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VOZ DO COOP

Empresas Abril Verde

Grupo Vibra reforça importância da prevenção de acidentes de trabalho em suas unidades

Funcionários de Montenegro (RS), Sete Lagoas (MG), Pato Branco (PR) e Itapejara D’Oeste (PR) são convidados a aderir à campanha em 2019

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Foto: Divulgação

Durante todo o mês de abril, os funcionários da Vibra nos frigoríficos de Sete Lagoas (MG), Pato Branco (PR) e Itapejara D’Oeste (PR) e também na unidade de Montenegro (RS), serão convidados a participar do Abril Verde, uma campanha nacional de conscientização e orientação que tem como objetivo prevenir acidentes e doenças no ambiente de trabalho.

Ações deste tipo já fazem parte do dia a dia da Vibra para garantir a conscientização dos seus trabalhadores, com é o caso da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT). O grupo também incentiva a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) a desenvolver seu trabalho, que é pautado pela prevenção de acidentes e questões que envolvem a segurança dos funcionários em todas as unidades.

Nos últimos anos têm sido priorizadas, ainda, diversas campanhas de comunicação envolvendo diálogos de segurança. Mais recentemente, os funcionários também passaram a contar com o Projeto Comportamento Seguro para apoiar a execução das suas tarefas. Lançado em 2017 em Itapejara D’Oeste e, no ano passado, em Pato Branco, o projeto passa a ser colocado em prática no mês que vem no frigorífico do grupo em Sete Lagoas, tendo sempre como foco o treinamento de líderes e gestores de cada área.

“Além de observar atentamente o andamento dos processos, temos dado uma atenção especial às pessoas que trabalham nas nossas unidades, corrigindo o que eventualmente está sendo executado de maneira inadequada. É muito importante ter esse olhar atento e destacar de maneira positiva o trabalho correto e seguro, pois isso reflete diretamente nas pessoas”, destaca Gérson Dalcin, gerente de SSMA da Vibra em Montenegro.

Sem deixar de lado a questão de saúde ocupacional foi implementado também um programa de vigilância ativa com foco na saúde e qualidade de vida no trabalho, possibilitando ao funcionário apontar quaisquer dificuldades e possíveis riscos encontrados na execução da sua tarefa a partir do preenchimento de fichas, que fazem parte das informações que são trabalhadas posteriormente pelos Comitês de Ergonomia, por exemplo, que recebem todas as informações relacionadas ao trabalho que é executado, produzem levantamentos e promovem mudanças efetivas a partir disso.

“Além de prevenir doenças e acidentes, tratamos de seguir estritamente todas as diretrizes legais, incluindo as pausas durante os turnos e o respeito às escalas de trabalho, além do rodízio de atividades dentro das nossas plantas. O Abril Verde é um ótimo período para refletirmos a importância dessa cultura da prevenção”, completa Dalcin.

O Brasil, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), ocupa o 4º lugar no ranking mundial de acidentes fatais de trabalho. O Estado de São Paulo aparece no primeiro lugar do ranking nacional com 254.208 acidentes de trabalho, seguido por Minas Gerais (77.252), Rio Grande do Sul (59.627), Rio de Janeiro (51.036) e Paraná (52.132). Somente a região Sul é responsável por 158.113 acidentes, o equivalente a aproximadamente 22% do total nacional. Os acidentes atingem todas as idades em vários níveis de incidência. As maiores estão entre 20 e 34 anos. A relação entre gêneros mostra que a incidência é maior no gênero masculino (494.746) do que no feminino (223.152), embora este também seja um número bastante expressivo.

 

Sobre o Abril Verde

O Movimento Abril Verde é uma iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná e tem como intuito trazer à sociedade a questão da segurança e saúde do trabalhador brasileiro. A campanha anual serve para alertar sobre a importância da segurança trabalhista. O mês de abril foi escolhido baseando-se no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, comemorado no dia 28 de Abril. Em 1969, uma explosão de uma mina da cidade de Farmington, na Virgínia, nos Estados Unidos, acabou matando 78 trabalhadores, caracterizando o episódio como um dos maiores acidentes trabalhistas já registrado.

Fonte: Assessoria

Empresas Cascavel - Paraná

Cargill e Coopavel comprovam sucesso da nutrição animal de leitões

Parceria avança em números de conversão alimentar na fase de creche graças ao uso de tecnologias e manejo adequado

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Foto: Divulgação/Cargill e Coopavel

A parceria entre a Cargill e a Coopavel vem comprovando que o investimento em nutrição animal tem retorno em formato de produtividade e melhoria na granja. Enquanto uma está entre as maiores indústrias de alimentos do mundo, a outra é uma das cooperativas mais inovadoras do País, localizada em Cascavel (Paraná).

Os números recentes divulgados pelas duas instituições comprovam o papel estratégico da nutrição dos suínos, incluindo a fase de creche, que é uma das etapas mais sensíveis da vida do animal. Em 2023, com manejo adequado e uso de tecnologias avançadas, foi possível reduzir em 45% a mortalidade na Unidade de Produção de Leitões da cooperativa.

Na avaliação de Laodinei Mossmann, gerente de contas-chave da Cargill Nutrição Animal, um dos segredos dessa parceria é a aposta que a Coopavel faz em inovação, sempre aberta a recomendações e uma análise científica que dê base às decisões. “Essa postura da cooperativa e da equipe técnica da Coopavel faz com que eles estejam na vanguarda da suinocultura” analisa Laodinei.

Um dos produtos utilizados com os leitões da UPL da Coopavel foi o Neopigg Feed 3W, tecnologia que faz parte do portfólio Neopigg, lançado em 2016 e em constante atualização com novas tecnologias, aditivos e nova formulação para suportar o crescimento dos animais. De acordo com especialistas da Cargill, o investimento na fase de creche pode representar até 40% dos custos da granja.

O Neopigg® Feed foi pensado pela Cargill para ter até 14% menos proteína fermentável em suas composições, aliando segurança alimentar com a mais alta tecnologia para a nutrição de suínos. A tecnologia tem foco na melhor conversão alimentar e ganho de peso, o que traz muito mais saúde aos leitões.

Histórico de sucesso

Outro especialista que comemora os resultados da parceria é Marco Sipp, Gerente Agropecuário de suinocultura da Coopavel que acaba de completar 30 anos de carreira no setor.

Essa não é a primeira vez em que a parceria entre Cargill e Coopavel surpreende com números e cases de sucesso. As duas instituições conseguiram reduzir 23% das emissões de amônia ao longo de um ano em uma das UPLs (Unidades de Produção de Leitões) da cooperativa. Nesses estudos, foi utilizada uma dieta para os animais com o aditivo eubiótico Aromex®, da Delacon, comercializado no Brasil pela Cargill. A composição fitoterápica do produto consegue reduzir a amônia em suínos em diferentes fases de crescimento, além de melhorar a eficiência do aproveitamento dos alimentos.

A amônia é um dos gases mais presentes na criação de suínos no Brasil. As reduções obtidas com o uso da tecnologia equivalem a 119 toneladas de gás carbônico, e isso corresponde à queima de 50 mil litros de gasolina com benefícios para o meio ambiente, bem-estar animal e melhores condições para os colaboradores.

Fonte: Assessoria Cargill
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Empresas Com mais de 30 anos

Com receita anual de quase R$ 2 bilhões, Grupo Grão de Ouro é formado pelas marcas Nutrimax, Nutrividas, Forte Grãos e Grão de Ouro

Presente em cinco áreas de negócios, o Grupo Grão de Ouro – com oito empresas e quatro marcas – apresenta soluções para o agronegócio em toda a cadeia produtiva com a máxima eficiência exigida pelo setor

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Sede do Grupo Grão de Ouro, em Alfenas/MG Divulgação

Com atuação em quase todo o território nacional, o Grupo Grão de Ouro iniciou suas atividades em 1991, nas áreas de armazéns gerais e comercialização de milho. Com mais de 30 anos de atuação, hoje está presente em 17 estados do país e em vários segmentos de setor agropecuário. Os serviços e produtos oferecidos atualmente pela empresa são produção agrícola, beneficiamento e armazenagem, comércio de grãos, pecuária de corte, revenda de máquinas agrícolas, fábrica de ração e insumos pecuários para nutrição animal.

Nos últimos 10 anos, o Grupo Grão de Ouro teve um crescimento exponencial. Conta atualmente com cerca de 800 colaboradores e, em 2023, alcançou R$ 1,9 bilhões em faturamento. Presente em cinco áreas de negócios, o Grupo Grão de Ouro – com oito empresas e quatro marcas – apresenta soluções para o agronegócio em toda a cadeia produtiva com a máxima eficiência exigida pelo setor. As marcas que formam o grupo são a Nutrimax, a Nutrividas, a Fortegrãos e a Grão de Ouro.

A Nutrimax e a Nutrividas atuam na produção de rações de alta qualidade. A Nutrimax possui fábricas em São Paulo e Minas Gerais, e a Nutrividas, última aquisição do Grupo, é uma fábrica de ração sediada no Rio de Janeiro, que atende a estados da região sudeste.

A Forte Grãos é responsável pela produção agrícola de grãos e cafés, e atua em uma área que conta com mais de 1.800 hectares de plantio. Já a Grão de Ouro atua com beneficiamento e armazenagem, comércio de grãos, pecuária de corte, revenda de máquinas agrícolas e de insumos para nutrição animal.

No segmento de máquinas agrícolas, o Grupo Grão de Ouro é representante da marca New Holland nos estados de Tocantins, Pará e Maranhão. Nesse segmento, possui o selo BLUE BELT New Holland, que a qualifica como uma das melhores concessionárias da marca no país.

Outro ponto de destaque do Grupo Grão de Ouro é o Núcleo de Responsabilidade Social, gerido pela diretora e sócia-fundadora Ana Cristina Esteves Dias. O Grupo Grão de Ouro auxilia mais de 15 projetos nessa área em todo o Brasil.

No momento, o Grupo de Grão de Ouro se prepara para lançar no mercado uma nova marca: a Interlagos Sementes, que vai atuar na venda de sementes de alta qualidade para lavouras de feijão e culturas de inverno.

Grão de Ouro Agronegócios X Agrogalaxy

Em 2018, uma das empresas do Grupo, a Grão de Ouro Agronegócios (defensivos, sementes e fertilizantes), foi vendida para o fundo de investimentos Aqua Capital e incorporada à Plataforma Agrogalaxy, voltada ao varejo de insumos agrícolas e serviços para o agronegócio brasileiro.  Portanto, a Agrogalaxy não faz parte do Grupo Grão de Ouro há seis anos, apesar de o mercado ainda associar a empresa aos seus negócios.

Fonte: Assessoria
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Empresas Criando o sucesso juntos

61º Aviagen School promove o intercâmbio de conhecimento para clientes de mais de 20 países

Juntamente com a teoria em sala, os alunos adquiriram experiências práticas em granjas, laboratório de diagnóstico e fábrica de rações

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O evento, de um mês de duração, reuniu 35 clientes de 20 países / Divulgação Aviagen

A Aviagen® América do Norte finalizou a sua 61ª Escola Anual de Manejo de Produção, em 27 de junho. Realizada em Huntsville, no Alabama (Estados Unidos), o evento, de um mês de duração, reuniu 35 clientes de 20 países, que se aprofundaram no tema de melhores práticas de manejo avícola e experimentaram os benefícios do lema corporativo “Criando o sucesso juntos”.

Uma visão profunda e abordagem com foco em “ensinar o instrutor”

“Nosso objetivo com a Escola Aviagen é fornecer aos nossos clientes informações valiosas sobre técnicas de manejo eficazes que comprovadamente melhoram o bem-estar, a sustentabilidade e a produtividade de matrizes e frangos de corte nas operações avícolas”, explicou o presidente da Aviagen América do Norte, Marc de Beer.

De Beer destacou que, além da parte teórica em sala, os alunos adquiriram experiências práticas em granjas, laboratório de diagnóstico e fábrica de rações. “Nossa abordagem foi ‘ensinar o instrutor’, capacitando-os com um profundo conhecimento sobre o  que precisam saber para compartilhar o aprendizado com seus colegas na volta aos seus países”.

Plano de estudos amplo e experiências práticas

As atividades incluíram visitas ao Centro de Desenvolvimento de Produção de última geração da Aviagen em Albertville, no Alabama; ao Centro de Distribuição de Ovos e ao Laboratório Veterinário em Elkmont, também no Alabama; e a Fábrica de Rações em Pikeville, no Tennessee, bem como ao National Poultry Technology Center, da Universidade de Auburn.

Os alunos foram instruídos em áreas importantes como o bem-estar animal das aves, biossegurança e compartimentação para a segurança alimentar e de suprimento, eficiência alimentar para maior sustentabilidade, técnicas eficazes de vacinação e manejo de status sanitário, ventilação, tópicos essenciais para a saúde das pernas e intestino das aves, manejo de incubatórios e incubação, bem como a importância da qualidade da água.

O abrangente programa destacou mais de 35 tópicos que cobrem as mais recentes inovações na produção avícola. Os alunos participaram de seminários, workshops e experiências práticas de campo, atividades lideradas por especialistas da Aviagen e palestrantes convidados e especializados em cuidados veterinários, nutrição, pesquisa e desenvolvimento genético, produção e manejo em granjas, bem como em incubatórios.

Estabelecendo conexões para toda a vida

“Outro aspecto importante da Escola Aviagen é a oportunidade de conectar e trocar conhecimentos com profissionais avícolas de todo o mundo, com ideias semelhantes”, acrescentou o  especialista em Marketing Digital e de Eventos da Aviagen, Taylor Davis. Davis, juntamente com o especialista em Marketing, Tanner Gallik, , organizou a escola e incorporou atividades de formação de equipes para promover conexões duradouras entre os participantes.

Demonstração de excelência

Pesquisas mostram que testes frequentes aumentam a credibilidade, reforçando conceitos-chave, por isso, os alunos realizaram provas semanais ao longo do mês e, ao final do curso, foram reconhecidas as melhores notas. Os vencedores deste ano foram:

1º lugar

Ahmed Sayed, Gerente Assistente Veterinário Avós, Cairo Poultry Company (CPC), Egito;

2º lugar

Jongsu Ha, Diretor de Biosegurança e Gerenciamento Status Sanitário, Samhwa GPs Breeding Agri., INC, Coréia do Sul;

3º lugar

Patrick Sakayo, Gerente de Operações de Matrizes, Tanbreed Poultry Limited, Tanzânia.

Feedback positivo

“Valorizei a oportunidade de aprender as mais recentes técnicas de manejo da indústria avícola e cuidados veterinários com especialistas altamente experientes. Tive amplas oportunidades de receber aconselhamento personalizado sobre nossos desafios locais e melhores práticas. Também apreciei a hospitalidade dos nossos anfitriões”, comentou o gerente Assistente Veterinário Avós da Cairo Poultry Company (CPC), Egito, Ahmed Sayed.

Já, o gerente de Operações de Frangos de Corte da Turosi Food Solutions, na Austrália, Alan Mair,  acrescentou: “Agradeço à equipe da Aviagen pelas excelentes quatro semanas. Eles garantiram que tivéssemos um programa diversificado, com bastante tempo para nos conectarmos e aprendermos com nossos colegas. A Escola me treinou para melhorar meus conhecimentos em manejo e obter uma compreensão mais profunda das necessidades das aves Ross, o que me ajudará a melhorar o desempenho, a saúde e o bem-estar dos lotes quando retornar à empresa”.

Para obter mais informações sobre a Escola Anual de Manejo e Produção da Aviagen, visite a página da nossa escola no site da Aviagen.

Fonte: Assessoria
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