Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

Futuro dos negócios, ESG e inovação estão entre os temas do Summit Brasil-Canadá 2023

Evento nos dias 18 e 19 de setembro reunirá empresas brasileiras e canadenses para compartilhar experiências sobre novos modelos de negócios e sustentabilidade.

Publicado em

em

Foto: Shutterstock

Um dos eventos mais aguardados do calendário corporativo, o Summit Brasil-Canadá 2023, organizado pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá – CCBC, reunirá, nos dias 18 e 19 de setembro, lideranças de vários setores empresariais para discutir temas relevantes do cenário econômico e social atual e a importância de repensá-los e transformá-los para o futuro dos negócios. Desenvolvimento Sustentável, Tecnologia e Inovação, ESG, Diversidade Equidade & Inclusão e Investimentos integram os principais conteúdos e tendências que serão debatidos nos dois dias do evento.

O objetivo é oferecer um ambiente propício para a troca de ideias e experiências, um ecossistema que permita às empresas desenvolverem novas soluções em serviços e produtos, além de novos modelos de negócios para que possam otimizar seus investimentos. “O conceito de open innovation, por exemplo, propicia a troca e a cooperação entre as empresas, favorecendo novas possibilidades e soluções. É importante ter um olhar mais holístico e sustentável para uma série de questões, considerando o papel do ser humano no centro das estratégias organizacionais e também as mudanças climáticas”, avalia Daniella Leite, diretora de Negócios da CCBC.

Entre os temas que devem pautar o evento, Daniella destaca, ainda, o papel dos investimentos entre o Brasil e o Canadá para os próximos 50 anos e a cooperação entre os dois países para a inovação e o desenvolvimento.

Para repensar e transformar o momento atual e o futuro dos negócios, o Summit Brasil-Canadá 2023 reunirá representantes de grandes companhias brasileiras e canadenses para compartilhar sua expertise. Entre elas estão: Vale; BRF; OTTP; Mc Gill; Grant Thorton; Pinhão Koffman; Genetec; Finvest; Fundação Araucária; Universidade Alberta; Alberta Innovates; KPMG; TMX; Brookfield; IQI, entre outras.

O evento contará, ainda, com a presença da ministra das Relações Internacionais e da Francofonia do Quebéc, Martine Biron, além da Margarita Motta, conselheira expert para exportações da América do Sul, que vai representar a Investissement Québec International.

O Summit Brasil-Canadá 2023 é patrocinado por Travel Plus, Air Canada, FCR Law, Genetec, Brookfield, BRP, Nutrien, Lifetime, Cescon Barrieu.
Sobre o Summit Brasil-Canadá 2023:

Summit 18 de setembro

• Painel 1 – A chegada da era da Sustentabilidade
Principais temas: ações adotadas pelas empresas brasileiras e canadenses em relação às mudanças climáticas; as medidas a serem tomadas em direção ao carbono zero; objetivos para o desenvolvimento sustentável (agenda 2030 ONU); economia circular; hidrogênio verde; tecnologias aplicadas; principais desafios e boas práticas.

• Painel 2 – A gestão do futuro
Principais temas: novos princípios e valores na relação entre a empresa e seus colaboradores e na relação entre a empresa e temas como diversidade, equidade e inclusão (DE&I), e meio ambiente; o ser humano como o ponto central da estratégia das empresas e de sua cultura; imagem da empresa e futuro dos negócios a partir da união dos principais conceitos apresentados; a importância que o cliente dará a esses pontos no futuro.
Summit 19 de setembro:

• Painel 3 – Tecnologia e inovação aplicadas aos negócios
Principais temas: Cooperação Brasil-Canadá para Inovação e Desenvolvimento; open innovation; economia colaborativa; relação academia-setor público-setor privado

• Painel 4 – Investimentos: um olhar nos próximos 50 anos
Principais temas: Importância do investimento no Brasil e no Canadá; drive de investimento dos fundos de pensão (o que consideram para investir; racional de investimento); Acordo Canadá-Mercosul, Perspectivas a médio e longo prazo.

Para mais informações e inscrições sobre o Summit Brasil-Canadá por este link.

Sobre a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC)

A Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) é uma organização independente, mantida pelo setor privado e sem fins lucrativos, fundada em 1973. Há 49 anos, a CCBC aproxima pessoas, empresas, instituições públicas e privadas de vários setores nos dois países. Com escritórios no Brasil e no Canadá, a instituição atua na construção de conexões para alavancar negócios, investimentos, estimular a inovação, o intercâmbio tecnológico e cultural bilateral.

Fonte: Assessoria

Notícias

Brasil e Japão assinam memorando para fortalecimento da cooperação agrícola

Objetivo é ampliar as relações comerciais entre os países.

Publicado em

em

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e Ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto - Foto: Divulgação/Mapa

Em reunião bilateral realizada entre o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto, foi assinado o Memorando de Entendimento para fortalecimento da cooperação entre os dois países no âmbito da agricultura.

O objetivo é tratar da expansão das relações comerciais entre os países, bem como o suprimento estável de grãos do Brasil ao Japão e a promoção de sistemas agroalimentares sustentáveis.

O encontro aconteceu na tarde desta última sexta-feira (13), em Chapada dos Guimarães (MT), após o encerramento da Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho de Agricultura do G20.

“Temos muito orgulho da relação Brasil Japão. Temos grandes oportunidade na cooperação e produção de alimentos e energias renováveis”, pontuou o ministro Carlos Fávaro na reunião.

O ministro japonês ressaltou a importância da assinatura do memorando, destacando que a medida atende a diversos aspectos da agropecuária para ambos os países.

Ele aproveitou a ocasião para parabenizar o Brasil pelo sucesso na organização do G20.

Além da assinatura do Memorando de Entendimento, a reunião tratou de temas como a transição energética. Em missão no Japão, Fávaro vistou a Toyota para tratar da fabricação de carros movidos a combustíveis renováveis no Brasil, fortalecendo a agroindústria brasileira e contribuindo como a sustentabilidade do planeta.

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

Brasil e Azerbaijão assinam memorando de entendimento para a pecuária e saúde animal

Acordo foi firmado na última sexta-feira (13) durante reunião bilateral no G20 Agro.

Publicado em

em

Ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov - Foto: Divulgação/Mapa

Os ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov, respectivamente, assinaram Memorando de Entendimento para a cooperação em pecuária e saúde animal nesta sexta-feira (13), durante uma reunião bilateral no G20 Agro.

A cooperação abrange o desenvolvimento da pecuária, saúde animal e matérias-primas; fomento à horticultura; e gestão sustentável do agronegócio e sustentável territorial, além de áreas como genética, biotecnologias de processamento e colheita, aprimoramento de maquinário agrícola e controle de pragas e doenças.

Ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov – Foto: Divulgação/Mapa

O ministro Carlos Fávaro destacou a importância do compartilhamento de ciência e tecnologia e afirmou que o acordo possibilitará avanços comerciais. “Vamos avançar na implementação dessas cooperações. Este é um momento muito oportuno para firmar novas oportunidades comerciais que sejam benéficas e equilibradas para ambos os países”, disse Fávaro.

 

Já o ministro Mammadov ressaltou a relevância da assinatura do memorando, destacando a importância da cooperação com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ele mencionou que, nesta sexta-feira, houve uma reunião com a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, na qual foram discutidas parcerias para pesquisa sobre mudanças climáticas. “Entendemos a importância da colaboração e da pesquisa nesse campo. No que diz respeito às relações diplomáticas e à cooperação agrícola, nosso compromisso é firme”, afirmou o ministro do Azerbaijão.

Neste ano, a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29) acontecerá em novembro, na capital do Azerbaijão, Baku. O evento foi destacado pelos ministros como um marco importante, especialmente por anteceder a COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

No G20 Agro, Brasil e Portugal firmam memorando para produtos agroalimentares

Foco será garantir o cumprimento das normas de segurança e qualidade

Publicado em

em

Reunião bilateral - Foto: Divulgação/Mapa

Durante o encontro do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20, no estado de Mato Grosso, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, aproveitou a oportunidade para realizar uma série de reuniões bilaterais estratégicas. Os encontros ocorreram nesta sexta-feira (13), no município de Chapada dos Guimarães (MT).

Os acordos visam fortalecer as relações bilaterais na agricultura e viabilizar projetos conjuntos de cooperação técnica para promover a evolução sustentável dos sistemas produtivos.

Em encontro com o ministro da Agricultura e Pescas de Portugal, José Manuel Fernandes, foi assinado um Memorando de Entendimento (MoU) entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério da Agricultura e Pescas de Portugal (MAGRIP). O documento regula o controle de segurança e qualidade dos produtos agroalimentares, promovendo a cooperação institucional e técnica entre os dois países.

“Esta assinatura demonstra o equilíbrio nas relações e reciprocidade entre Brasil e Portugal, além de abrir portas para novos diálogos e parcerias. Temos outros setores que também podemos explorar em conjunto”, destacou o ministro Carlos Fávaro.

Na ocasião, também foram discutidos pontos de interesse mútuo. O Brasil solicitou o apoio de Portugal nas negociações sanitárias e fitossanitárias junto à União Europeia.

Cooperação Internacional

Índia

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

O ministro Carlos Fávaro e o ministro da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores da Índia, Ramnath Thakur, reforçaram o interesse e o compromisso de ambos os países em continuar o diálogo em prol dos produtores, por meio de cooperações técnicas. “O Brasil tem grande interesse em manter e ampliar as relações comerciais com a Índia. Nosso objetivo é desenvolver capacidades mútuas na área agropecuária, especialmente no setor de pulses e pecuária leiteira”, afirmou Fávaro.

O ministro indiano convidou Fávaro a conhecer os sistemas agrícolas da Índia, ressaltando que “com certeza o ministro ficará surpreso”.

Emirados Árabes Unidos

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Durante o encontro com a ministra das Mudanças Climáticas e Meio Ambiente dos Emirados Árabes, Amna Al Dahhak Al Shamsi, e sua delegação, o ministro Carlos Fávaro apresentou o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD). Fávaro reafirmou o compromisso do Brasil com a sustentabilidade.”Estamos com um objetivo muito claro de zerar o desmatamento. Como? Por meio desse programa que criamos para a recuperação de pastagens degradadas”, disse Fávaro.

A ministra Shamsi destacou a importância da pesquisa para o desenvolvimento de práticas sustentáveis. “Temos avançado nas pesquisas em colaboração com universidades, o Ministério das Mudanças Climáticas e centros de pesquisa dos Emirados Árabes. É essencial para nós garantir que estamos desenvolvendo culturas climaticamente inteligentes que possam prosperar”, afirmou.

Itália

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Em continuidade às reuniões bilaterais, o ministro Carlos Fávaro se encontrou com o ministro da Agricultura, Soberania Alimentar e Florestas da Itália, Francesco Lollobrigida, para debater cooperações técnicas e inovações tecnológicas entre os países.

“O G20 Agro foi um grande evento”, afirmou Lollobrigida. “Como presidente do G7, a Itália vê os temas abordados no G20 no Brasil como um ponto de convergência importante”.

Reino Unido

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Em reunião com Daniel Zeichner, ministro de Estado para o Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra) do Reino Unido, o ministro Fávaro reiterou a satisfação do Brasil em ter o Reino Unido como parceiro para alcançar o objetivo de erradicar a fome, promover a segurança alimentar e melhorar a nutrição global por meio de uma agricultura sustentável, com alta produtividade e resiliência às mudanças climáticas.

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo
ABMRA 2024

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.