O 7º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano (FSBBB) será realizado de 08 a 10 de abril, em Bento Gonçalves (RS), e vai reunir profissionais, pesquisadores e empresas do setor. Promovido anualmente, o encontro é uma plataforma para mostrar as inovações e avanços da cadeia produtiva do biogás, com foco na contribuição dessa tecnologia para a sustentabilidade e redução de resíduos. O jornal Presente Rural será parceiro de mídia do evento.
A edição de 2025, que terá como anfitrião o Rio Grande do Sul, contará com uma programação diversificada, incluindo Espaço de Negócios, apresentações de startups e a premiação dos Melhores do Biogás. As visitas técnicas serão uma oportunidade única para que os participantes conheçam, na prática, as plantas produtoras de biogás da região.
As inscrições estão abertas até 21 de março, com valores variando de R$ 696 para estudantes a R$ 870 para o público em geral. As visitas técnicas, como parte adicional da programação, possuem valores fixos.
A coordenadora do evento, professora Suelen Paesi, da Universidade de Caxias do Sul, destaca a relevância do Fórum como um espaço para discussões sobre o uso do biogás, abordando questões como a descarbonização e a busca por alternativas energéticas. “O biogás é uma solução para a geração de resíduos e a promoção de alternativas energéticas sustentáveis”, afirma. “Buscamos apresentar o que está acontecendo no setor e o futuro do biogás no Brasil, com ênfase na integração com outras cadeias produtivas”, completa o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Airton Kunz.
A programação vai contar com 10 painéis abordando temas essenciais do setor, como biogás e resiliência climática, recuperação de nutrientes, refino do biogás, biometano e suas estratégias de distribuição, e a agenda global para o biogás.
Esperando um público de cerca de 700 participantes, o Fórum será realizado no Dall’Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves, cidade famosa pela produção de vinhos e pela culinária italiana, proporcionando uma rica experiência turística para os visitantes.
Potencial para desenvolver novas energias
O mais recente Panorama do Biogás no Brasil, documento apresentado ao setor em 2024 (com base em dados do ano de 2023), pelo CIBiogás, indica que o país produz atualmente 4,6 bilhões de metros cúbicos de biogás por ano. O potencial mapeado é de 84 bilhões de metros cúbicos por ano.
O documento mostra que no ano de 2023, o Brasil registrou a operação de 338 novas plantas de biogás e biometano, um incremento de 32% em comparação ao ano anterior. São 1.365 plantas cadastradas no Brasil, e o Paraná é o estado mais representativo, por concentrar 54% do total dessa produção. Na sequência aparecem Minas Gerais, Santa Catarina e São Paulo. No Rio Grande do Sul estão cadastradas 79 plantas.
O levantamento do CIBiogás, feito com o apoio de empresas e instituições ligadas ao setor, visa avaliar o impacto dessa produção no cenário energético do Brasil.
O evento é realizado pela Embrapa Suínos e Aves (SC), Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás/PR), e Universidade de Caxias do Sul, com organização da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindustrial (Sbera).











