Conectado com

Notícias

Fim da seca e alerta climático: La Niña pode influenciar chuvas e temperaturas até 2025

Fenômeno é caracterizado pelo resfriamento anormal das águas do oceano Pacífico.

Publicado em

em

Fotos: Divulgação

A passagem de setembro para outubro foi marcada por volumes significativos de chuvas em grande parte do país, com destaque para as regiões Norte, Centro Oeste e Sudeste. Esse aumento nas precipitações pôs fim ao período de estiagem, que vinha dando condições favoráveis às queimadas que afligiram diversas regiões nos últimos meses, especialmente o bioma amazônico, pantaneiro, cerrado e a porção oeste do estado de São Paulo.

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) indicam que, até o dia 21 de outubro, foram registrados 22,5 mil focos de incêndio, uma redução de 72,8% em comparação ao observado em setembro, mês em que houve o maior número de ocorrências registradas dos últimos 14 anos.

Na região Norte, o volume de chuvas observado nas primeiras semanas de outubro tem contribuído para a normalização do nível do Rio Madeira, que em 2024 registrou sua cota mínima histórica, conforme dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB).

Em relação ao La Niña, o CPC-ENSO do National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) indica em suas previsões mais recentes uma probabilidade de 60% de predominância da fenômeno entre janeiro e março de 2025. No entanto, segundo o instituto, as previsões baseadas no modelo IRI sugerem continuação das condições neutras entre outubro e dezembro de 2024.

Foto: Claudio Neves

O fenômeno é caracterizado pelo resfriamento anormal das águas do oceano Pacífico. No Brasil, está associado à chuva acima da média no Norte e Nordeste, e abaixo da média no Sul, além de provocar frio mais intenso. No entanto, ainda é cedo para determinar a intensidade exata desses efeitos.

Segundo o Prognóstico Agrometeorológico do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os próximos três meses devem apresentar predomínio de chuvas próximas ou abaixo da média em grande parte da região Norte, devendo ser acompanhada de uma temperatura do ar acima da média histórica. Os níveis de umidade do solo na região devem apresentar melhora a partir de novembro.

Na região Nordeste, o modelo do INMET também indica precipitação abaixo da média histórica na maior parte dos estados, com exceção do sul da Bahia, que pode apresentar volumes expressivos de chuva. A temperatura do ar deve se manter acima da média, mantendo os baixos níveis de umidade do solo nos próximos meses.

Foto: José Fernando Ogura

Da mesma forma, para a região Centro Oeste, o instituto projeta um predomínio de chuvas próximo ou abaixo da média climatológica em grande parte da região nos próximos meses. As previsões acerca da temperatura do ar indicam uma trajetória que deve se manter acima da média, contribuindo para eventuais dias de excesso de calor em algumas localidades. Essa dinâmica deve contribuir para reduzir os níveis de umidade em praticamente toda a região, com exceção de parte do Mato Grosso do Sul.

Na região Sudeste, a previsão para o trimestre indica predomínio de precipitação próximas ou abaixo da média na maior parte de Minas Gerais, enquanto devem ser registrados volumes de chuva levemente acima da média na maior parte dos demais estados da região. Por outro lado, a temperatura tende a permanecer acima da média na maior parte dos estados.

Na região Sul, a previsão indica condições favoráveis para chuvas acima da média em praticamente toda a sua extensão territorial. A temperatura do ar deve se manter acima da média e o balanço hídrico indica níveis elevados de umidade do solo.

Fonte: Consultoria Agro Banco do Brasil

Notícias Em Mato Grosso do Sul

ABCZ participa da Expogenética MS 2024

Evento promovido pela Nelore MS reúne criadores, pesquisadores e profissionais do setor em Campo Grande; ABCZ tem participação especial nesta quinta-feira (7).

Publicado em

em

Foto: Divulgação/ABCZ

A ABCZ tem participação de destaque na Expogenética MS 2024, maior exposição pecuária do Mato Grosso do Sul, promovida pela Nelore MS (Associação Sul-Mato-Grossense de Criadores de Nelore). Nesta quinta-feira, além da presença dos técnicos de campo da ABCZ no estado, o Gerente de Fomento do PMGZ, Ricardo Abreu, ministrará palestra com o tema “ABCZ e o PMGZ: avaliação que dá lucro”, a partir de 8h30 (horário de MS), no Parque de Exposições Laucídio Coelho. O presidente da ABCZ, Gabriel Garcia Cid, já está na capital sul-mato-grossense e também participará do evento nesta quinta.

“Será um grande encontro com os criadores deste estado tão importante para a pecuária nacional. Nosso time da ABCZ estará em peso para compartilhar experiências e informações com todos. Reforçamos o convite a todos da região”, destaca Ricardo Abreu.

A Expogenética MS reúne criadores, pesquisadores e profissionais do setor pecuário para debater o melhoramento genético bovino e as inovações para o setor. A programação vai até o próximo domingo (10), com leilões, provas equestres, shopping de animais, área comercial e shows.

Segundo a Nelore MS, Mato Grosso do Sul conta atualmente com um rebanho bovino de corte estimado em 18,9 milhões de cabeças, sendo que em torno de 90% deste rebanho é da raça Nelore.

Fonte: Assessoria ABCZ
Continue Lendo

Notícias

Sistema Faep reforça importância de fazer o cadastro de imóveis rurais

No programa de rádio, o chefe da Patrulha Rural Comunitária, Capitão Íncare Correa, fala sobre a importância do cadastro de imóveis rurais como estratégia de segurança pública.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Sistema Faep

A segurança pública no campo é uma bandeira histórica do Sistema Faep. Nos últimos anos, diversas ações têm contribuído para aprimorar o combate à criminalidade nas áreas rurais, como a parceria com a Polícia Militar do Paraná (PM-PR), que conta com uma coordenadoria de Patrulha Rural Comunitária. O chefe desse setor da PM, Capitão Íncare Correa de Jesus, destaca a importância do cadastro de imóveis rurais na estratégia de segurança pública.

“Nosso foco é principalmente preventivo e a primeira ação quando um agricultor recebe os policiais é a realização de um cadastro. Já nesse primeiro contato é feita uma orientação sobre aspectos que podem proporcionar maior segurança àquela propriedade”, explica o capitão durante o programa.

O policial relembrou que a Patrulha Rural, criada em 2009 e com reformulação em 2021, conta com policiamento em todos os batalhões da PM com uso de tecnologia. “Temos desde o cadastro com georreferenciamento, uso de drones, sistema mobile específico para cadastro, internet móvel para viaturas e uma série de inovações ligadas à segurança pública”, aponta.

Como fazer o cadastro

É possível realizar um pré-cadastro online. Posteriormente, a PM realizará uma visita à propriedade para repassar orientações sobre medidas de segurança e ações proativas de prevenção de crimes nas áreas rurais. Para saber os detalhes de como realizar o procedimento, acesse as orientações no site do Sistema Faep.

Fonte: Assessoria Sistema Faep
Continue Lendo

Notícias

Agrinho celebra a educação paranaense, com quase 2,6 mil premiados

Realizado em Pinhais, evento de encerramento reuniu mais de 4 mil pessoas, entre alunos, pais, educadores e autoridades.

Publicado em

em

Fotos: Divulgação/Sistema Faep

Um evento de dimensões superlativas celebrou, na última segunda-feira (4), o encerramento do Programa Agrinho – maior iniciativa de responsabilidade social do Sistema FAEP. Realizada no ExpoTrade Convention Center, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, a cerimônia reuniu mais de 4 mil pessoas, entre alunos, pais e educadores, advindos de todas as regiões do Paraná, além de autoridades que enfatizaram a importância do Agrinho para a educação do Paraná. Em sua 29ª edição, o programa terminou com a quebra de um recorde: 2.578 participantes premiados.

Realizada nas redes pública e privada de ensino, esta edição teve como tema “Agrinho: do campo à cidade, colhendo oportunidades”. O programa é levado às salas de aula em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR) e com outras entidades e apoiadores. Ao longo do ano, com materiais didáticos próprios e distribuídos gratuitamente às escolas, o Agrinho tem uma proposta pedagógica inovadora, pautada em princípios como colaboração, interdisciplinaridade, transversalidade e pesquisa.

A metodologia do programa está tão consolidada, que o Agrinho vem quebrando recordes de participação ano a ano. Nesta edição, foram mais de 1,3 milhão de participantes, em 17 categorias. Só no Concurso Agrinho, foram mais de 658,1 mil alunos inscritos. A categoria Redação Paraná somou mais de 551,6 mil participações. No total, 3.741 unidades escolares aderiram à iniciativa, entre escolas estaduais, municipais, particulares, colégios agrícolas e Apaes. Além disso, o programa também se estende por categorias inovadoras, afinadas com as novas demandas da sociedade, como Robótica, AgroRobótica e Programação.

Anfitrião da festa, o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette, destacou o alcance e os números expressivos do Agrinho. O líder rural também enfatizou a importância do programa, que “contribui com o desenvolvimento das novas gerações e da agropecuária”.

“O Agrinho incentiva crianças e jovens a conhecer e respeitar o agro. É fundamental a participação de alunos, pais, professores e diretores das escolas da rede pública e privada do Paraná” – Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino do Sistema FAEP

O vice-governador do Paraná, Darci Piana, lembrou que os impactos do Agrinho são tão positivos que o programa já foi levado a outros cinco estados – Goiás, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Rondônia e Ceará, abrangendo 3,7 milhões de participantes por ano. Na avaliação de Piana, o Agrinho tem sido decisivo para fazer com que conceitos e práticas sustentáveis se consolidem entre os estudantes, perpetuando-se entre as gerações.

“Juntamente com uma província do Japão, nós somos o Estado mais sustentável do mundo e o Agrinho tem muito a ver com isso. Este é o melhor programa do agronegócio deste país, tanto que cinco Estados já estão utilizando o Agrinho em suas escolas”, declarou Piana. Ao lado de outras autoridades presentes, o vice-governador foi homenageado ao longo do evento, recebendo uma placa de reconhecimento.

A festa

A celebração começou logo cedo, quando 72 ônibus desembarcaram no ExpoTrade Convention Center. Os estudantes e educadores foram recepcionados pelos personagens-símbolo do programa – Agrinho, Aninha e Nando – e puderam tirar fotos com eles em diversos cenários. Após a abertura e os discursos, os participantes assistiram a um espetáculo apresentado pela Sista Produções Artísticas: uma adaptação do musical “The Greatest Showman”, que incluiu música, dança, teatro e performances circenses.

Em seguida, o Agrinho promoveu a entrega de quase 2,6 mil condecorados nas diversas categorias, que receberam prêmios como celulares smartphones, tablets, chromebooks, notebooks e projetores multimídia, além dos três carros entregues às vencedoras da categoria Experiência Pedagógica.

Fonte: Assessoria Sistema Faep
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.