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Notícias Crescimento de 3,3%

Fimesa fatura 2,9 bilhões em 2018

Resultado foi apresentado durante a AGO que aconteceu nesta sexta-feira em Medianeira

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O Presente

R$ 2,925 bilhões. Este foi o faturamento da Frimesa Cooperativa Central no ano de 2018. O montante é um crescimento de 3,3% em relação ao ano anterior. O resultado foi apresentado nessa sexta-feira (22) durante a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da cooperativa. Na pauta esteve a apresentação das contas do exercício de 2018 e relatório da gestão, além da eleição e posse do novo Conselho de Administração e Fiscal.

Em relação aos volumes de produção, o crescimento atingiu a casa dos 3,6%, saltando de 365,6 para 379 toneladas/ano. Afetado pelo consumo baixo e queda de preços, as sobras chegaram a R$ 28 milhões, um recuo de quase 54%. “Sabemos como foi difícil 2018. Economicamente obtivemos resultados positivos, porém, abaixo do planejado”, comenta o diretor-presidente da cooperativa, Valter Vanezella.

Segundo a liderança, a Assembleia, de um modo geral, sempre é positiva. “Até porque é o finalmente. E para se chegar a esse finalmente é complicado. Eu diria que nós tivemos um ano extremamente complicado, a qual a cadeia teve dificuldade”, comenta. Porém, mesmo com este cenário, é preciso observar que 2018 foi um ano atípico. “Mas na nossa história mostra que houveram muitos anos bons e outros singulares. Senão fosse isso, não seríamos o que somos. Se em 2005 abatíamos 1.500 suínos, hoje estamos abatendo 10 mil por dia. Trabalhamos aos sábados. Abatemos em Marechal Cândido Rondon. Se nós não tivéssemos obtido anos bons, nós não estaríamos deste tamanho”, avalia.

O presidente destaca que nos momentos bons é importante comemorar, assim como nos momentos ruins é preciso respirar fundo e ver as alternativas para passar por estes períodos. “Porque nós temos um contingente de pessoas que dependem de nós: é trabalhador, é produtor, enfim, nós temos uma responsabilidade muito grande para fazer com que as coisas se mantenham equilibradas. E às vezes você depende, inclusive, de governo, de entidades, que você não tem gestão, não tem poder de se envolver, mas na média temos que ser realistas, temos que ir em frente porque assim a sociedade precisa”, afirma.

No ano passado, a cooperativa distribuiu para as cooperativas filiadas – Copagril, Lar, C.Vale, Copacol e Primato – foi de R$ 28 milhões em resultados. “O ano de 2018 foi difícil, mas nós estamos distribuindo o que ficou de resultado positivo aqui na indústria, porque sabemos que lá na afiliada teve resultado negativo. Então, realmente temos que ser parceiros, temos que ter a preocupação de viabilizar a cadeia. Não vai ter indústria que não terá produtor ou cooperativa no meio se não viabilizar a cadeia toda. Esse é o sentimento que temos”, conta.

CARNES E LÁCTEOS

No ano passado, a Frimesa recebeu um montante de 2,2 milhões de cabeças de suínos, 5,3% a mais comparado com o ano anterior. O volume movimentou a indústria com uma produção de 262.568 toneladas de alimentos.

Já quanto aos lácteos, as industrias operaram com um volume médio de 610.422 mil litros de leite/dia, totalizando 222 milhões de litros ao ano, alcançando um valor aproximado de R$ 843 milhoes em faturamento.

OTIMISMO PARA 2019

Para este ano, Vanzela comenta que a promessa está sendo de otimismo. “Por enquanto está devagar. O que me espante é ver o pronunciamento de políticos com saudosismo que chega a ser uma vergonha. Mas eu fico feliz quando vejo que há principalmente jovens e deputados se pronunciando firme contra, pregando o bom caminho, pregando a honestidade. E isso realmente vem uma perspectiva positiva para o futuro”, comenta. E complementa: “porque se não tivermos uma perspectiva, por que vamos trabalhar? Mas há muitas coisas que estão chegando, prometendo para 2019 – mais para o segundo semestre – de forma muito positiva. Esperamos que realmente acontece”, diz.

A expectativa quanto a este ano da cooperativa é obter um crescimento de 20% nos volumes de produção de 18% no faturamento, atingindo R$ 3,47 bilhões, com sobras na ordem de 2,39%.

COOPERATIVISMO É CRESCIMENTO

Quanto ao forte e amplo trabalho desenvolvido pela Frimesa, principalmente no Paraná, o presidente afirma que o Oeste do Paraná é uma região que teve a felicidade de ter um cooperativismo competente, honesto e que ajudou extremamente a desenvolver a região. “Sem vaidade, eu estou aqui há 34 anos como presidente da cooperativa. Não sou dono. Amanhã vou lá cuidar da minha propriedade e acabou. Mas o que nós deixamos de legado, que gera oportunidade para muita gente, porque para muitos, esse emprego que nós geramos pode não ser tão importante, mas pergunta para aqueles que têm emprego, para os 8.200 que temos, para ver o quanto isso é importante”, comenta.

O MAIOR FRIGORÍFICO DA AMÉRICA LATINA

Uma dúvida que sempre paira no ar quando o assunto é a cooperativa Frimesa é quanto a planta industrial que está sendo construída no município de Assis Chateaubriand, no Paraná. “Precisamos que haja desenvolvimento no país. Nós não somos de nos metermos sem saber o que irá acontecer. Essa é a grande verdade”, informa.

Vanzela afirma que não irá fazer uma dívida “monstruosa”. “Se hoje estivéssemos abatendo no frigorífico de Assis, o que faríamos com a carne? Tem mercado? Não tem! Por que tinha e agora não tem? Por um monte de razões: é problema de consumo em função de falta de poder aquisitivo, é uma somatória de coisas e isso tem que ser superado para conseguimos avançar”, avalia. “Quando se fala em desenvolvimento, todos têm que melhorar”, declara.

NOVO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Durante a Assembleia foi ainda eleito o Conselho de Administração da cooperativa, que atuará nos próximos quatro anos junto à Frimesa. “Está definido que eu sou o presidente pelos próximos quatro anos. A grande verdade é a seguinte: eu sou uma pessoa que hoje, posso falar de coração, sou experiente e até buscando motivação para enfrentar os desafios. Mas nós temos um planejamento e podendo realizar o que temos planejado será algo fantástico para o cooperativismo e para mim, pessoalmente”, comemora.

Os nomes escolhidos para o Conselho Efetivo nos próximos quatro anos foram:

Ricardo Silvio Chapla (Copagril)

Irineo da Costa Rodrigues (Lar)

Valter Pitol (Copacol)

Alfredo Lan (C.Vale)

Ilmo Welter (Primato)

Já para o Conselho Vogal:

Valter Vanzella (Copagril)

Urbano Inácio Frei (Lar)

Silvério Constatino (Copacol)

Walter Dal’Boit (C.Vale)

Moacir Scuziatto (Primato)

Conselheiros Fiscais:

Pedro Avancini (Copacol)

Adriano Finger (Lar)

Cezar Dondoni (Primato)

Cezar Petri (Copagril)

Antonio de Freitas (C.Vale)

Elton Endler (Primato)

Fonte: O Presente Rural

Notícias

Topgen promove a segunda edição da Semana da Carne Suína no Paraná

Campanha simbolizou uma celebração de sabor, aprendizado e valorização local.

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Foto: Shutterstock

De 3 a 10 de novembro, os municípios de Arapoti e Jaguariaíva, no Paraná, se tornaram o centro das atenções para os amantes da carne suína. A Topgen, uma empresa de genética suína, com o apoio do Sicredi, promoveu a segunda edição da Semana da Carne Suína, uma campanha que celebrou a versatilidade e o sabor da proteína suína, mobilizando comércios locais e estimulando o consumo na região que é conhecida por sua forte suinocultura.

Foto: Divulgação/Arquivo OPR

A programação contou com momentos inesquecíveis, como o workshop exclusivo com o Chef Daniel Furtado, realizado na Fazenda Araporanga, onde açougueiros e cozinheiros da região mergulharam nas técnicas e cortes especiais da carne suína, aprendendo a explorar sua versatilidade e criando inspirações para novos pratos. Outro destaque foi o concurso de melhor prato à base de carne suína, que movimentou 15 restaurantes locais. Os consumidores participaram ativamente, avaliando as delícias e votando no prato favorito. O grande vencedor foi a PJ Hamburgueria, com um sanduíche tão incrível que os clientes já pediram para incluí-lo no cardápio fixo!

A premiação incluiu uma cesta especial com embutidos artesanais do Sul do Brasil e a oportunidade de participar do curso com o Chef Daniel Furtado, além disso, todos participantes receberam um livro de receitas clássicas com carne suína editado pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), e impresso pela Topgen com o apoio do Sicredi e também um certificado de participação.

Foto: Hb audiovisual

Segundo Beate Von Staa, diretora da Topgen, a inspiração para esta mobilização veio da campanha realizada pela empresa Mig-Plus em 2022, no início da crise da suinocultura. “Naquele ano, fizemos algo simples, mas desta vez conseguimos envolver toda a comunidade. Foi gratificante ver a mobilização e os comentários positivos da população”, destacou”, finalizou.

Além de valorizar a carne suína, a iniciativa buscou incentivar o consumo local de uma proteína saudável e saborosa, mostrando aos consumidores que ela vai muito além do trivial. Assista ao vídeo da campanha e descubra mais sobre essa experiência que uniu gastronomia, aprendizado e valorização da cultura local. A ABCS parabeniza a todos os participantes e ao público que tornou a segunda Semana da Carne Suína um sucesso absoluto!

Fonte: Assessoria ABCS
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Avanços e desafios da agricultura regenerativa tropical

Evolução das práticas regenerativas permite a melhoria no ambiente de produção com uma melhoria da qualidade do solo como principal capital do agricultor.

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Fotos: Divulgação/Arquivo Pessoal

O mundo desafia a agricultura a dar segurança alimentar para uma demografia ainda em crescimento, contribuir com emissões negativas para as mudanças climáticas e ainda contribuir com produção com densidade nutricional e qualidade. A agricultura brasileira pode contribuir com essa agenda de forma relevante. Atualmente, o Brasil está entre os 5 maiores produtores de alimentos e é o primeiro colocado na exportação de vários produtos agrícolas.

Fotos: Divulgação/Arquivo OPR

É considerado o mais importante produtor de grãos nos trópicos. Estima-se que a produção agropecuária no Brasil já alimenta mais de 1 bilhão de pessoas no mundo e que as projeções da OCDE-FAO indicam uma ampliação considerável da importância do Brasil no comércio agroalimentar global até 2032. Vários são os motivos que levam a essas importantes conquistas.

Podemos citar a contribuição da agricultura industrial através da “revolução verde”, por exemplo. No entanto, muitas vezes a produção de alimentos vegetais e animais, fibras e energia também estão ancoradas em custos ocultos ao meio ambiente: a biodiversidade do sistema, a qualidade do solo agrícola, a saúde das pessoas nas cidades, a saúde dos consumidores finais, o bem-estar animal e das pessoas que trabalham diretamente no campo.

Além disso, é conhecido que esse sistema de produção convencional necessita de condições ambientais estáveis para garantir boas produtividades. Ou seja, o sistema convencional é extremamente suscetível às adversidades climáticas, as quais estão se tornando cada vez mais frequentes em diferentes regiões do Brasil. As externalidades negativas do sistema convencional de produção, somadas às suas limitações adaptativas aos extremos climáticos, requerem uma transição regenerativa e novos fundamentos de produção.

Dentro deste contexto de conscientização da sociedade por alimentos com ausência de resíduo químico, com características organolépticas superiores e com maior densidade nutricional, das necessidades de mitigar os efeitos de mudança climática, de garantir a manutenção dos recursos para as gerações futuras, de atender as demandas presentes e de preservar a biodiversidade do sistema produtivo, alguns produtores têm implementado práticas agrícolas bem conhecidas pela Ciência.

A novidade é que essas soluções estão sendo adotadas em escala. Essas práticas e técnicas de manejo regenerativo (Fig. 1) são capazes de reduzir significativamente a dependência de insumos importados, a poluição do ambiente, enquanto são capazes de aumentar a eficiência e a resiliência dos sistemas produtivos, permitindo a manutenção de boas produtividades mesmo em períodos prolongados (superior a 60 dias, no caso de grãos) sem chuvas.

A evolução das práticas regenerativas permite a melhoria no ambiente de produção com uma melhoria da qualidade do solo como principal capital do agricultor. Estes também começam a prestar serviços ambientais para toda a sociedade, principalmente para as cidades, fornecendo água e alimento de qualidade, bem como mitigando os efeitos climáticos através do abatimento do carbono utilizando insumos de baixa emissão, com os manejos que privilegiam o aumento de carbono orgânico no solo, e ainda permitem o sequestro de carbono de forma permanente através do intemperismo aprimorado de minerais silicáticos, que são utilizados como condicionadores de solo, bioativação do sistema, melhoria da qualidade do solo e fontes de nutrientes.

Ao promover e valorizar a biodiversidade através da integração das áreas produtivas com as áreas naturais remanescentes, estes produtores garantem o refúgio de inimigos naturais das pragas e obtêm importantes serviços ecossistêmicos. Além de tudo, por utilizarem insumos e serviços dos seus contextos locais e regionais, compartilham a prosperidade com a sociedade, criando riqueza e oportunidades para a comunidade ao seu redor, atendendo assim aos requisitos ESG (Sustentabilidade Ambiental, Social e de Governança Corporativa – Environmental, Social and Governance, em inglês) em plenitude.

Fig. 1: A Agricultura Regenerativa Tropical é um novo modelo de produção agrícola e pecuária que busca a melhoria contínua da saúde do ecossistema produtivo e do uso eficiente de recursos finitos. Baseia-se em uma agricultura de processos, onde diferentes manejos, técnicas e práticas são integradas para obter uma gestão holística do ecossistema.

Desta forma, entende-se como Agricultura Regenerativa Tropical (ART) um conjunto de ações e boas práticas que atuam na recuperação do ecossistema produtivo de forma a deixar um saldo de impactos positivo nas características físicas e químicas do solo, na micro e na macrodiversidade do solo, na resiliência da produção, na redução de resíduos nos produtos, no sequestro de carbono e na melhoria da sociedade local e regional. Esses produtores de alimentos, fibras e energia atuam conscientemente na adoção de manejos e suas práticas que visam promover positivamente o ambiente de produção utilizando recursos e tecnologias acessíveis da forma mais eficiente possível dentro de uma agricultura de processos, em que desafios bióticos e abióticos são equacionados através de manejos realizados em caráter preventivo. Por todas essas características, a ART tem uma forte conexão com o consumidor final, o qual prioriza a regeneração e cura dos agroecossistemas, visando impactos positivos ao ambiente, à cadeia e à sociedade. Com essa missão, os produtores visam criar novas formas de relacionamento com as cadeias de fornecedores de insumos, serviços e equipamentos, bem como de fidelidade com as cadeias de valor e com os consumidores, diferenciando sua produção, seja pela forma de produzir como pela qualidade intrínseca do produto final.

Entre as práticas utilizadas na ATR podemos destacar:

  • Manejo integrado da fertilidade do solo através do uso de remineralizadores, fertilizantes minerais naturais, corretivos e circularidade da matéria orgânica com o processamento adequado de insumos orgânicos, visando a eliminação de patógenos e germinação de plantas daninhas;
  • Rotação de culturas e sistema de plantio direto sobre a palha, visando aumentar a diversificação de plantas no sistema enquanto mantém, sempre que possível, o solo coberto e revolvido o mínimo possível;
  • Uso de comunidades microbianas funcionais e de microrganismos específicos que atendam às necessidades da cultura;
  • Redução e, quando possível, a eliminação de insumos que agridem a vida no solo, nas plantas e das pessoas;
  • Recuperação de pastagens degradadas;
  • Integração lavoura-pecuária-floresta;
  • Gestão integrada da paisagem.

A implementação destas práticas depende de o agricultor sair da zona de conforto e experimentar novos processos visando a redução de custos, com uso de soluções locais e regionais. Cabe ao agricultor, pecuarista, e/ou consultor identificar a lista de prioridades a serem equacionadas e determinar a melhor forma de atuar nos processos para implementar a transição. Por exemplo, muitas doenças e a presença de pragas podem ser equacionadas com uma nutrição adequada e balanceada. Como não existe uma tabela de determinação do requerimento e balanço nutricional da cultura para cada tipo de solo, o mais adequado é construir a fertilidade do solo de forma estruturante e deixar que a planta determine qual nutriente está sendo necessário em determinada fase fisiológica.

Essa fertilidade do solo pode ser construída ao longo dos anos com o manejo integrado da fertilidade do solo, o qual visa aumentar a eficiência do uso de fertilizantes solúveis através do uso de remineralizadores, fertilizantes minerais naturais e compostos orgânicos. No início da implementação deste manejo, correções pontuais através da adubação foliar podem ser necessárias ao longo do ciclo da cultura. O monitoramento semanal da lavoura se faz necessário para atender as demandas nutricionais e de correção para a supressão de pragas e doenças.

Com bom senso e políticas públicas, a adoção das práticas regenerativas devem continuar crescendo rumo à sustentabilidade da nossa agricultura. Na perspectiva de país, a ampliação da regeneração agrícola tem muitas justificativas para se transformar numa iniciativa estratégica, implementada de forma permanente e legitimada na Política Nacional Agrícola. Pois, podemos reduzir de forma significativa nossa dependência internacional de insumos fundamentais; podemos aumentar a renda dos agricultores e ativar as economias locais com a circulação de recursos da aquisição de insumos e serviços; podemos promover uma redução significativa nas contaminações e no oferecimento de produtos de melhor qualidade; podemos desempenhar uma agricultura de carbono negativo e, finalmente, podemos atender às demandas e compromissos das cadeias de valor por produtos regenerativos.

Fonte: Por Pablo Hardoim e Eduardo de Souza Martins, membros do Grupo Associado de Agricultura Sustentável
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Carrefour boicota carne do Mercosul: decisão é vista como protecionismo

Suspensão das compras de carne pelo Carrefour francês reforça críticas ao protecionismo europeu contra o agronegócio brasileiro.

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Presidente da ACCS, Losivanio Luiz de Lorenzi - Foto: Divulgação/ACCS

A decisão do Carrefour de parar de vender carne proveniente dos países do Mercosul, incluindo o Brasil, gerou fortes reações. O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) classificou a medida como “lamentável” e reafirmou que o Brasil segue os mais altos padrões de qualidade e sustentabilidade na produção agropecuária. O anúncio foi motivado por pressões do sindicato agrícola francês FNSEA e alegações relacionadas ao impacto ambiental.

“O Brasil tem uma das legislações ambientais mais rigorosas do mundo. Atendemos a padrões que garantem a rastreabilidade e qualidade das nossas exportações para 160 países, incluindo a União Europeia há mais de 40 anos”, destacou o Mapa, que acusou a medida de ser infundada e prejudicial à reputação do agronegócio nacional.

O presidente da Associação Catarinense de Criadores de Suínos (ACCS), Losivanio Luiz de Lorenzi, também criticou duramente a decisão. “Essa atitude é claramente protecionista. Não há motivos razoáveis para essas restrições. O Brasil é o maior exportador de alimentos do mundo e seguimos rigorosos padrões ambientais e sanitários”, afirmou. Ele sugeriu que os brasileiros adotem uma resposta proporcional ao boicote. “Se eles boicotam nossos produtos, devemos reconsiderar a compra de produtos dessa rede.”

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimento (Apex-Brasil) reforçou que o Brasil desempenha um papel essencial na segurança alimentar global. A Apex classificou como “lamentável” a postura da rede francesa, que poderia prejudicar as relações comerciais e a imagem do Brasil no cenário internacional.

O impacto da decisão também acende debates sobre a relação entre medidas ambientais e práticas protecionistas, muitas vezes vistas como barreiras não tarifárias. Especialistas alertam que atitudes como esta podem prejudicar os esforços globais de segurança alimentar em um momento crítico de demanda crescente.

O que está em jogo?

Enquanto o Carrefour cede à pressão interna, o Brasil continua sua luta por reconhecimento no mercado global, reafirmando a qualidade e sustentabilidade de seus produtos. Para muitos, a decisão francesa representa mais uma batalha na complexa relação entre o Mercosul e a União Europeia.

Fonte: Assessoria ACCS
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