Conectado com
VOZ DO COOP

Notícias

FIPPPA apresenta inovações tecnológicas e discute questões de alta relevância para a cadeia produtiva de proteína animal

Publicado em

em

A FIPPPA – Feira Internacional de Produção e Processamento de Proteína Animal entra na sua fase final de preparativos. As últimas áreas de exposição na feira estão sendo comercializadas e todos os detalhes da programação sendo concluídos. O evento acontece nos dias 28, 29 e 30 de abril no ExpoTrade em Curitiba (PR). Com um conceito inovador, a FIPPPA 2015 congrega em um único local duas das mais importantes feiras de negócios da cadeia produtiva de proteína animal: a AveSui e a TecnoFood Brazil. “O visitante terá a oportunidade de conhecer diversas inovações tecnológicas apresentes pelos expositores, participar de seminários, workshops e uma série de outras atividades que envolvem todos os elos da cadeia produtiva de proteína animal, desde a produção até a mesa do consumidor; o participante com certeza irá se surpreender”, comenta Andrea Gessulli, diretora da Gessulli Agribusiness, empresa que ao lado da G5 Promotrade organiza a FIPPPA 2015.

O evento tem o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), assim como de duas de suas câmaras setoriais: Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas (CSMIA) e Câmera Setorial de Máquinas para a Indústria Alimentícia, Farmacêutica e Refrigeração Industrial (CSMIAFRI); além da Associação Nacional dos Fabricantes de Equipamentos para Aves e Suínos (Anfeas) e de uma série de outras entidades representativas do setor produtivo.

Em sua primeira edição como FIPPPA, o evento irá abrigar discussões relevantes para o setor de proteína animal. Entre as atividades programadas está o I Seminário de Políticas Públicas para o Desenvolvimento das Cadeias de Proteína Animal, que tem o apoio da Secretária de Política Agrícola (SPA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Também, será realizado o Seminário do Agronegócio para Exportação (AgroEx), parceria com a Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI/Mapa). Um workshop sobre bem-estar animal é outro destaque da programação, cujo tema será: “Bem-estar animal e consumo: como dialogar com consumidores mais informados e exigentes”. Além disso, o evento traz ainda painéis específicos sobre sanidade e nutrição de suínos e aves dentro do XIV Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos, acompanhado de diversas outras atividades. “É um evento completo, com a presença de um público qualificado e com poder de decisão, possibilitando discussões de alto nível e que contribuem para a constante evolução de todo o setor”, enfatiza Andrea.

Paraná

A FIPPPA será realizada em um dos principais polos produtivos de aves, suínos e leite do País. O Paraná ocupa a liderança na produção e exportação brasileira de carne de frango, sendo ainda responsável por mais de 20% da produção nacional de carne suína, ficando na terceira posição entre os maiores Estados exportadores desta proteína. No segmento leiteiro, dos 300 mil produtores de leite da região Sul, 118 mil deles estão no Paraná. Além disso, sua capital Curitiba possui uma grande infraestrutura hoteleira, gastronômica e de mobilidade, facilitando o acesso e visitação à feira.

Serviço:
FIPPPA 2015
Data: 28, 29 e 30 de abril
Local: ExpoTrade Convention Center – Curitiba (PR)
Realização: Gessulli Agribusiness e G5 Promotrade

Data 28/04/2015
09:00 – 12:30 Seminário Política Agrícola – Coordenador: Fabiano Coser – Analista de Mercado de Suínos – Fatos e Conjuntura

09:00 – 12:30 Painel de Zootecnia de Precisão – Coordenadores: Dra. Daniella Jorge de Moura – Professora da Feagri/Unicamp e Dr. Marcos Martinez do Valle – Professor da UFSM

14:00 – 17:00 IV Painel de Biomassa & Bioenergia – Coordenador: Dr. Jorge de Lucas Junior – Unesp Jaboticabal

14:00 – 17:00 Apresentação de Trabalhos Científicos – Prêmio Instituto Oswaldo Gessulli
 
Data 29/04/2015

09:00 – 12:30 Painel de Nutrição Aves – Coordenador: Dr. Carlos Augusto Mallmann – Professor da UFSM

09:00 – 12:30 Painel de Sanidade Suínos – Coordenador: Dr. Nelson Mores- Pesquisador Embrapa Suínos e Aves

09:00 – 12:30 Painel de Zootecnia de Precisão – Coordenadora: Dra. Daniella Jorge de Moura – Professora da Feagri/Unicamp e Dr. Marcos Martinez do Valle – Professor da UFSM

09:00 – 12:30 Seminário Agroex – Coordenador: Fabiano Coser – Analista de Mercado de Suínos – Fatos e Conjuntura

14:00 – 17:00 IV Painel de Reciclagem Animal – Coordenação Associação Brasileira de Reciclagem Animal – ABRA
 
Data 30/04/2015

09:00 – 12:30 Painel de Nutrição Suínos – Coordenador: Dr. Carlos Augusto Mallmann – Professor da UFSM

09:00 – 12:30 Workshop Bem-estar Animal – Coordenadora: Dra. Juliana Cristina Rego Ribas – HSA Campaign Officer – World Animal Protection

09:00 – 12:30 Painel de Sanidade Aves – Coordenadora: Dra. Liana Brentano – Pesquisadora Embrapa Suínos e Aves

Fonte: Ass. Imprensa

Continue Lendo

Notícias

Brasil e Japão assinam memorando para fortalecimento da cooperação agrícola

Objetivo é ampliar as relações comerciais entre os países.

Publicado em

em

Ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro e Ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto - Foto: Divulgação/Mapa

Em reunião bilateral realizada entre o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e o ministro da Agricultura, Florestas e Pesca do Japão, Tetushi Sakamoto, foi assinado o Memorando de Entendimento para fortalecimento da cooperação entre os dois países no âmbito da agricultura.

O objetivo é tratar da expansão das relações comerciais entre os países, bem como o suprimento estável de grãos do Brasil ao Japão e a promoção de sistemas agroalimentares sustentáveis.

O encontro aconteceu na tarde desta última sexta-feira (13), em Chapada dos Guimarães (MT), após o encerramento da Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho de Agricultura do G20.

“Temos muito orgulho da relação Brasil Japão. Temos grandes oportunidade na cooperação e produção de alimentos e energias renováveis”, pontuou o ministro Carlos Fávaro na reunião.

O ministro japonês ressaltou a importância da assinatura do memorando, destacando que a medida atende a diversos aspectos da agropecuária para ambos os países.

Ele aproveitou a ocasião para parabenizar o Brasil pelo sucesso na organização do G20.

Além da assinatura do Memorando de Entendimento, a reunião tratou de temas como a transição energética. Em missão no Japão, Fávaro vistou a Toyota para tratar da fabricação de carros movidos a combustíveis renováveis no Brasil, fortalecendo a agroindústria brasileira e contribuindo como a sustentabilidade do planeta.

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

Brasil e Azerbaijão assinam memorando de entendimento para a pecuária e saúde animal

Acordo foi firmado na última sexta-feira (13) durante reunião bilateral no G20 Agro.

Publicado em

em

Ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov - Foto: Divulgação/Mapa

Os ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov, respectivamente, assinaram Memorando de Entendimento para a cooperação em pecuária e saúde animal nesta sexta-feira (13), durante uma reunião bilateral no G20 Agro.

A cooperação abrange o desenvolvimento da pecuária, saúde animal e matérias-primas; fomento à horticultura; e gestão sustentável do agronegócio e sustentável territorial, além de áreas como genética, biotecnologias de processamento e colheita, aprimoramento de maquinário agrícola e controle de pragas e doenças.

Ministros da Agricultura do Brasil e do Azerbaijão, Carlos Fávaro e Magnum Mammadov – Foto: Divulgação/Mapa

O ministro Carlos Fávaro destacou a importância do compartilhamento de ciência e tecnologia e afirmou que o acordo possibilitará avanços comerciais. “Vamos avançar na implementação dessas cooperações. Este é um momento muito oportuno para firmar novas oportunidades comerciais que sejam benéficas e equilibradas para ambos os países”, disse Fávaro.

 

Já o ministro Mammadov ressaltou a relevância da assinatura do memorando, destacando a importância da cooperação com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Ele mencionou que, nesta sexta-feira, houve uma reunião com a presidente da Embrapa, Silvia Massruhá, na qual foram discutidas parcerias para pesquisa sobre mudanças climáticas. “Entendemos a importância da colaboração e da pesquisa nesse campo. No que diz respeito às relações diplomáticas e à cooperação agrícola, nosso compromisso é firme”, afirmou o ministro do Azerbaijão.

Neste ano, a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP29) acontecerá em novembro, na capital do Azerbaijão, Baku. O evento foi destacado pelos ministros como um marco importante, especialmente por anteceder a COP30, que será realizada em novembro de 2025, em Belém (PA).

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo

Notícias

No G20 Agro, Brasil e Portugal firmam memorando para produtos agroalimentares

Foco será garantir o cumprimento das normas de segurança e qualidade

Publicado em

em

Reunião bilateral - Foto: Divulgação/Mapa

Durante o encontro do Grupo de Trabalho da Agricultura do G20, no estado de Mato Grosso, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, aproveitou a oportunidade para realizar uma série de reuniões bilaterais estratégicas. Os encontros ocorreram nesta sexta-feira (13), no município de Chapada dos Guimarães (MT).

Os acordos visam fortalecer as relações bilaterais na agricultura e viabilizar projetos conjuntos de cooperação técnica para promover a evolução sustentável dos sistemas produtivos.

Em encontro com o ministro da Agricultura e Pescas de Portugal, José Manuel Fernandes, foi assinado um Memorando de Entendimento (MoU) entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério da Agricultura e Pescas de Portugal (MAGRIP). O documento regula o controle de segurança e qualidade dos produtos agroalimentares, promovendo a cooperação institucional e técnica entre os dois países.

“Esta assinatura demonstra o equilíbrio nas relações e reciprocidade entre Brasil e Portugal, além de abrir portas para novos diálogos e parcerias. Temos outros setores que também podemos explorar em conjunto”, destacou o ministro Carlos Fávaro.

Na ocasião, também foram discutidos pontos de interesse mútuo. O Brasil solicitou o apoio de Portugal nas negociações sanitárias e fitossanitárias junto à União Europeia.

Cooperação Internacional

Índia

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

O ministro Carlos Fávaro e o ministro da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores da Índia, Ramnath Thakur, reforçaram o interesse e o compromisso de ambos os países em continuar o diálogo em prol dos produtores, por meio de cooperações técnicas. “O Brasil tem grande interesse em manter e ampliar as relações comerciais com a Índia. Nosso objetivo é desenvolver capacidades mútuas na área agropecuária, especialmente no setor de pulses e pecuária leiteira”, afirmou Fávaro.

O ministro indiano convidou Fávaro a conhecer os sistemas agrícolas da Índia, ressaltando que “com certeza o ministro ficará surpreso”.

Emirados Árabes Unidos

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Durante o encontro com a ministra das Mudanças Climáticas e Meio Ambiente dos Emirados Árabes, Amna Al Dahhak Al Shamsi, e sua delegação, o ministro Carlos Fávaro apresentou o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD). Fávaro reafirmou o compromisso do Brasil com a sustentabilidade.”Estamos com um objetivo muito claro de zerar o desmatamento. Como? Por meio desse programa que criamos para a recuperação de pastagens degradadas”, disse Fávaro.

A ministra Shamsi destacou a importância da pesquisa para o desenvolvimento de práticas sustentáveis. “Temos avançado nas pesquisas em colaboração com universidades, o Ministério das Mudanças Climáticas e centros de pesquisa dos Emirados Árabes. É essencial para nós garantir que estamos desenvolvendo culturas climaticamente inteligentes que possam prosperar”, afirmou.

Itália

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Em continuidade às reuniões bilaterais, o ministro Carlos Fávaro se encontrou com o ministro da Agricultura, Soberania Alimentar e Florestas da Itália, Francesco Lollobrigida, para debater cooperações técnicas e inovações tecnológicas entre os países.

“O G20 Agro foi um grande evento”, afirmou Lollobrigida. “Como presidente do G7, a Itália vê os temas abordados no G20 no Brasil como um ponto de convergência importante”.

Reino Unido

Reunião bilateral – Foto: Divulgação/Mapa

Em reunião com Daniel Zeichner, ministro de Estado para o Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra) do Reino Unido, o ministro Fávaro reiterou a satisfação do Brasil em ter o Reino Unido como parceiro para alcançar o objetivo de erradicar a fome, promover a segurança alimentar e melhorar a nutrição global por meio de uma agricultura sustentável, com alta produtividade e resiliência às mudanças climáticas.

Fonte: Assessoria Mapa
Continue Lendo
IFC

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.