Entrevistas
Inibidores de Tripsina: o vilão oculto na nutrição de suínos e aves
Ueslei recebe Débora Reolon, gerente sênior da Novus, para uma conversa aprofundada sobre os inibidores de tripsina – compostos antinutricionais presentes principalmente na soja, que comprometem a digestibilidade das proteínas em suínos e aves. Débora explica que a Novus, empresa americana com forte base em pesquisa e desenvolvimento, tem investido há mais de 10 anos no estudo e controle desses inibidores. Apesar do uso de análises como atividade ureásica para avaliar o processamento do farelo de soja, ela alerta que essas ferramentas não são suficientes para indicar com precisão a presença dos inibidores. A especialista defende o uso de metodologias mais específicas e destaca a tendência crescente da presença desses compostos nas amostras analisadas no Brasil, o que acende um sinal de alerta para a nutrição animal de precisão.

Entrevistas
Ceva reúne mais de 140 profissionais no 8º Fórum de Abatedouros em Toledo

Com foco em inovação, biosseguridade e eficiência, o 8º Fórum de Abatedouros Ceva reuniu mais de 140 profissionais da cadeia avícola em Toledo (PR). O evento destacou os principais desafios e soluções do setor, abordando temas como condenações sanitárias, uniformidade de lotes e doenças respiratórias, além de apresentar o programa Genesys, voltado à melhoria de processos industriais.
Segundo Tharley Carvalho, gerente de marketing da Ceva, o objetivo é “reunir toda a cadeia produtiva para discutir soluções práticas e fortalecer a avicultura brasileira”.
Entrevistas
Workshop Aqua Solutions apresenta estudos inéditos com tilápias

Entrevistas
Simpósio da ACAV reúne o melhor da avicultura técnica em Florianópolis

Evento completa 30 anos como referência internacional e destaca a importância da troca de conhecimento para o futuro da produção avícola.
Florianópolis foi palco, nesta semana, de um dos encontros mais importantes da avicultura brasileira: o 15º Simpósio Técnico da ACAV. Reunindo especialistas, técnicos, pesquisadores e empresários do Brasil e do exterior, o evento reforçou sua posição como referência internacional na difusão de conhecimento para o fortalecimento da cadeia produtiva.
Com programação robusta, o Simpósio promoveu uma abordagem integrada dos principais desafios da produção, sempre com foco no futuro.
O coordenador geral do evento, Bento Zanoni, destaca a entrega técnica dos palestrantes e a importância da troca de experiências entre profissionais de diferentes regiões e elos da cadeia: “Essa sinergia, entre técnicos de uma mesma empresa ou de empresas de diferentes partes do país e do mundo, só acontece em eventos como este”, afirma.
Além da programação técnica, o Simpósio celebra 30 anos de sua história, com o tradicional Jantar do Galo encerrando a edição 2025, nesta quinta-feira (07), em clima de confraternização.



