Empresas Suinocultura
Granja de suínos registra 92,9% menos mortes dos animais com uso do ozônio
Equipamento produzido pela Panozon Ambiental S/A ainda auxiliou na redução em 33% no uso de antibióticos para tratamento de diarreias.
Uma granja de suínos de Santa Catarina que passou a utilizar o ozônio no tratamento da água dos leitões registou 92,9% de redução na taxa de mortalidade num período de apenas 40 dias após a implantação da solução. Antes, a purificação da água era feita do modo tradicional, por meio do cloro e controladores de pH. Segundo Francelino Ribeiro, empresário do grupo familiar que administra a granja, “assim que as mortes foram diminuindo, concluímos que a grande culpada era a água que estávamos entregando para a nossa produção”.
A empresa responsável por produzir o sistema de tratamento da água com ozônio foi a Panozon Ambiental S/A. “Esta é uma aplicação com resultados muito expressivos pois traz uma enorme redução na mortalidade dos animais e também no uso de remédios, resultando em ganhos financeiros expressivos para o cliente”, conta Carlos Heise, CEO do grupo.
Ainda foi possível registrar uma redução de 81% nas diarreias dos animais. De acordo com Ribeiro, por consequência, houve uma menor necessidade de comprar antibióticos. A diminuição registrada na compra desses remédios foi de 33%. “Ela (diarreia) não faz mais parte da nossa rotina”, conta Ribeiro.
Criada há dois anos, a função da granja de Ribeiro é receber e inseminar as leitoas. Posteriormente, suas crias são passadas adiantes para as “creches”, onde os animais são criados ao longo dos anos. Atualmente eles contam com 1700 matrizes em suas duas instalações. Ribeiro conta que no início da produção, as leitoas tinham um ciclo de natalidade que girava em torno de 2.800 a 2.900 crias, mas com a utilização do ozônio ocorreu um aumento para 3.000 a 3.300 leitões nascidos.
“A Panozon Ambiental S/A tem investido fortemente no mercado de agronegócios pois vemos grandes oportunidades para uso do ozônio no auxílio do tratamento da água, ar e superfícies, garantindo uma maior desinfecção e, consequentemente, maior eficiência nos processos produtivos do setor” diz Heise. “Ainda estamos criando a cultura do ozônio nesse mercado, pois muitos produtores não sabem que têm problemas que podem ser solucionados com essa tecnologia”.
Empresas
Phibro reúne especialistas globais em simpósio no PSA Latin American com foco na Ecoprodutividade e na saúde intestinal na avicultura
O evento é de grande relevância para quem busca se atualizar sobre ciência, tecnologia e inovação.
A Phibro Saúde Animal realizará o simpósio “Estratégias e Tecnologias para Promover a Ecoprodutividade e a Saúde Intestinal na Avicultura: O Papel dos Eubióticos na Imunidade e na Sustentabilidade do Sistema de Produção Avícola”, durante a Conferência Científica Latino-Americana do Poultry Science Association (PSA), que acontece entre 8 e 10 de outubro, no Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort, em Foz do Iguaçu (PR). O simpósio da Phibro será realizado no dia 8 de outubro, entre 14 e 17h.
“O PSA Latin American Scientific Conference é, sem dúvida, um grande momento, muito aguardado por quem trabalha na avicultura. O evento é de grande relevância para quem busca se atualizar sobre ciência, tecnologia e inovação. Além disso, o evento reúne um público significativo e seleto de especialistas, pesquisadores e empresas, todos conectados pela busca por excelência nos resultados da atividade”, informa Bruna Boaro Martins, doutora em produção animal e gerente de produtos e serviços técnicos da Phibro na América do Sul.
Especialistas nacionais e internacionais farão parte da programação do simpósio “Estratégias e Tecnologias para Promover a Ecoprodutividade e a Saúde Intestinal na Avicultura: O Papel dos Eubióticos na Imunidade e na Sustentabilidade do Sistema de Produção Avícola.” No total, serão quatro palestras:
. ‘Visão holística do sistema imunológico das aves e sua importância para o sucesso da produção avícola’, apresentada pelo Professor Dr. Guillermo Zavala, da Universidade da Georgia
. ‘Imunidade como ferramenta para melhorar a saúde e a eficiência gastrointestinal’, tema da Professora Dra. Jovanir Inês Müller Fernandes, da Universidade Federal do Paraná
. ‘Uso estratégico de aditivos eubióticos para garantir ecoprodutividade’, sob a responsabilidade da Professora Dra. Catarina Stefanello, da Universidade Federal de Santa Maria
. ‘Eficiência das saponinas na imunonutrição’, destacado pelo Dr. Hernán Cortés, especialista em saponinas pela Desert King, Chile.
“O PSA conta com programação robusta de simpósios voltados para a América Latina e tópicos que, realmente, impactam a comunidade avícola global, assim grandes profissionais referência no mercado compõe o corpo de palestrantes, o que torna o evento de muito prestígio”, finaliza Bruna Martins.
Empresas
Ceva Saúde Animal anuncia Christophe Bailet como diretor financeiro
Em sua nova função, Christophe Bailet será responsável por supervisionar o próximo ciclo de refinanciamento do grupo e fortalecer o desempenho financeiro para alcançar as metas ambiciosas da Ceva.
A Ceva Saúde Animal (Ceva), líder francesa em saúde animal e a 5ª maior empresa global do setor, presente em 110 países, anuncia uma mudança em seu Comitê Executivo com a nomeação de Christophe Bailet como Diretor Financeiro do Grupo.
Christophe Bailet ingressou na Ceva em 1º de outubro de 2024. Ele começou sua carreira como analista financeiro no Société Générale e passou 20 anos no Saint-Gobain em várias posições seniores de finanças, com destaque para funções internacionais. Posteriormente, atuou como CFO nos grupos Benvic e Kem One, ambas empresas LBO e líderes no setor de vinil.
Christophe Bailet possui um MBA pela ESSEC Business School e se formou na École Normale Supérieure em Letras e Ciências Humanas.
Ele traz à Ceva vasta experiência internacional em finanças, com expertise em gerenciamento de operações LBO e refinanciamento corporativo.
Em sua nova função, Christophe Bailet será responsável por supervisionar o próximo ciclo de refinanciamento do grupo e fortalecer o desempenho financeiro para alcançar as metas ambiciosas da Ceva.
Ele sucede Alain de Woillemont, que ocupou o cargo por 10 anos e continuará a fornecer sua expertise durante a próxima fase de refinanciamento. A liderança da Ceva expressa sua profunda gratidão a Alain de Woillemont por sua dedicação e profissionalismo excepcional, cujo trabalho diligente permitiu à empresa refinanciar suas atividades várias vezes em condições particularmente favoráveis.
Christophe Bailet, recém-nomeado Diretor Financeiro da Ceva Animal Health, declarou: “Christophe Bailet, recém-nomeado Diretor Financeiro da Ceva Animal Health, declarou: “Ingressar na Ceva neste momento crucial de sua evolução é uma enorme oportunidade. A Ceva é tanto uma líder em inovação na saúde animal quanto uma empresa global em rápida expansão. Tenho a honra de trazer minha expertise para apoiar esse crescimento ambicioso e liderar a equipe financeira na implementação dos próximos objetivos estratégicos. A Ceva tem um potencial significativo para enfrentar os desafios atuais e futuros da indústria, e estou empolgado em contribuir para essa jornada.”
Empresas Acesso a expertise
Aviagen América Latina promove workshop sobre prevenção de enfermidades nos Estados Unidos
O workshop é parte do compromisso contínuo da Aviagen em promover as melhores práticas em manejo de enfermidades.
A Aviagen® América Latina realizou um workshop laboratorial especializado em diagnóstico de enfermidades em Gainesville, no estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em colaboração com o Georgia Poultry Laboratory Network (GPLN). O evento, realizado entre os dias 23 e 27 de setembro, reuniu 15 técnicos de laboratórios avícolas, representando 14 diferentes empresas do México, República Dominicana, El Salvador, Chile, Argentina, Brasil, Colômbia e Paraguai.
Liderado pelo especialista veterinário sênior da Aviagen, Jose J. Bruzual, pela diretora de Laboratório da Aviagen, Lola Crespo, e pelos especialistas do GPLN, Doug Waltman e Louise Dufour-Zavala, diretora do laboratório, o workshop combinou a teoria com a prática. Os participantes fizeram atividades práticas sobre as mais recentes técnicas para o diagnóstico de salmonella, bem como tiveram acesso à estratégias efetivas de biossegurança para proteger a saúde das aves.
A Aviagen tem como objetivo equipar as empresas avícolas com as habilidades necessárias para identificar e enfrentar os desafios da salmonella, permitindo a prevenção e o controle efetivo dessa enfermidade avícola.
Reforçando a segurança e a proteção alimentar
“A Aviagen se dedica a melhorar a segurança alimentar global, e a prevenção de enfermidades está no centro desta missão”, disse Bruzual. “Por meio de colaborações com líderes da indústria como o GPLN, capacitamos os produtores avícolas com o conhecimento e as ferramentas para proteger seus lotes e a cadeia de suprimentos de aves. Este workshop contribuiu com os laboratórios de nossos clientes de avós e matrizes com os protocolos mais recentes para detecção de salmonella, o que é vital para proteger nossa indústria da enfermidade.”
O gerente Técnico Regional da Aviagen América Latina, Jorge Amado, expressou sua gratidão ao time GPLN pela colaboração e organização do evento. “Temos orgulho de fornecer aos nossos clientes latino-americanos acesso a expertise de classe mundial em prevenção de enfermidades. Workshops como este são fundmentais para o avanço da saúde e do bem-estar das aves, além de garantir uma cadeia de suprimentos estável para a nossa região”.
O workshop é parte do compromisso contínuo da Aviagen em promover as melhores práticas em manejo de enfermidades, proporcionando todo suporte para a manutenção do sucesso do setor avícola na América Latina e outras regiões.
Sobre o Georgia Poultry Laboratory Network
O GPLN fornece monitoramento e serviços de diagnóstico da granja à mesa do consumidor, contribuindo com a saúde e a segurança dos lotes, ovos e produtos avícolas.
A organização apoia a indústria avícola e outros produtores de aves, fornecendo monitoramento de saúde e serviços de diagnóstico veterinário específicos para aves. Eles são aliados da indústria avícola, agências governamentais e outros laboratórios para a prevenção, gestão e controle de enfermedades avícolas, e participam de programas de preparação para emergências sanitárias para Influenza Aviária e doença de Newcastle.
Também fornecem uma variedade de serviços de testes e monitoramento, garantindo a qualidades das aves para inspeções em incubatórios.