Conectado com

Peixes

IFC Amazônia divulga programação da edição 2025

Evento será realizado de 23 a 25 de abril, em Belém do Pará, tendo como eixo norteador a produção de pescado para uma Amazônia sustentável.

Publicado em

em

A organização do IFC Amazônia divulga as palestras já confirmadas para o congresso internacional. A programação científica reúne mais de 40 horas de conteúdo, incluindo palestras, workshops e painéis. Nesta edição, junto com o Congresso Brasileiro de Engenharia de Pesca (Conbep ), o evento recebe trabalhos científicos, possibilitando aos estudantes e profissionais exporem suas atividades de pesquisa e extensão aos congressistas e registrá-las nos anais do evento.

Fotos: Arquivo IFC Amazônia

O IFC Amazônia e o Conbep compartilham o mesmo programa de painéis e palestras no dia 23 de abril. Nos dias 24 e 25, ambos os congressos seguem com programas separados. A inscrição para o IFC Amazônia e para o 23º Conbep é única e gratuita e deve ser realizada pelo site, clique aqui para acessar. Já a submissão de trabalhos científicos está aberta até o dia 24 de março e deve ser feita via site do Conbep.

No dia 23 de abril, a programação de palestras do 2º IFC Amazônia inicia com a participação já confirmada de Audun Lem, vice-diretor do Departamento de Aquicultura da FAO/Itália, e Manoel Xavier Pedrosa Filho, pesquisador em Economia Aquícola da Embrapa, com o painel “Tendências em relação ao mercado mundial de pescado, oportunidades e estratégias para a região amazônica”. A programação do congresso inicia às 09 horas, e a feira de tecnologias e negócios tem início às 14 horas.

Outra palestra bastante aguardada é sobre o “Mercado de carbono na aquicultura e pesca: A nova lei aprovada no Congresso Nacional e a estratégia de operacionalização como alternativa de renda para o setor”. O painel já está confirmado para as 15 horas do dia 23 de abril, com Nathan Oliveira Barros, doutor em Ecologia, pós-doutorado pela Radboud University of Nijmegen, da Holanda, professor e pesquisador da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); e ainda o pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), Bruce Fosberg.

Para o dia 24 de abril, no Simpósio Internacional de Aquicultura, a comissão organizadora do IFC Amazônia já confirmou a realização do painel “Indicadores de sustentabilidade e rastreabilidade na aquicultura”, às 09h20, com o pesquisador e supervisor da área de negócios da Embrapa Digital, Anderson Luis Alves, e a pesquisadora da área de sustentabilidade da Embrapa Digital, Janaina Kimpara.

IFC Amazônia Foto DivulgaçãoO assunto “Nutrição e manejo alimentar de peixes amazônicos: avanços e desafios” será na sequência, às 10h40, com o gerente de produtos de Aquicultura da Imeve, Renato de Almeida, que vai tratar sobre “Uso de probióticos na aquicultura”; e com o doutor em Nutrição de Peixes, Fernando Kubitza.

Na tarde do dia 24 de abril, a partir das 14h40 está confirmada a palestra “Sanidade na produção de tilápias”, com o professor e pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais, Henrique Figueiredo.

Amazônia conectada ao futuro

A segunda edição do IFC Amazônia será realizada entre os dias 23 e 25 de abril, em Belém, no Pará – cidade que sediará a COP 30, evento internacional sobre mudanças climáticas, no mês de novembro. Antecipando debates sobre a produção de pescados, esta edição do IFC Amazônia reforça seu caráter internacional, conectando palestras, workshops, feira de tecnologias, negócios e eventos paralelos. O evento amplia as discussões sobre soluções e tecnologias para o desenvolvimento sustentável na região e antecipa debates para o Pavilhão Oceano na COP 30.

A realização da conferência em Belém reflete o sucesso de um evento relacionado, organizado pelo mesmo grupo, o IFC Brasil, realizado anualmente em Foz do Iguaçu. Segundo a CEO da Expo Fish e uma das organizadoras do IFC Amazônia, Eliana Panty, a expectativa é atingir a marca de 5.000 participantes este ano. “Nosso objetivo é consolidar o IFC Amazônia como um encontro definitivo da cadeia do pescado na região”, afirmou.

O congresso reúne especialistas das áreas de pesquisa, produção, instituições públicas e financeiras, todos focados em apoiar o crescimento sustentável da pesca e aquicultura na Amazônia. O presidente do IFC Amazônia, Altemir Gregolin, ressalta que a meta é expandir a produção de pescado com sustentabilidade. “Contribuindo, assim, para o desenvolvimento econômico e ambiental da região”.

O IFC Amazônia já se consolidou como o maior evento de aquicultura e pesca da região amazônica. E, nesta edição, ganha ainda mais relevância e notoriedade como um evento Pré-COP. “Vamos tratar da aquicultura e pesca como alternativa econômica sustentável e estratégica para o desenvolvimento da Amazônia, discutir e aprovar no evento a Carta de Belém, defendendo esta tese e propondo sua inclusão na programação da COP 30”, destaca Gregolin.

Fonte: Assessoria IFC Amazônia

Peixes

Quaresma de 2026 terá tilápia mais barata para os paranaenses, aponta Deral

Principal produto da piscicultura paranaense, a tilápia, apresentou uma redução de 5% no preço do filé no varejo em relação a janeiro de 2025.

Publicado em

em

Foto: Jonathan Campos/AEN

O início da Quaresma em 2026 tem uma boa notícia para os consumidores paranaenses. Segundo a pesquisa de preços do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e Abastecimento, divulgada no boletim semanal, o principal produto da piscicultura paranaense, a tilápia, apresentou uma redução de 5% no preço do filé no varejo em relação a janeiro de 2025. Dados do IPCA, índice oficial de inflação calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), reforçam essa tendência apontando uma queda de cerca de 12%. O movimento de preços favorece o aumento das vendas em supermercados e peixarias no momento de pico de procura por peixes.

Fotos: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional

O Paraná é um dos principais polos pesqueiros do País justamente pela liderança na produção e exportação de tilápia, uma das espécies mais procuradas pelos consumidores. Em 2024, o Estado alcançou produção de 250 mil toneladas, alta de 17% em comparação com 213 mil toneladas no ano anterior.

No setor de ovos, que acompanha a tradicional migração do consumo de carnes vermelhas para proteínas alternativas, houve aumento no valor de comercialização em Curitiba, impulsionados pela volta às aulas e pela queda sazonal na produção nacional. Esse movimento é explicado pela combinação da demanda aquecida pelas compras institucionais para merenda escolar e pelo período religioso, que se estende até o início de abril.

“Mas apesar da elevação recente, o preço dos ovos não deve alcançar os mesmos patamares observados em 2025. Para as próximas semanas, a expectativa é de estabilidade, movimento que deve permanecer até o encerramento da Quaresma”, diz a médica veterinária e analista do Deral, Priscila Cavalheiro Marcenovicz. O boletim do Deral aponta que o valor atual ainda é 22,4% inferior ao registrado em 2025.

Fonte: AEN-PR
Continue Lendo

Peixes

Setor de piscicultura se prepara para Aquishow Brasil 2026

Evento apresenta tecnologias, debates técnicos e premiações para impulsionar a produção de tilápia no Triângulo Mineiro.

Publicado em

em

Fotos: Divulgação/Aquishow Brasil

A Aquishow Brasil, o maior evento da aquicultura nacional, será realizada mais uma vez em Uberlândia (MG), entre 9 e 11 de junho de 2026, no Castelli Master. O objetivo é avançar nas conquistas já realizadas e contribuir ainda mais para o crescimento da piscicultura em Minas Gerais, que já é uma das mais fortes do Brasil.

Para isso, o evento está maior, com discussões técnicas e completas e conta com a presença de mais de 100 empresas dos vários segmentos da cadeia da produção de peixes de cultivo – especialmente de tilápia.

“A Aquishow Brasil é o maior evento do setor e tem uma missão estratégica: contribuir para o fortalecimento da atividade no país, especialmente em regiões de alto potencial. O Triângulo Mineiro pode se tornar ainda mais relevante na produção de tilápia e estar em Uberlândia pelo segundo ano nos possibilita ajudar nesse processo”, diz Marilsa Patrício, diretora da Aquishow Brasil e secretária executiva da Peixe SP – Associação de Piscicultores em Águas Paulistas e da União.

A expectativa da Aquishow Brasil 2026 é receber 7 mil visitantes de todas as partes do país e do exterior. A edição de 2025 atraiu participantes mais de 20 países – especialmente da América Latina. No ano passado, o evento movimentou R$ 115 milhões e o objetivo para 2026 é crescer pelo menos 10%.

A Aquishow reúne todos os elos da cadeia produtiva da aquicultura brasileira e apresenta as mais modernas tecnologias em genética, insumos, equipamentos, serviços e produtos. Uma completa agenda de apresentações técnicas contribui para atualizar os produtores e apresentar novas tecnologias.

Destaque também às premiações especiais para reconhecer quem contribui para o contínuo crescimento da aquicultura, como o Prêmio Inovação Aquícola e o Prêmio Personalidades Brasileiras da Aquicultura – Aline Brun e Geraldo Bernardino.

Mais informações clique aqui e e-mail peixesp@peixesp.com.br. Organização (17 99616-6638 e 17 98137-8657), Departamento Comercial (Eder Benício, 11 97146-9797)

Fonte: Assessoria Aquishow Brasil
Continue Lendo

Peixes

Com tilápia à frente, setor de pescado projeta crescimento de 30% na Semana Santa

Setor projeta aumento da demanda sem pressão sobre preços, com estoques reforçados e logística organizada.

Publicado em

em

Foto: Shutterstock

As vendas de pescado no Brasil devem crescer cerca de 30% durante a Semana Santa de 2026, segundo estimativas do setor. A expectativa é de aumento na procura sem impacto relevante nos preços ao consumidor, diante de estoques reforçados e organização antecipada da distribuição.

Foto: Divulgação/OPR

De acordo com o presidente da Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR), Francisco Medeiros, as empresas iniciaram o ano com contratos já firmados e ajustes operacionais que garantem maior eficiência. A previsão é de manutenção dos preços e, em alguns segmentos, possibilidade de leve redução em comparação com anos anteriores.

A tilápia segue como principal espécie da piscicultura nacional, respondendo por mais de 65% da produção de cultivo no país. Em 2024, o volume produzido chegou a 662.230 toneladas, alta de 14,36% em relação ao ano anterior. O consumo médio no Brasil é de 4 quilos por habitante ao ano, com crescimento médio de 10,3% ao ano na última década.

No comércio exterior, o Brasil registrou aumento de 2% nas exportações em 2025, mesmo diante de barreiras tarifárias nos Estados Unidos e da concorrência do Vietnã. O Canadá passou a figurar como novo destino para o pescado brasileiro.

Fonte: O Presente Rural
Continue Lendo