Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

Governo do Paraná reafirma compromisso com produção de alimentos saudáveis em fórum da Ocepar

O compromisso com a produção responsável de alimentos saudáveis no Paraná foi renovado na terça-feira (28) em evento que reuniu secretários do Estado, especialistas e representantes de entidades do agro e técnicos de cooperativas. O encontro foi organizado pelo Sistema Ocepar, que cedeu sua sede para a reunião.

Publicado em

em

O compromisso com a produção responsável de alimentos saudáveis no Paraná foi renovado na terça-feira (28) em evento que reuniu secretários do Estado, especialistas e representantes de entidades do agro e técnicos de cooperativas. O encontro foi organizado pelo Sistema Ocepar, que cedeu sua sede para a reunião, e contou com apoio da Gazeta do Povo.

O secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Natalino Avance de Souza, salientou que a agricultura paranaense se tornou referência mundial em razão dos debates que promove continuamente sobre o seu crescimento. “Se tem alguém que pode alterar a matriz energética, que pode ser efetivo na redução dos efeitos de gases nocivos é a agricultura, e o Paraná pode liderar esse processo”, afirmou.

O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken participou na terca-feira (28), do Summit – Producao Responsavel de Alimentos Sustentaveis na sede da Ocepar – Fotos: Geraldo Bubniak/AEN

Por isso, sugeriu que os agentes da agropecuária paranaense avancem mais nas discussões sobre a qualidade do manejo de solo, de pragas, de doenças e de pastagens praticado no Estado, e sobre a intensificação dos sistemas produtivos e o necessário descanso do solo. “Creio que junto com as cooperativas, com a academia, com os órgãos representantes de classes é possível trabalhar para continuar sendo um Estado cada vez mais sustentável”, disse.

Para o secretário de Estado do Planejamento, Guto Silva, a produção de alimentos sustentáveis é um assunto estratégico para o Estado, que tem isso muito relacionado à sua trajetória histórica. Segundo ele, a economia verde faz parte, ao lado da educação e da infraestrutura, do tripé sobre o qual se apoia o planejamento estadual.

“Temos uma grande oportunidade de posicionar o Brasil na nova ordem mundial liderando situações de bioeconomia, de geração de energia verde e de produção de alimentos, e no Paraná temos o epicentro dessa realidade”, reforçou. Para Silva, há uma “falsa ideia” de que o Brasil produz alimentos sem sustentabilidade. “Ninguém produz alimentos de forma tão verde quanto nós”, afirmou.

O secretário do Desenvolvimento Sustentável, Everton Souza, destacou que 30% do território paranaense são cobertura florestal. “Muito é decorrente da agricultura, que respeita esses espaços tão valorizados”, ponderou o secretário. Ele disse que as cooperativas têm sido parceiras importantes no processo de licenças e outorgas do uso das águas. “Ajudam a ampliar nosso conhecimento para que tomemos as melhores decisões”.

Anfitrião do encontro, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, afirmou que o grande desafio que o sistema está abraçando é ter uma certificação da produção sustentável praticada no Paraná, e para

isso colocou à disposição os 3,7 mil profissionais de assistência técnica que atendem as cooperativas. “Na Europa falam mal porque não nos conhecem, se não mostrarmos a realidade e não certificarmos ficará essa imagem”, disse. “Queremos um programa de certificação de sustentabilidade para valorizar o que fazemos e colocarmos no mercado”.

Segundo ele, a intenção é que as propriedades dos 215 mil cooperados paranaenses tenham o certificado. “O desafio é muito grande, mas nós estamos dispostos a enfrentar isso de frente”, disse. “Essa retórica de que o Brasil não sabe produzir de forma sustentável vai se mostrar que não é verdadeira e nós vamos ganhar mercado”.

Fonte: AEN-PR

Notícias Mercado e perspectivas futuras

Suinocultura é foco do 1º dia de congresso promovido pelo O Presente Rural

Evento segue nesta quarta-feira (12) com programação voltada à avicultura.

Publicado em

em

O agronegócio esteve em pauta nesta terça-feira (11), com a realização do Congresso de Avicultores e Suinocultores O Presente Rural, evento que conta com a participação de lideranças destes setores, especialistas, representantes de cooperativas e produtores.

No primeiro dia de programação, o foco foi a suinocultura, quando foram abordados assuntos como o mercado da carne suína, cenário atual, perspectivas futuras, aumento do consumo interno, exportações entre outros.

Amanhã, quarta-feira (12), a avicultura será o foco do evento. Assista à matéria em vídeo.

Fonte: Produzido em parceria com O Presente
Continue Lendo

Notícias

Players globais da proteína animal debatem futuro do setor em painel no Siavs 2024

Brasil, EUA e China e representante de órgão internacional abordam visões sobre o comércio global.

Publicado em

em

Representantes de grandes produtores mundiais da proteína animal participarão de um painel sobre o futuro da cadeia produtiva internacional durante debate que acontecerá em meio ao Salão Internacional de Proteína Animal (Siavs), maior evento dos setores no Brasil, programado entre os dias 06 e 08 de agosto, no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP).

Nomeado como “Visão dos players globais sobre a proteína animal”, o painel reunirá o presidente Conselho de Exportação de Aves e Ovos dos EUA (USAPEEC), Greg Tyler, juntamente com presidente da Câmara de Comércio de Alimentos e Produtos Nativos da China (CFNA), Madame Yu Lu, e o secretário-geral do Conselho Mundial da Avicultura (IPC), Nicoló Cinotti.

No debate mediado pelo diretor de mercados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Luís Rua, visões distintas de atuação no mercado global traçarão perspectivas sobre os caminhos que serão percorridos pela indústria de proteína animal no futuro. “É um debate com visões complementares promovido por representantes de dois dos maiores produtores mundiais de carne de frango e carne suína, além do representante do órgão máximo da avicultura, o Conselho Mundial de Avicultura. Além do mais, a China é o principal importador mundial das proteínas de aves e suínos. A expectativa é que a gente possa ter uma discussão de alto nível, pensando em todos os elos, desde a produção até o comércio internacional. Esperamos dialogar dentro do propósito pela garantia da segurança alimentar global”, avalia Rua.

Confira a programação completa do Siavs clicando aqui.

Continue Lendo

Notícias Acompanhe ao vivo

Congresso de Avicultores e Suinocultores O Presente Rural reúne os principais atores da cadeia produtiva

Evento teve início nesta terça-feira (11) com foco na cadeia suinícola. Programação segue na quarta-feira (12) voltada à avicultura.

Publicado em

em

O jornal O Presente Rural, em parceria com a Lar Cooperativa Agroindustrial e a Frimesa, com apoio do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar) e da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), promove entre terça (11) e quarta-feira (12) o Congresso de Avicultores e Suinocultores O Presente Rural, no salão comunitário da Igreja Católica em Marechal Cândido Rondon, no Oeste do Paraná.

O evento reúne os principais especialistas em avicultura e suinocultura, oferecendo uma programação específica destinada a promover conhecimento e inovação nesses setores essenciais para o agronegócio brasileiro.

Acompanhe ao vivo a programação do Congresso de Avicultores e Suinocultores O Presente Rural

Feira de Negócios

Uma das novidades do evento deste ano é a Feira de Negócios, que contará com a participação de algumas das mais importantes empresas brasileiras e multinacionais, com focos variados em nutrição e saúde animal, equipamentos, genética, entre outros segmentos.

Realização, apoio e patrocínio

O evento é realizado pelo jornal O Presente Rural, Lar Cooperativa Agroindustrial e Frimesa, com o apoio do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Paraná (Sindiavipar) e da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS).

Além disso, conta com o patrocínio de importantes empresas do setor, incluindo na cota diamante Agrifirm, Agroceres PIC, American Nutrients, Biochem, Boehringer Ingelheim, Casp, Dandred, Grasp, MSD Saúde Animal, Oligo Basics, Sicredi e Vetanco; na cota ouro Cargill, Cobb, Huvepharma, Phibro, Salus, Suiaves, Vaccinar; na cota prata Agroceres Multimix, Aleris, Cinergis Agronegócios, DNA South America, Equittec, GD Brasil, HB Agro, Imeve, MS Schippers, NNATRIVM, Sanex, Sauvet, Sicoob, Suitek e Xcare; e na cota especiais BioSyn, MM2, Natural BR Feed, Ourofino, Polinutri, Vaxxinova e VetQuest.

Com uma programação tão rica e diversificada, o Congresso de Avicultores e Suinocultores O Presente Rural promete ser uma experiência enriquecedora para todos os envolvidos, refletindo o compromisso contínuo com a inovação e o avanço do agronegócio brasileiro.

Confira a programação do Congresso de Avicultores e Suinocultores O Presente Rural

Fonte: O Presente Rural
Continue Lendo
SIAVS 2024 E

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.