Conectado com
VOZ DO COOP

Sem categoria

Frísia investe na melhoria da unidade Tibagi 3 para recebimento de cevada

Previsão é que projeto seja concluído ainda em agosto; produtividade média da cevada dos cooperados nesta safra é de 4.500 kg por hectare.

Publicado em

em

Foto: Divulgação

Desde janeiro deste ano, a Frísia está investindo em melhorias na unidade de recebimento de grãos Tibagi 3, localizada no município paranaense com o mesmo nome. O projeto tem expectativa de entrar em funcionamento ainda em agosto e visa modernizar a estrutura para a secagem de cevada, grão que requer cuidados na secagem e armazenamento. Essa é uma das obras previstas entre uma série de melhorias que serão realizadas pela cooperativa.

Segundo Primo Vaz da Costa Neto, coordenador de Engenharia e Obras da Frísia, o projeto tem duas frentes principais: a primeira é a instalação do sistema de secagem indireta de grãos, ou seja, uma secagem com “ar limpo”, sem fumaça gerada pelas fornalhas, “o que proporciona o cuidado que a cevada necessita, com mais qualidade para o beneficiamento, cumprindo a exigência das cervejarias”. Também será feita a instalação de um silo pulmão e de uma máquina de limpeza, devido à necessidade de segregação.

Antes da reforma na unidade Tibagi 3, o cooperado tinha somente a possibilidade de secagem indireta na unidade de Ponta Grossa (PR).

A melhoria aumenta a capacidade da cooperativa no armazenamento da cevada, que será fornecida à Maltaria Campos Gerais, em Ponta Grossa. A indústria é resultado do investimento das cooperativas Agrária, Bom Jesus, Capal, Castrolanda, Coopagricola e Frísia.

Coordenador de Assistência Técnica Agrícola da Frísia, André Pavlak conta que a cevada tem uma exigência específica. “Quando se toma uma cerveja, se a cevada tiver sido seca de maneira inadequada, sente-se o sabor e o odor da fumaça. Então, a secagem da cevada precisa ser feita por fogo indireto, para que não tenha nem odor e, do ponto de vista de paladar, não seja desagradável”, conta o coordenador.

Produção

Os cooperados da Frísia na safra 23/23 estão com uma área total plantada de aproximadamente 8.700 hectares de cevada, com uma produtividade média esperada de 4.500 kg por hectare.

“Hoje, a cevada está bastante dividida em todas as áreas de atuação da Frísia. Tibagi é o município que mais tem o grão, em torno de 2.600 hectares. Depois, Carambeí tem 2.000 hectares e, em seguida, Ponta Grossa com aproximadamente 1.400 hectares. Mas a cevada está bem distribuída na região, como Teixeira Soares, Ipiranga, Jaguariaíva, Sengés, Palmeira, entre outros”, explica Pavlak.

Ele reforça que os cooperados têm um histórico médio de, ao menos, 95% de cevada entregue como cervejeira. “Para que uma cevada seja classificada como cervejeira, ela precisa atender a alguns critérios de qualidade, como alta germinação, teor de proteína adequado e tamanho de grão. Se ela não atinge esses parâmetros, é destinada para alimentação animal”, conclui Pavlak.

Fonte: Assessoria

Empresas Função estratégica

Agrifirm anuncia Raul Marcos Gaspar como novo Diretor Comercial no Uruguai reforçando sua posição de liderança regional

O objetivo é a consolidação da liderança e a expansão da oferta de soluções em nutrição animal e aditivos no país.

Publicado em

em

Raul Gaspar, Diretor Comercial da Agrifirm no Uruguai

Líder de mercado e referência em tecnologias para nutrição animal, a Agrifirm Uruguai passou a contar, a partir deste mês, com uma diretoria comercial local, uma nova posição alinhada com o momento da companhia, que detém grande parte da fatia de mercado nos segmentos em que atua. O objetivo é a consolidação da liderança e a expansão da oferta de soluções em nutrição animal e aditivos no país.

Brasileiro e com vasta experiência no mercado latino-americano, Raul Gaspar traz consigo uma sólida formação como Engenheiro Agrônomo, especializado em Marketing, Gestão de Pessoas com ênfase em Governança e Coaching. Sua trajetória inclui passagens por grandes empresas de nutrição e saúde animal na região, conduzindo equipes comerciais ao sucesso, com destaque para sua atuação no Uruguai desde 2016, país reconhecido mundialmente pela produção de lácteos e carnes bovinas de alta qualidade e valor agregado.

Ao assumir essa função estratégica, Raul Gaspar expressa seu entusiasmo: “Estou motivado para apoiar a Agrifirm LATAM neste projeto de consolidação regional, cuja missão será impulsionar os negócios e fortalecer nossa presença no mercado uruguaio por meio de serviços e soluções nutricionais customizadas já reconhecidas entre os produtores de todo o país.”

Rodrigo Miguel, CEO da Agrifirm LATAM

Rodrigo Miguel, CEO da Agrifirm LATAM, destaca a chegada de Raul ao time de liderança LATAM: “Nossa equipe de liderança é formada por profissionais experientes e conhecedores do mercado, premissas que fazem parte da estratégia adotada pelo Grupo Royal Agrifirm em todo o mundo, e nos movem para atender às necessidades de cada mercado. A chegada de Raul reforça a continuidade do fortalecimento regional, um profissional com mais de 27 anos de experiência e que passa a fazer parte da Agrifirm, fortalecendo assim nossa presença no Uruguai, país onde já somos líderes de mercado.”

“A Agrifirm possui uma equipe comercial muito experiente e motivada no Uruguai, sob a liderança de Raul iremos fortalecer ainda mais o nosso negócio. Além da consolidação nesse importante mercado, iremos expandir a oferta de produtos para nutrição animal e aditivos, contando com uma estreita colaboração com equipes globais e regionais, mantendo-se alinhada aos desafios e às demandas do mercado uruguaio.” cita o CEO LATAM.

Com a experiência de Raul Gaspar, aliada à visão estratégica da Agrifirm LATAM, a empresa reafirma seu compromisso em oferecer soluções de qualidade, impulsionar a performance e maximizar a rentabilidade para seus clientes também no Uruguai. Esse reforço da estratégia representa mais um passo em direção ao crescimento sustentável e à consolidação da Agrifirm como líder absoluta em nutrição animal na América Latina.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Sem categoria

Tecnologias que impulsionam o desempenho de suínos são apresentadas no Tecnoeste, em Concórdia

Publicado em

em

Melhora de mais de 15% na conversão alimentar de suínos nos 28 dias pré-abate, sem deixar de atender as exigências dos mercados nacional e internacional, melhora no consumo de ração pelas porcas, com melhora na produção de leite, mais uniformidade da leitegada, com leitões mais pesados ao desmame.

Estes são apenas alguns dos resultados das tecnologias que os suinocultores poderão encontrar no estande da Agroceres Multimix, durante a Tecnoeste (Show Tecnológico Rural do Oeste Catarinense). O evento acontece de 20 a 22 de fevereiro, no campus do Instituto Federal de Concórdia (SC) .

Entre as especialidades apresentadas pela Agroceres Multimix durante o evento, estão o agLean e o Flavocac. Enquanto a primeira especialidade promove um importante ganho de desempenho em suínos na fase de terminação, o Flavolac, reduz a perda de peso pelas fêmeas no pós-parto, aumenta a produção de leite pelas matrizes e promove maior ganho de peso à leitegada.

Segundo o gerente regional de suínos da Agroceres Multimix, Luis Henrique De Bortoli, os avanços proporcionados pelas tecnologias nutricionais desenvolvidas pela empresa, são resultado de vários anos de pesquisas. Anualmente, a Agroceres Multimix investe mais de R$10 milhões no desenvolvimento de novos produtos, validação e qualificação de insumos e aditivos, aperfeiçoamento das matrizes nutricionais, além de estudos de manejos e equipamentos.

No Brasil, a empresa de nutrição animal é a única a possuir uma estrutura própria de pesquisas, formada pelo Centro de Pesquisas e a Granja Paraíso, localizados nas cidades mineiras de Patrocínio e Patos de Minas, respectivamente.

Continue Lendo

Empresas LalStim Nutri

Melhorando as perspectivas da agricultura

O inovador e novo produto da Lallemand Plant Care, LalStim Nutri, um fertilizante orgânico, entra em jogo

Publicado em

em

Divulgação / Lallemand Plant Care

À medida que o fenômeno El Niño se intensifica no Brasil, os agricultores enfrentam desafios cada vez maiores. A combinação de chuvas reduzidas e temperaturas elevadas coloca em risco a produção agrícola, exigindo abordagens inovadoras para garantir que as safras prosperem.

Os impactos do El Niño se manifestam de diversas formas, desde atrasos no plantio no Cerrado até um aumento na incidência de doenças na região Sul. No Cerrado, por exemplo, os atrasos na semeadura e a falta de chuva podem resultar em prejuízos significativos na safra 2023/2024 (CONAB 2023).

Diante desse cenário desafiador, é essencial contar com soluções eficazes para apoiar o desenvolvimento das culturas e minimizar o estresse das plantas. O inovador e novo produto da Lallemand Plant Care, LalStim Nutri, um fertilizante orgânico, entra em jogo.

Desenvolvido com décadas de experiência em leveduras e com o compromisso da Lallemand com qualidade e rigor, o LalStim Nutri promete ser uma resposta confiável aos desafios enfrentados pelos agricultores. Ao aplicar esse produto à base de levedura Saccharomyces Cerevisiae, com 50% de matéria seca altamente solúvel de forma foliar, o agricultor estará proporcionando às suas plantas uma série de benefícios essenciais como:

– Equilíbrio no metabolismo vegetal.

– Estímulo da fotossíntese.

– Melhoria na absorção e transporte de nutrientes.

– Indução de resistência a estresses ambientais.

– Promoção de uma melhor fixação das flores.

– Aumento do número de vagens e, consequentemente, da produtividade.

O LalStim Nutri não é apenas um fertilizante, mas uma ferramenta valiosa para ajudar os agricultores a superar desafios climáticos e maximizar a qualidade e a produtividade das colheitas. A Lallemand, comprometida em fornecer soluções de alto valor para a agricultura, investe em produtos de alta qualidade, com know-how e tecnologia.

Com resultados comprovados no campo em diversas culturas e condições a empresa se assegura com os resultados do LalStim Nutri.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.