Conectado com
VOZ DO COOPERATIVISMO

Empresas

Incidência de prolapso em órgãos pélvicos em matrizes: como as empresas de genética podem atuar para mitigar esse desafio?

Questão debatida em outros países, como Estados Unidos, vem chamando a atenção no Brasil em algumas linhagens genéticas

Publicado em

em

A estratégia de alimentação pré-parto foi associada à redução do POP - Divulgação

A longevidade e a saúde da porca são essenciais tanto para atender os quesitos de bem-estar animal quanto de viabilidade econômica da produção de suínos. Globalmente tem-se tentado identificar as possíveis causas relacionadas ao prolapso de órgãos pélvicos (POP) em matrizes suínas, condição que tem se tornado bastante problemática em alguns plantéis pelo mundo.

Os prolapsos de órgãos pélvicos em fêmeas são classificados em três categorias, sendo: o prolapso retal, mais comum após o parto ou no pico de lactação; o prolapso vaginal, mais comum no pré-parto; e o prolapso uterino, que ocorre logo após ou dentro de algumas horas após o parto.

Gerente de Sanidade da Topigs Norsvin, Heloiza Irtes, ressalta que as causas relacionadas ao POP em porcas ainda não estão completamente claras, mas muitos fatores já foram identificados

A gerente de Sanidade da Topigs Norsvin, Heloiza Irtes, explica que as causas relacionadas ao POP em porcas ainda não estão completamente claras, mas muitos fatores já foram identificados. “Alguns estudos mostram que a qualidade da água nas granjas pode influenciar a ocorrência de POP, assim como as granjas com fonte de água não tratada apresentaram maior risco para a enfermidade. Além disso, estes estudos também demonstraram pouca ou nenhuma evidência da influência do tamanho do rebanho, número de nascidos totais e da intensidade de indução ou auxílio do parto na incidência de prolapso. Em contrapartida, as porcas diagnosticadas com POP após o parto tiveram maior número de natimortos, um indicativo de dificuldade de parir”.

Outro fator importante identificado foi a estratégia de alimentação pré-parto, uma vez que a utilização Bump Feeding durante o final da gestação foi associada à redução do POP. Fator consistente com a observação de que porcas com pior escore corporal tiveram maior probabilidade de ter POP em comparação as fêmeas em boa condição corporal ou com excesso de peso.

“O fornecimento de ração antes do parto para porcas também teve impacto. Fêmeas que receberam menos de 2,2kg de ração no pré-parto tiveram aumento significante da incidência de POP quando comparadas às porcas que receberam 2,5kg ou mais de ração por dia”, indica a gerente.

Genética no centro da discussão

Nos últimos anos, a atenção ao fator genético também tem sido o foco das investigações científicas. Autores como Dunkelberger e Bhatia demostraram que o fator genético pode estar associado à ocorrência de POP no plantel. Estudos usando dados genômicos ao invés de dados de pedigree para estimar o parentesco entre os indivíduos de uma população confirmou que a genética é ainda mais importante do que se pensava, com herdabilidades de até 0,35. Esse estudo reforça, portanto, que para um progresso genético sustentável da suinocultura é necessário também incluir a seleção contra a incidência de POP nos objetivos de seleção.

“Por meio de um programa de genética moderno e inovador, a suinocultura busca sempre realizar a seleção de animais com maior longevidade e consequentemente que apresentam uma menor incidência de problemas como o POP. Diante disso, faz-se necessário que o programa de genética seja balanceado, melhorando o animal como um todo e não somente para uma característica”, reforça Heloiza.

Ainda, segundo a especialista da Topigs Norsvin, fazendo o dever de casa, agindo nos pontos certos, o trabalho de melhoramento genético tem se mostrado eficiente uma vez que existem inúmeras granjas brasileiras que não têm sido afetadas pelo aumento significativo da incidência de POP, como observado em outros países. Avaliando mais de 130 mil matrizes TN70 no Brasil em 2022, foi demonstrado que a taxa de mortalidade de matrizes ficou abaixo de 8%. A mortalidade de fêmeas relacionada somente a POP foi de 0,6%. “Esses resultados demonstram o comprometimento da Topigs Norsvin com o progresso genético sustentável”, corrobora Heloiza.

No entanto, mesmo que o aspecto genético seja importante, os fatores ambientais da granja também não podem ser negligenciados. “É de grande importância aliar seleção genética com a identificação e mitigação dos gatilhos ambientais para reduzir a incidência de POP em rebanhos comerciais de porcas”, orienta Heloiza.

TN70 entrega resultados positivos aos suinocultores

Desenvolvida pela Topigs Norsvin, a matriz TN70 atinge patamares de excelência únicos no cenário da genética suína mundial. Considerada por especialistas como a melhor matriz do mundo, esta fêmea F1 obtida pelo cruzamento das linhagens Norsvin Landrace e Linha Z (Large White), agrega as melhores características de ambas as linhagens.

A TN70 tem alta eficiência alimentar, ou seja, é uma fêmea que produz suínos terminados que consomem uma menor quantidade de ração para produzir um quilograma de peso vivo. Essa caraterística é altamente importante na produção de suínos, uma vez que o custo com alimentação representa entre 70 e 75% dos gastos totais da produção. Além disso, com a alta prolificidade, o elevado número de leitões desmamados e suínos terminados contribui com a diluição dos custos fixos de produção.

Preocupada com todo o processo de produção, a Topigs Norsvin tem focado no desenvolvimento de um melhoramento genético sustentável e balanceado, no qual um leitão a mais nascido vivo representasse também um leitão a mais desmamado. “Essa maior viabilidade, juntamente com a prolificidade da TN70, garante ao produtor mais suínos na fase de terminação e posteriormente comercializados”, finaliza Heloiza Irtes, da Topigs Norsvin.

 

Fonte: Ass. de imprensa
Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 4 =

Empresas

BRI lança linha de produtos e aditivos que prometem melhoria no desempenho da saúde intestinal animal, lucratividade e sustentabilidade 

BioResource International anuncia sua expansão no mercado brasileiro no evento “ A conexão entre a nutrição e a saúde intestinal”, que será realizado em Cascavel 

Publicado em

em

Divulgação BRI

Na próxima terça-feira, 5 dezembro, a BRI (BioResource International Inc.), líder e inovadora no desenvolvimento de aditivos para rações de última geração voltadas para a produção de aves, suínos e aquicultura, realizará um evento de lançamento dos produtos Xylamax® e EnzaPro®, na cidade de Cascavel – PR. A empresa norte-americana, com sede na Carolina do Norte, EUA, expandiu os negócios para o Brasil em julho deste ano e o evento é uma oportunidade de aproximação da marca com nutricionistas e sanitaristas das principais cooperativas avícolas e empresas da região oeste do Paraná, entre outros profissionais da área.

A ciência faz parte do DNA da BRI, o que impulsiona a transformação da saúde animal em saúde empresarial. Diante deste contexto, há 24 anos, pesquisas e projetos vêm sendo elaborados para a criação de aditivos especiais para rações que promovam a melhoria da saúde intestinal dos animais e redução de custos para os produtores. A BRI foi pioneira no desenvolvimento da primeira enzima protease para ração de alto desempenho, hoje,é a protease mais vendida no mundo. Os dois produtos de destaque do centro de biotecnologia que serão apresentados no evento, são o Xylamax® e EnzaPro®.

Com potencial para revolucionar o mercado de produção e nutrição, a enzima Xylamax® proporciona maior digestibilidade na alimentação animal, estabelecendo novos padrões de eficiência e desempenho. Em um mesmo caminho, o EnzaPro® atua  melhorando a saúde intestinal de aves e suínos. Composto por ingredientes naturais, o produto otimiza a eficiência da mucosa intestinal dos animais, reduzindo a proliferação de bactérias patogênicas e reforçando a imunidade , o que resulta em um maior crescimento e desempenho geral.

Os produtos da BRI são projetados, desenvolvidos e testados nos Estados Unidos sob rigorosas condições científicas que garantem qualidade e segurança consistentes. A diretora de serviços técnicos da BRI na América Latina, Sandra Rodrigues, enfatizou o compromisso da empresa com os produtores.

A ciência está no centro do progresso da BRI, e nossa pesquisa e aditivos são projetados para melhorar a saúde intestinal dos animais e reduzir custos para os produtores. Nós acreditamos que soluções baseadas na ciência levam à lucratividade, ao mesmo tempo que beneficiam animais, pessoas e o meio ambiente.

A BRI mantém uma rede de distribuição global bem estabelecida entre produtos e regiões, assim o evento “A conexão entre a nutrição e a saúde intestinal” irá possibilitar a construção de novas parcerias, como afirma Vanice Waldige, diretora comercial da BRI na América Latina e México. “A ideia foi trazer um tema que proporciona conexões entre os produtores, com os produtos e com a BRI. Assim como não podemos abordar a produção e desempenho nutricional dos animais em paralelo, e sim trabalhar a conexão entre a nutrição e saúde intestinal. A escolha do local do evento, também se soma a esse objetivo, já que a região oeste do Paraná é referência na produção de aves. Então, esperamos para o evento a participação de empresas da região e do país para consolidarmos ainda mais  a base científica da BRI”, comenta a diretora.

O evento “A conexão entre a nutrição e a saúde intestinal” contará com a participação de profissionais de referência  na área da produção e nutrição animal. O professor de ciência avícola, nutrição e biotecnologia da Universidade Estadual da Carolina do Norte (EUA),  Peter Ferket, apresentará a palestra sobre a formulação de rações para manter a simbiose do ecossistema entérico. A professora e coordenadora do programa de pós-graduação em ciência animal da Universidade Federal do Paraná – Palotina (UFPR), Jovanir Fernandes, também foi convidada para falar sobre a importância da saúde intestinal na fase inicial das aves em tempos de desafios.

A saúde intestinal é um ponto muito importante para a produção animal. O intestino não é apenas um órgão de digestão e absorção, ele ocupa o importante papel na defesa e saúde do animal. Assim, precisamos de estratégias para a manutenção da estabilidade da microbiota e a saúde intestinal. Um dos caminhos possíveis, é através da suplementação de probióticos e enzimas que são fundamentais para proporcionar a colonização e estabilidade da microbiota para que ela possa modular de forma adequada o sistema imune dos animais e também manter a integridade da mucosa intestinal. Como resultado, teremos uma carne com maior qualidade, segurança alimentar e sustentabilidade para os consumidores – explica a professora.

O lançamento da BRI com os produtos Xylamax® e EnzaPro® no Brasil acontecerá no dia 5 de dezembro às  8:30h, no Hotel Central Park Hotel by Bourbon de Cascavel-PR. O evento é aberto a nutricionistas e sanitaristas das principais cooperativas avícolas e empresas da região, técnicos de empresas nutricionais, entre outros profissionais da área.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo

Empresas Avicultura

Cobb-Vantress anuncia Cristiano Pereira novo especialista em Incubação na América Latina e Canadá (LatCan)

O médico veterinário será responsável pela assistência técnica em incubação, além de aprimorar e desenvolver técnicas eficientes em incubatórios

Publicado em

em

Médico veterinário Cristiano Pereira novo especialista em Incubação da Cobb na América Latina e Canadá (LatCan) - Foto e texto: Assessoria

A Cobb-Vantress anuncia o médico veterinário Cristiano Pereira novo especialista em Incubação da companhia na América Latina e Canadá (LatCan). Ele será responsável pela assistência técnica em incubação para clientes, além de aprimorar e desenvolver técnicas eficientes de incubação. Ele também vai promover eventos, seminários e treinamentos técnicos e teóricos com o objetivo de disseminar as melhores práticas e procedimentos para obter o máximo desempenho da linhagem Cobb.

Pereira também terá um papel estratégico na relação com a equipe comercial com a finalidade de identificar oportunidades, mercados potenciais, possíveis melhorias em nossos produtos e divulgar vantagens competitivas oferecidas pelo portfólio Cobb, disse o diretor de Serviço Técnico da Cobb-Vantress na América Latina e Canadá (LatCan), Vitor Hugo Brandalize.

“O Cristiano é um profissional consolidado na indústria avícola e membro da nossa equipe desde 2014. Estamos muito felizes com esta nomeação porque ele já traz uma experiência muito rica em nosso time, desempenhando funções como gerente Regional, gerente Sênior de Serviços Veterinários, além da oportunidade recente que teve de liderar a equipe de controle sanitário. Por isso, acreditamos que ele vai agregar muito aos nossos clientes”, afirmou Brandalize.

A importância essencial do processo de incubação na cadeia avícola foi destacada por Pereira no momento da nomeação. “É com muita alegria que aceito este convite da Cobb para atuar em um segmento tão estratégico e importante para a avicultura, como é a incubação. Vamos seguir esta linha de trabalho com foco nos resultados dos clientes, contribuindo para melhor eficiência produtiva, desempenho e rentabilidade no campo, levando em consideração a realidade de produção de cada empresa. Esta é uma das características mais importantes da Cobb, e que vamos continuar o trabalho nesta linha”, salientou Pereira.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas Espaço Empresarial

XXI Congresso de Produção e Comercialização de Ovos – APA 2024 contará com a participação da Vaxxinova

Dentro de um espaço exclusivo dentro da programação oficial, os congressistas terão acesso às soluções e serviços da multinacional sobre os benefícios da vacinação para a qualidade dos ovos e a longevidade dos plantéis na postura comercial

Publicado em

em

Jeniffer Pimenta, Gerente de Produtos Avicultura da Vaxxinova - Crédito Estilo Press

A Comissão Organizadora do XXI Congresso de Produção e Comercialização de Ovos – APA, evento que ocorrerá entre 11 e 14 de março de 2024 no Centro de Convenções de Ribeirão Preto, SP, organizado pela Associação Paulista de Avicultura e com o apoio da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Governo do Estado de São Paulo (CDA), contará com o apoio da Vaxxinova, empresa especializada em saúde animal.

“A Vaxxinova confirma seu apoio para a edição de 2024 dentro do Espaço Empresarial, um ambiente exclusivo e alinhado ao tema central da programação oficial do XXI Congresso de Produção e Comercialização de Ovos – APA”, informa o Coordenador do Congresso e Diretor Técnico da APA, José Roberto Bottura.

“Nós, da Vaxxinova, valorizamos muito a oportunidade de participar e contribuir ativamente em eventos enriquecedores que promovam a troca de conhecimento. O Congresso de Produção e Comercialização de Ovos – APA desempenha um papel fundamental para nós profissionais e para produtos, sendo o maior e mais influente encontro no âmbito da postura nacional”, enaltece Jeniffer Pimenta, Gerente de Produtos Avicultura da Vaxxinova.

Outro ponto positivo do congresso apontado pela gestora é o seu formato. De acordo com ela, a dinâmica do evento permite a troca de conhecimento e o aprimoramento da equipe para buscar soluções cada vez mais eficazes para atender às demandas das fases de cria, recria e produção das poedeiras comerciais.

Diante disso, destaca Jeniffer, neste ciclo de cuidados e atenção do setor, a participação da Vaxxinova no evento reforçará ainda mais seu compromisso como empresa parceira das granjas por meio de uma equipe multidisciplinar e atualizada sobre os conceitos de vacinologia. “Por essas razões estaremos presentes, reforçando as soluções e serviços do nosso portfólio de apoio às necessidades do mercado. Tudo isso está alinhado com o nosso propósito durante o congresso, que é o de levar cuidados adequados para dentro das granjas. Afinal, cada ovo importa!”, encerra a Gerente de Produtos Avicultura da Vaxxinova.

Serviço:

XXI Congresso de Produção e Comercialização de Ovos – APA

DATAS: 11, 12, 13 e 14 de março de 2024

LOCAL: Centro de Convenções de Ribeirão Preto (Ribeirão Preto/SP)

Fonte: Assessoria
Continue Lendo
AJINOMOTO SEÇÃO SUÍNOS

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.