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Notícias De 2020 e 2021

Gadolando premia destaques da raça Holandesa

Foram reconhecidos produtores, autoridades e entidades que se destacaram no trabalho de produção, apoio e promoção do gado holandês no último biênio.

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Divulgação/JM Alvarenga

A Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) realizou, no sábado (04), a entrega dos destaques da raça holandesa dos anos de 2020 e 2021. O evento, que ocorreu na sede da entidade no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), agraciou produtores, autoridades e entidades que se destacaram no trabalho de produção, apoio e promoção do gado holandês no último biênio.

Em seu discurso, o presidente da Gadolando, Marcos Tang, agradeceu a participação dos produtores e famílias presentes que constroem a atividade leiteira mesmo em um momento difícil para o setor. “A Gadolando se firmou como uma representante dos produtores junto aos órgãos. Nós que temos a vaca leiteira sabemos que a produção não é só um trabalho agropecuário, mas sim um sacerdócio. É de sábado a sábado e o produtor rural tem que saber fazer escala de trabalho mesmo dentro da atividade familiar. O nosso produtor teve que se adaptar em termos de qualidade e sanidade e não podemos falar mal disso, mas quando temos nossa prova corrigida todos os dias, se acontece algo estamos rodados. Mas temos que cobrar de outros segmentos que melhorem e abram novos mercados. Temos qualidade, mas também precisamos ter lucro”, salientou.

Tang reforçou também junto aos produtores os novos sistemas de registros implantados neste ano pela Associação Brasileira onde os técnicos estão trabalhando junto aos produtores neste quesito, além de comemorar os aumentos de associados e números de registros dos últimos anos.

Confira os agraciados:

Destaque Melhoramento: Cooperativa Dália Alimentos

Destaque Político: Ernani Polo

Destaque Imprensa: Eduardo Leães

Destaque Especial: Leonardo Lamachia

Entidade Financeira: Banrisul

Entidade Parceira: Sistema Farsul

Cooperativa Parceira: Cooperativa Santa Clara

Empresas Parceiras: Hipra, Genex, Semex, Eurolatte e Trator Gera

Amigo da Raça: Rodrigo Lorenzoni

Parceria: Leonardo Pascoal

Reconhecimento pelos Serviços Prestados: José Luiz Rigon

Afixo Coletivo: Cooperativa Dália Alimentos

Afixo Individual: Granja 4 Irmãos

Registro Genealógico PO: Arlindo Heinsch e Filhos

Melhor Afixo e Melhor Criador nas Exposições: Orlando, Marcos e Itamar Tang

Registro Genealógico, Controle Leiteiro e Classificação Linear: Adair Becker, Adair Baggio, Adilar Malaggi, Adriano Sehn, Angelin Zanetti, Angelo Batista Reis, Artur Ziglioli, Arlei e Adolfino Parisotto.

Cooperativa de Assentados de Charqueadas: Delmir Soligo, Edegir Baratto, Eleandro Demarchi, Eloi Schneider, Everson Bonatto, Geni Angelo Bona Mignoni, Granja União do Vale, Ingolf e José Spetch, Iris Claudino Carboni, Israel José Frighetto, Ivair Moreschi, João Carlos Favini, João Rigo, João Rubem de Barcelos Almeida, José Carlos Ziliotto, Juliano Gabriel Sand, Leonardo Frare, Lírio Zanotto, Márcio Tomazoni, Mauro Casagranda, Moacir e Juliano Cuciolli, Nélson José Bedim, Nélson Kussler, Odiles Meneghini, Otacir Casagrande, Paulo Ferraboli, Renato Alcindo Michelon, Rui Lemke, Tiago Tremea, Valdir Paza, Vilson André Becker e Vinícius Brack Gestaro.

Fonte: Assessoria Gadolando

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Oferta elevada e demanda enfraquecida mantêm pressão sobre cotações da tilápia

Preços continuaram caindo no mês de agosto em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea, embora em menor intensidade frente aos dois meses anteriores.

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Foto: Divulgação/Arquivo OPR

Em agosto, os preços da tilápia continuaram caindo em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea, embora em menor intensidade frente aos dois meses anteriores.

Segundo pesquisadores do Cepea, a pressão vem da oferta elevada de peixe, somada à demanda enfraquecida, diferentemente do cenário observado em 2023.

Quanto às exportações brasileiras de tilápia (filés e produtos secundários), o volume embarcado caiu em agosto, interrompendo o ritmo crescente que vinha sendo observado desde março.

Conforme dados da Secex analisados pelo Cepea, as vendas externas totalizaram 1,3 mil toneladas, quantidade 29,1% inferior à de julho e apenas 2% acima da do mesmo período do ano passado.

 

Fonte: Assessoria Cepea
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Importações de trigo já somam maior volume em dois anos

Dados da Secex indicam que a quantidade importada pelo Brasil de janeiro a agosto é de 4,556 milhões de toneladas, a maior para o período desde 2020 e 9% acima da adquirida em todo ano de 2023.

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Foto: Jaelson Lucas

Mesmo com os preços de importação elevados, as compras externas de trigo em grão estão crescentes ao longo de 2024, já somando os maiores volumes em dois anos.

Segundo pesquisadores do Cepea, esse cenário está atrelado à baixa disponibilidade doméstica de trigo, sobretudo de maior qualidade.

Dados da Secex analisados pelo Cepea indicam que a quantidade importada pelo Brasil de janeiro a agosto é de 4,556 milhões de toneladas, a maior para o período desde 2020 e 9% acima da adquirida em todo ano de 2023.

Em agosto, especificamente, as compras externas totalizaram 545,46 mil toneladas, quase o dobro do importado em agosto de 2023 (277,99 mil toneladas).

Quanto aos preços, levantamentos do Cepea mostram que os valores internos do trigo seguem enfraquecidos e oscilando conforme as condições de oferta e demanda regionais.

Fonte: Assessoria Cepea
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Portos do Paraná atingem novo recorde mensal com crescimento nas importações

Em agosto de 2024, foram movimentadas 6.869.966 toneladas, superando em 4% o recorde anterior, registrado em junho deste ano, quando o volume chegou a 6.582.670 toneladas. Nas exportações, os portos do Paraná também registraram crescimento, movimentando 4.423.074 toneladas em agosto.

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Foto: Gilson Abreu/AEN

Os portos paranaenses alcançaram mais um marco histórico de movimentação de cargas. Em agosto de 2024, foram movimentadas 6.869.966 toneladas, superando em 4% o recorde anterior, registrado em junho deste ano, quando o volume chegou a 6.582.670 toneladas.

O destaque do mês ficou por conta das importações, que tiveram um aumento expressivo de 41% em relação ao mesmo período de 2023. O volume passou de 1.741.094 toneladas para 2.446.892 toneladas, puxado principalmente pela importação de fertilizantes, que somou 1.183.490 toneladas, um crescimento de 59% em comparação ao ano passado (745.201 toneladas).

Outro segmento que se destacou foi o de contêineres, que registrou um aumento de 22% nas importações, movimentando 62.218 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), contra 51.017 TEUs no mesmo período de 2023. “O alinhamento das estratégias logísticas e o trabalho integrado das equipes têm sido determinantes para elevar nossa performance e posicionar os portos do Paraná como referência no cenário nacional”, destacou Luiz Fernando Garcia, diretor-presidente da Portos do Paraná.

Nas exportações, os portos do Paraná também registraram crescimento, movimentando 4.423.074 toneladas em agosto, um aumento de 3% em comparação ao mesmo período do ano anterior (4.301.622 toneladas). A soja em grão foi o principal produto exportado, com 1.863.825 toneladas, 10% acima do volume registrado em agosto de 2023 (1.694.016 toneladas).

Mesmo diante de condições climáticas adversas, como os cinco dias de chuva e oito dias acumulados de neblina que impactaram na movimentação de granéis sólidos, o desempenho logístico não foi comprometido. “Atingimos um resultado histórico, com grande eficiência de produtividade, principalmente em relação à descarga ferroviária. Com a finalização das obras do Moegão, projetamos um aumento ainda maior de movimentações e atração de negócios com novos investidores”, afirmou Gabriel Vieira, diretor de Operações da Portos do Paraná.

O Moegão, maior obra portuária em andamento no Brasil, é um projeto estratégico para os portos do Paraná. Com um investimento de R$ 592 milhões, a obra visa reduzir os cruzamentos ferroviários urbanos e aumentar a capacidade de recepção de trens em 65%, passando de 550 para 900 por dia. A conclusão está prevista para o segundo semestre de 2025, prometendo otimizar ainda mais o fluxo de cargas ferroviárias.

Fonte: AEN-PR
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