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Notícias Cooperativismo

História dos 50 anos da Copagril é relatada em livro especial

2020 marcou a passagem do cinquentenário e as ações seguem ainda em 2021, até agosto, quando será o 51º aniversário da Copagril

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Dentro da programação de celebração dos 50 anos da Cooperativa Agroindustrial Copagril foi elaborado um livro especialmente para a data, o qual apresenta o histórico da cooperativa, sua atuação e desenvolvimento durante as cinco décadas. O ano de 2020 marcou a passagem do cinquentenário e as ações seguem ainda em 2021, até agosto, quando será o 51º aniversário da Copagril. Como forma de enaltecer a história e compartilhar essa trajetória, os livros serão distribuídos para escolas e prefeituras, como forma de resgatar a jornada cooperativista da Copagril. O diretor-presidente da Copagril, Ricardo Sílvio Chapla, visitou na segunda-feira (21) prefeito de Marechal Cândido Rondon, Marcio Rauber, para presenteá-lo e ao município com o livro “Copagril 50 anos: O valor está nas pessoas”, ação que também será realizada em todos os municípios de atuação da Copagril.

“Como marca do cinquentenário preparamos este livro, onde é contada a trajetória da cooperativa por estas cinco décadas desde 1970. Uma grande obra que apresenta o desenvolvimento da Copagril e o envolvimento com as comunidades onde está inserida, apresentando essa íntima relação entre Copagril e o progresso das nossas comunidades. Evidentemente, esse relato histórico deve ser compartilhado, por isso estamos fazendo essa entrega simbólica, bem como a distribuição dos livros para todas as escolas e bibliotecas de nossa região de atuação”, explica Chapla.

Ricardo Chapla fez a entrega ao prefeito Marcio e ao secretário de educação, Fernando Volpato, em Marechal Cândido Rondon, município sede da Copagril. Gerentes da Copagril também visitam outros municípios e escolas da região, entregando o livro e levando a mensagem dos 50 anos da Copagril, estendendo o agradecimento a cada comunidade por fazer parte desta jornada.

Em Pato Bragado, o gerente da Copagril, Clair Zóia, entregou o livro durante encontro especial com o prefeito, Leomar Rohden (Mano); vice-prefeito, John Nodari; e o secretário de Educação e Cultura, Júnior Ivan Bourscheid.

No município de Entre Rios do Oeste, o gerente da Copagril, André Kochepka, esteve com o prefeito, Ari Aloísio Maldaner; vice-prefeito, Luciano Schaefer; e o secretário de Educação e Cultura, Ilvo Herrmann; quando realizou a entrega do livro dos 50 anos.

Curadoria

O livro dos 50 anos da Copagril foi escrito pela historiadora e Curadora 50 anos Copagril, Elaine Cristina Senko Leme. Ela explica que o processo teve por base a pesquisa de fontes históricas disponíveis sobre a cooperativa. “Consultamos os estatutos sociais, a ata de fundação da cooperativa, informativos, jornais e revistas da Copagril, materiais que pertencem ao acervo da instituição na sede administrativa”, comenta a escritora ao complementar que “após a realização do recenseamento e análise das fontes históricas, passamos ao trabalho com as fotografias. Daquelas que compõem o livro, parte pertencem ao acervo histórico da Copagril, parte são emprestadas de acervos particulares. Destacamos também a alegria das pessoas em participarem dessa empreitada, sendo muito receptivas e dispostas em ajudar no que fosse possível na investigação. As fotografias nos revelaram mais e valiosos dados para compor a narrativa histórica do livro, pois nelas observamos a importância que teve cada indivíduo, cada momento, cada decisão coletiva nos últimos 50 anos da Copagril. Tivemos também a oportunidade de realizar várias entrevistas com diversas pessoas que fizeram parte da história da cooperativa. Na lembrança do ontem e do hoje da Copagril, muitos se emocionam durante os seus relatos”.

Elaine ainda fala sobre sua visão em relação à produção, descrevendo que o “resultado de tudo isso, na história da Copagril, observamos a importância do espírito comunitário, da importância da ação das pessoas visando o bem das famílias e da comunidade. Houve diversos momentos de luta, de resistência, mas todos superados por meio do trabalho e da cooperação”.

“O livro ‘50 anos Copagril: o valor está nas pessoas’ é um legado para as futuras gerações não se esquecerem dos momentos decisivos da fundação e das conquistas da cooperativa. Além disso, mantém a memória viva sobre a comunidade cooperativista, reforçando a contribuição e as identidades de todos aqueles que fizeram parte dessa história, lutando por uma vida melhor. Por fim, destaco que a Copagril pode ser considerada parte importante da história do oeste paranaense, pois suas iniciativas contribuíram ao longo dos anos para o desenvolvimento da sociedade e da economia da região, mediante as ações do livre comércio, expansão das fronteiras e da internacionalização”, completa a escritora e historiadora.

Fonte: Assessoria
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Notícias Leite

Produtores e técnicos de cooperativa participam de capacitação do Programa Balde Cheio

Nessa capacitação inicial foi realizada uma entrevista com os quatro produtores envolvidos que participaram juntamente com o técnico da cooperativa que vai fazer o acompanhamento

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Técnicos e produtores rurais vinculados à Cooperativa Mista de Pequenos Agricultores da Região Sul, (Coopar) participaram de capacitação do Programa Balde Cheio na última quinta-feira (29/07). A capacitação foi realizada de forma virtual e contou com a presença do instrutor do programa, Juliano Alarcon Fabrício, e com os coordenadores do Balde Cheio no Rio Grande do Sul (RS), a pesquisadora Renata Suñé, da Embrapa Pecuária Sul, e o analista Sergio Bender, da Embrapa Clima Temperado.

A Coopar, sediada em São Lourenço do Sul, é mais uma entidade a participar do Balde Cheio e terá o acompanhamento técnico de quatro produtores de leite da região. Para Estevão Kunde, diretor técnico da Coopar, o projeto chega em um momento em que a atividade cresce na região, mas que precisa de mais tecnologia e conhecimento para avançar. “O projeto propicia uma aproximação entre técnicos e produtores, com grandes possibilidades de desenvolvimento para ambos”. Já o analista da Embrapa, Sérgio Bender, ressaltou que o Balde Cheio ajuda a mudar a realidade de produtores familiares, sempre com a estreita participação dos próprios produtores e dos técnicos.

Nessa capacitação inicial foi realizada uma entrevista com os quatro produtores envolvidos que participaram juntamente com o técnico da cooperativa que vai fazer o acompanhamento. O instrutor do programa no RS, Juliano Fabrício, fez diferentes perguntas sobre a atividade nas propriedades, como o tamanho da área utilizada para a produção de leite, número de vacas em lactação, tipos de pastagens utilizadas no inverno e no verão, entre outras. Segundo o instrutor, um primeiro passo é o próprio produtor conhecer melhor a atividade e o meio é fazer o registro de todas as questões relacionadas à produção e comercialização. “É preciso ter dados econômicos, dados sobre a produção leiteira, da produtividade de cada vaca, dados climáticos e tudo mais que tem relação direta com a atividade”.

No Rio Grande do Sul o programa foi retomado há mais de dois anos e hoje já está presente em várias propriedades de diferentes regiões. De acordo com a pesquisadora Renata Suñé, cada uma das unidades atendidas tem suas metas e objetivos, que são detectadas e priorizadas entre os técnicos e os produtores. “Já temos observados ganhos em várias propriedades, sempre de acordo com os objetivos de cada produtor, seja o aumento da oferta de forragem, aumento da produtividade por vaca, a qualidade do leite, entre outras questões relacionadas à atividade”.

Balde Cheio

O Balde Cheio é uma metodologia de transferência de tecnologia que tem o objetivo de capacitar profissionais da assistência técnica, extensão rural e pecuaristas em técnicas, práticas e processos agrícolas, zootécnicos, gerenciais e ambientais. As tecnologias são adaptadas regionalmente em propriedades que se transformam em salas de aula. Sem apresentar um modelo pronto, o programa leva em conta as características de cada propriedade e o perfil de cada produtor.

A metodologia parte de um diagnóstico do estabelecimento rural e, a partir daí, com o acordo do técnico e do produtor, estabelece metas e um planejamento para alcançá-las. Estes ajustes ou mudanças vão desde a melhoria na produção de forragem para os animais até o controle zootécnico do rebanho e um melhor gerenciamento e organização da propriedade.

Fonte: Assessoria
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Notícias Suinocultura

Nova instrução normativa de bem-estar animal nas granjas brasileiras é tema de evento on-line promovido pela ASES e ABCS

O evento aconteceu na última quinta-feira (29), e contou com a participação dos associados da ASES, técnicos, profissionais da área de suinocultura e demais interessados.

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A nova instrução normativa (IN 113/2020) que visa as adequações de manejo e as instalações para o bem-estar animal nas granjas suinícolas brasileiras foi tema de um evento on-line promovido pela ASES, em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), na última quinta-feira (29).

Sendo promovido por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (FNDS) e tendo o apoio dos frigoríficos Cofril, Mosquini e Zuculoto, a abertura do encontro contou com as falas do presidente da ASES, Jayme Meroto, da diretora técnica da ABCS, Charli Ludtke, através de um vídeo enviado, e da coordenação do evento ficou por conta do diretor executivo da ASES, Nélio Hand.

Em seguida, o público participante, que foi composto por associados da ASES, técnicos, profissionais da área de suinocultura e demais interessados, pôde acompanhar a palestra do médico-veterinário e consultor de Mercado da ABCS, Iuri Machado, que, logo de início, destacou a importância de se promover o bem-estar animal (BEA).

Iuri também apresentou um histórico recente da situação do bem-estar animal no Brasil, explicou as exigências mínimas de manejo e instalação nas granjas – enfatizando os prazos para adequações, e fez um comparativo entre as exigências da normativa e as tendências de exigências do varejo. Além disso, o palestrante explanou sobre a portaria Nº 365/2021, que foi recentemente publicada, que regulamenta o manejo pré-abate e de abate.

O público pôde participar do evento por meio de perguntas que foram endereçadas e respondidas pelo palestrante. Nélio fez um balanço do evento e destacou a parceria com a ABCS que vem resultando em diversos eventos e treinamentos para os associados da ASES.

“Muito importantes essas parcerias entre a ABCS e a ASES para que possamos levar a informação precisa ao suinocultor capixaba. Esse, a propósito, tem sido um dos focos do trabalho da associação: levar informação, e orientação aos associados da ASES para que possam estar atentos e acompanhem a realidade e evolução da suinocultura em muitos aspectos, inclusive em relação ao bem-estar animal, que vem sendo alvo de amplas discussões nos últimos anos e que foi muito bem detalhado pelo palestrante Iuri Machado em nosso treinamento”, encerrou Nélio.

Fonte: Assessoria
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Notícias Cooperativismo

C.Vale e Cooatol oficializam processo de incorporação

Anuncio foi feito após aprovação em assembleia na manhã dessa sexta (30)

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Em assembleia geral extraordinária realizada em conjunto na manhã dessa sexta(30), foi aprovado a incorporação da Cooatol a Cooperativa C. Vale.

Sede da Cooatol em Toledo-PR

O objetivo dessa união visa potencializar as atividades operacionais das 19 unidades de recebimento da Cooatol, garantindo maior escala na originação de grãos, oferta de insumos e bens de produção aos seus cooperados e clientes.

Outra vantagem para os associados da Cooatol é uma garantia de crescimento contínuo e sustentável, com garantia de assistência técnica, fomento e ampliação na matriz de negócios.

 

Veja na integra, o que diz o comunicado emitido pelas cooperativas:

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