Empresas Nutrição Vegetal
Grupo Santa Clara espera crescer 43% na safra 2020/2021
Para sustentar esse bom resultado nos próximos anos, o Grupo Santa Clara segue investindo acima de 8% do seu faturamento bruto em Pesquisa & Desenvolvimento
O Grupo Santa Clara, empresa líder em inovação tecnológica em nutrição vegetal, prevê aumento de 43% em seu faturamento na safra 2020/2021. Esse percentual é similar ao aumento da última safra (2019/2020), quando alcançou uma alta de 44% em faturamento. Esse índice é sete vezes maior do que a média de crescimento que o setor registrou no ano passado, da ordem de 6%, segundo dados da Associação Brasileira Associação Brasileira das Indústrias de Tecnologia em Nutrição Vegetal (Abisolo).
O faturamento da companhia já havia dobrado nas duas últimas safras. Esses resultados positivos são decorrentes do planejamento estratégico estruturado, que culminou na ampliação do seu marketing share em todas as regiões chave da agricultura nacional, especialmente, em Minas Gerais, Mato Grosso, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná; e na melhoria do mix de produtos comercializados.
Nesse sentido, as linhas de fertilizantes especiais e de sementes forrageiras foram as que alcançaram maior crescimento. A divisão Brazilian Seeds, por exemplo, conquistou uma alta de aproximadamente 880% na última safra. Para os próximos anos, a empresa está se planejando para elevar sua participação nos mercados de hortifrúti (HF) e de cana de açúcar.
Esse crescimento também está pautado na alteração do perfil de seus canais de distribuição. Optou-se pela manutenção do número de distribuidores, mas priorizando aqueles canais com maior cobertura geográfica, o que possibilitou um melhor aproveitamento do potencial de acesso ao mercado por parte deles.
E, para sustentar esse bom resultado nos próximos anos, o Grupo Santa Clara segue investindo acima de 8% do seu faturamento bruto em Pesquisa & Desenvolvimento. “Com isso, conseguimos gerar resultados de alta qualidade para melhor aproveitar as nossas ideias e soluções já existentes e mantivemos um forte pipe line de desenvolvimento de novas tecnologias. Estamos com alto investimento em uma linha de tecnologia única na área de biodefensivos, no qual contamos com parcerias estratégicas com a EMBRAPII, ESALQ e EMBRAPA. Isso pode resultar em uma nova planta produtiva fabril, dedicada exclusivamente a essa produção”, afirma Marcelo Vieira Rolim, diretor técnico e marketing da Santa Clara.
Também está em execução um projeto de ampliação da unidade fabril de fertilizantes foliares de Jaboticabal para manutenção do alto nível de atendimento aos produtores rurais e para a fabricação de novos produtos de seu portfólio, decorrentes do intenso trabalho de P&D. A expansão já está em andamento, com previsão de início de obras civis na safra 2020/21 e sequência de investimentos que deve ir até a safra 2022/23. Nesse parque, já foram feitas melhorias da infraestrutura física e de equipamentos, que ampliaram sua capacidade produtiva em 71%, e foram aplicados recursos no sistema construtivo da linha de Suspensão Concentrada para ampliar em 75% sua produtividade.
O aumento da demanda esperada pelo Grupo Santa Clara também é decorrente das vendas internacionais. A expectativa para este ano é triplicar as exportações na safra 2020/21, com suas linhas de fertilizantes especiais, para as Américas do Sul e Central e maior penetração em alguns países europeus.
Esse crescimento sustentável também está diretamente ligado às pessoas, por isso, a empresa aumentou em 50% o quadro de colaboradores da parte administrativa e operacional. Além disso, implementou um projeto de capacitação e gestão da equipe de vendas, com a finalidade e garantir o nível de satisfação dos agricultores com as soluções oferecidas pela marca para a agricultura.
Embora a pandemia tenha promovido ajustes na forma de trabalho, o Grupo Santa Clara manteve agilidade em suas tomadas de decisões e absorveu algumas tecnologias que permitiram seu funcionamento normal, com atendimento de clientes e produção dentro do planejado. Como resultado, ela conseguirá superar todas as metas planejadas.
Empresas
Phibro reúne especialistas globais em simpósio no PSA Latin American com foco na Ecoprodutividade e na saúde intestinal na avicultura
O evento é de grande relevância para quem busca se atualizar sobre ciência, tecnologia e inovação.
A Phibro Saúde Animal realizará o simpósio “Estratégias e Tecnologias para Promover a Ecoprodutividade e a Saúde Intestinal na Avicultura: O Papel dos Eubióticos na Imunidade e na Sustentabilidade do Sistema de Produção Avícola”, durante a Conferência Científica Latino-Americana do Poultry Science Association (PSA), que acontece entre 8 e 10 de outubro, no Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort, em Foz do Iguaçu (PR). O simpósio da Phibro será realizado no dia 8 de outubro, entre 14 e 17h.
“O PSA Latin American Scientific Conference é, sem dúvida, um grande momento, muito aguardado por quem trabalha na avicultura. O evento é de grande relevância para quem busca se atualizar sobre ciência, tecnologia e inovação. Além disso, o evento reúne um público significativo e seleto de especialistas, pesquisadores e empresas, todos conectados pela busca por excelência nos resultados da atividade”, informa Bruna Boaro Martins, doutora em produção animal e gerente de produtos e serviços técnicos da Phibro na América do Sul.
Especialistas nacionais e internacionais farão parte da programação do simpósio “Estratégias e Tecnologias para Promover a Ecoprodutividade e a Saúde Intestinal na Avicultura: O Papel dos Eubióticos na Imunidade e na Sustentabilidade do Sistema de Produção Avícola.” No total, serão quatro palestras:
. ‘Visão holística do sistema imunológico das aves e sua importância para o sucesso da produção avícola’, apresentada pelo Professor Dr. Guillermo Zavala, da Universidade da Georgia
. ‘Imunidade como ferramenta para melhorar a saúde e a eficiência gastrointestinal’, tema da Professora Dra. Jovanir Inês Müller Fernandes, da Universidade Federal do Paraná
. ‘Uso estratégico de aditivos eubióticos para garantir ecoprodutividade’, sob a responsabilidade da Professora Dra. Catarina Stefanello, da Universidade Federal de Santa Maria
. ‘Eficiência das saponinas na imunonutrição’, destacado pelo Dr. Hernán Cortés, especialista em saponinas pela Desert King, Chile.
“O PSA conta com programação robusta de simpósios voltados para a América Latina e tópicos que, realmente, impactam a comunidade avícola global, assim grandes profissionais referência no mercado compõe o corpo de palestrantes, o que torna o evento de muito prestígio”, finaliza Bruna Martins.
Empresas
Ceva Saúde Animal anuncia Christophe Bailet como diretor financeiro
Em sua nova função, Christophe Bailet será responsável por supervisionar o próximo ciclo de refinanciamento do grupo e fortalecer o desempenho financeiro para alcançar as metas ambiciosas da Ceva.
A Ceva Saúde Animal (Ceva), líder francesa em saúde animal e a 5ª maior empresa global do setor, presente em 110 países, anuncia uma mudança em seu Comitê Executivo com a nomeação de Christophe Bailet como Diretor Financeiro do Grupo.
Christophe Bailet ingressou na Ceva em 1º de outubro de 2024. Ele começou sua carreira como analista financeiro no Société Générale e passou 20 anos no Saint-Gobain em várias posições seniores de finanças, com destaque para funções internacionais. Posteriormente, atuou como CFO nos grupos Benvic e Kem One, ambas empresas LBO e líderes no setor de vinil.
Christophe Bailet possui um MBA pela ESSEC Business School e se formou na École Normale Supérieure em Letras e Ciências Humanas.
Ele traz à Ceva vasta experiência internacional em finanças, com expertise em gerenciamento de operações LBO e refinanciamento corporativo.
Em sua nova função, Christophe Bailet será responsável por supervisionar o próximo ciclo de refinanciamento do grupo e fortalecer o desempenho financeiro para alcançar as metas ambiciosas da Ceva.
Ele sucede Alain de Woillemont, que ocupou o cargo por 10 anos e continuará a fornecer sua expertise durante a próxima fase de refinanciamento. A liderança da Ceva expressa sua profunda gratidão a Alain de Woillemont por sua dedicação e profissionalismo excepcional, cujo trabalho diligente permitiu à empresa refinanciar suas atividades várias vezes em condições particularmente favoráveis.
Christophe Bailet, recém-nomeado Diretor Financeiro da Ceva Animal Health, declarou: “Christophe Bailet, recém-nomeado Diretor Financeiro da Ceva Animal Health, declarou: “Ingressar na Ceva neste momento crucial de sua evolução é uma enorme oportunidade. A Ceva é tanto uma líder em inovação na saúde animal quanto uma empresa global em rápida expansão. Tenho a honra de trazer minha expertise para apoiar esse crescimento ambicioso e liderar a equipe financeira na implementação dos próximos objetivos estratégicos. A Ceva tem um potencial significativo para enfrentar os desafios atuais e futuros da indústria, e estou empolgado em contribuir para essa jornada.”
Empresas Acesso a expertise
Aviagen América Latina promove workshop sobre prevenção de enfermidades nos Estados Unidos
O workshop é parte do compromisso contínuo da Aviagen em promover as melhores práticas em manejo de enfermidades.
A Aviagen® América Latina realizou um workshop laboratorial especializado em diagnóstico de enfermidades em Gainesville, no estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em colaboração com o Georgia Poultry Laboratory Network (GPLN). O evento, realizado entre os dias 23 e 27 de setembro, reuniu 15 técnicos de laboratórios avícolas, representando 14 diferentes empresas do México, República Dominicana, El Salvador, Chile, Argentina, Brasil, Colômbia e Paraguai.
Liderado pelo especialista veterinário sênior da Aviagen, Jose J. Bruzual, pela diretora de Laboratório da Aviagen, Lola Crespo, e pelos especialistas do GPLN, Doug Waltman e Louise Dufour-Zavala, diretora do laboratório, o workshop combinou a teoria com a prática. Os participantes fizeram atividades práticas sobre as mais recentes técnicas para o diagnóstico de salmonella, bem como tiveram acesso à estratégias efetivas de biossegurança para proteger a saúde das aves.
A Aviagen tem como objetivo equipar as empresas avícolas com as habilidades necessárias para identificar e enfrentar os desafios da salmonella, permitindo a prevenção e o controle efetivo dessa enfermidade avícola.
Reforçando a segurança e a proteção alimentar
“A Aviagen se dedica a melhorar a segurança alimentar global, e a prevenção de enfermidades está no centro desta missão”, disse Bruzual. “Por meio de colaborações com líderes da indústria como o GPLN, capacitamos os produtores avícolas com o conhecimento e as ferramentas para proteger seus lotes e a cadeia de suprimentos de aves. Este workshop contribuiu com os laboratórios de nossos clientes de avós e matrizes com os protocolos mais recentes para detecção de salmonella, o que é vital para proteger nossa indústria da enfermidade.”
O gerente Técnico Regional da Aviagen América Latina, Jorge Amado, expressou sua gratidão ao time GPLN pela colaboração e organização do evento. “Temos orgulho de fornecer aos nossos clientes latino-americanos acesso a expertise de classe mundial em prevenção de enfermidades. Workshops como este são fundmentais para o avanço da saúde e do bem-estar das aves, além de garantir uma cadeia de suprimentos estável para a nossa região”.
O workshop é parte do compromisso contínuo da Aviagen em promover as melhores práticas em manejo de enfermidades, proporcionando todo suporte para a manutenção do sucesso do setor avícola na América Latina e outras regiões.
Sobre o Georgia Poultry Laboratory Network
O GPLN fornece monitoramento e serviços de diagnóstico da granja à mesa do consumidor, contribuindo com a saúde e a segurança dos lotes, ovos e produtos avícolas.
A organização apoia a indústria avícola e outros produtores de aves, fornecendo monitoramento de saúde e serviços de diagnóstico veterinário específicos para aves. Eles são aliados da indústria avícola, agências governamentais e outros laboratórios para a prevenção, gestão e controle de enfermedades avícolas, e participam de programas de preparação para emergências sanitárias para Influenza Aviária e doença de Newcastle.
Também fornecem uma variedade de serviços de testes e monitoramento, garantindo a qualidades das aves para inspeções em incubatórios.