Notícias
Indicador do preço do milho segue em baixa
As compras no spot estão em ritmo muito lento, mas os embarques seguem intensos.
O preço do milho fechou março em baixa. De acordo com informações do Cepea, enquanto produtores têm necessidade de escoar a produção da safra de verão, compradores nacionais e externos limitam as aquisições. Vendedores estão mais flexíveis nos valores e dispostos a realizar entregas imediatas.
Do lado da demanda, agentes consultados pelo Cepea sinalizam ter estoques para o curto prazo, enquanto outros aproveitam as oportunidades atuais de maior oferta para adquirir o cereal a valores mais baixos.
Exportação
As compras no spot estão em ritmo muito lento, mas os embarques seguem intensos. Até a terceira semana de março (18 dias úteis), o Brasil exportou 1,13 milhão de toneladas de milho, volume 99% maior que o do mesmo período do ano passado, segundo a Secex, e superior às 900 mil toneladas estimadas pela Anec (Associação Nacional dos Exportadores de Cereais) para este mês.
Notícias
Conectaurora Coop: inovação aberta para o futuro
Programa abre oportunidade para startups apresentarem soluções para desafios de negócios da cooperativa.
Com o intuito de encontrar soluções inovadoras para os desafios de negócios da cooperativa e fortalecer sua atuação no ecossistema de inovação, a Aurora Coop apresenta seu Programa de Inovação Aberta Conectaurora Coop. Esta iniciativa tem como objetivo acelerar a implementação de inovações por meio da colaboração com parceiros externos.
Jean Pierre Kurtz, coordenador de Inovação da Aurora Coop, destaca que o programa representa uma oportunidade de reforçar a inserção da cooperativa no ecossistema de inovação. “Esperamos que o Conectaurora Coop fortaleça a inovação na cooperativa, promovendo conexões com startups capazes de oferecer soluções inovadoras. Esta abordagem visa não somente gerar resultados positivos para a cooperativa, mas também criar um ambiente de oportunidades para empreendedores e startups”, afirma.
Como participar
Estão abertas as inscrições para startups que possuam soluções para os desafios apresentados pela cooperativa e que atendam aos requisitos estipulados no regulamento do programa. As inscrições podem ser realizadas no site da Aurora Coop, através do link (Inovação | Aurora Coop), onde é possível encontrar informações detalhadas sobre os desafios propostos e as diretrizes do programa.
Notícias Na China
ApexBrasil recebe as chaves da Casa Brasil em Xangai
Em breve, o espaço será aberto para a promoção do comércio exterior brasileiro. Durante a viagem, o presidente da Agência, Jorge Viana, também visitou a fábrica do grupo chinês Luckin Coffee.
O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana, recebeu, na última sexta-feira (08), as chaves da Casa Brasil em Xangai, na China. O espaço será um hub de inovação, promoção do comércio bilateral e de atração de investimentos para o Brasil. “A Casa Brasil em Xangai já nasce como um ambiente de negócios e estará aberta para a incubação de empresas brasileiras e entidades do nosso setor produtivo. Será mais um ponto estratégico da Agência para ampliar o fluxo de comércio exterior do Brasil”, disse Jorge Viana, presidente da ApexBrasil.
Viana lembrou que a China é o maior parceiro comercial do Brasil e um importante investidor no país. “Abrir esse espaço em Xangai vai fortalecer a imagem do Brasil no continente asiático e aumentar as oportunidades de parcerias entre empresas brasileiras e chinesas”, reforçou.
A criação do espaço estava prevista em memorando de entendimento (MOU, na sigla em inglês) assinado entre a ApexBrasil e Shanghai Yangpu District People’s Government, em junho deste ano, durante missão do Brasil em Pequim voltada para a promoção do café brasileiro no gigante asiático. A missão foi liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e realizada pela ApexBrasil, em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e o Ministério das Relações Exteriores (MRE).
Na ocasião, a ApexBrasil e a Luckin Coffee – rede chinesa de cafeterias – também assinaram um Protocolo de Intenções para promover o café brasileiro no mercado chinês. O acordo visa aumentar a conscientização sobre a alta qualidade e a sustentabilidade ambiental do café produzido no Brasil. A parceria faz parte do projeto “Brasil na Vitrine”, iniciativa da Agência juntamente com grandes players do varejo internacional para estimular as vendas de produtos brasileiros.
Visita à Luckin Coffee
Além do recebimento da Casa Brasil, Jorge Viana visitou a fábrica e o museu do grupo chinês Luckin Coffee em Xangai. “A parceria com a rede Luckin Coffee nos deixa muito orgulhosos. Estar aqui e ver a valorização do café brasileiro é um grande incentivo para continuar esse trabalho de levar nossa produção cafeeira para o mundo”, assinalou Viana.
Em agosto deste ano, representantes da rede de cafeterias estiveram na ApexBrasil para debater estratégias de divulgação do café no mercado chinês. A Luckin Coffee é líder em cafeterias na China. Fundada em 2017, a rede possui 20 mil lojas, com 110 mil funcionários e 69 milhões de clientes no país asiático. No ano passado, o faturamento da empresa chegou a 24,9 bilhões de Yuan chinês. É uma das maiores empresas da China.
“Nossas ambições não se limitam à China. Queremos criar uma marca mundial de café. Por isso, importamos as melhores matérias-primas do mundo, inclusive, café produzido pelo Brasil. Sempre exigimos os melhores cafés arábicos do mundo. Desde o ano passado, enviamos vários pesquisadores atrás dos melhores fornecedores de cafés do mundo, inclusive chefiados por mestres da WBC (World Barista Championship). Nossos grupos de pesquisa já chegaram na Etiópia, Panamá, Indonésia e agora estão no Brasil”, destacou Yan Yan Sabrina Zhao, chefe de Desenvolvimento Sustentável da Luckin Coffee, em visita à ApexBrasil.
Notícias
Capacitação on-line gratuita auxilia produtor a melhorar manejo hídrico na propriedade leiteira
Curso é lançado pela Embrapa pela plataforma E-Campo.
A Embrapa oferece um novo curso on-line pela plataforma de capacitações a distância da Empresa, o E-Campo. Manejo Hídrico na Propriedade Leiteira é gratuito e tem duração de 52 horas.
O objetivo é capacitar agentes de assistência técnica e extensão rural, além de produtores e estudantes, sobre a importância e como fazer a gestão hídrica na fazenda de leite para o uso racional da água e a adequação ambiental da propriedade.
De acordo com o responsável pela capacitação, o pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste Julio Palhares, a iniciativa pretende estimular as boas práticas na produção leiteira em relação ao consumo e qualidade da água. “O curso é o primeiro no Brasil que tem como objeto uma atividade pecuária. Muitas das informações e conhecimentos apresentados também podem ser aplicados em outras atividades animais, como bovinos de corte, suínos e aves. Manejar a água de forma correta será, cada vez mais, fundamental para os sistemas de produção animal, principalmente, em cenários em que as mudanças climáticas promoverão a escassez hídrica em várias regiões produtivas”, destaca Palhares.
Ao final, o participante estará apto a encaminhar uma solicitação de outorga de uso da água, a quantificar e qualificar o consumo hídrico, realizar a coleta de análise de água para os diversos tipos de consumo da propriedade, interpretar os resultados da avaliação da água e aprender a utilizar a ferramenta de aplicação do Índice de Desempenho Hídrico da produção leiteira (IDH-leite).
A promoção do curso contribui para o alcance das metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Agenda 2030, com as metas 2, 6 e 12. A primeira refere-se à promoção da agricultura sustentável de produção de alimentos e prevê práticas agropecuárias resilientes, manutenção dos ecossistemas, fortalecimento da capacidade de adaptação às mudanças climáticas, às condições meteorológicas extremas, secas, etc. O ODS 6 trata da preservação e conservação dos recursos hídricos e seu uso eficiente. O ODS 12, corresponde ao consumo e produção responsáveis, principalmente no que diz respeito à gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais, no caso dessa capacitação, a água.
O treinamento tem oferta contínua, ou seja, o inscrito terá acesso por tempo indeterminado. Porém, sugere-se que seja concluído em até 30 dias, para uma maior efetividade da aprendizagem.
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail e-campo.pecuaria-sudeste@embrapa.br