Conectado com
VOZ PRÉ

Notícias

Imagem internacional do Brasil e o acesso aos mercados internacionais em debate no Siavs 2024

Evento acontece entre os dias 06 e 08 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo.

Publicado em

em

Foto: Shutterstock

Preparado para um grande debate sobre a agropecuária brasileira? O Salão Internacional de Proteína Animal (Siavs) será o palco onde as maiores mentes do setor se encontrarão para impulsionar a avicultura, bovinocultura, suinocultura e piscicultura. De 06 a 08 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo, a inovação será a protagonista.

O Instituto Catarinense de Sanidade Agropecuária (Icasa), um dos patrocinadores do evento, demonstra seu compromisso com a saúde animal e a sustentabilidade da produção. Com participantes de todo o mundo, o Siavs 2024 é o ponto de encontro ideal para fortalecer a cadeia produtiva brasileira e promover a troca de conhecimento entre diferentes culturas e realidades.

A médica-veterinária e conselheira técnica do Icasa, Luciane Surdi, ressalta a importância de apoiar o congresso. “O Siavs é o maior evento voltado para essas indústrias na América Latina. Durante toda a programação, especialistas discutirão temas atuais e futuros das indústrias, como inovação, sustentabilidade, bem-estar animal, mercado e políticas públicas. Abordagens como o controle sanitário, biosseguridade, controle da difusão de agentes infecciosos e vetores biológicos serão apresentados durante o evento. A sustentabilidade ambiental também é tema do Siavs, como uma nova tendência em adoção de boas práticas ambientais, sociais e de governança nas propriedades rurais através da gestão eficiente dos recursos naturais, a redução da emissão de poluentes e a adoção de processos mais sustentáveis. O evento é uma excelente oportunidade para atualização, troca de conhecimento e fortalecimento do agro”, destacou.

Sobre o evento

Está confirmada a participação do secretário-adjunto de comércio e relações internacionais do Ministério da Agricultura, Júlio César Ramos e do gerente de agronegócios da Agência Brasileira de Promoção das Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Laudemir Muller, que se juntarão ao presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Antônio Jorge Camardelli e o presidente da Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), Francisco Medeiros.

O Siavs 2024, organizado pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), é o maior evento do setor no Brasil. Reunindo mais de 200 empresas expositoras e 80 palestrantes, a feira contará com a participação de toda a cadeia produtiva, desde fornecedores de insumos até as maiores agroindústrias brasileiras.

Com gigantes da indústria de equipamentos, as principais casas genéticas do mundo e laboratórios de ponta, o Siavs oferece uma visão completa do setor. A expectativa é receber mais de 21 mil visitantes, que terão a oportunidade de discutir os principais desafios e oportunidades do mercado, além de conhecer as últimas novidades em tecnologia e inovação.

A credencial para participar do evento pode ser realizada através do site https://easyexpo.com.br/v3/siavs/24/indcong.

Fonte: Assessoria ABPA

Notícias

Sindiavipar homenageia Ricardo Santin por fortalecer a avicultura brasileira no mercado global

Honraria destacou os esforços incalculáveis e o compromisso com a excelência, que ajudaram a fortalecer a posição do país no cenário global, elevando a ABPA como referência setorial reconhecida mundialmente pelos setores avícola e suinícola.

Publicado em

em

Fotos: Jaqueline Galvão/OP Rural

Em um gesto de reconhecimento à dedicação e liderança que têm sido fundamentais para o crescimento e desenvolvimento da avicultura no Brasil, o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) prestou uma homenagem a Ricardo Santin, presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). O tributo destacou os esforços incalculáveis e o compromisso com a excelência, que ajudaram a fortalecer a posição do país no cenário global, elevando a ABPA como referência setorial reconhecida mundialmente pelos setores avícola e suinícola.

Durante um encontro festivo promovido pelo Sindiaviapar, realizado em conjunto com a cadeia produtiva paranaense, Santin se mostrou emocionado ao receber a honraria. “Foi uma surpresa, pensei que estava vindo para um jantar com amigos do setor. Receber esta homenagem do Sindiavipar e de toda a cadeia produtiva do Paraná é uma manifestação de carinho imensa, porque a avicultura do Paraná é um grande eixo de desenvolvimento da avicultura brasileira, hoje com 40% da exportação, 35% da produção. Isso me deixa muito honrado. Fico muito feliz e aumenta ainda mais a minha responsabilidade, pois acompanhei o início das atividades da ABPA e a trajetória do Francisco Turra, e junto com ele ajudei a construir esta ABPA forte”, declarou Santin.

O presidente do Sindiavipar e sócio-diretor da Globoaves, Roberto Kaefer, ressaltou a importância do trabalho de Ricardo Santin para o setor. “Fazer uma homenagem ao Ricardo Santin é reconhecer uma pessoa que trabalha muito pelo nosso setor. Este ano vamos chegar aos 5,2 milhões de toneladas de carne de frango exportadas, batendo recorde e nos consolidando como o maior exportador do mundo. A avicultura do Brasil, com mais de 36% de representatividade nacional e 42% das exportações, tem hoje 150 países comprando de nós. Isso é fruto do dinamismo e da capacidade de negociação que a ABPA, sob a liderança de Santin, tem demonstrado. O Brasil, além de oferecer um produto de qualidade superior, tem a capacidade de atender sempre às demandas do mercado global”, enalteceu.

O evento contou com a presença de líderes empresariais e figuras importantes do setor, como os presidentes da Coopavel, Dilvo Grolli; da Copacol, Valter Pitol; o gerente da Divisão Industrial da C.Vale, Reni Girardi; o médico-veterinário e diretor da Mercolab, Alberto Back; além de representantes das maiores empresas de alimentos, genética, laboratórios e insumos do país.

A homenagem a Ricardo Santin ressalta a importância de sua atuação à frente da ABPA, onde ele tem sido peça-chave no crescimento e na promoção da avicultura e suinocultura brasileiras, consolidando o país como um dos maiores players no mercado mundial de proteína animal.

Fonte: O Presente Rural
Continue Lendo

Notícias

Falta de chuva preocupa; cotações da soja têm novos aumentos

Paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo. 

Publicado em

em

Foto: Geraldo Bubniak

A falta de chuva nas principais regiões produtoras de soja no Brasil vem deixando agentes em alerta, visto que esse cenário pode atrasar o início da semeadura na temporada 2024/25.

Segundo pesquisas do Cepea, nesse cenário, vendedores restringem o volume ofertado no spot nacional, ao passo que consumidores domésticos e internacionais disputam a aquisição de novos lotes.

Com a demanda superando a oferta, os prêmios de exportação e os preços domésticos seguem em alta, também conforme levantamentos do Cepea.

A paridade de exportação indica, ainda, valores maiores para o próximo mês, o que reforça a resistência dos sojicultores em negociar grandes quantidades no curto prazo.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo

Notícias

Exportação de ovos cai 42% em um ano e processados têm menor participação desde dezembro de 2022

De acordo com dados da Secex, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023. 

Publicado em

em

Foto: Rodrigo Félix Leal

As exportações brasileiras de ovos comerciais recuaram pelo segundo mês consecutivo, refletindo a diminuição nos embarques de produtos processados, como ovalbumina e ovos secos/cozidos.

De acordo com dados da Secex, compilados e analisados pelo Cepea, o Brasil exportou 1,239 mil toneladas de ovos in natura e processados em agosto, quantidade 4,7% menor que a de julho e 42% inferior à de agosto de 2023.

Das vendas externas registradas no último mês, apenas 24,6% (o equivalente a 305 toneladas) corresponderam a produtos processados, a menor participação dessa categoria desde dezembro de 2022, também conforme a Secex.

Fonte: Assessoria Cepea
Continue Lendo
IFC

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.