Conectado com

Empresas Suinocultura

Fatores que afetam o consumo após o desmame do leitão: idade ou peso?

É comum associar um menor consumo na creche ao baixo peso ao desmame, no entanto, existem evidencias que o fator mais relevante seja, de fato, a idade ao desame e não o peso

Publicado em

em

Foto: O Presente Rural

Por Everton Daniel¹ e Sandra Salguero Cruz²

A fase de transição – ou a fase logo após o desmame – é o momento de maior estresse da vida do leitão, facilitando o aparecimento de alterações intestinais e do sistema imune. O maior problema observado nesta fase é a drástica diminuição no consumo de energia e nutrientes pelos animais (figura 1). Essa queda no consumo, dependendo da severidade da mesma, resulta em mudanças na composição corporal dos animais e em atrasos no desenvolvimento, fazendo com que os leitões não atinjam seu potencial de crescimento, o que traz perdas produtivas e econômicas no sistema de produção.

Figura 1. Padrão típico do consumo de leitões nas primeiras semanas de vida. Adaptado de Brooks e Tsourgiannis, 2003.

Algumas práticas, como creep feeding, ajustar o tamanho dos lotes, evitar mistura de leitegadas e adequar o ambiente ao recebimento dos leitões podem atenuar os efeitos negativos desta fase e influenciar positivamente no consumo de ração logo após o desmame.

 

Fator relevante no desmame de leitões

É comum associar um menor consumo na creche ao baixo peso ao desmame, no entanto, existem evidencias que o fator mais relevante seja, de fato, a idade ao desame e não o peso. Certamente essas duas variáveis possuem correlação altamente positiva e isso gera confusão na interpretação de alguns dados e informações de campo.

A maturidade digestiva do leitão é fundamental para o consumo de ração na primeira semana após o desmame, assim, é possível acelerar esse processo estimulando o consumo de ração dos leitões ainda na maternidade. Esta pratica auxilia no desencadeamento de uma série de eventos metabólicos e fisiológicos, como aumento das secreções gástricas, maior altura das vilosidades, melhor adaptação da microbiota intestinal etc.

Igualmente, a idade dos leitões desempenha um papel não menos importante, assim, poucos dias de diferença sobre a idade ao desmame podem influenciar de forma substancial a maturidade digestiva e, consequentemente, os parâmetros produtivos, como o consumo na fase de creche. No trabalho de Main e colaboradores, pode-se notar a influência da idade ao desmame sobre o desempenho na creche (Figura 2). Destacam-se as diferenças de desempenho entre os leitões desmamados aos 18,5 ou 21,5 dias de idade. Da mesma forma, nos dados apresentados na Figura 3, é observado que as diferenças de peso à mesma idade ao desmame não influenciaram o consumo de ração nas quatro primeiras semanas após o desmame.

Figura 2 – Influencia da idade ao desmame sobre o desempenho na fase de creche. Adaptado de Main et. al. (2004)

Figura 3. Influência do peso ao desmame sobre o consumo de ração do desmame (21 ± 0,3 dias) aos 48 dias de vida. Fonte Cargill Animal Nutrition, 34 lotes analisados.

¹Everton Daniel, Gerente de Tecnologia em Suínos para Latam Sul da Cargill Nutrição Animal – Nutron.

²Sandra Salguero Cruz, Consultora de Aplicação e Pesquisa de Suínos da Cargill Nutrição Animal – Nutron.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × dois =

Empresas Bastos

Biosen® na Festa do Ovo

Em parceria da Socel a empresa austro-brasileira destacará suas soluções em fibras solúveis para os granjeiros de Bastos (SP)

Publicado em

em

Divulgação

Maior encontro de granjeiros de postura do País, a Festa do Ovo que acontece em Bastos (SP), contará com o representante da Biosen® para a região, a Socel.

Os interessados pelas soluções em fibras solúveis tal como o Opticell e tecnologias em nutrição não antibióticas para melhoria da performance de galinhas de postura poderão ter acesso no estande da distribuidora.

“A Socel é um importante parceira da Biosen® e apresentará para os profissionais presentes todas as nossas tecnologias disponíveis para avicultura de postura presente no nosso portfólio”, destaca o Diretor Geral da Biosen®, Fernando Toledano.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas SBSS

ICC Brazil confirma presença no 12º Simpósio Brasil Sul de Suinocultura

Em seu estande, empresa apresentará resultados do uso do Hilyses® na suplementação de matrizes e leitões

Publicado em

em

Divulgação

A ICC Brazil, empresa pioneira na produção de soluções inovadoras para a nutrição animal à base de aditivos de levedura, estará presente no 12º Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (SBSS) apresentando o Hilyses®, fonte de nucleotídeos que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e promover o melhor desenvolvimento dos animais. O encontro, que acontece entre os dias 6 e 8 de agosto, em Chapecó, Santa Catarina, é um dos mais importantes simpósios técnicos de suinocultura da América Latina.

Segundo o gerente comercial da região Sul, Alexandre Filipe, o SBSS se firma, a cada ano, como um dos eventos referência em suinocultura, principalmente no Sul do Brasil. “Além de uma oportunidade de discutir temas da atualidade e conhecer novas tecnologias durante as palestras e exposição, o simpósio também propicia momentos de confraternização com clientes e amigos”, diz. Além de Alexandre, também estarão presentes o gerente região Norte e Nordeste, William Brodbeck e a zootecnista e Analista de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da ICC Brazil, Liliana Longo Borges.

As soluções fornecidas pela ICC Brazil proporcionam ganhos de produtividade e bem-estar animal, ajudam no controle de patógenos e na diminuição da contaminação de carcaça, assegurando aos clientes maior eficiência, rentabilidade e sustentabilidade para os negócios. No evento, a ICC terá um estande para divulgar o uso do Hilyses® na suplementação de matrizes e leitões. “O Hilyses® fornece nucleotídeos e nucleosídeos livres, especialmente indicados para o desenvolvimento de leitões e também para uso em matrizes. Um dos seus principais benefícios é a produção de colostro de melhor qualidade”, explica Alexandre.

Liliana lembra que os benefícios são comprovados em estudos biotecnológicos. “Verificamos que, ao suplementar a dieta das matrizes com Hilyses® e transmitir os nucleotídeos via colostro, ocorre uma melhora no ganho de peso dos leitões quando desmamados e expressiva redução de mortalidade”, afirma, destacando que a ICC vem investindo em novas pesquisas com suínos, comprovando os benefícios dos seus produtos.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo

Empresas Em Bastos

Polinutri garante presença na tradicional Festa do Ovo

Bastos (SP) realizará seu tradicional evento que reunirá em três dias os principais produtores de postura do País

Publicado em

em

Divulgação

Nos dias 18, 19 e 20 de julho a Capital Nacional do Ovo, como é conhecido o município de Bastos, realizará sua sexagésima edição do evento mais importante do município que reúne as principais granjas da região, bem como a participação de importantes empresas do segmento.

“A Polinutri é uma parceira das granjas de postura com destacada participação nos resultados econômicos e zootécnicos, portanto, nesta 60ª edição garantimos mais uma vez nossa presença”, destaca o Gerente de Marketing da Polinutri, Luis Gustavo.

Na ocasião, no estande, em parceria com a empresa de genética Hy-line (Nova Granada, SP), a Polinutri apresentará todo seu portfólio para os presentes: aditivos, premixes, núcleos e alimentos acabados para avicultura de postura.

Para a gerente da Unidade Avicultura da Polinutri, Lucielma Holtz, a feira é um local para reencontrar produtores e trocar experiências, comemorar a simbologia do ovo, que significa renascer para as oportunidades e conquistar negócios. “Nós da Polinutri não poderíamos faltar em um evento tão importante para a avicultura e prestigiar o concurso da Qualidade do Ovo”, completa Holtz.

Para esta ocasião a Polinutri destacará o Provitam Simbios e uma linha exclusiva para codornas. “O primeiro é um poli vitamínico único que combina nível adequado de vitaminas para períodos de estresse com ação de agentes probióticos e prebióticos em taxas de concentração 20 vezes superiores aos produtos atualmente disponíveis no mercado nacional. Já a linha dedicada para codornas, Poli-Macro e Poli-Tec, visa servir de aporte nutricional para este segmento que cresce sobremaneira”, informa a gerente da Unidade de Avicultura.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo
TOPIGS – BRASIL PORK EVENT 2019
Biochem site – lateral
Evonik Aminonir
AB VISTA Quadrado

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.