Conectado com

Notícias Nos dias 13 a 15 de maio

Fenagra é palco de oportunidades, negócios, atualização e tendências da agroindústria Feed & Food

Evento vai contar com 230 empresas expositoras e 11 congressos técnicos para a troca de informação, conhecimento, inovação, tecnologia e investimento.

Publicado em

em

Fotos: Divulgação/Fenagra

A Feira Internacional da Agroindústria Feed & Food, Tecnologia e Processamento (Fenagra) vai reunir, no mesmo local, grandes players do setor de pet food, nutrição e reciclagem animal, graxaria, biodiesel, óleos e gorduras,além de congressos técnicos, realizados paralelamente à feira e promovidos pelas próprias Associações dos setores que representam.

O evento acontece de 13 a 15 de maio, das 11 às 19 horas, no Pavilhão principal do Distrito Anhembi, em São Paulo.

“A Fenagra é o maior encontro da agroindústria Feed & Food na América Latina. De um lado, expositores trarão o que há de mais inovador em tecnologia, insumos, maquinários, equipamentos e soluções. Do outro, congressos técnicos reunirão especialistas, tendências, desafios, estratégias e insights que nortearão o futuro do setor. Essa junção torna a Fenagra um ambiente completo para oportunidades, negócios, investimentos, conhecimento, atualização e expansão de networking”, declara Daniel Geraldes, diretor da Fenagra.

Em sua 18ª edição, a Fenagra contará com 230 expositores, de 17 países, vindos da Europa, Ásia, América do Sul, além dos Estados Unidos e da Austrália, que ocuparão uma área de 16 mil m2, abrangendo os setores de Biodiesel, Frigoríficos e Graxarias, Nutrição Animal (Pet Food, Aqua Feed, Animal Feed – Aves, Suínos e Bovinos), Óleos e Gorduras Vegetais, Grãos e Derivados. Segundo os organizadores, estima-se receber cerca de nove mil visitantes e gerar R$ 880 milhões em negócios, um acréscimo de 10% em relação à última edição.

Sobre os eventos paralelos, serão 11 congressos técnicos e cerca de 200 palestrantes convidados, vindos também do exterior. Um dos destaques será o 2º Fórum Biodiesel e Bioquerosene – Tecnologia e Inovação, realizado pela Ubrabio – União Brasileira do Biodiesel e Bioquerosene, que acontecerá nos dias 14 e 15 de maio e reunirá líderes e especialistas para debater os avanços tecnológicos e os desafios da produção de combustíveis sustentáveis no país.

 A grade de programação inclui temas, como: a viabilidade técnica do biodiesel; a Lei do Combustível do Futuro; a rastreabilidade e qualidade dos combustíveis; a Nova Indústria Brasil; a produção de alimentos; as novas tecnologias no ciclo diesel; o reflexo de fraudes; e os novos biocombustíveis, como HVO, SAF e marítimo.

Para Donizete Tokarski, diretor superintendente da Ubrabio, o Fórum é um marco para o futuro da energia sustentável e para o crescimento contínuo da indústria no país, reunindo especialistas que vão contribuir com soluções inovadoras e essenciais para o avanço do setor.

Diretor da Fenagra, Daniel Geraldes: “Fenagra é o maior encontro da agroindústria Feed & Food na América Latina. De um lado, expositores trarão o que há de mais inovador em tecnologia, insumos, maquinários, equipamentos e soluções”

Representa uma oportunidade de extrema relevância para fortalecer o setor de biocombustíveis no Brasil e acelerar a transição energética no contexto global. “Neste ano, o foco será aprofundar as discussões sobre a viabilidade do biodiesel, a Lei do Combustível do Futuro, a rastreabilidade e a qualidade dos combustíveis, além de debater a produção de alimentos e biocombustíveis. Também vamos explorar as grandes oportunidades que surgem com os novos combustíveis renováveis, como o HVO e o SAF”, ressalta.

Outro evento a ser realizado nos dias 14 e 15 de maio será o 8º Congresso de Óleos e Gorduras, promovido pela – Sociedade Brasileira de Óleos e Gordura (SBOG). O congresso visa debater novas tecnologias, processos, equipamentos, insumos, aditivos, nutrição, saúde e reunirá acadêmicos, pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas instituições públicas e privadas.

As palestras englobarão diferentes áreas de destaque no campo de óleos e gorduras assim como dados sobre a cadeia produtiva da soja e as perspectivas para os biocombustíveis no Brasil; a esterificação enzimática na produção de biodiesel e o pré-tratamento de matérias-primas destinadas à produção de HVO e SAF. Outro tema será a evolução da aplicação industrial das gorduras e como suas propriedades térmicas determinam o seu uso pela indústria de alimentos, além do avanço e dos desafios da aplicação de oleogéis. Ademais serão discutidas a ação inflamatória e anti-inflamatória mediada por ácidos graxos e os feitos metabólicos da gordura interesterificada. A novidade, neste ano, é a parceria inédita com a ExpoAzeite, que fará palestras sobre azeite de oliva.

Para Jane Block, presidente da SBOG e coordenadora geral do evento, a realização do 8º Congresso de Óleos e Gorduras mostra a importância da Fenagra, que vai muito além de um evento que impulsiona o setor da agroindústria no Brasil. “Serão dois dias intensos de aprendizado e interação, trazendo para o debate os principais avanços da ciência e da tecnologia na área de óleos e gorduras”, destaca.

Haverá ainda a 10ª edição do Diálogo Técnico – Setor de Reciclagem Animal, promovida pela ABRA – Associação Brasileira de Reciclagem Animal. O evento, gratuito e aberto ao público, contará com apresentações dos patrocinadores: Eurotec Group, Fast Tecnologia Industrial e Oestergaard Feed & Food. A empresa Di Nardo e Cossi Advogados participará como palestrante e abordará o tema ‘Reciclagem Animal na Era da Reforma Tributária’, enquanto o Departamento de Saúde Animal (DSA), do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), encerrará o evento com a palestra ‘Novo Programa Nacional de Encefalopatia Espongiforme Bovina (PNEEB) e a estratégia de retirada da obrigatoriedade da esterilização de farinhas de ruminantes’.

Para Pedro Bittar, presidente do Conselho Diretivo da ABRA, participar da Fenagra é uma oportunidade estratégica para unir e fortalecer alianças com associados, patrocinadores e demais envolvidos no setor. “A Fenagra é o ponto de encontro da reciclagem animal e, para valorizar ainda mais a feira, realizaremos, com exclusividade para os associados da ABRA, no dia 13 de maio, a Assembleia Geral Ordinária e, no dia 14 de maio, teremos o Seminário Habilita Chile, com a presença de representantes do Servicio Agrícola y Ganadero do Chile (SAG)”, destaca.

Já o Congresso ABISA Sudeste 2025 – Saneantes, Cosméticos e Afins, realizado pela Associação Brasileira de Produtos de Higiene & Limpeza e Afins (Abisa), aberto ao público e gratuito, contará com palestras técnicas, fornecedores, matérias-primas, maquinários, tecnologia da informação, equipamentos de laboratórios, entre outros. Dentre os temas, estarão: O Poder de Compra do Consumidor 50+; Neurotecnologia e Inteligência de Dados – Redução de Custos e Riscos para Novos Produtos; Matérias-primas (Sebo, Plásticos, Láuricos); Tecnologia para Sabão em Pó, entre outros.

“Serão várias palestras e a expectativa é que o evento atraia um público qualificado e que participe ativamente das discussões e atividades. É uma grande oportunidade de intensificar o networking, fechar negócios e formalizar propostas, reunindo, no mesmo espaço, produtores de matérias-primas, fabricantes, vendedores, revendedores, representantes comerciais, entre outros. Sem contar que ainda poderão visitar os demais eventos realizados em paralelo e conhecer novas parcerias”, declara Zoé Morés, executiva da Abisa.

A Fenagra vai receber os congressos promovidos pelo Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA), entre os quais a 35ª Reunião Anual CBNA, o 5º Workshop CBNA sobre Nutrição em Aquacultura, o 8º Workshop CBNA sobre Nutrição e Nutrologia de Cães e Gatos, em parceria com a Sociedade Brasileira de Nutrição e Nutrologia de Cães e Gatos (SBNutriPet) e o XXIV Congresso CBNA PETMais informações sobre esses eventos clique aqui.

Confira a agenda dos Congressos Técnicos:

2º Fórum Biodiesel e Bioquerosene – Tecnologia e Inovação, da Ubrabio

https://forumbiodieselbioquerosene.com.br/

8º Congresso de Óleos e Gorduras, da Sbog

https://oleosegorduras.org.br/viii-congresso-de-oleos-e-gorduras

10° Diálogo Técnico – Setor de Reciclagem Animal, da Abra

https://abra.ind.br/eventos/

Congresso Abisa Sudeste 2025 – Saneantes, Cosméticos e Afins, da Abisa

https://abisa.com.br/sudeste-2025

Mais informações sobre a Fenagra acesse aqui.

Fonte: Assessoria Fenagra

Colunistas

Você está desperdiçando o dinheiro do marketing?

Conheça três pontos que podem contribuir para um melhor desempenho.

Publicado em

em

Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

Durante a conversa com um grande amigo, lembrei, recentemente, de uma experiência que tive no agronegócio. Uma empresa de nutrição animal precisava aumentar a visibilidade junto a potenciais clientes e entrou em contato com a Ação Estratégica – Comunicação e Marketing no Agronegócio.

O gerente de marketing compartilhou o briefing de forma clara e objetiva: “precisamos aparecer em mídias estratégicas, locais e nacionais, e também ampliar a nossa presença em canais digitais. A concorrência está grande e precisamos ser mais reconhecidos no campo. Isso vai ajudar a fechar negócios”.

Após algumas reuniões, finalizamos o planejamento de assessoria de imprensa e de redes sociais, definindo a linguagem, os temas e os principais objetivos a serem atingidos em curto e médio prazo.

Rapidamente, os porta-vozes foram definidos e participaram de um media training, no qual a Ação Estratégica apresentou dicas para os executivos terem um desempenho ainda melhor nas futuras entrevistas com jornalistas.

Como próximo passo, a mídia recebeu sugestões de notícias sobre a empresa e as redes sociais foram abastecidas com conteúdo relevante sobre o ecossistema em que a empresa atua.

Em poucos meses, os materiais divulgados causaram um grande impacto, maior do que o esperado. Potenciais clientes fizeram vários comentários nos posts publicados, mandaram mensagens em privado e também entraram em contato com a empresa via WhatsApp.

O sucesso desta ação teve três pontos centrais:

1) Análise

O cliente compartilhou importantes informações, na etapa do planejamento, sobre os perfis dos potenciais clientes. Essas informações propiciaram uma análise consistente de cenário.

2) Integração

O movimento foi realizado em total sintonia com o departamento de vendas, com o objetivo de potencializar as oportunidades de negócios.

3) Correção

Com frequência, realizamos reuniões para a correção de rotas, o que contribuiu para as divulgações serem sempre relevantes.

 A importância desses três pontos (Análise, Integração e Correção) vai além do sucesso de uma ação específica. Se bem utilizados, eles contribuem diretamente para uma melhor utilização dos recursos, evitando, de forma contínua, o desperdício de dinheiro, e também propiciam um rico aprendizado a ser utilizado nas próximas atividades.

Afinal, com experiência, informação e estratégia adequada, melhoramos o nosso desempenho, não é mesmo?

Fonte: Artigo escrito por Rodrigo Capella, palestrante e diretor geral da Ação Estratégica - Comunicação e Marketing no Agronegócio.
Continue Lendo

Notícias

Mercado de fertilizantes no Brasil mantém forte dependência de importações

Volume soma 40,9 milhões de toneladas até outubro de 2025, com Mato Grosso liderando o consumo nacional.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/OP Rural

As entregas de fertilizantes ao mercado brasileiro somaram 5,08 milhões de toneladas em outubro de 2025, alta de 2,1% frente ao mesmo mês do ano anterior, quando foram comercializadas 4,98 milhões de toneladas, segundo a Associação Nacional para a Difusão de Adubos (ANDA). No acumulado de janeiro a outubro foram registradas 40,94 milhões de toneladas entregues, com alta de 8,4% em comparação a igual período de 2024, quando o total foram entregues 37,78 milhões de toneladas.

O Estado de Mato Grosso manteve a liderança no consumo, com participação de 22,1% do total nacional, o equivalente a 9,05 milhões de toneladas. Na sequência aparecem Paraná (4,97 milhões), São Paulo (4,35 milhões), Rio Grande do Sul (4,21 milhões) Goiás (3,99 milhões), Minas Gerais (3,90 milhões) e Bahia (2,75 milhões).

A produção nacional de fertilizantes intermediários encerrou outubro de 2025 em 631 mil toneladas, registrando uma queda de 2,2% em relação ao mesmo mês de 2024. No acumulado de janeiro a outubro, o volume chegou a 6,20 milhões de toneladas, avanço de 5,7% em relação com as 5,87 milhões de toneladas no mesmo período de 2024.

As importações alcançaram no mês de outubro de 2025, 4,38 milhões de toneladas, redução de 1,1% sobre igual período do ano anterior. De janeiro a outubro, o total importado somou 35,88 milhões de toneladas, com crescimento de 7,1% em relação as 33,49 milhões de toneladas no mesmo período de 2024.

O Porto de Paranaguá consolidou-se como principal ponto de entrada do insumo, foram importadas 8,89 mil toneladas no período, crescimento de 5,8% frente a 2024 (8,40 milhões de toneladas). O terminal representou 24,8% do total de todos os portos, segundo dados do Siacesp/MDIC.

Fonte: Assessoria ANDA
Continue Lendo

Notícias

Produtores têm até 31 de janeiro para regularizar inconsistências fiscais

Receita Federal intensifica fiscalização sobre rendimentos rurais e alerta para risco de autuações e multas após o prazo.

Publicado em

em

Foto: Jose Fernando Ogura

A Receita Federal do Brasil intensificou as orientações voltadas à conformidade fiscal no setor rural, com atenção especial aos rendimentos oriundos de arrendamentos de imóveis rurais. A iniciativa integra uma ação nacional de conformidade cujo objetivo é estimular a autorregularização dos contribuintes, permitindo a correção de inconsistências até janeiro de 2026, antes do avanço para etapas de fiscalização mais rigorosas.

Segundo o órgão, é recorrente a subdeclaração ou o enquadramento incorreto dos valores recebidos com arrendamentos, seja por desconhecimento da legislação tributária, seja por falhas no preenchimento das declarações. Para identificar divergências, a Receita Federal tem ampliado o uso de cruzamento de dados, recorrendo a informações de cartórios, registros de imóveis rurais e movimentações financeiras, em um ambiente de fiscalização cada vez mais digital e integrado.

Foto: Jonathan Campos/AEN

O advogado tributarista Gianlucca Contiero Murari avalia que o atual movimento do Fisco representa um ponto de atenção relevante para produtores rurais e proprietários de terras. “A autorregularização é uma oportunidade valiosa para o contribuinte rural corrigir falhas, evitar autuações, multas elevadas e até questionamentos mais complexos no futuro. A Receita Federal tem adotado uma postura cada vez mais preventiva, mas com fiscalização altamente tecnológica”, afirma.

Murari ressalta que os rendimentos provenientes de arrendamento rural exigem cuidado específico no enquadramento e na declaração, de acordo com as regras do Imposto de Renda. Isso inclui a avaliação sobre a tributação como pessoa física ou jurídica, conforme a estrutura da operação. “É fundamental que o produtor ou proprietário busque orientação especializada para avaliar contratos, natureza dos rendimentos e a forma correta de declarar. Um ajuste feito agora é muito menos oneroso do que uma autuação depois”, completa.

Fonte: Assessoria Dosso Toledo Advogados
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.