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Empresas Suinocultura

Fatores que afetam o consumo após o desmame do leitão: idade ou peso?

É comum associar um menor consumo na creche ao baixo peso ao desmame, no entanto, existem evidencias que o fator mais relevante seja, de fato, a idade ao desame e não o peso

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Foto: O Presente Rural

Por Everton Daniel¹ e Sandra Salguero Cruz²

A fase de transição – ou a fase logo após o desmame – é o momento de maior estresse da vida do leitão, facilitando o aparecimento de alterações intestinais e do sistema imune. O maior problema observado nesta fase é a drástica diminuição no consumo de energia e nutrientes pelos animais (figura 1). Essa queda no consumo, dependendo da severidade da mesma, resulta em mudanças na composição corporal dos animais e em atrasos no desenvolvimento, fazendo com que os leitões não atinjam seu potencial de crescimento, o que traz perdas produtivas e econômicas no sistema de produção.

Figura 1. Padrão típico do consumo de leitões nas primeiras semanas de vida. Adaptado de Brooks e Tsourgiannis, 2003.

Algumas práticas, como creep feeding, ajustar o tamanho dos lotes, evitar mistura de leitegadas e adequar o ambiente ao recebimento dos leitões podem atenuar os efeitos negativos desta fase e influenciar positivamente no consumo de ração logo após o desmame.

 

Fator relevante no desmame de leitões

É comum associar um menor consumo na creche ao baixo peso ao desmame, no entanto, existem evidencias que o fator mais relevante seja, de fato, a idade ao desame e não o peso. Certamente essas duas variáveis possuem correlação altamente positiva e isso gera confusão na interpretação de alguns dados e informações de campo.

A maturidade digestiva do leitão é fundamental para o consumo de ração na primeira semana após o desmame, assim, é possível acelerar esse processo estimulando o consumo de ração dos leitões ainda na maternidade. Esta pratica auxilia no desencadeamento de uma série de eventos metabólicos e fisiológicos, como aumento das secreções gástricas, maior altura das vilosidades, melhor adaptação da microbiota intestinal etc.

Igualmente, a idade dos leitões desempenha um papel não menos importante, assim, poucos dias de diferença sobre a idade ao desmame podem influenciar de forma substancial a maturidade digestiva e, consequentemente, os parâmetros produtivos, como o consumo na fase de creche. No trabalho de Main e colaboradores, pode-se notar a influência da idade ao desmame sobre o desempenho na creche (Figura 2). Destacam-se as diferenças de desempenho entre os leitões desmamados aos 18,5 ou 21,5 dias de idade. Da mesma forma, nos dados apresentados na Figura 3, é observado que as diferenças de peso à mesma idade ao desmame não influenciaram o consumo de ração nas quatro primeiras semanas após o desmame.

Figura 2 – Influencia da idade ao desmame sobre o desempenho na fase de creche. Adaptado de Main et. al. (2004)

Figura 3. Influência do peso ao desmame sobre o consumo de ração do desmame (21 ± 0,3 dias) aos 48 dias de vida. Fonte Cargill Animal Nutrition, 34 lotes analisados.

¹Everton Daniel, Gerente de Tecnologia em Suínos para Latam Sul da Cargill Nutrição Animal – Nutron.

²Sandra Salguero Cruz, Consultora de Aplicação e Pesquisa de Suínos da Cargill Nutrição Animal – Nutron.

Fonte: Assessoria
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Empresas Mercado

Cinergis Agronegócios realiza sua II Reunião Técnico-Comercial

Evento foca nas estratégias de venda e portfólio de produtos para 2019

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Foto: Divulgação

A II Reunião Técnico-Comercial da Cinergis, realizada em Campinas/SP entre os dias 19 e 21 de fevereiro, teve como foco as discussões sobre estratégias de mercado para as vendas nos segmentos de aves, suínos e ruminantes, bem como o treinamento técnico da equipe comercial, representantes e vendedores, do portfólio de produtos disponíveis a partir de 2019.

Para a empresa, treinamento e atualização de equipe são imprescindíveis para manter um atendimento padronizado de qualidade, com muito embasamento técnico. Além disso, as análises de SWOT realizadas no evento permitem uma busca constante por melhorias e planejamento para desafios futuros.

Para Gabriel Jorge, CEO da empresa, “O PROGRAMA S.I.M. e o PROGRAMA + PELLETS da Cinergis, lançados no 2º semestre de 2018, são inovadores para a saúde intestinal do animal e segurança alimentar”.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria
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Empresas Expodireto

Mahindra aumenta negócios em 9% na Expodireto Cotrijal

A primeira feira gaúcha surpreende nos resultados e expectativa de público

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Foto: Divulgação

A abertura da Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro, com expressividade internacional, que aconteceu de 11 a 15 de março, contou com a presença do vice-presidente da República, Hamilton Mourão, da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Segundo os organizadores, esta 20ª edição foi a maior e melhor feira de todos os tempos.

E, para a MAHINDRA, não foi diferente. Em relação ao ano passado, as vendas superaram as expectativas em 9%. Os concessionários do RS receberam caravanas com produtores curiosos em relação ao mundo MAHINDRA. Foram apresentados aos tratores de 25cv a 95cv. Mas foi o lançamento, o modelo 2025,  que mais chamou atenção dos produtores de uva, vindos de Caxias do Sul/RS.Linha S e a série 6000 também ganhou atenção especial dos produtores visitantes. Encantados com as principais características da marca, fecharam negócios e também cotas do CNM – Consócio Nacional Mahindra. Que terá a primeira grande Assembleia agendada para 04.04, em Vargilha/MG na concessionária autorizada Minasul.

Destaque também para a participação do americano Cleo Frankilin, vice-presidente de Marketing, Dealer Development and Strategyr da América Latina. Extremamente participativo, concedeu entrevistas para a imprensa, analisou o mercado e o comportamento do produtor rural local. Para Cleo, estar presente nas grandes feiras brasileiras é fundamental para entender e traduzir as necessidades do homem do campo. “Consigo observar e sentir o que o produtor precisa. Como age e como devemos conduzir a marca do Brasil”, concluiu.

 

Fonte: Assessoria
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Empresas Crescimento

Yes amplia estrutura comercial visando crescimento nos mercados nacional e internacional

Empresa reforça sua equipe com novos gerentes regionais de vendas

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Leonardo Marques Ribeiro passa a gerenciar as ações comerciais da equipe Yes nas regiões Sul, Norte e Nordeste- Foto: Divulgação

Dando sequência à estratégia de expansão da marca, a Yes, empresa que desenvolve soluções biotecnológicas para uma nutrição animal eficaz, amplia sua equipe comercial e dois novos gerentes regionais.

Dentre os novos gerentes está o médico-veterinário Leonardo Marques Ribeiro que já faz parte do quadro de funcionários da empresa desde 2014, atuando na área comercial desde então. Com ampla experiência no setor, com passagens em empresas nacionais e multinacionais, Leonardo passa a gerenciar as ações comerciais da equipe Yes nas regiões Sul, Norte e Nordeste.

Outra novidade na equipe é o médico-veterinário Paulo Freitas, que assume a gerencial de vendas nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. Com amplo conhecimento em produção animal, planejamento e clínica de monogástricos (especialmente suínos), Freitas desenvolveu carreira em empresas nacionais e multinacionais de nutrição e saúde animal e conduziu trabalhos na área técnica e comercial correlacionados ao manejo nutricional de suínos e aditivos nutracêuticos empregados na nutrição de monogástricos.

Paulo Freitas assume a gerencial de vendas da Yes nas regiões Centro-Oeste e Sudeste

O investimento em uma nova estrutura comercial faz parte do projeto de ampliação da participação da Yes no Brasil e no mundo, que engloba não apenas o crescimento da equipe, mas também em adequações e certificações que atendam às demandas dos exigentes mercados mundiais. 

Fonte: Assessoria
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