Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias Embrapa

InovaAvi destaca propostas das equipes

Publicado em

em

Divulgação Embrapa

A primeira noite de apresentação das propostas finalistas do InovaAvi – Chocando Ideias agradou e superou a expectativa do público. As cinco primeiras equipes a apresentarem seus pitchs e responderem aos questionamentos dos avaliadores foram acompanhadas por mais de 160 espectadores online no canal do YouTube e, até a manhã desta quarta-feira, foram mais de 1250 visualizações.

A primeira equipe a se apresentar destacou a proposta “Wrong Collor – Sistema de detecção de poedeiras improdutivas”. De Sinop/MT, os integrantes Leonardo Willian de Freitas, Elias Giacomel, Úrsula Bianchi Valença e Maicon Sbardella tiveram a pesquisadora Helenice Mazzuco como madrinha durante o processo da Trilha de Inovação.

A solução proposta pela equipe baseia-se na utilização de um sistema de captura e processamento de imagens de maneira contínua e acoplado ao sistema automatizado de alimentação nas baterias de gaiolas. Desta forma, o sistema permitirá em tempo real a avaliação das condições das aves (poedeiras improdutivas, canibalismo e aves mortas) e identificação das gaiolas para o tratador efetuar o descarte.

Em seguida, a apresentação foi da equipe de Dois Vizinhos/PR, com a proposta “Aplicativo para monitoramento de ambiência de aviário para avicultores e empresas integradoras”. Os integrantes Marcus Glauco Faria de Sant Anna, Lediane da Mota de Sant Anna, Robson Totti, Rafael Kupkoviski e Cícero Ismael Tecchio foram acompanhados no processo pela pesquisadora Vivian Feddern, que atuou como madrinha.

A solução proposta pela empresa é um conjunto de hardware e software que faz o monitoramento em tempo real, 24×7 dos elementos de ambiência do aviário (temperatura, umidade, amônia, fluxo de ar, luminosidade, etc.), que pode ser acompanhando tanto em plataforma WEB quanto em app mobile, (ambas as soluções já estão desenvolvidas e validadas e em uso por um avicultor a mais de dois meses)

A terceira turma, formada pelos integrantes Joaquim Gonçalves, Guilherme Tremiliosi, Camila Lange e Hebert Silveira, de São Carlos/SP, apresentaram a proposta “Síntese de complexos nanoestruturados de prata para substituição de antibióticos promotores de crescimento na produção de suínos e aves”. O padrinho da turma foi o analista Francisco Noé da Fonseca.

A proposta apresentada está baseada em um produto com validação laboratorial concluída (rota de síntese e incorporação no carreador) e validação à campo em suínos junto a USP – Campus Pirassununga (dados ainda não publicados). Efeitos positivos comprovados estatisticamente em melhora de conversão alimentar, com menor consumo de ração para atingir o mesmo peso. Além disso, melhora no Rendimento de Carcaça. No campo da medicina e da medicina veterinária, as nanopartículas estão sendo exploradas extensivamente devido às suas propriedades químicas e físicas dependentes do tamanho.

A proposta “Robô Granjeiro – Dispositivo Estimulador de Aves de Corte”, da turma de Xanxerê/SC, formada pelos integrantes Thiago Soffiatti Souza, Mathias Marcel Bonan Testa, Natan Zaqueu Gaio Spricigo e Ricardo Cézar Favretto, foi a quarta a ser apresentada. Os padrinhos no processo da Trilha de Inovação foram os pesquisadores Gilberto Schmidt e Sabrina Duarte.

A equipe desenvolveu um equipamento denominado MOVEIN criando o conceito de Granjeiro Robô ao qual simula o avicultor caminhando por meio de som e movimento. O sistema é composto por conjunto de trilhos que são instalados no teto do aviário, sistema de deslocamento autônomo embutido com som.

E, encerrando a noite, a proposta “Automatização da Inspeção Sanitária em frigoríficos” foi apresentada pelo Leandro Alonso Xastre, representando a equipe formada pelo Ricardo Alvim Netto, Maria Antonia de Freitas Constancio e Gabriela Ferreira Jorge. Todos de Campinas/SP, que contaram com a mentoria do pesquisador Luizinho Caron.

A proposta prevê câmeras instaladas dentro dos frigoríficos, junto às nórias, no local onde se fazem as linhas de inspeção. Computadores acessam as imagens captadas pelas câmeras e usando de Visão Computacional e Inteligência Artificial fazem a inspeção visual das carcaças em tempo real, possivelmente mais rápido e em uma única linha de inspeção dentro das nórias.

As apresentações podem ser revistas no link da live de ontem, no Canal do YouTube da Embrapa (https://youtu.be/h7hYArB3Xzo)

Segunda etapa de apresentações

Hoje à noite, a partir das 19 horas, será a vez das demais equipes, encerrando a etapa de avaliação das finalistas (https://youtu.be/nO40SKC0FzQ).

A grande final, com o anúncio dos vencedores, será amanhã, dia 08, também às 19 horas, pelo canal do YouTube. A abertura será com a futurista Jaqueline Weigel. (https://youtu.be/vBWtt-OidFQ).

Confira a ordem de apresentação de hoje, dia 07:

1) Stac Robot – Robô autônomo multi propósito para avicultura

2) Sistema de visão computacional para inspeção de ovos.

3) IndustryCare – monitoramento em tempo real de máquinas e processos

4) AveStac Pro – Solução para gestão de aviários

5) Granja zero energia

A live foi moderada pelo consultor de criatividade e inovação Fabrício De Martino, com participação dos artistas Milena Pagliacci e Dudu Rosa, que estão produzindo os mapas mentais e artes, respectivamente. As perguntas aos representantes das equipes foram conduzidas pelo analista e supervisor do SIPT Cássio Wilbert e a chefe geral da Unidade Janice Zanella.

A live teve ainda a participação especial da mascote do InovaAvi, o Galeto.

 

Realização e parceiros

A realização do InovaAvi é da Embrapa Suínos e Aves com correalização da Acate Agronegócio, Parque Científico e Tecnológico Chapecó, Prefeitura de Concórdia e Faped. São parceiros do evento Fapesc, Agriness, Academia da Avicultura e Fornari Indústria. Como patrocinadores Ouro, o InovaAvi conta com Seara Alimentos e MSD Saúde Animal. No patrocínio prata estão o Sindirações e Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA. Os patrocínios bronze são Evonik, Cedisa, Fazenda da Toca, Boehringer Ingelheim, DSM, Adisseo e BRDE. O evento tem como mídias parceiras AviNews, Feed&Food e O Presente Rural.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

Notícias

ABPA, SIPS E ASGAV promovem churrasco com aves e suínos na Expochurrasco

Presidentes das entidades assumem a churrasqueira para assar mais de 200 quilos de carne; cardápio será comandado pelo chef Marcelo Bortolon

Publicado em

em

Foto: Divulgação Expochurrasco

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, o presidente da Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV), Eduardo Santos e o Presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Rio Grande do Sul (SIPS), José Roberto Goulart, comandarão a churrasqueira de uma ação que as entidades da avicultura e da suinocultura promoverão durante o Festival Internacional do Churrasco (ExpoChurrasco), no dia 20 de abril, no Parque Harmonia, em Porto Alegre (RS).

Com o objetivo de estimular uma presença cada vez maior das carnes de aves e de suínos no cardápio dos churrascos, a ação promoverá um convite à degustação de cortes diferenciados para a grelha.

Ao todo, serão assados mais de 200 quilos de carne nas 6 horas de evento, com cortes de aves, como sobrecoxa desossada, tulipa e coxinha da asa, e de suínos, como costela, panceta, linguiça, sobrepaleta e picanha.

O espaço das associações do setor na Expochurrasco contará com a presença do chef gaúcho Marcelo Bortolon, que preparará receitas especiais, como costela suína ao molho barbecue de goiabada e cachaça, e sobrecoxa de frango ao molho de laranja, mel e alecrim.

“Na capital do estado conhecido pelo churrasco tradicional, vamos assumir pessoalmente a churrasqueira e promover uma grande degustação para incentivar a adoção de mais cortes de carnes de aves e de suínos nas grelhas. A ideia é convidar os visitantes a repetir em suas casas e em suas confraternizações o uso de mais produtos da avicultura e da suinocultura nos cardápios dos churrascos. São uma ótima opção de sabor, com qualidade diferenciada, que agrada a todos os públicos”, destaca o presidente da ABPA, Ricardo Santin.

Saiba mais sobre a ExpoChurrasco pelo site https://expochurrasco.com.br/

Fonte: Assessoria ABPA
Continue Lendo

Notícias Sustentabilidade

Biogás rende prêmio à C.Vale

Cooperativa possui melhor planta industrial para geração de biogás

Publicado em

em

Indústria para processamento de raiz de mandioca em Assis Chateaubriand (PR) - Foto: Assessoria

Ações de sustentabilidade da C.Vale renderam prêmio nacional à cooperativa. Em solenidade realizada em Chapecó (SC), dia 17 de abril, a cooperativa recebeu o Prêmio Melhores do Biogás, concedido pelo Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano.

Guilherme Daniel com o troféu ladeado por Aírton Kunz (Embrapa Suínos e Aves), Rafael Gonzalez (CBIogás) e Suelen Paesi (Universidade de Caxias do Sul) – Foto: UQ Eventos

A C.Vale conquistou a primeira colocação na categoria Melhor Planta/Geradora de Biogás – Indústria. O segundo lugar ficou com a multinacional Raizen e a terceira colocação com o grupo Cetric.

A cooperativa foi representada pelo supervisor ambiental Guilherme Daniel. “Para a C.Vale, as questões ambientais não são somente uma obrigação para atender aos requisitos legais. São atividades que podem gerar receitas, com ganhos ambientais e econômicos”, afirma o presidente da cooperativa, Alfredo Lang.

A C.Vale aproveita o gás metano (CH4) gerado pelos efluentes das amidonarias e Unidade Produtora de Leitões para gerar energia limpa e minimizar o efeito estufa. No caso das duas indústrias de beneficiamento de mandioca, em Assis Chateaubriand e Terra Roxa, ambas no Paraná (PR), a medida reduz em aproximadamente 75% os custos das indústrias com lenha, ou seja, evita o consumo de mais de 50 mil árvores/ano.

 

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Notícias

Santa Catarina reforça medidas de biosseguridade em eventos com aglomeração de aves passeriformes

Medida visa garantir a biosseguridade e como forma de prevenção e controle da Influenza aviária de Alta Patogenicidade

Publicado em

em

Portaria SAR nº 11/2024 mantém suspenso, em todo o território catarinense, a realização eventos com aglomeração de aves - Fotos: Divulgação/Cobrap

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) publicou, na última sexta-feira (12), a Portaria SAR nº 11/2024, que mantém a suspensão, em todo o território catarinense, da realização de exposições, torneios, feiras e demais eventos com aglomeração de aves. Ficam autorizados apenas os eventos com a participação exclusiva de passeriformes, mediante o cumprimento das condições e exigências da portaria. A medida visa garantir a biosseguridade e como forma de prevenção e controle da Influenza aviária de Alta Patogenicidade (IAAP).

Está em vigor no país e em Santa Catarina o Decreto de Estado de Emergência Zoossanitária para Gripe Aviária. Com isso, justifica-se a necessidade de regramento específico para a realização de eventos com aglomeração de aves. “Essa portaria é resultado de estudos da equipe técnica da Cidasc e de diálogo com a SAR e representantes do setor. A liberação para eventos com aglomeração de passeriformes irá ocorrer mediante o cumprimento de todas as exigências. Dessa forma, iremos prezar pela sanidade, quando autorizada a realização desses eventos”, explica o secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Valdir Colatto.

A equipe da Cidasc realizou um estudo técnico estabelecendo critérios para a retomada gradativa e segura de eventos com a participação exclusiva de passeriformes, com normas como a avaliação da densidade populacional de aves comerciais no município que ocorrerá o evento e avaliação do status sanitário do município e região. Levando em consideração essas normas, foi apurado que atualmente 74 municípios atendem os critérios para sediar esses eventos.

Além disso, foram elencadas as exigências de medidas de biosseguridade, tanto no local do evento, quanto de criação de passeriformes. Também é levada em consideração a necessidade da obrigatoriedade de emissão de Guia de Trânsito Animal e apresentação de atestado sanitário dos passeriformes. A gestão e os procedimentos de autorização devem ser encaminhados à Cidasc.

Fonte: Ascom Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária
Continue Lendo
SIAVS 2024 E

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.