uso do aditivo ractopamina, informou nesta sexta-feira (14) a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo).

O serviço sanitário russo publicou na quinta-feira (10) em seu site na internet a reabilitação da unidade, que possui capacidade de abate de 820 animais por dia e exporta cerca de 30% de sua produção, segundo a Abrafrigo.

Antes maior importadora do produto brasileiro, a Rússia iniciou a retirada dos embargos em novembro do ano passado, mas até agora contemplou apenas cinco empresas de bovinos. As restrições aplicadas em 2017 também valem para a carne suína.

Fonte: Reuters
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