Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

Guga Kuerten participará da abertura do 26º FECOOP em Chapecó

Publicado em

em

O ex-tenista Guga Kuerten participará da abertura oficial da 26ª edição do Encontro do Cooperativismo Catarinense (FECOOP) programado para o dia 10 de outubro, às 19h30, no pavilhão I do Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves, em Chapecó. O evento reunirá, durante três dias, cerca de 2.000 participantes de 60 cooperativas catarinenses que disputarão 23 modalidades esportivas na categoria masculina e feminina. Também fazem parte da programação atividades técnicas e socioculturais.  
O Fecoop é realizado pela Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc) com patrocínio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Santa Catarina (Sescoop) e organizado pela Cooperativa Central Aurora Alimentos e a UNIMED Chapecó, anfitriãs do evento. 
A gerente de comunicação social da Aurora e coordenadora geral do Fecoop 2014, Isabel Cristina Machado, salienta que a presença do maior tenista da história do país no FECOOP engrandecerá ainda mais o evento, que promete entrar para a história em função dos diferenciais em todas as fases dos preparativos. “Uma boa organização demonstra o espírito cooperativista dos responsáveis”, destaca. 
O gerente coorporativo da Unimed Chapecó, Evaldo Soares, complementa que o foco é aperfeiçoar o planejamento e a execução desse grandioso evento do cooperativismo. “Queremos que os competidores saiam daqui com uma boa impressão das nossas cooperativas e também da cidade. Por isso a preocupação antecipada”. 
FECOOP 2014
O Encontro do Cooperativismo acontece no período de 10 a 12 de outubro, em Chapecó. Desde o início da realização, em 1988, esta é a terceira vez que o município receberá o evento. A primeira foi em 1989 e a segunda três anos depois. O Fecoop acontece a cada dois anos e sempre é sediado por uma cooperativa que manifeste interesse em organizar as competições. Neste ano, integrará as comemorações dos 45 anos da Cooper Central Aurora Alimentos e dos 22 anos da Unimed Chapecó. 
A programação terá início na sexta-feira (10 de outubro), às 10 horas, com recepção das delegações no pavilhão III do Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves e segue com abertura oficial, às 19h30 no pavilhão I. No sábado (11), haverá competições esportivas a partir das 8 horas nas principais áreas desportivas de Chapecó. No período da noite, às 20 horas, está programado o jantar dos presidentes no Lang Palace Hotel e, a partir das 23h30, será realizado o baile de confraternização, no pavilhão III do Parque de Exposições Tancredo de Almeida Neves. No domingo (12), a partir das 8 horas, acontecem as finais das competições e, ao meio dia, será servido almoço de encerramento com entrega de troféus, nos pavilhões I e II. 
O evento conta com o patrocínio do Sicoob Maxicrédito, Ceraçá, Projetec e Eletroservice. São apoiadores a Bragagnolo e a Fracel Corretora de Seguros. A Fecoagro auxilia na divulgação do evento. 
Modalidades
As competições do FECOOP incluem as seguintes modalidades: atletismo masculino e feminino, basquete street masculino, basquete street feminino, bocha 48 masculino e feminino, bocha rolada masculino, bolão masculino e feminino, canastra duplas livre, dominó dupla livre, futebol de areia, futebol dos presidentes, futebol suíço livre masculino, futebol suíço master masculino, futsal feminino e futsal masculino, general individual, gincana cooperativa, handebol feminino, handebol masculino, laço de vaca parada, natação feminino, natação masculino, peça de caniço individual (livre), sinuca (dupla livre), spiribol masculino, tênis de mesa masculino, tênis de quadra individual feminino e masculino, tiro individual (livre), truco (dupla livre), vôlei de areia feminino e masculino, vôlei de quadra feminino e masculino e xadrez. 
Inscrições
 
As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.fecoop.com.br/inscricao.php até o dia 20 deste mês. 
Foto 01 – 

Fonte: MB

Continue Lendo

Notícias

Brasil e Japão assinam memorando para fortalecimento da cooperação agrícola

Objetivo é ampliar as relações comerciais entre os países.

Publicado em

em

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e Ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto - Foto: Divulgação/Mapa

Em reunião bilateral realizada entre o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto, foi assinado o Memorando de Entendimento para fortalecimento da cooperação entre os dois países no âmbito da agricultura.

O objetivo é tratar da expansão das relações comerciais entre os países, bem como o suprimento estável de grãos do Brasil ao Japão e a promoção de sistemas agroalimentares sustentáveis.

O encontro aconteceu na tarde desta última sexta-feira (13), em Chapada dos Guimarães (MT), após o encerramento da Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho de Agricultura do G20.

“Temos muito orgulho da relação Brasil Japão. Temos grandes oportunidade na cooperação e produção de alimentos e energias renováveis”, pontuou o ministro Carlos Fávaro na reunião.

O ministro japonês ressaltou a importância da assinatura do memorando, destacando que a medida atende a diversos aspectos da agropecuária para ambos os países.

Ele aproveitou a ocasião para parabenizar o Brasil pelo sucesso na organização do G20.

Além da assinatura do Memorando de Entendimento, a reunião tratou de temas como a transição energética. Em missão no Japão, Fávaro vistou a Toyota para tratar da fabricação de carros movidos a combustíveis renováveis no Brasil, fortalecendo a agroindústria brasileira e contribuindo como a sustentabilidade do planeta.

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

Brasil e Azerbaijão assinam memorando de entendimento para a pecuária e saúde animal

Acordo foi firmado na última sexta-feira (13) durante reunião bilateral no G20 Agro.

Publicado em

em

Ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov - Foto: Divulgação/Mapa

Os ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov, respectivamente, assinaram Memorando de Entendimento para a cooperação em pecuária e saúde animal nesta sexta-feira (13), durante uma reunião bilateral no G20 Agro.

A cooperação abrange o desenvolvimento da pecuária, saúde animal e matérias-primas; fomento à horticultura; e gestão sustentável do agronegócio e sustentável territorial, além de áreas como genética, biotecnologias de processamento e colheita, aprimoramento de maquinário agrícola e controle de pragas e doenças.

Ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov – Foto: Divulgação/Mapa

O ministro Carlos Fávaro destacou a importância do compartilhamento de ciência e tecnologia e afirmou que o acordo possibilitará avanços comerciais. “Vamos avançar na implementação dessas cooperações. Este é um momento muito oportuno para firmar novas oportunidades comerciais que sejam benéficas e equilibradas para ambos os países”, disse Fávaro.

 

Já o ministro Mammadov ressaltou a relevância da assinatura do memorando, destacando a importância da cooperação com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ele mencionou que, nesta sexta-feira, houve uma reunião com a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, na qual foram discutidas parcerias para pesquisa sobre mudanças climáticas. “Entendemos a importância da colaboração e da pesquisa nesse campo. No que diz respeito às relações diplomáticas e à cooperação agrícola, nosso compromisso é firme”, afirmou o ministro do Azerbaijão.

Neste ano, a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29) acontecerá em novembro, na capital do Azerbaijão, Baku. O evento foi destacado pelos ministros como um marco importante, especialmente por anteceder a COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

No G20 Agro, Brasil e Portugal firmam memorando para produtos agroalimentares

Foco será garantir o cumprimento das normas de segurança e qualidade

Publicado em

em

Reunião bilateral - Foto: Divulgação/Mapa

Durante o encontro do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20, no estado de Mato Grosso, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, aproveitou a oportunidade para realizar uma série de reuniões bilaterais estratégicas. Os encontros ocorreram nesta sexta-feira (13), no município de Chapada dos Guimarães (MT).

Os acordos visam fortalecer as relações bilaterais na agricultura e viabilizar projetos conjuntos de cooperação técnica para promover a evolução sustentável dos sistemas produtivos.

Em encontro com o ministro da Agricultura e Pescas de Portugal, José Manuel Fernandes, foi assinado um Memorando de Entendimento (MoU) entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério da Agricultura e Pescas de Portugal (MAGRIP). O documento regula o controle de segurança e qualidade dos produtos agroalimentares, promovendo a cooperação institucional e técnica entre os dois países.

“Esta assinatura demonstra o equilíbrio nas relações e reciprocidade entre Brasil e Portugal, além de abrir portas para novos diálogos e parcerias. Temos outros setores que também podemos explorar em conjunto”, destacou o ministro Carlos Fávaro.

Na ocasião, também foram discutidos pontos de interesse mútuo. O Brasil solicitou o apoio de Portugal nas negociações sanitárias e fitossanitárias junto à União Europeia.

Cooperação Internacional

Índia

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

O ministro Carlos Fávaro e o ministro da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores da Índia, Ramnath Thakur, reforçaram o interesse e o compromisso de ambos os países em continuar o diálogo em prol dos produtores, por meio de cooperações técnicas. “O Brasil tem grande interesse em manter e ampliar as relações comerciais com a Índia. Nosso objetivo é desenvolver capacidades mútuas na área agropecuária, especialmente no setor de pulses e pecuária leiteira”, afirmou Fávaro.

O ministro indiano convidou Fávaro a conhecer os sistemas agrícolas da Índia, ressaltando que “com certeza o ministro ficará surpreso”.

Emirados Árabes Unidos

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Durante o encontro com a ministra das Mudanças Climáticas e Meio Ambiente dos Emirados Árabes, Amna Al Dahhak Al Shamsi, e sua delegação, o ministro Carlos Fávaro apresentou o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD). Fávaro reafirmou o compromisso do Brasil com a sustentabilidade.”Estamos com um objetivo muito claro de zerar o desmatamento. Como? Por meio desse programa que criamos para a recuperação de pastagens degradadas”, disse Fávaro.

A ministra Shamsi destacou a importância da pesquisa para o desenvolvimento de práticas sustentáveis. “Temos avançado nas pesquisas em colaboração com universidades, o Ministério das Mudanças Climáticas e centros de pesquisa dos Emirados Árabes. É essencial para nós garantir que estamos desenvolvendo culturas climaticamente inteligentes que possam prosperar”, afirmou.

Itália

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Em continuidade às reuniões bilaterais, o ministro Carlos Fávaro se encontrou com o ministro da Agricultura, Soberania Alimentar e Florestas da Itália, Francesco Lollobrigida, para debater cooperações técnicas e inovações tecnológicas entre os países.

“O G20 Agro foi um grande evento”, afirmou Lollobrigida. “Como presidente do G7, a Itália vê os temas abordados no G20 no Brasil como um ponto de convergência importante”.

Reino Unido

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Em reunião com Daniel Zeichner, ministro de Estado para o Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra) do Reino Unido, o ministro Fávaro reiterou a satisfação do Brasil em ter o Reino Unido como parceiro para alcançar o objetivo de erradicar a fome, promover a segurança alimentar e melhorar a nutrição global por meio de uma agricultura sustentável, com alta produtividade e resiliência às mudanças climáticas.

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo
IFC

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.