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Crescimento do mercado de bioinsumos faz Anpii investir em novas pesquisas

Mudanças estatutárias permitirão ampliar perfis de associados e compartilhar tecnologias, conhecimento e networking em prol da excelência produtiva.

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Foto: Divulgação

Os insumos biológicos apresentam inúmeras vantagens para o produtor, para o solo, meio ambiente e consumidor. Tais atributos se destacam também na economia brasileira e mundial. De acordo com a empresa de pesquisa de mercado Research and Markets, o mercado de insumos biológicos deverá alcançar faturamento de US $18,5 bilhões até 2026, um crescimento de 74%, contra um aumento de apenas 3,7% dos defensivos químicos. Segundo estimativas da consultoria Blink Projetos com a CropLife, o mercado destes insumos deve triplicar até 2030, com os agentes de controle biológico de pragas liderando esse mercado.

Nos últimos 30 anos, a Associação Nacional dos Produtores e Importadores de Inoculantes (Anpii) vem acompanhando de perto essa revolução nas lavouras brasileiras e no comportamento dos consumidores.

Desde sua fundação, vem amplificando conhecimento, em especial sobre a Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN). No final do ano passado, a associação realizou sua assembleia em Curitiba (PR), com uma ampla pauta, envolvendo diversos assuntos que a transformam de ‘entro para fora’. “A primeira grande mudança altera o nosso estatuto e possibilita que mais empresas façam parte da nossa jornada, tendo acesso às pesquisas de mercado, parcerias no desenvolvimento de novas tecnologias junto aos centros de pesquisas e programas novos como o interlaboratorial, em parceria com a Embrapa, que apontará melhorias nos laboratórios das associadas”, relata o presidente da Anpii, Guilherme de Figueiredo.

A reestruturação passa pela contratação de dois executivos que tem a missão de implantar novos projetos, dar ritmo e suporte aos que estão em andamento e criar um planejamento futuro, pensando cenários e trabalhando pelas implementações necessárias. Solon Cordeiro Araujo, engenheiro agrônomo e consultor, participou da fundação da Anpii e foi seu primeiro presidente. Agora, assume a diretoria executiva, enquanto Larissa Simon, que veio do mercado empresarial com passagem em multinacional de fertilizantes e responsabilidade técnica em cooperativa agroindustrial, assume a assessoria executiva.

“Estas mudanças trarão mais agilidade e mais intensidade para as ações da Anpii. Os membros do Conselho Diretor têm suas atribuições nas respectivas empresas e passarão a ter um papel mais estratégico, enquanto que os aspectos operacionais ficarão com o Conselho Executivo”, diz o presidente executivo Solon Araujo.

Outra importante decisão será atuar mais próximo ao mercado de bioinsumos, com ações conjuntas junto às entidades reguladoras e associações congêneres, principalmente na área regulatória, que é chave para a pesquisa e desenvolvimento. “Buscamos segurança jurídica, agilidade nas aprovações para que a tecnologia chegue à linha de produção das associadas com maior velocidade e segurança”, resume vice-presidente da Anpii, Cínthia Delfini.

Atualmente, discussões na Câmara dos Deputados estão sendo realizadas pela Frente Parlamentar Mista da Bioeconomia para melhorar a segurança jurídica de empresas e produtos do setor no Brasil. Segundo os parlamentares, a movimentação global com os bioinsumos pode alcançar US$ 11 bilhões a partir de 2025. O Brasil é o maior mercado dos insumos biológicos no mundo, com taxa anual de crescimento de 32% e movimentações em torno de R$ 3,5 bilhões.

Inteligência e Pesquisa

Em 2023, a Anpii, por meio de parcerias com as consultorias Spark Inteligência Estratégica e 5P2R Marketing de Precisão, vai compor toda uma base de dados para o setor de inoculantes. Com o levantamento de informações desses produtos, suas diferentes formas de aplicação, as percepções dos produtores e os investimentos da indústria em inovação, a associação será capaz de ser um agente ativo na indução de melhorias, tanto na regulamentação, quanto no desenvolvimento de novas tecnologias.

“Disponibilizaremos novas visões e dados confiáveis para que as empresas associadas consigam somar a sua estratégia global e seus meios de produção necessários. Também será possível mostrar ao grande público quantitativamente a abrangência atual do uso dos inoculantes, o potencial de adoção em novas culturas e sistema de produção, assim como, a economia de recursos e a redução do impacto ambiental trazido com seu uso”, analisa Anderson Nora Ribeiro, consultor da 5P2R.

Outro ponto chave para a Anpii é a pesquisa e desenvolvimento (P&D), feito de forma compartilhada entre centros de pesquisa e as empresas associadas. Segundo dados da associação, estima-se um crescimento 15% na comercialização de inoculantes nas culturas de grãos e gramíneas em 2023. As novas pesquisas que se encontram em desenvolvimento e outras em fase final devem acelerar ainda mais o mercado, atraindo por meio do conhecimento os produtores que terão aumento de produtividade e estarão certos de que executam os devidos cuidados envolvendo o meio ambiente.

Interlaboratorial também é destaque

Durante a assembleia com os associados, a Anpii apresentou o Programa Interlaboratorial, que consiste no desenvolvimento de metodologia específica, realizada por meio de parceria com a Embrapa, que busca a evolução dos laboratórios e dos procedimentos técnicos realizados pelas empresas. Dessa maneira, será possível identificar o momento em que cada uma se encontra tendo, posteriormente, uma real padronização dos níveis laboratoriais das associadas.

Outras novidades como novo site e conteúdos direcionados às mídias sociais são importantes porque aceleram o conhecimento com profissionais agrônomos, estudantes e profissionais do agro, trazendo informações relevantes e atualizadas, assim como o EAD “Iniciação – Fixação Biológica do Nitrogênio (FBN)”, gratuito, que já foi realizado por mais de 4.500 alunos nos últimos anos e está disponível no site. Em fevereiro de 2023, será atualizado 100% em vídeo e com novos conteúdos e propostas de interatividade.

Fonte: Ascom Anpii

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Feicorte: São Paulo impulsiona mudanças no manejo pecuário com opção de marcação sem fogo

Estado promove alternativa pioneira para o bem-estar animal e a sustentabilidade na pecuária. Assunto foi tema de painel durante a Feicorte 2024

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Fotos: Shutterstock

No painel “Uma nova marca do agro de São Paulo”, realizado na Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne – Feicorte, em Presidente Prudente (SP), que segue até o dia 23 de novembro, a especialista em bem-estar animal, Carmen Perez, ressaltou a importância de evitar a marcação a fogo em bovinos.

Segundo ela, a questão está diretamente ligada ao bem-estar animal, especialmente no que diz respeito ao local onde é realizada a marcação da brucelose, que ocorre na face do animal, uma região com maior concentração de terminações nervosas, um ponto mais sensível. Essa ação representa um grande desafio, pois, embora seja uma exigência legal nacional, os impactos para os animais precisam ser cuidadosamente avaliados.

“O estado de São Paulo tem se destacado de forma pioneira ao oferecer aos produtores rurais a opção de decidir se desejam ou não realizar a marcação a fogo. Isso é um grande avanço”, destacou Carmen. Ela também mencionou que os animais possuem uma excelente memória, lembrando-se tanto dos manejos bem executados quanto dos malfeitos, o que pode afetar sua condição e bem-estar a longo prazo.

Além disso, a imagem da pecuária é um ponto crucial, especialmente considerando o poder da comunicação atualmente. “Organizações de proteção animal frequentemente utilizam práticas como a marcação a fogo, castração sem anestesia e mochação para criticar a cadeia produtiva. Essas questões podem impactar negativamente a percepção do setor”, alertou. Para enfrentar esses desafios, Carmen enfatizou a importância de melhorar os manejos e de considerar os riscos de acidentes nas fazendas, que muitas vezes são subestimados quando as práticas de manejo não são adequadas.

“Nos próximos anos, imagino um setor mais consciente, em que as pessoas reconheçam que os animais são seres sencientes. As equipes serão cada vez mais participativas, e a capacitação constante será essencial”, afirmou. Ela finalizou dizendo que, para promover o bem-estar animal, é fundamental investir em treinamento contínuo das equipes. “Vejo a pecuária brasileira se tornando disruptiva, com o potencial de se tornar um modelo mundial de boas práticas”, concluiu.

Fica estabelecido o botton amarelo para a identificação dos animais vacinados com a vacina B19 e o botton azul passa a identificar as fêmeas vacinadas com a vacina RB 51. Anteriormente, a identificação era feita com marcação à fogo indicando o ano corrente ou a marca em “V”, a depender da vacina utilizada.

As medidas foram publicadas no Diário Oficial do Estado, por meio da Resolução SAA nº 78/24 e das Portarias 33/24 e 34/24.

Mudanças estabelecidas

Prazos

Agora, fica estabelecido que o calendário para a vacinação será dividido em dois períodos, sendo o primeiro do dia 1º de janeiro a 30 de junho do ano corrente, enquanto o segundo período tem início no dia 1º de julho e vai até o dia 31 de dezembro.

O produtor que não vacinar seu rebanho dentro do prazo estabelecido, terá a movimentação dos bovídeos da propriedade suspensa até que a regularização seja feita junto às unidades da Defesa Agropecuária.

Desburocratização da declaração

A declaração de vacinação pelo proprietário ou responsável pelos animais não é mais necessária. A partir de agora, o médico-veterinário responsável pela imunização, ao cadastrar o atestado de vacinação no sistema informatizado de gestão de defesa animal e vegetal (GEDAVE) em um prazo máximo de quatro dias a contar da data da vacinação e dentro do período correspondente à vacinação, validará a imunização dos animais.

A exceção acontecerá quando houver casos de divergências entre o número de animais vacinados e o saldo do rebanho declarado pelo produtor no sistema GEDAVE.

Fonte: Assessoria Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
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Treinamento em emergência sanitária busca proteger produção suína do estado

Ação preventiva do IMA acontecerá entre os dias 26 e 28 de novembro em Patos de Minas, um dos polos da suinocultura mineira.

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Com o objetivo de proteger a produção de suínos do estado contra possíveis ameaças sanitárias, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) realizará, de 26 a 28 deste mês, em Patos de Minas, o Treinamento em Atendimento a Suspeitas de Síndrome Hemorrágica em Suínos. A iniciativa capacitará mais de 50 médicos veterinários do serviço veterinário oficial para identificar e responder prontamente a casos de doenças como a Peste Suína Clássica (PSC) e a Peste Suína Africana (PSA). A disseminação global da PSA tem preocupado autoridades devido ao impacto devastador na produção e na economia, como evidenciado na China que teve início em 2018 e se estendeu até 2023, quando o país perdeu milhões de suínos para a doença. Em 2021, surtos recentes no Haiti e na República Dominicana aumentaram o alerta no continente americano.

A escolha de Patos de Minas como sede para o treinamento presencial reforça sua importância como polo suinícola em Minas Gerais, com cerca de 280 mil animais produzidos, equivalente a 16,3% do plantel estadual, segundo dados de 2023 da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). A Coordenadoria Regional do IMA, em Patos de Minas, que atende cerca de 17 municípios na região, tem mais de 650 propriedades cadastradas para a criação de suínos, cuja sanidade é essencial para evitar prejuízos econômicos que afetariam tanto o mercado interno quanto as exportações mineiras.

Para contemplar a complexidade do tema, o treinamento foi estruturado em dois módulos: remoto e presencial. Na fase on-line, realizada nos dias 11 e 18 de novembro, especialistas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), da Universidade de Castilla-La Mancha, da Espanha e de empresas parceiras abordaram aspectos clínicos e epidemiológicos das doenças hemorrágicas em suínos. Já na fase presencial, em Patos de Minas, os participantes terão acesso a oficinas práticas de biossegurança, desinfecção, estudos de casos, discussões sobre cenários epidemiológicos, coleta de amostras e visitas a campo, além de simulações de ações de emergência sanitária, onde aplicarão o conhecimento adquirido.

A iniciativa do IMA conta com o apoio de cooperativas, empresas do setor suinícola, instituições de ensino, sindicato rural e a Prefeitura Municipal de Patos de Minas, além do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A defesa agropecuária em Minas Gerais depende de ações como essa, fundamentais para evitar a entrada de patógenos e manter a competitividade da produção local. Esse treinamento é parte das ações para manutenção do status de Minas Gerais como livre de febre aftosa sem vacinação.

Ameaças sanitárias e os impactos para a economia

No Brasil, a Peste Suína Clássica está sob controle nas zonas livres da doença. No entanto, nas áreas não reconhecidas como livres, a enfermidade ainda está presente, representando um risco significativo para a suinocultura brasileira. Esta enfermidade pode levar a alta mortalidade entre os animais, além de causar abortos em fêmeas gestantes. Por ser uma enfermidade sem tratamento, a prevenção constante e a vigilância da doença são fundamentais.

A situação é ainda mais crítica no caso da Peste Suína Africana, para a qual não há vacina eficiente e cuja propagação levaria a prejuízos imensos ao setor suinícola nacional, com risco de desabastecimento no mercado interno e aumento dos preços para o consumidor final. Os animais infectados apresentam sintomas como febre alta, perda de apetite, e manchas na pele.

Fonte: Assessoria Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais
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Faesp quer retratação do Carrefour sobre a decisão do grupo em não comprar carne de países do Mercosul

Uma das principais marcas de varejo, por meio do CEO do Carrefour França, anunciou que suspenderá vendas de carne do Mercosul: decisão gera críticas e debate sobre sustentabilidade.

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Foto: oliver de la haye

O Carrefour França anunciou que suspenderá a venda de carne proveniente de países do Mercosul, incluindo o Brasil, alegando preocupações com sustentabilidade, desmatamento e respeito aos padrões ambientais europeus. A afirmação é do CEO do Carrefour na França, Alexandre Bompard, nas redes sociais do empresário, mas destinada ao presidente do sindicato nacional dos agricultores franceses, Arnaud Rousseau.

A decisão gerou repercussão negativa no Brasil, especialmente no setor agropecuário, que considera a medida protecionista e prejudicial à imagem da carne brasileira, amplamente exportada e reconhecida pela qualidade.

Essa decisão reflete tensões maiores entre a União Europeia e o Mercosul, com debates sobre padrões de produção e sustentabilidade como pontos centrais. Para a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), essa decisão é prejudicial ao comércio entre França e Brasil, com impactos negativos também aos consumidores do Carrefour.

Os argumentos da pauta ambiental alegada pelo Carrefour e pelos produtores de carne na França não se sustentam, uma vez que a produção da pecuária brasileira está entre as mais sustentáveis do planeta. Esta posição, vinda de uma importante marca de varejo, é um indício de que os investimentos do grupo Carrefour no Brasil devem ser vistos com ressalva, segundo o presidente da Faesp, Tirso Meirelles.

“A declaração do CEO do Carrefour França, Alexandre Bompard, demonstra não apenas uma atitude protecionista dos produtores franceses, mas um total desconhecimento da sustentabilidade do setor pecuário brasileiro. A Faesp se solidariza com os produtores e espera que esse fato isolado seja rechaçado e não influencie as exportações do país. Vale lembrar que a carne bovina é um dos principais itens de comercialização do Brasil”, disse Tirso Meirelles.

Foto: Shutterstock

O coordenador da Comissão Técnica de Bovinocultura de Corte da Faesp, Cyro Ferreira Penna Junior, reforça esta tese. “A carne brasileira é a mais sustentável e competitiva do planeta, que atende aos padrões mais elevados de qualidade e exigências do consumidor final. Tais retaliações contra o nosso produto aparentam ser uma ação comercial orquestrada de produtores e empresas da União Europeia que não conseguem competir conosco no ‘fair play’”, diz Cyro.

Para o presidente da Faesp, cabe ao Carrefour reavaliar sua posição e, eventualmente, se retratar publicamente, uma vez que esta decisão, tomada unilateralmente e sem critérios técnicos, revela uma falta de compromisso do grupo com o Brasil, um importante mercado consumidor.

Várias outras instituições se posicionaram contra a decisão do Carrefour, e o Ministério da Agricultura (Mapa). “No que diz respeito ao Brasil, o rigoroso sistema de Defesa Agropecuária do Mapa garante ao país o posto de maior exportador de carne bovina e de aves do mundo”, diz o Mapa em comunicado. “Vale reiterar que o Brasil possui uma das legislações ambientais mais rigorosas do mundo e atua com transparência no setor […] O Mapa não aceitará tentativas vãs de manchar ou desmerecer a reconhecida qualidade e segurança dos produtos brasileiros e dos compromissos ambientais brasileiros”, continua a nota.

Veja aqui o vídeo do presidente.

Fonte: Assessoria Faesp
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