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GPA inova nos treinamentos da SNCS para incrementar as vendas de carne suína

Os colaboradores das 508 lojas das bandeiras Extra e Pão de Açúcar estarão preparados para aumentar as vendas da proteína durante o período da campanha

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A Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) tem gerado importantes resultados para o GPA desde a sua primeira edição em 2013. Após quatro anos de sucesso, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) traz novos treinamentos com foco em informação de produção de suínos e liderança para motivar os colaboradores das bandeiras Extra e Pão de Açúcar a aumentarem as vendas da carne suína em 15% durante o período da campanha, de 26 de setembro a 12 de outubro.

Reconhecido como o maior grupo varejista do Brasil, o GPA realiza a SNCS em 508 lojas distribuídas em 17 estados brasileiros. Em seu quinto ano de campanha, o grupo já comprovou o potencial da carne suína e tem aumentado ano a ano a aderência da proteína em suas lojas. O gerente comercial do GPA, David Buarque, espera ampliar o trabalho neste ano. “Queremos oferecer ainda mais vantagens para os nossos clientes por meio de informação sobre os benefícios da carne e ofertas que incentivem a compra. O investimento que realizamos tanto na parte de treinamentos, conteúdo e parceria com a ABCS se dá pela necessidade do varejo de apresentar um ótimo sortimento de suíno nas gôndolas para atender a demanda crescente do consumidor”.

O presidente da ABCS, Marcelo Lopes, enxerga na parceria contínua junto ao GPA o reconhecimento da qualidade e do potencial de negócio do produto final, resultado do trabalho sistêmico desenvolvido em toda a cadeia de suínos, que prima pela excelência e segurança da carne suína produzida. “O GPA foi a primeira rede de varejo a apostar na SNCS e apresentar aos seus clientes todas as vantagens da carne suína com gôndolas repletas de opções de cortes porcionados. Desde então, nosso setor vem percebendo o aumento da popularidade da carne suína junto aos consumidores”.

Versátil, a carne suína tem seu espaço nas bandeiras Extra e Pão de Açúcar, que apostam na proteína para atrair clientes e oferecer um produto diferenciado de acordo com o perfil de cada uma. Considerada pelo GPA uma rede democrática com lojas voltadas aos públicos de todas as classes sociais e idade, o Extra tem sua estratégia de venda focada na oferta de qualidade e bons preços e realiza a SNCS em 323 lojas, divididas em formato supermercado e hipermercado, espalhadas em 17 estados brasileiros.

A rede premium do GPA, o Pão de Açúcar, investirá no atendimento personalizado e maior oferta de produtos para inserir a carne suína no carrinho de compras de seus clientes, em sua maioria fidelizados, distribuídos em 13 estados e 185 lojas. Além de desenvolver a campanha tanto no ponto de venda quanto do delivery, a bandeira já planeja uma edição especial com a proteína da revista Pitadas, conhecida por trazer ofertas e dicas sobre produtos em destaque nas lojas.

Treinamentos são estratégia para motivar e vender

Em busca de novos resultados, o GPA investe em treinamentos com novos focos para trazer ainda mais informação sobre a carne suína e incentivar os colaboradores a alcançarem as metas de venda para esta edição da SNCS. Além da tradicional palestra motivacional com foco em resultados, os líderes de açougue tiveram a oportunidade de conhecer a qualidade e a segurança do processo produtivo e industrial de suínos no Brasil. Essa nova etapa do treinamento foi fundamental para preparar o colaborador para responder de forma clara e direta as dúvidas dos clientes no ponto de venda, facilitando o aumento da venda da carne suína no ponto de venda. Com cinco capacitações realizadas no Rio de Janeiro, Brasília, São Paulo e Recife, esta etapa será finalizada nesta terça-feira em Fortaleza.

Para David Buarque, os treinamentos são essenciais para o sucesso da campanha. “Eles são o principal alicerce para engajar nossos colaboradores e motiva-los para compartilhar o conhecimento adquirido sobre os benefícios de incluir a carne suína na alimentação e também na hora de sugerir os cortes mais indicados da carne de acordo com o perfil do cliente”, explica.

O chefe do setor de carnes e aves do Extra Hiper de Interlagos (SP), Jovino Abreu, já participou de quatro treinamentos da ABCS e acredita na importância do conhecimento adquirido através das palestras. “Nós passamos essas informações pra equipe e, principalmente pros clientes, esclarecendo suas dúvidas. É bom também saber a origem do produto, pra informar que é confiável. E essa confiança a gente leva para o dia a dia, não só na loja, mas em casa também”, comenta.

A ABCS também realizou nesta edição palestra direcionada a nutricionistas associados ao GPA. A capacitação tem como objetivo desmistificar preconceitos e auxiliar na formação de pensamento crítico dos profissionais de nutrição do grupo acerca da saudabilidade e qualidades nutricionais da carne suína para que possam difundir estes conhecimentos junto aos clientes nas lojas.

A colaboradora Ivanilda Evangelista Dourado, líder da rotisserie no Pão de Açúcar, em São Paulo (SP), afirmou se sentir mais preparada para receber os clientes durante a campanha. "Eu acho legal a importância que é dada para esses eventos, porque significa muito para o nosso aprendizado. E a cada vez eu aprendo mais, e tenho certeza que os demais também", disse.

Para outubro, estão previstas a realização de 22 oficinas gastronômicas nas lojas Extra e Pão de Açúcar distribuídas pelo país para mostrar aos clientes formas diferentes, práticas e saborosas de preparar a carne suína. Além de aprenderem novas receitas, os participantes terão a oportunidade de tirar dúvidas sobre o ponto da carne e tempo de cozimento. 

Fonte: Assessoria ABCS

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Ministério da Agricultura realiza simulado de febre aftosa no Acre

Treinamento visa reforçar a cooperação e a capacidade de resposta em uma zona com status de livre de febre aftosa sem vacinação.

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OMinistério da Agricultura e Pecuária (Mapa) realizou, entre os dias 12 e 18 de setembro, no município de Cruzeiro do Sul, no Acre, o exercício simulado de febre aftosa com mais de 180 servidores da área de saúde animal, além de servidores de forças de segurança e integrantes do Servicio Nacional de Sanidad Agropecuaria e Inocuidad Alimentaria (SENASAG), da Bolívia, e do Servicio Nacional de Sanidad Agraria (SENASA), do Peru. O exercício foi realizado em conjunto com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (IDAF-AC).

Fotos: Divulgação/Mapa

Exercícios simulados permitem treinar e aferir a capacidade de ação e intervenção do serviço veterinário oficial num momento de crise e a realização desse treinamento é uma das ações previstas no Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (PE-PNEFA), visando a manutenção do status de área livre de febre aftosa sem vacinação e um corpo técnico preparado para atuar de forma imediata.

“O exercício simulado teve como objetivo preparar os servidores para a organização da cadeia de comando e o cumprimento dos protocolos que devem ser adotados em uma situação real de surgimento da doença, até a completa eliminação do foco e reestabelecimento da condição sanitária” explica o diretor do Departamento de Saúde Animal, Marcelo Mota.

Conforme previsto no Plano de Contingência para Febre Aftosa, durante o treinamento foi instalado um Centro de Operações de Emergência Zoossanitária para que os participantes praticassem a organização e os procedimentos técnicos de biossegurança, vigilância e investigação clínica e epidemiológica, colheita e envio de amostras para diagnóstico laboratorial, eliminação de focos, limpeza e desinfecção de instalações e controle e inspeção do trânsito de veículos na região, assim como o uso de softwares para coleta e processamento de dados e gestão da informação.

As barreiras sanitárias contaram com a presença de equipes do Grupo Especial de Fronteira, da Polícia Militar, do Exército Brasileiro e da Polícia Rodoviária Federal nas principais vias terrestres e fluviais para fiscalização de trânsito na região.

Também foram exercitadas a logística de envio de amostras para análise laboratorial no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Minas Gerais (LFDA/MG) e a atuação dos serviços de comunicação, assessoria de imprensa e assessoria jurídica frente a uma emergência zoossanitária.

Ainda, segundo o diretor, “o objetivo do treinamento foi a preparação para enfrentar uma eventual ocorrência de febre aftosa, mas as medidas servem para todas as doenças emergenciais, como a peste suína clássica, peste suína africana, influenza aviária, entre outras. Os protocolos sanitários são semelhantes, e o caráter de emergência é o mesmo. Os resultados foram muito bons, permitindo avaliar os procedimentos previstos e subsidiar uma nova versão do plano de contingência, incluindo as sugestões colhidas durante o simulado”.

O simulado também recebeu o apoio do Governo do Estado do Acre e do Fundo de Desenvolvimento da Pecuária do Acre (FUNDEPEC).

Fonte: Assessoria Mapa
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Impacto da estiagem na produção e nos preços dos alimentos

Alterações nas temperaturas e mudanças nos padrões de precipitação tendem a provocar alterações nos sistemas produtivos e colocar em risco o desenvolvimento de algumas culturas podendo, inclusive, no longo prazo, alterar seu zoneamento climático.

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Fotos: Divulgação/Arquivo OPR

Os eventos climáticos extremos, como alterações nas temperaturas e mudanças nos padrões de precipitação, tendem a provocar alterações nos sistemas produtivos e colocar em risco o desenvolvimento de algumas culturas podendo, inclusive, no longo prazo, alterar seu zoneamento climático.

Cenários climáticos desfavoráveis podem, no mínimo, elevar os custos de produção, eis que mesmo as culturas que suportam melhor os diferentes tipos de estresse ambiental, podem perder qualidade ou ter a sua produtividade reduzida.

Assim, está claro que as mudanças climáticas podem impactar a disponibilidade da oferta dos alimentos e provocar aumento dos seus preços – os quais, por sua vez, dependem, também e ainda, de múltiplos fatores não apenas relacionados ao clima.

A produção de leite no Brasil tem sido afetada pelas mudanças climáticas de duas maneiras distintas: em algumas regiões, pela estiagem, noutras, pelo excesso de chuvas.

A estiagem prolongada no Brasil tem causado impactos na produção de leite, onde a escassez de água afeta diretamente a disponibilidade e qualidade da pastagem e o bem-estar dos rebanhos, ocasionando a queda na produção do produto.

Durante a estiagem, muitos produtores se veem obrigados a recorrer à suplementação, o que eleva os custos de produção. Em 2024, os preços um pouco mais controlados dos grãos em comparação a anos anteriores mitigam um pouco desse impacto ao produtor.

Entretanto, ainda assim, houve elevação dos custos de produção pela necessidade de suplementação do rebanho com o uso de tecnologias de manejo mais avançadas.

Para os pequenos e médios produtores, tal situação foi de mais difícil enfrentamento, ocasionando o abandono da atividade por parte de muitos produtores. Neste quadro, os agricultores familiares foram ainda os mais atingidos, por disporem de menos estrutura e recursos, culminando na concentração da produção em produtores de maior volume diário.

Além disso, com menos chuvas, a água disponível para o consumo animal e a irrigação das pastagens diminui, afetando a saúde e a produtividade dos rebanhos. Esse cenário intensifica o estresse térmico nos animais, reduzindo ainda mais a produção de leite. A falta de infraestrutura de irrigação adequada em muitas propriedades agrava a situação.

Foto: Gustavo Porpino

Já nas regiões afetadas pelo excesso de chuvas, os efeitos foram mais agudos, em algumas situações levando à perda total ou parcial do rebanho durante enchentes, a elevadas perdas de solo e de fertilidade ou ainda, no mínimo, à necessidade de recomposição das pastagens.

Preços

De modo geral, não há previsão de aumento nos preços de produtos como milho, arroz e trigo em decorrência da estiagem. Destaca-se, ainda, que os preços do trigo e do milho estão em baixa. Sobre leite, carne, arroz, feijão, frango e ovos, o impacto nos preços deve ser mais duradouro durante o período de estiagem, especialmente no Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste, onde as condições climáticas são mais severas.

Os preços podem começar a apresentar algum alívio somente após a retomada de chuvas regulares e de melhorias na umidade do solo, o que pode demorar alguns meses dependendo da estação e da região.

Em relação a esses produtos, estima-se que os consumidores percebam esse aumento de preços provavelmente nos próximos meses, ante a intensificação da estiagem e o consequente reflexo nos preços ao consumidor final.

Fonte: Assessoria Superintendência de Gestão da Oferta da Conab
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Oferta do leite não cresce conforme o esperado, e preços voltam a subir

O consumo, por sua vez, tem se mantido firme; e os estoques nos laticínios caíram gradativamente em agosto, até atingirem níveis abaixo do normal em setembro.

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Foto: Semagro

O preço do leite ao produtor voltou a subir devido à oferta, que não cresceu como era esperado. A pesquisa do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, mostra que, em agosto, a “Média Brasil” fechou a R$ 2,7607/litro, 1,4% acima da do mês anterior e 17,7% maior que a registrada em agosto/23, em termos reais (os valores foram deflacionados pelo IPCA de agosto). Apesar de o preço do leite pago ao produtor acumular avanço real de 32% desde o início de 2024, a média de janeiro a agosto deste ano (de R$ 2,53/litro) é 8,4% inferior à do mesmo período de 2023.

Até o início de agosto, os fundamentos de mercado apontavam reduções no preço do leite ao produtor neste terceiro trimestre. Por um lado, a produção de leite parecia estimulada pelo aumento da margem do produtor neste ano e, por outro, a demanda seguia condicionada aos preços baixos nas gôndolas. Fora isso, as importações, ainda em volumes elevados, pressionavam as cotações ao longo de toda a cadeia produtiva. Porém, a produção não cresceu como era esperado pelos agentes do setor.

Os dados mais recentes da Pesquisa Trimestral do Leite do IBGE, divulgados em meados de agosto, mostram que a captação de leite cru pelas indústrias de laticínios no âmbito nacional caiu 6,2% no segundo trimestre em relação ao primeiro. Comparando com o mesmo período do ano passado, o incremento foi de apenas 0,8%.

De julho para agosto, o Índice de Captação Leiteira (ICAP-L) do Cepea avançou 5% na “Média Brasil”, mas o crescimento em Minas Gerais foi de 2,8% e, em Goiás, de apenas 1,5%. Apesar do aumento da margem do produtor nos últimos meses e de certa estabilidade nos custos de produção, o estímulo à atividade foi menor do que o esperado pelos agentes do setor. E o clima extremo não ajudou a atividade.

O excesso de chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul em maio fizeram com que a oferta crescesse pouco entre julho e agosto. A entressafra no Sudeste e no Centro-Oeste se intensificou com o calor a partir de agosto. E as queimadas em setembro fizeram esse cenário se agravar em termos nacionais. Além de comprometer o bem-estar animal, os incêndios têm prejudicado a produção de forragens para alimentação animal – o que eleva o custo de produção e limita a oferta.

Outro fator que reforçou a menor disponibilidade de lácteos entre agosto e setembro foi a diminuição das importações. Dados da Secex compilados pelo Cepea mostram que, em agosto, houve queda de 25,2% nas importações de lácteos, totalizando 187,8 milhões de litros em equivalente leite.

Como a oferta não se recuperou conforme o previsto, os estoques de lácteos nas indústrias não foram repostos como esperado. O consumo, por sua vez, tem se mantido firme; e os estoques nos laticínios caíram gradativamente em agosto, até atingirem níveis abaixo do normal em setembro. Esse contexto deve sustentar e intensificar o movimento de alta nas cotações entre setembro e outubro.

Fonte: Assessoria Cepea
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