Empresas Fábrica piloto de rações
Feed Technology Institute anuncia novo curso
Dirigido aos profissionais da área de nutrição e saúde animal do segmento pet, curso on-line abordará processo de produção de alimentos extrusados
O Feed Technology Institute (FTI), plataforma educativa digital, acaba de lançar o segundo curso dirigido aos profissionais da área de nutrição e saúde animal, o “Pet Food Processing and Quality Control”, que abordará na prática as principais tecnologias necessárias no processo de produção de alimentos extrusados para pets.
As inscrições já podem ser realizadas por meio da plataforma www.feedtechnologyinstitute.com.
O novo curso, lançado neste mês de outubro e com término previsto para fevereiro de 2023, está dividido em três blocos – processo, nutrição e qualidade – com carga horária de aproximadamente 16 horas, incluindo aulas, avaliações e leituras. O formato é 100% digital, proporcionando que o participante acesse o conteúdo – português, espanhol ou inglês – quando e onde for mais conveniente.
A plataforma conta com importantes canais de apoio e interação, como Fórum, Chat e Tutor, no qual os alunos têm a possibilidade de fazer perguntas diretamente para os palestrantes. Os temas do curso serão abordados por 13 especialistas do Brasil, dos Estados Unidos e da Europa.
“Esperamos repetir o sucesso do primeiro curso, que teve foco na cadeia de produção de proteína de aves e suínos (1st Evonik Feed Technology Course e 1st DSM Premix and Vitamin School), e no qual tivemos aproximadamente 500 inscrições, com participação de mais de 10 países”, afirma Ananda Félix, que divide o Comitê Científico do curso com o professor Alex Maiorka, ambos da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
O propósito das áreas de Nutrição Animal da Evonik e da DSM, juntamente à Nutrall, incubada da Universidade Federal do Paraná (UFPR), é fomentar a qualificação e o aperfeiçoamento do meio acadêmico, da indústria e de todos os profissionais que se dedicam à área de nutrição animal, destaca Nei Arruda, Head de Sustentabilidade para a América Latina, da Evonik.
O curso é composto por professores, pesquisadores e profissionais com reconhecimento internacional – uma equipe de alto gabarito que poderá agregar muito valor aos participantes.
“Além de prestar um atendimento de qualidade aos inscritos, a nossa expectativa é gerar mais conhecimento, difundir experiências e garantir a oferta de uma educação continuada ao setor PetFood – responsável por mais da metade do faturamento total do mercado pet no Brasil no último ano. Temos muito orgulho de poder colaborar com o desenvolvimento das pessoas dentro desse segmento (Pet) tão importante para a economia no país”, acrescenta Rogério Balestrin, Performance Solution Manager – South Latam da DSM.
Assim como ocorreu no primeiro curso oferecido pelo Feed Technology Institute, 100% dos recursos captados com as inscrições para o “Pet Food Processing and Quality Control” serão destinados para a construção de uma fábrica piloto de rações no campus da UFPR, em Curitiba (PR). Esta iniciativa ampliará, ainda mais, os recursos existentes para o ensino, a pesquisa e o aprimoramento na área de nutrição e saúde animal.
Fábrica piloto de rações
A equipe do Feed Technology Institute já está trabalhando no projeto da fábrica piloto, incluindo a adequação às normas de GMP (Good Manufacturing Practices, “Boas Práticas de Fabricação”) para garantir alto padrão de qualidade na produção de rações experimentais.
“Na definição dos equipamentos, estamos buscando tamanho de batida e capacidades mínimas alinhadas com a proposta da fábrica piloto, mas que permitam a comparação com a realidade das linhas de produção industrial”, detalha Marco Lara, Gerente de Tecnologia de Aplicação Animal Nutrition da Evonik.
Segundo ele, o foco inicial da fábrica piloto é contar com equipamentos de moagem, mistura e linha de peletização, levando em consideração a possibilidade de instalar futuramente outros equipamentos, como de adição de líquidos pós-pelete, expander e linha de extrusão.
O objetivo é ter uma planta piloto totalmente alinhada com as demandas de produção e realidade das fábricas de ração da América Latina.
Empresas Criando o sucesso juntos
Aviagen América Latina compartilha conhecimento técnico no OVUM 2024
A Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável
As equipes de vendas e atendimento ao cliente da Aviagen® América Latina, provenientes da Argentina, Brasil, América Central, México e Caribe (CAME), Colômbia, Peru e outros países da América do Sul, se reuniram no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM) para compartilhar conhecimentos e fortalecer conexões. O evento, realizado bienalmente, ocorreu em Punta del Este, Uruguai, entre os dias 12 e 15 de novembro.
Com o compromisso “Criando o sucesso juntos”, a Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável. Especialistas da empresa compartilharam insights sobre áreas vitais da produção avícola, visando capacitar os produtores latino-americanos.
Disponibilidade de grãos em um ambiente em transformação
O consultor Paul Aho apresentou uma visão sobre a disponibilidade global de grãos, destacando as condições favoráveis previstas para os próximos 6 a 12 meses, enfatizando que mudanças no mercado podem ocorrer devido a fatores como tarifas, mudanças climáticas e questões geopolíticas.
Manejo inicial de frangos de corte
O gerente de Serviços Técnicos da Aviagen para a América do Sul excluindo o Brasil (SAEB), Santiago Lovera, enfatizou a importância do manejo eficaz na primeira semana de vida dos frangos de corte para o crescimento a longo prazo e o desempenho geral do plantel. “Dar o melhor começo aos pintinhos otimiza o crescimento, a conversão alimentar e a qualidade da carne”, afirmou.
Impacto da melhoria da sustentabilidade genética
O vice-presidente global de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Aviagen, Santiago Avendaño, natural do Uruguai, discutiu como os avanços genéticos estão tornando a produção avícola mais sustentável, com destaque para a redução de custos com ração e as emissões de carbono. Ele ressaltou que as melhorias na eficiência de conversão alimentar estão diminuindo a pegada de carbono da indústria, tanto regional quanto globalmente. Avendaño também abordou o impacto das diferentes fontes de soja na pegada de carbono e discutiu as tendências emergentes de bem-estar animal na Europa, que exigem um portfólio expandido de genótipos para atender às necessidades dos clientes. Além disso, apresentou o impacto ambiental das diversas fontes alimentares de origem animal e vegetal, no que diz respeito às exigências diárias de aminoácidos essenciais, destacando a posição vantajosa da carne de frango.
“O OVUM 2024 nos ofereceu uma valiosa oportunidade de nos conectarmos com a comunidade avícola latino-americana por meio de nossas diversas subsidiárias e equipes”, afirmou o presidente da Aviagen América Latina, Ivan Pupo Lauandos. “Na Aviagen, estamos comprometidos em compartilhar os mais recentes conhecimentos e inovações para ajudar nossa indústria a avançar no bem-estar das aves, em desempenho e sustentabilidade. Com operações locais na Argentina, Brasil, Colômbia e Peru, e uma equipe dedicada de vendas e serviços, estamos posicionados de maneira única para nos manter próximos aos nossos clientes como nenhuma outra empresa de melhoramento genético. Nosso envolvimento de longa data com o Congresso Latino-Americano de Avicultura reflete esse compromisso, e esperamos continuar essa jornada na próxima edição do OVUM, em 2026, na Guatemala”.
Empresas
Equipe Hubbard na América Latina fortalece conexões com líderes da indústria avícola no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura
Em seu estande, a empresa apresentou o Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium
A equipe latino-americana da Hubbard® estreitou laços com clientes e a comunidade avícola durante o 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM), realizado em Punta del Este, no Uruguai. Este importante encontro da avicultura mundial, que ocorre a cada dois anos, contou com a presença de mais de 3.200 participantes de 50 diferentes países, em um espaço dinâmico para a colaboração e dicas entre a comunidade avícola na América Latina.
O gerente geral da Hubbard na América Latina, exceto Brasil, Mark Barnes destacou a relevância do OVUM para a indústria avícola: “Participar de eventos como este é essencial para a troca de experiências e inovações no setor. Acreditamos que, ao estreitar laços com nossos parceiros, contribuímos para o crescimento e desenvolvimento da avicultura na região”, afirmou.
Em seu estande, a Hubbard apresentou seu produto Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium. A equipe manteve diálogos importantes com clientes e parceiros, reafirmando seu compromisso com a inovação e a satisfação das demandas do mercado latino-americano.
“A participação no OVUM 2024 não apenas solidificou a presença da empresa no mercado, mas também reafirmou seu papel como uma das líderes na indústria avícola na América Latina”, disse o diretor de Negócios da Hubbard no Brasil, Carlos Antonio Costa.
Celebração da aposentadoria de Dr. Arnoldo Ruiz
Durante o OVUM, a Hubbard organizou uma recepção especial para homenagear a aposentadoria do Dr. Arnoldo Ruiz, após mais de 25 anos de serviços prestados à empresa. O evento reuniu representantes do Grupo Neria, distribuidor de avós da Hubbard no México, e da Genher, distribuidora na Argentina. O Dr. Ruiz recebeu uma placa e presentes em reconhecimento ao seu profissionalismo e comprometimento com a empresa.
Empresas Soluções seguras e eficazes
Vaxxinova inaugura nova planta de produção de vacinas contra coccidiose em Ibiúna-SP
Uma estrutura moderna e sustentável para atender à crescente demanda do controle biológico para a coccidiose no Brasil e no mundo
A Vaxxinova Brasil inaugura sua nova planta industrial em Ibiúna, São Paulo, dedicada à produção de vacinas vivas contra a coccidiose aviária. Com 4.000 m² de área construída e capacidade para produzir mais de um bilhão de doses anuais, o projeto, iniciado em 2020 e concluído em outubro de 2024, foi recentemente aprovado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
“Estamos muito satisfeitos com a aprovação da planta pelo MAPA. Este projeto reflete o compromisso da Vaxxinova em oferecer soluções seguras e eficazes para a saúde animal, fortalecendo nossa presença no mercado avícola,” afirma Hugo Scanavini Neto, presidente da Vaxxinova Brasil. A nova instalação permitirá atender diferentes segmentos da avicultura, com vacinas específicas para frangos de corte, poedeiras comerciais e matrizes, abastecendo o mercado brasileiro, latino-americano e internacional.
Entre os produtos fabricados nesta planta, destaca-se a Vaxxon Coccivet R, que há 19 anos é referência no controle da coccidiose em aves de ciclo longo. “Essa vacina é uma solução confiável e eficaz, conquistando a confiança dos avicultores ao longo de quase duas décadas,” destaca Ricardo Boeck, diretor comercial da Vaxxinova.
Outro foco importante será a produção da Vaxxon Coccivet para frangos de corte, uma vacina aplicada via spray no incubatório no primeiro dia de vida, destinada ao controle biológico da coccidiose. “A solução oferece proteção rápida e abrangente contra as principais espécies de Eimeria que afetam a avicultura industrial, promovendo a imunização eficiente das aves e contribuindo para a saúde intestinal, o que melhora o desempenho zootécnico,” explica Jeovane Pereira, diretor de negócios avícolas.
Combinando tecnologia de ponta e práticas sustentáveis, a nova planta conta com sistemas modernos de filtração de ar, biorreatores e linhas de produção segregadas, que asseguram as Boas Práticas de Produção de Biológicos. Este investimento reforça a posição da Vaxxinova como parceira estratégica para a avicultura brasileira, oferecendo soluções que promovem produtividade e saúde animal.