Conectado com

Notícias

Francisco Turra entra para o Hall da Fama da Avicultura Latino-Americana

Homenagem será na próxima semana, durante o congresso OVUM no Uruguai.

Publicado em

em

Ex-ministro da Agricultura Francisco Turra - Foto: Divulgação/ABPA

O ex-ministro da Agricultura Francisco Turra, presidente do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e uma das figuras mais importantes da história da avicultura brasileira, entrará para o Hall da Fama da Avicultura Latino-Americana. A nomeação acontecerá durante o congresso OVUM, de 12 a 15 de novembro, em Punta del Este, Uruguai.

A entrada para o seleto grupo, que inclui importantes líderes que ajudaram a moldar o modelo de desenvolvimento da avicultura na América Latina, é um reconhecimento internacional à sua trajetória na agricultura e na pecuária brasileira, mas, sobretudo, pela contribuição para o desenvolvimento da avicultura nacional e internacional.

Gaúcho, nascido na cidade de Marau (RS), sua trajetória começou na política, como vice-prefeito, tendo sido depois prefeito, deputado estadual e federal, cargo em que sempre trabalhou pela sustentabilidade da agroindústria – incluindo a avicultura. Na presidência da Companhia Brasileira de Alimentos (CONAB), definiu o papel da empresa como gestora de grãos do país, ampliando a capacidade produtiva e competitiva que levou o Brasil à liderança mundial na exportação de carne de frango em 2004.

Foi ainda ministro da Agricultura, desenvolvendo programas voltados para a tecnificação e a implementação de novas tecnologias nas propriedades rurais, período em que a produção de insumos para a avicultura e outros grãos atingiu níveis recordes.

Em 2008, assumiu a antiga Associação Brasileira dos Exportadores de Frango (ABEF), onde deu início na construção de estratégias de desenvolvimento do setor e sua capacidade exportadora, como a criação do mecanismo de distribuição de cotas para exportações à União Europeia, que reduziu significativamente os custos de exportação. Trabalhou ainda na abertura de importantes mercados para carne de frango brasileira, sendo o responsável pelas negociações com a China.

Com visão de futuro, anos mais tarde, Turra integrou a ABEF à então União Brasileira de Avicultura (UBABEF), criando a UBABEF. Estabeleceu, assim, um novo modelo de gestão associativa que culminou, em 2014, na unificação da avicultura com a suinocultura e a criação da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). À frente da entidade, o setor registrou um aumento de 246% na receita de exportações em reais para carne de frango e de quase 450% para carne suína. Expandiu o SIAV para SIAVS (Salão Internacional de Proteína Animal), incluindo o setor suinícola no maior evento setorial do país, e ainda fez a gestão de crise do setor durante a Operação Carne Fraca.

Fonte: Assessoria ABPA

Notícias

Soluções para a cadeia produtiva do leite são apresentadas na 8ª Brasil Sul Milk Fair

Feira visa promover o networking entre os congressistas e empresas que trazem inovações para o setor.

Publicado em

em

Foto: UQ Eventos

Mais que uma exposição de produtos e serviços, a 8ª Brasil Sul Milk Fair se consolida como uma plataforma fundamental para a troca de experiências entre congressistas e para a apresentação de soluções inovadoras na cadeia produtiva do leite. Realizada paralelamente ao 13º Simpósio Brasil Sul de Bovinocultura de Leite, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, a estrutura da Milk Fair reuniu 22 estandes de empresas de tecnologia, nutrição animal, genética, manejo e automação, tornando-se um ponto de encontro para profissionais que buscam aprimorar suas práticas e alcançar novos patamares de produtividade e eficiência.

Para o presidente do Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet), Tiago Mores, o evento proporcionou uma oportunidade valiosa para expandir a rede de contatos e promover o networking de forma qualificada. “Seja para negócios ou para o aprimoramento profissional dos participantes – produtores, técnicos, veterinários, agrônomos, zootecnistas e estudantes –, a Brasil Sul Milk Fair foi um espaço para fomentar conexões, além de complementar a programação científica do Simpósio, permitindo que os congressistas discutam as temáticas abordadas nas palestras”, destacou Mores.

Inovação e soluções para a cadeia do leite

Equipe da expositora Ourofino – Fotos: Carol Bonamigo

Dentre as empresas presentes, a Ourofino, com sede em Cravinhos (SP), participou pela segunda vez do Simpósio e se destacou com o lançamento do FerApprease, um modulador de comportamento que visa reduzir o estresse dos bezerros durante a amamentação. Segundo Bruno Freitas, gerente de marketing da empresa, o produto auxilia na diminuição do cortisol do animal, hormônio relacionado ao estresse, trazendo benefícios significativos à produtividade. “A Milk Fair agrega muito ao nosso negócio, e a qualidade do evento nos impressiona, tanto pela estrutura quanto pela relevância das palestras”, ressaltou Freitas.

Grupo C-TEC

Já o Grupo C-TEC, com fábricas em Jardinópolis (SC) e Porto Alegre (RS), participou pela primeira vez da Feira e trouxe soluções para biossegurança e saúde animal, especialmente voltadas para a qualidade do leite. Marlon Haas, gerente comercial, destacou as soluções apresentadas pelo Grupo, que envolvem desde produtos para ordenha até cuidados preventivos contra mastite e lesões de casco, problemas comuns em propriedades de grande porte. “Nosso objetivo é não apenas oferecer produtos, mas também conhecimento técnico para auxiliar os produtores na implementação das melhores práticas”, explicou Haas.

Equipe Swisschem

A Milk Fair funcionou como catalisadora de parcerias e outra marca que estreiou a sua participação na Feira foi a Swisschem. A jovem empresa suíço-brasileira focada em inovação tecnológica para alimentação animal, esteve presente com uma linha completa de suplementos e aditivos para ruminantes. Segundo Gerson Ferrari, sócio-proprietário e diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, a Swisschem aposta em controle de qualidade rigoroso e rastreamento total dos lotes de produção, garantindo produtos de alto padrão. “Participar deste evento é uma experiência enriquecedora, que vai além do aprendizado técnico. É uma oportunidade única para abrir portas para parcerias e projetos futuros, ajudando a compreender melhor as tendências e as necessidades de mercado”, afirmou Ferrari.

Equipe da Nutron/Cargill

A Feira reafirmou o papel estratégico como evento especializado na bovinocultura de leite, incentivando a troca de conhecimentos e promovendo inovações para a produtividade e sustentabilidade do setor. Considerada veterana no evento, a Nutron/Cargill, empresa referência em nutrição animal com sede em Campinas (SP) e em Chapecó (SC), aposta na aplicação de pós-bióticos para otimizar o desempenho dos bovinos de leite. A coordenadora técnica comercial,  Bruna Carla, destacou que a empresa participa do Simpósio desde sua primeira edição. “Além de fortalecer nosso conhecimento, a feira permite que mantenhamos contato direto com clientes, colegas e novos profissionais, gerando um ambiente propício para o networking e o crescimento do setor”, apontou Carla.

Fonte: Assessoria Nucleovet
Continue Lendo

Notícias

Entre as maiores do País, Copacol se destaca na geração de emprego e renda

Com o desenvolvimento e a diversificação das atividades no campo torna uma grande fomentadora de oportunidades no Paraná.

Publicado em

em

Fotos: Divulgação/Copacol

A cooperação com o desenvolvimento e a diversificação das atividades no campo torna a Copacol uma grande fomentadora de oportunidades no Paraná. Entre as dez maiores cooperativas do Brasil, conforme a Revista Forbes, e entre as 100 maiores do mundo, pelo World Cooperative Monitor (Monitor Cooperativo Mundial), a Cooperativa disponibiliza vagas que transformam carreiras de crescimento contínuo, com valorização que resulta na realização de sonhos. “Nossos colaboradores têm na Copacol a segurança da fonte de renda para a família, com oportunidade de crescimento. Aqui os profissionais obtêm qualificação e conquistam avanços na carreira que resultam em qualidade de vida”, afirma o diretor-presidente, Valter Pitol.

Com unidades industriais, administrativas e comerciais, a Cooperativa está presente no Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Dubai (Emirados Árabes), com 16 mil colaboradores que atuam nos mais diversos setores. Para fomentar a seleção de profissionais, a Copacol possui uma parceria com 52 Agências do Trabalhador, que cooperam na oferta de oportunidades abertas pela Cooperativa. “É muito gratificante contribuir com a Copacol na contratação de novos profissionais. Nós, das Agências, nos sentimos também colaboradores, pois diariamente somos abraçados pela Cooperativa por meio de oportunidades, ações e eventos. É muito gratificante oferecer trabalhos de grande crescimento e desenvolvimento para nossos candidatos”, destaca a gerente da Agência de Cascavel, Marlene Crivelari.

Para fortalecer o vínculo com as Agências do Trabalhador, a Copacol realiza um encontro anual apresentando um balanço das ações desempenhadas e as metas para o próximo ano. O diretor-presidente, Valter Pitol, participa da ação de agradecimento aos parceiros. Neste ano, além do panorama das atividades, os recrutadores foram presenteados com cestas de produtos Copacol, garrafas térmicas da grife, e um show com o comediante Juca Bala. “Ter uma grande Cooperativa como a Copacol gerando emprego em nossa cidade é determinante para o crescimento econômico do município, além de impactar no desenvolvimento profissional de toda a comunidade. Somos gratos a Copacol pela oportunidade de trabalhar em parceria. Ficamos felizes com esse reconhecimento pela nossa cooperação”, afirma a gerente da Agência do Trabalhador de Campo Mourão, Janaina Meneguetti Jardim.

Fonte: Assessoria Copacol
Continue Lendo

Notícias

Associativismo e competitividade centram debate em evento da Fiesc

Edição final do Fórum Radar 2024 traz executivos e especialistas para discutir desafios da indústria de SC para se manter competitiva e como parcerias estratégicas colaboram para o desenvolvimento industrial.

Publicado em

em

Fotos: José Somensi

No próximo dia 21 de novembro, a Federação das Indústrias de SC (FIESC) realiza a edição final do Fórum Radar, em sua sede em Florianópolis. O evento, que vai debater como o potencial do associativismo como impulsionador do desenvolvimento da indústria, encerra a série de cinco encontros organizados ao longo do ano de 2024.

O Radar Associativismo e Competitividade traz executivos de empresas catarinenses e especialistas para discutir temas que impactam a competitividade, como o Custo SC, o estabelecimento de parcerias estratégicas, a sustentabilidade, a inovação e o potencial do associativismo como impulsionador do desenvolvimento industrial.

“As discussões que promovemos, os especialistas que ouvimos e os cases que apresentamos estão inspirando nossas indústrias a olhar para o futuro com mais confiança”, avalia o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar. “O alto nível dos palestrantes e painelistas contribuem para ampliar os horizontes dos participantes, que estão mais preparados para enfrentar os desafios de um cenário em constante transformação”, acrescenta.

Programação

O evento tem início às 13h30 e a primeira palestra é com o Conselheiro Executivo do Movimento Brasil Competitivo Rogério Desio Cauiby, que fala sobre Custo Santa Catarina: Desafios para uma indústria competitiva.

Em seguida, o Fórum Alumni EMC-UFSC promove o debate sobre Oportunidades e desafios para a cadeia de máquinas e equipamentos, com a participação dos CEOs André Odebrecht (Bovenau e Cassava), Edvaldo Ângelo (Metisa), Guido Dellagnelo (Futura) e Marcio Schissatti (B&L) e também dos executivos Daniel Godinho (WEG) e Daniel Moraes (Tupy).

A  diretora da Baly, Dayane Titon Cardoso, e o presidente da Zagonel, Roberto Zagonel, debatem o papel das parcerias estratégicas para a competitividade das empresas.

A executiva da Viplan e presidente do Sinduscon Joinville, Ana Rita Vieira, fala sobre o papel da liderança e negócios sustentáveis. Já a executiva do grupo Fleury, Patrícia Maeda, fala sobre ESG, inovação e excelência.

O presidente da Aurora Coop, Neivor Canton, fala sobre associativismo, e o ex-técnico da seleção masculina de vôlei, Renan Dal Zotto, fala sobre liderança e a busca pela excelência.

Fonte: Assessoria Fiesc
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.