Conectado com

Empresas

Expansão e soluções em tecnologia marcam participação da Plasson no Siavs 2017

Multinacional comemora 20 anos da unidade brasileira e lança cinco produtos na feira

Publicado em

em

Impulsionados pela contínua evolução genética dos animais, os aviários e granjas de suínos brasileiros tomam um caminho sem volta da implementação de novas tecnologias em busca do aumento de controle e produtividade das estruturas. Um dos principais players dos dois segmentos, a Plasson do Brasil consolida a posição dentro do Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura (SIAVS) 2017, ano em que completa duas décadas da unidade no país, com novos produtos com base na inovação. A feira organizada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) ocorre de 29 a 31 de agosto, no Anhembi Parque, em São Paulo.

“Temos como principal diferencial a parceria sólida e a relação de confiança com os clientes e estar num evento da envergadura do Siavs nos dá mais uma ótima oportunidade de estreitar esse relacionamento”, destaca o diretor-presidente da Plasson do Brasil, Franke Hobold.

A empresa multinacional com sede em Israel tem na subsidiária brasileira o maior faturamento entre os 14 países onde possui unidades fabris. No último ano a empresa registrou um crescimento de 8%. Em Criciúma (SC) são produzidos todos os equipamentos necessários para a instalação de aviários e granjas de suínos para os mercados do Brasil e América Latina. Desde 2016, a Plasson passou a atuar também na fabricação de máquinas para a avicultura de postura (produção de ovos), com o investimento para assumir o controle da ATI, indústria localizada em Rinópolis (SP).

Os visitantes do Siavs vão conhecer no estande da Plasson um pouco do rol de soluções da Plasson do Brasil e as cinco novidades lançadas na feira. Todas convergem para a tendência da automatização das estruturas de criação de aves e suínos, indica Hobold.  “Cada vez mais a exigência aumenta no controle e na gestão das informações, dentro e fora do galpão. Os produtores querem cruzar esses dados, a integração quer poder comparar resultados de diferentes produtores, confrontando informações de produção, climatização e consumo de ração por animal. Entender, por exemplo, se com a temperatura X e uma temperatura Y o consumo de ração poderia ser maior ou menor, variando a velocidade de ar”, frisa.

Principais novidades da Plasson no Siavs

Para garantir o controle e oferecer a chamada “ambiência de precisão” (condições ideais de ambiente dentro do galpão para o desenvolvimento na ave, respeitando os períodos do ciclo de vida), a Plasson apresenta ao mercado o Active 20, um controlador de aviários com uma plataforma avançada de comunicação que oferece acessar parâmetros do aviário e alterá-los remotamente. O sistema faz análises de parâmetros relacionados à climatização, como umidade, velocidade e temperatura do ar e consegue determinar se há alterações de temperatura no ambiente externo que o levem a ligar um equipamento para aquecer ou esfriar a temperatura interna a fim de compensar essa variação.

Outra novidade trazida pela Plasson é o Sistema de Pesagem e Distribuição Controlada de Ração. O equipamento automatiza as tarefas, com precisão de 99% na pesagem de 3 toneladas por hora, com a possibilidade de controlar até 96 válvulas independentes, ou seja, com até 16 aviários linkados nele. Com este sistema, o produtor assegura o envio das quantidades corretas nos horários programados aos comedouros.

Distribuição de ração para a suinocultura – Com o objetivo de equacionar um problema comum na distribuição de rações nas granjas de suínos, a Plasson lança o derivador com cinco e/ou seis saídas. Diferente dos sistemas atuais (saída única ou com três peças), nos quais é comum o acúmulo de alimentos nas interesecções dos dutos, a peça única com 50mm de diâmetro e ângulos mais suaves permite maior vazão da ração. Desta forma se assegura que o animal vai receber o alimento nos horários que precisar.

Controle da entrada de ar – a entrada de ar externo compõe uma das importantes variáveis para o controle do ambiente dentro dos galpões de aviários. O novo modelo de inlet plástico da Plasson do Brasil vem com um design cuidadosamente desenvolvido para direcionar o fluído de ar frio para cima da construção, onde se concentra o ar quente, em vez de ir de encontro às aves.

Expansão da fábrica em SC

De olho em uma forte tendência do mercado da avicultura, a Plasson do Brasil se prepara para oferecer um novo produto nos próximos meses. A empresa está ampliando a fábrica no município de Criciúma erguendo um galpão de 7 mil m² de área construída, em um investimento de R$ 25 milhões. Com a estrutura pronta a Plasson vai passar a oferecer o “Projeto Chave em Mãos”. Nesse modelo de contratação, a empresa executa todo o aviário, da construção civil à instalação dos equipamentos.

“O Chave em Mãos vem ao encontro de uma demanda forte dos empresários e produtores no sentido de ganhar agilidade na construção e poder cobrar de apenas um fornecedor confiável e cumpridor de prazos. Pretendemos ser esse player importante no mercado porque vai gerar uma aproximação ainda maior com nossos clientes”, acredita.

Plasson no mundo

A Plasson do Brasil integra o Grupo Plasson, companhia criada em 1964 pelo Kibbutz Maagan Michael, de Israel. Além de equipamentos para avicultura e suinocultura, o grupo desenvolve, fabrica e comercializa itens como válvulas e conexões nas áreas de transporte de água, esgoto e gasoduto, e equipamentos para banheiros, atuando em países como Alemanha, Itália, França, Inglaterra, Estados Unidos, México, África do Sul, Índia, China e Austrália, sendo a Plasson do Brasil a maior subsidiária do grupo fora de Israel.

 

Plasson em Números

Empregos – 556 – 396 em Criciúma (SC) e 160 em Rinópolis (SP)

Faturamento (2016) – R$ 230 milhões

Crescimento (2016) – 8% em 2016 e 20% em 2015

Mercado – Brasil e América Latina. 80% da produção se destina ao Brasil e o restante para o exterior.

Fonte: Ass. de Imprensa Plasson

Continue Lendo

Empresas

7º Fórum de Abatedouros Ceva Saúde Animal: impulsionando a indústria avícola com inovação e informações de ponta

Em mais uma edição o evento reuniu especialistas para debater tendências e desafios nos abatedouros de frango de corte.

Publicado em

em

Fotos: Divulgação/Ceva Aves

Professora da UFRGS, Dra. Liris Kindlein:”Evento que reuniu diversos profissionais da área, abordando temas importantes e relevantes para o cenário atual”

No dia 26 de setembro de 2024, o Ouro Minas Hotel, em Belo Horizonte (MG), sediou a 7ª edição do Fórum de Abatedouros da Ceva Saúde Animal. O evento, que se tornou uma referência na indústria avícola, proporcionou uma oportunidade única para os profissionais do setor ampliarem seus conhecimentos voltados para o avanço sustentável da indústria avícola nacional.

A edição deste ano reuniu grandes nomes do setor, com discussões sobre temas críticos como modernização das inspeções, uniformidade, rendimento e gestão sanitária nas operações de abate. “O 7º Fórum de Abatedouros da Ceva foi uma excelente oportunidade para nós do segmento. Um evento que reuniu diversos profissionais da área, abordando temas importantes e relevantes para o cenário atual”, destacou a Dra. Liris Kindlein, professora da UFRGS, referindo-se à relevância do evento como uma valiosa oportunidade para a troca de conhecimentos entre os presentes, o que ela considera uma necessidade clara no mercado atual.

O fórum trouxe contribuições diretas para os desafios do setor, como enfatizado por Éder Barbon, especialista em plantas de abate e qualidade na Cobb Brasil e América Latina (LATCAN): “Foi extremamente proveitoso, repleto de novos conhecimentos, trocas de experiências e novidades importantes para a avicultura brasileira. O evento trouxe contribuições tanto para ganhos quanto para a redução de perdas, que é o nosso grande desafio”, disse o representante da Cobb.

Kesley Jordana, diretora financeira da Frango Tambaú e escritora, também compartilhou suas experiências a respeito do encontro: “Foi

Gerente de Marketing de Aves de Ciclo Curto da Ceva, Tharley Carvalho: “Foi um painel com especialistas-referências em suas áreas, apresentando uma visão aprofundada dos assuntos que estão no foco da atenção dos profissionais do nosso segmento”

muito proveitoso para todos pelos novos conhecimentos adquiridos e que posteriormente serão aplicados. A cada edição, o fórum tem nos enriquecido, trazendo uma nova visão sobre rendimento, qualidade e ações que podem ser implementadas no dia a dia para melhorar o nosso produto.”

Para Tharley Carvalho, Gerente de Marketing de Aves de Ciclo Curto da Ceva Saúde Animal Brasil, o 7º Fórum de Abatedouros Ceva

consolidou mais uma vez o compromisso da empresa com a evolução da indústria avícola nacional: “Foi um painel com especialistas-referências em suas áreas, apresentando uma visão aprofundada dos assuntos que estão no foco da atenção dos profissionais do nosso segmento.”

Diretor da Unidade de Negócios Aves da multinacional francesa no Brasil, Branko Alva: “Tudo isso com uma programação sempre atualizada e desenvolvida para contribuir com os desafios do setor” 

“A Ceva acredita que eventos como este se tornam degraus de apoio para os profissionais da avicultura. Por essa razão e diante da grande procura, mantemos esse compromisso há 7 anos, promovendo este fórum itinerante, que até foi adaptado ao formato virtual durante a pandemia. Tudo isso com uma programação sempre atualizada e desenvolvida para contribuir com os desafios do setor”, completou Branko Alva, Diretor da Unidade de Negócios Aves da multinacional francesa no Brasil.

Para Branko, o Fórum de Abatedouros da Ceva Saúde Animal reafirma-se como um dos principais eventos da indústria, promovendo debates e trazendo soluções que refletem diretamente no campo e na melhoria contínua da qualidade dos alimentos produzidos no Brasil.

Fonte: Assessoria Ceva
Continue Lendo

Empresas

Pó secante aumenta o bem-estar e vitalidade de leitões recém-nascidos, explica especialista

Para ter sucesso nesse desafio, é extremamente importante ter o melhor manejo no parto e pós-parto.

Publicado em

em

Foto: Shutterstock

Obter leitegadas cada vez mais numerosas e homogêneas, com bom peso ao nascer, saudáveis e com potencial para ter desempenho superior nas fases seguintes, é o principal objetivo dos suinocultores. Para ter sucesso nesse desafio, é extremamente importante ter o melhor manejo no parto e pós-parto. Para Aneilson Soares, gerente técnico da Trouw Nutrition, esse é um dos fatores essenciais para proporcionar o bom desenvolvimento dos leitões.

A fase inicial da vida dos suínos determina a qualidade do seu desenvolvimento e, consequentemente, do desempenho produtivo na fase adulta. “A criação de um ambiente saudável para os leitões passa pela gestão responsável da saúde, nutrição e manejo nas fases críticas da vida inicial – do nascimento ao desmame. Isso é fundamental para o sucesso produtivo da leitegada. Para isso, é essencial seguir conceitos básicos de bem-estar animal, como a secagem do leitão logo após o nascimento. Isso porque, fisiologicamente, a capacidade termorreguladora dos leitões neonatos é deficiente e suas reservas energéticas são baixas, suficientes apenas para poucas horas pós nascimento”, alerta Aneilson.

Quando a temperatura ambiente é menor que a corporal dos leitões, eles perdem rapidamente reservas energéticas. Para manter a temperatura próxima do ideal e evitar o esforço do organismo para equilibrar essa diferença, é preciso promover ações que elevem a temperatura nas instalações e fornecer colostro logo após o nascimento. A aplicação de pó secante está entre as principais atividades para diminuir o tempo entre o nascimento do leitão e a primeira mamada, bem como minimizar a perda de calor corporal.

Para contribuir com essa questão, a Trouw Nutrition anuncia o pó secante TNSec+. “A solução foi desenvolvida para promover o bem-estar dos leitões recém-nascidos, aumentando a vitalidade e o acesso rápido ao colostro. Ele também é suporte no manejo da cura e cicatrização do cordão umbilical, além de proporcionar um ambiente mais saudável para os animais, reduzindo a umidade, odores e amônia”, recomenda Ednilson Araujo, coordenador técnico da Trouw Nutrition.

O especialista da Trouw Nutrition informa que TNSec+ pode ser aplicado diretamente sobre os leitões e/ou nas instalações. Ele auxilia a secagem e estabilização da temperatura do animal recém-nascido sem formar grumos. TNSec+ também pode ser usado para reduzir a umidade das instalações, como pisos das baias, mantendo o ambiente seco e com melhor qualidade do ar.

Fonte: Assessoria Texto
Continue Lendo

Empresas

Cobb-Vantress promove evento técnico para time da Pronaca, no Equador

Cerca de 70 profissionais participaram do workshop que tratou de manejo, nutrição e incubação

Publicado em

em

Foto: Divulgação

A equipe de Serviço Técnico da Cobb-Vantress, mais antiga casa genética avícola em operação no mundo, realizou um evento técnico para atualização de profissionais da Pronaca, especializada em produção de frango, em Guayaquil, no Equador. O workshop englobou temas de manejo, incubação e nutrição de frangos de corte, a partir de pesquisas de campo abordadas pelos especialistas da companhia. A reunião aconteceu no dia 23 de setembro.

O evento teve como objetivo atualizar boas práticas de manejo avícola, especialmente em relação às recomendações para o Cobb500 e CobbMale. Foram abordados temas como manejo de ovos incubáveis, manejo reprodutivo de machos, incubação e qualidade de pintinho, manejo inicial e influência sobre o peso de abate, pontos de atenção em nutrição e em incubação. Cerca de 70 profissionais da Pronaca participaram do evento.

“Nossa intenção, com eventos como este, é estarmos próximos de nossos clientes e promover atualização constante e fundamental de nosso produto/serviço técnico, para que a indústria possa registrar e manter um desempenho positivo na produção. Ao compartilhar temas essenciais para os resultados da indústria, reiteremos nosso compromisso com a performance e com rentabilidade de nossos parceiros de negócio”, explica Paulo Magro, gerente de vendas para contas chave da Cobb-Vantress LatCan.

Fonte: Assessoria Cobb-Vantress
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.