Notícias Nos dias 13 a 15 de maio
Fenagra é palco de oportunidades, negócios, atualização e tendências da agroindústria Feed & Food
Evento vai contar com 230 empresas expositoras e 11 congressos técnicos para a troca de informação, conhecimento, inovação, tecnologia e investimento.

A Feira Internacional da Agroindústria Feed & Food, Tecnologia e Processamento (Fenagra) vai reunir, no mesmo local, grandes players do setor de pet food, nutrição e reciclagem animal, graxaria, biodiesel, óleos e gorduras,além de congressos técnicos, realizados paralelamente à feira e promovidos pelas próprias Associações dos setores que representam.
O evento acontece de 13 a 15 de maio, das 11 às 19 horas, no Pavilhão principal do Distrito Anhembi, em São Paulo.
“A Fenagra é o maior encontro da agroindústria Feed & Food na América Latina. De um lado, expositores trarão o que há de mais inovador em tecnologia, insumos, maquinários, equipamentos e soluções. Do outro, congressos técnicos reunirão especialistas, tendências, desafios, estratégias e insights que nortearão o futuro do setor. Essa junção torna a Fenagra um ambiente completo para oportunidades, negócios, investimentos, conhecimento, atualização e expansão de networking”, declara Daniel Geraldes, diretor da Fenagra.
Em sua 18ª edição, a Fenagra contará com 230 expositores, de 17 países, vindos da Europa, Ásia, América do Sul, além dos Estados Unidos e da Austrália, que ocuparão uma área de 16 mil m2, abrangendo os setores de Biodiesel, Frigoríficos e Graxarias, Nutrição Animal (Pet Food, Aqua Feed, Animal Feed – Aves, Suínos e Bovinos), Óleos e Gorduras Vegetais, Grãos e Derivados. Segundo os organizadores, estima-se receber cerca de nove mil visitantes e gerar R$ 880 milhões em negócios, um acréscimo de 10% em relação à última edição.
Sobre os eventos paralelos, serão 11 congressos técnicos e cerca de 200 palestrantes convidados, vindos também do exterior. Um dos destaques será o 2º Fórum Biodiesel e Bioquerosene – Tecnologia e Inovação, realizado pela Ubrabio – União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene, que acontecerá nos dias 14 e 15 de maio e reunirá líderes e especialistas para debater os avanços tecnológicos e os desafios da produção de combustíveis sustentáveis no país.
A grade de programação inclui temas, como: a viabilidade técnica do biodiesel; a Lei do Combustível do Futuro; a rastreabilidade e qualidade dos combustíveis; a Nova Indústria Brasil; a produção de alimentos; as novas tecnologias no ciclo diesel; o reflexo de fraudes; e os novos biocombustíveis, como HVO, SAF e marítimo.
Para Donizete Tokarski, diretor superintendente da Ubrabio, o Fórum é um marco para o futuro da energia sustentável e para o crescimento contínuo da indústria no país, reunindo especialistas que vão contribuir com soluções inovadoras e essenciais para o avanço do setor.

Diretor da Fenagra, Daniel Geraldes: “Fenagra é o maior encontro da agroindústria Feed & Food na América Latina. De um lado, expositores trarão o que há de mais inovador em tecnologia, insumos, maquinários, equipamentos e soluções”
Representa uma oportunidade de extrema relevância para fortalecer o setor de biocombustíveis no Brasil e acelerar a transição energética no contexto global. “Neste ano, o foco será aprofundar as discussões sobre a viabilidade do biodiesel, a Lei do Combustível do Futuro, a rastreabilidade e a qualidade dos combustíveis, além de debater a produção de alimentos e biocombustíveis. Também vamos explorar as grandes oportunidades que surgem com os novos combustíveis renováveis, como o HVO e o SAF”, ressalta.
Outro evento a ser realizado nos dias 14 e 15 de maio será o 8º Congresso de Óleos e Gorduras, promovido pela – Sociedade Brasileira de Óleos e Gordura (SBOG). O congresso visa debater novas tecnologias, processos, equipamentos, insumos, aditivos, nutrição, saúde e reunirá acadêmicos, pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas instituições públicas e privadas.
As palestras englobarão diferentes áreas de destaque no campo de óleos e gorduras assim como dados sobre a cadeia produtiva da soja e as perspectivas para os biocombustíveis no Brasil; a esterificação enzimática na produção de biodiesel e o pré-tratamento de matérias-primas destinadas à produção de HVO e SAF. Outro tema será a evolução da aplicação industrial das gorduras e como suas propriedades térmicas determinam o seu uso pela indústria de alimentos, além do avanço e dos desafios da aplicação de oleogéis. Ademais serão discutidas a ação inflamatória e anti-inflamatória mediada por ácidos graxos e os feitos metabólicos da gordura interesterificada. A novidade, neste ano, é a parceria inédita com a ExpoAzeite, que fará palestras sobre azeite de oliva.
Para Jane Block, presidente da SBOG e coordenadora geral do evento, a realização do 8º Congresso de Óleos e Gorduras mostra a importância da Fenagra, que vai muito além de um evento que impulsiona o setor da agroindústria no Brasil. “Serão dois dias intensos de aprendizado e interação, trazendo para o debate os principais avanços da ciência e da tecnologia na área de óleos e gorduras”, destaca.
Haverá ainda a 10ª edição do Diálogo Técnico – Setor de Reciclagem Animal, promovida pela ABRA – Associação Brasileira de Reciclagem Animal. O evento, gratuito e aberto ao público, contará com apresentações dos patrocinadores: Eurotec Group, Fast Tecnologia Industrial e Oestergaard Feed & Food. A empresa Di Nardo e Cossi Advogados participará como palestrante e abordará o tema ‘Reciclagem Animal na Era da Reforma Tributária’, enquanto o Departamento de Saúde Animal (DSA), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), encerrará o evento com a palestra ‘Novo Programa Nacional de Encefalopatia Espongiforme Bovina (PNEEB) e a estratégia de retirada da obrigatoriedade da esterilização de farinhas de ruminantes’.
Para Pedro Bittar, presidente do Conselho Diretivo da ABRA, participar da Fenagra é uma oportunidade estratégica para unir e fortalecer alianças com associados, patrocinadores e demais envolvidos no setor. “A Fenagra é o ponto de encontro da reciclagem animal e, para valorizar ainda mais a feira, realizaremos, com exclusividade para os associados da ABRA, no dia 13 de maio, a Assembleia Geral Ordinária e, no dia 14 de maio, teremos o Seminário Habilita Chile, com a presença de representantes do Servicio Agrícola y Ganadero do Chile (SAG)”, destaca.
Já o Congresso ABISA Sudeste 2025 – Saneantes, Cosméticos e Afins, realizado pela Associação Brasileira de Produtos de Higiene & Limpeza e Afins (Abisa), aberto ao público e gratuito, contará com palestras técnicas, fornecedores, matérias-primas, maquinários, tecnologia da informação, equipamentos de laboratórios, entre outros. Dentre os temas, estarão: O Poder de Compra do Consumidor 50+; Neurotecnologia e Inteligência de Dados – Redução de Custos e Riscos para Novos Produtos; Matérias-primas (Sebo, Plásticos, Láuricos); Tecnologia para Sabão em Pó, entre outros.
“Serão várias palestras e a expectativa é que o evento atraia um público qualificado e que participe ativamente das discussões e atividades. É uma grande oportunidade de intensificar o networking, fechar negócios e formalizar propostas, reunindo, no mesmo espaço, produtores de matérias-primas, fabricantes, vendedores, revendedores, representantes comerciais, entre outros. Sem contar que ainda poderão visitar os demais eventos realizados em paralelo e conhecer novas parcerias”, declara Zoé Morés, executiva da Abisa.
A Fenagra vai receber os congressos promovidos pelo Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA), entre os quais a 35ª Reunião Anual CBNA, o 5º Workshop CBNA sobre Nutrição em Aquacultura, o 8º Workshop CBNA sobre Nutrição e Nutrologia de Cães e Gatos, em parceria com a Sociedade Brasileira de Nutrição e Nutrologia de Cães e Gatos (SBNutriPet) e o XXIV Congresso CBNA PET. Mais informações sobre esses eventos clique aqui.
Confira a agenda dos Congressos Técnicos:
2º Fórum Biodiesel e Bioquerosene – Tecnologia e Inovação, da Ubrabio
https://forumbiodieselbioquerosene.com.br/
8º Congresso de Óleos e Gorduras, da Sbog
https://oleosegorduras.org.br/viii-congresso-de-oleos-e-gorduras
10° Diálogo Técnico – Setor de Reciclagem Animal, da Abra
Congresso Abisa Sudeste 2025 – Saneantes, Cosméticos e Afins, da Abisa
https://abisa.com.br/sudeste-2025
Mais informações sobre a Fenagra acesse aqui.

Notícias
Dilvo Grolli recebe Menção Honrosa da ABCA por sua contribuição à agronomia brasileira
Reconhecimento destaca seu papel no avanço científico, na inovação cooperativista e na consolidação do Show Rural como vitrine tecnológica do agro.

A Academia Brasileira de Ciência Agronômica (ABCA) prestou, dias atrás, homenagem especial ao presidente da Coopavel, Dilvo Grolli. Ele recebeu o título de Menção Honrosa pela relevante contribuição ao fortalecimento da Engenharia Agronômica no Paraná e no Brasil. O reconhecimento é concedido a personalidades que, além de estimular avanços científicos e tecnológicos no agro, destacam-se como empreendedores que impulsionam o crescimento de suas regiões e do País.

Fotos: Divulgação/Coopavel
Dilvo Grolli tem trajetória reconhecida no cooperativismo paranaense e nacional. Sua visão de futuro e capacidade de liderança contribuíram para transformar a Coopavel em uma das cooperativas mais respeitadas do País, referência em gestão, inovação e apoio ao produtor rural. Ele também é um dos idealizadores do Show Rural Coopavel, criado ao lado do agrônomo Rogério Rizzardi, evento que se tornou um dos maiores centros difusores de tecnologia agrícola do mundo e que impacta diretamente a evolução do agronegócio paranaense e de estados vizinhos.
Exemplo
O presidente da ABCA, professor-doutor Evaldo Vilela, destacou a grandeza dessa contribuição ao afirmar que Dilvo Grolli é um exemplo de liderança que transforma. “Sua dedicação ao cooperativismo, ao conhecimento agronômico e à inovação, traduzida na criação do Show Rural, tem impacto direto no desenvolvimento sustentável do agro brasileiro”.
Ao agradecer a honraria, Dilvo ressaltou o papel indispensável da Engenharia Agronômica para o Brasil. “A agronomia é uma das bases que sustentam o agronegócio moderno. Sem esse conhecimento técnico e científico, o campo não teria alcançado o nível de produtividade e competitividade que hoje coloca o Brasil entre os maiores produtores de alimentos do mundo”, afirmou. Também destacou a importância dos agrônomos ao sucesso das cooperativas: “Profissionais da agronomia têm participação decisiva no crescimento de instituições como a Coopavel, que chega aos seus 55 anos dedicada ao desenvolvimento da agropecuária brasileira”.
A solenidade também enalteceu outros líderes locais, entre eles o empresário Assis Gurgacz, igualmente homenageado por sua atuação e pelo apoio contínuo ao desenvolvimento do setor produtivo, e a agronomia por meio da FAG. O professor Evaldo destacou que figuras como Dilvo Grolli e Assis Gurgacz ajudam a consolidar um ambiente favorável à inovação, à sustentabilidade e ao aprimoramento técnico da agropecuária brasileira, bem como da agronomia.
Notícias
Copacol reconhece desempenho dos produtores no Experts do Agro
Com participação de 120 produtores, evento premiou melhores resultados regionais e apresentou o próximo desafio: alcançar 500 sacas por alqueire somando soja e milho.

A dedicação, o conhecimento e a capacidade de inovação dos cooperados foram reconhecidos pela Copacol na cerimônia de premiação do Projeto Experts do Agro. O evento reuniu em Cafelândia agricultores, familiares, técnicos e parceiros que, ao longo nos últimos dois anos, trabalharam com foco em eficiência, sustentabilidade e melhores resultados no campo.
Divido em três regiões (Baixa, Alta e Sudoeste) o Experts do Agro teve a participação de 120 cooperados e cooperadas, que participaram de encontros e treinamentos intensos, com análises de estudos exclusivos do Centro de Pesquisa Agrícola (CPA). O conhecimento obtido por cada um dos agricultores foi aplicado em áreas de cultivo e os melhores resultados tiveram o reconhecimento da Cooperativa.

Fotos: Divulgação/Copacol
Foram premiados os três melhores de cada região. Cada um foi presenteado com uma viagem à Foz do Iguaçu, com hospedagem em resort e direito à um acompanhante. Na região baixa, regional de Nova Aurora, os premiados foram: com 4.304,5 pontos, Sidney Polato de Goioerê André Gustavo, com 4.343,15 pontos e com 4.388,5 pontos Simone Chaves Oenning, de Nova Aurora, que se destacou com o maior resultado da região, com produtividade de 208 sacas por alqueire.
Na região alta, regional de Cafelândia, os vencedores foram: com 4.177,8 pontos, Elton José Müller, de Bom Princípio, Toledo Elci Dalgalo, de Cafelândia, com 4.208,5 pontos e com 4.260 pontos, também de Cafelândia, Marcio Rogério Scartezini, que se destacou com produtividade de 221,6 sacas por alqueire.
Já no Sudoeste, os destaques foram os produtores: com 4.205,4 pontos, Willian Rafael Dallabrida, de Flor da Serra Ricardo Galon, de Salto do Lontra, com 4.630 pontos e com 4.724 pontos, Douglas dos Santos Cavalheiro, de Pérola do Oeste, que colheu 241,9 sacas por alqueire.
Proporcionar ao produtor tecnologia e conhecimento técnico para garantir uma safra com maior produtividade e rentabilidade foi a proposta do Projeto Experts do Agro. No decorrer dos anos, vários desafios foram lançados aos cooperados e superados pelos participantes: Projeto 160, Produtividade com Qualidade Soja + Milho 440 e Excelência 460.
A partir de 2026, os cooperados serão desafiados a participar do Projeto Safra 500: total de sacas de milho soja por alqueire. “Evoluímos muito no decorrer das seis décadas de atuação da Copacol e com as pesquisas realizadas avançamos de maneira rápidas. Tivemos elevadas produtividades graças a essa aplicação de tecnologias no campo. Agora, temos pela frente um novo desafio, que também será alcançado com o desenvolvimento de estudos que auxiliam os produtores”, afirma o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.
Destaque

Diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol: “Evoluímos muito no decorrer das seis décadas de atuação da Copacol e com as pesquisas realizadas avançamos de maneira rápidas. Tivemos elevadas produtividades graças a essa aplicação de tecnologias no campo”
Com a maior produtividade entre todos os participantes do Projeto Experts do Agro, Douglas Cavalheiro aplicou na propriedade todo o conhecimento obtido nos treinamentos. O resultado superou as expectativas do cooperado do Sudoeste paranaense, onde a Copacol está expandindo a atuação nos últimos anos.
“A Copacol tem feito a diferença em nossas vidas. No Sudoeste não tínhamos oportunidades de nos capacitar, de buscar crescimento. Com a chegada da Cooperativa, estamos evoluindo a cada ano em produtividade, em conhecimento técnico e inovação, e por meio do CPA temos à disposição o que há de mais avançado para produzir. Estou feliz não só pelo prêmio, mas pela presença da Cooperativa em nossa região”, comemora o campeão de produtividade.
Atrações
Além da premiação dos cooperados, o encerramento do Experts do Agro contou um panorama amplo do mercado atual de grãos, com Ismael Menezes, especialista em economia e mercado agrícola, com mais de 20 anos de experiência no setor do agro. Duante a cerimônia, o gerente técnico, João Maurício Roy, e o supervisor do CPA, Vanei Tonini, apresentaram um resumo da safra, o desempenho elevado da Cooperativa na comparação com as demais áreas agrícolas e os avanços alcançados pelos participantes do Experts do Agro ao longo dos últimos dois anos.
“Conseguimos traduzir os resultados de pesquisas do CPA em informações que chegam lá no campo. Foram dois anos de troca de experiências com êxito. Encerramos em grande estilo reconhecendo os produtores que mais se destacaram nos manejos e na aplicação das tecnologias. Com produtividade 30% maior que a média geral da Cooperativa, finalizamos com sucesso o Experts do Agro”, exalta João.
Critérios de avaliação
Além da boa produtividade no Experts do Agro, os produtores premiados se destacaram também na boa condução dos manejos, como: Incremento de produtividade em relação à média da unidade em sacas por alqueire qualidade estrutural do solo cobertura do solo com consórcio milho + braquiária, cobertura pré-trigo cobertura após o milho segunda safra manejo de buva e participação nos encontros dos Experts do Agro.
Notícias
Nova edição de Nutrição & Saúde Animal destaca avanços que moldam o futuro das proteínas animais
Conteúdos exclusivos abordam soluções nutricionais que ampliam índices produtivos e fortalecem a sanidade de aves, suínos, peixes e ruminantes.

A nova edição do Jornal Nutrição e Saúde Animal, produzida por O Presente Rural, já está disponível na versão digital e reúne uma ampla cobertura técnica sobre os principais desafios e avanços da produção animal no Brasil. A publicação traz análises, pesquisas, tendências e orientações práticas voltadas aos setores de aves, suínos, peixes e ruminantes.
Entre os destaques, o jornal aborda a importância da gestão de micotoxinas na nutrição animal, tema discutido no contexto da melhoria da eficiência dos rebanhos . A edição também traz conteúdos sobre o uso de enzimas e leveduras e o papel dessas tecnologias na otimização de dietas e no desempenho zootécnico .
Outro ponto central são os avanços na qualificação de técnicos e multiplicadores, essenciais para promover o bem-estar animal e disseminar práticas modernas dentro das granjas . O jornal destaca ainda o impacto estratégico dos aminoácidos na nutrição, além de trazer uma análise sobre conversão alimentar, tema fundamental para a competitividade da agroindústria .
Os leitores encontram também reportagens sobre o uso de pré-bióticos, ferramentas de prevenção contra Salmonella, estudos sobre distúrbios de termorregulação em sistemas produtivos e avaliações sobre os efeitos da crescente pressão regulatória e tributária sobre o setor de proteína animal .
A edição traz ainda artigos sobre manejo, probióticos, qualidade de ovos, doenças respiratórias em animais de produção e desafios sanitários relacionados a patógenos avícolas, temas abordados por especialistas e instituições de referência no país .
Com linguagem acessível e foco técnico, o jornal reforça seu papel como fonte de atualização para produtores, gestores, consultores, médicos-veterinários e demais profissionais da cadeia produtiva.
A versão digital já está disponível no site de O Presente Rural, com acesso gratuito para leitura completa, clique aqui.



