Conectado com

Sem categoria

Fomento Paraná e Compagas estudam abertura de mercado para gás natural e biometano

Poderão ser atendidos projetos dos municípios e de empreendedores privados, como empresas de transporte e transportadores autônomos de cargas, postos de combustíveis, condomínios residenciais e parques industriais. Técnicos da Fomento irão definir em conjunto com a área técnica da Compagas um plano de trabalho.

Publicado em

em

A Fomento Paraná e a Compagas assinaram nesta segunda-feira (12) um protocolo de intenções para iniciar estudos conjuntos para apoiar o desenvolvimento do mercado de gás natural no Estado do Paraná. Assinaram o documento o diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, e o diretor-presidente da Compagas, Rafael Lamastra Jr.

De acordo com Neves, a partir dos estudos para abertura de mercado para projetos que envolvam o uso de gás natural ou de biometano a instituição poderá buscar recursos e adequar linhas de crédito. “O mercado de gás apresenta um grande potencial de expansão e todo projeto de investimento pode ser acelerado a partir da disponibilidade de crédito em condições adequadas”, afirmou.

Fotos: Divulgação/Fomento Paraná

De acordo com o diretor da Fomento Paraná, poderão ser atendidos projetos dos municípios e de empreendedores privados, como empresas de transporte e transportadores autônomos de cargas, postos de combustíveis, condomínios residenciais e parques industriais. A Assessoria de Planejamento Estratégico da instituição irá definir em conjunto com a área técnica da Compagas um plano de trabalho para o cumprimento do protocolo de intenções.

Segundo Lamastra Jr, a Compagas já iniciou um trabalho focado no reforço ao uso de GNV em veículos de transporte pesado, como caminhões e carretas. O gás natural é um combustível mais eficiente e menos poluente que o diesel. Essas características são fundamentais quando se fala em sustentabilidade nas operações. A conversão de motores a diesel em um caminhão para uso de gás natural reduz em 25% a 30% a emissão redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) na atmosfera.

“Há toda uma cadeia de fornecedores e prestadores de serviços que podem ser atendidos além dos transportadores, como os postos de combustível, por exemplo, que precisarão de compressores de alta pressão”, explicou.

A nova parceria está alinhada com as ações da Fomento Paraná e da Compagas voltadas ao cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), no que diz respeito ao ODS 7 – Energia acessível e limpa (de fontes renováveis), considerando-se que gás natural é considerado energia sustentável.

Os principais temas do ciclo de estudos relativo à parceria são:

I – adequações em sistemas de instalações de gás em condomínios residenciais, visando ao atendimento às normas brasileiras vigentes, para a migração do gás liquefeito de petróleo (GLP) para o gás natural (GN);

II – desenvolvimento do projeto “Corredor Azul”, estimulando a substituição de óleo diesel pelo gás natural em veículos pesados;

III – produção de biometano oriundo de produtos e resíduos orgânicos agrossilvopastoris, aterros sanitários e estações de tratamento de esgoto.

Fonte: AEN

Bovinos / Grãos / Máquinas São Paulo

Circuito Nelore reúne 1,5 mil animais em Andradina e evidencia alto padrão de acabamento

Avaliação mostrou animais jovens, bem terminados e média de 21,9 arrobas. Fazenda Maravilha levou ouro entre os machos.

Publicado em

em

Foto: ACNB

A unidade da Friboi na cidade de Andradina (SP) recebeu a 28ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade, no último dia 04 de novembro, quando 1.581 animais de seis pecuaristas foram avaliados. A etapa foi resultado de parceria da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) com a Associação Paulista dos Criadores de Nelore (APCN), a Matsuda Sementes e Nutrição Animal e o frigorífico.

Do total dos animais, todos machos, 75% deles apresentaram até dois dentes incisivos permanentes (ou seja, até 2 anos de idade) e 80% possuíam cobertura de gordura mediana. O peso médio foi de 21,9 arrobas.

“Andradina foi sede de mais uma etapa de sucesso do Circuito. Foram 1.581 bovinos de excelente qualidade, resultado de um trabalho de excelência de todos os pecuaristas da região com a raça Nelore. Com certeza estamos muito orgulhosos dos resultados alcançados”, comenta Gabriel Galvão, assistente técnico da ACNB.

Melhores lotes de carcaças de machos  

A medalha de ouro de melhor lote de carcaças de machos foi para Adam Perrone Sammour, da Fazenda Maravilha (Colina/SP). Hélio Garcia da Costa Júnior, da Fazenda da Mata (Barretos/SP) garantiu a prata e Palmares Campo e Grãos, da Fazenda Santa Maria (Palestina/SP) ficou com o bronze.

Circuito Nelore de Qualidade       

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Cooperfrigu, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore, com apoio da Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

Fonte: Assessoria ACBN
Continue Lendo

Sem categoria

Salmonella na suinocultura: disciplina e atenção aos detalhes são armas contra avanço da doença

Publicado em

em

Durante o Café com Prosa promovido pela Boehringer Ingelheim no 21º Congresso Nacional da Abraves, o médico-veterinário e referência internacional em doenças entéricas, Roberto Guedes, destacou que o principal gargalo no controle da Salmonella na suinocultura está na falta de atenção aos detalhes da rotina nas granjas.

Segundo Guedes, pequenas falhas no manejo, no fluxo e na biosseguridade abrem caminho para a infecção se instalar e comprometer a produtividade. Ele reforçou que não existe uma bala de prata contra a doença, o sucesso depende da constância nas boas práticas e da adoção de estratégias integradas de controle.

O evento contou ainda com a participação do especialista em Ciência Animal Edilson Caldas, que apresentou um caso prático de redução da mortalidade e melhora da conversão alimentar, e de Débora Mathias, coordenadora técnica da Boehringer, que ressaltou o papel das vacinas Enterisol® Salmonella T/C e Salmonella SC-54 na imunização dos plantéis. Confira!

Continue Lendo

Sem categoria

Tecnologia que revoluciona a avicultura: Ceva fala sobre o Genesys, sistema de sexagem automatizada de pintinhos

Publicado em

em

Durante o evento da Ceva, em Toledo (PR), o diretor de Smart Solutions da América Latina da Ceva, Giankleber Diniz, apresentou o Genesys, uma tecnologia inovadora que promete transformar a avicultura no Brasil e no mundo.

O sistema utiliza inteligência artificial para realizar a sexagem automatizada de pintinhos, substituindo o processo manual e aumentando a eficiência e a precisão da operação. Com capacidade para processar 50 mil pintinhos por hora por módulo, o Genesys atinge índices de acerto acima de 97%, garantindo uniformidade de crescimento e maior qualidade do produto final.

Além de otimizar o trabalho nas incubadoras, o Genesys contribui para o bem-estar animal, redução de custos operacionais e melhor aproveitamento da mão de obra, realocando profissionais para outras funções dentro do setor.

A Ceva, referência global em vacinas e soluções para saúde animal, reforça seu compromisso com a inovação e sustentabilidade na produção avícola, mostrando que tecnologia e bem-estar podem caminhar juntos em prol de uma cadeia produtiva mais eficiente e moderna.

 

Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.