Empresas Foco em sustentabilidade
Evonik pretende gerar vendas adicionais de 1,5 bilhão de euros com nova estratégia de inovação
• Soluções baseadas em biotecnologia, a transição energética e a economia circular como novos pilares do portfólio de inovação
• Meta: Vendas adicionais de 1,5 bilhão de euros até 2032
• Áreas de crescimento da inovação abordam as tendências de sustentabilidade mais relevantes para os negócios
A Evonik, uma das líderes mundiais em especialidades químicas, está impulsionando a transformação verde da indústria. Com sua nova estratégia de inovação, a empresa intensifica o foco na sustentabilidade. Para isso, está concentrando uma grande parte de suas atividades de P&D em três novas áreas de crescimento da inovação. Essas áreas devem gerar vendas adicionais de 1,5 bilhão de euros até 2032, em comparação com 2023.
“Nossa nova estratégia de inovação mostra como produtos e soluções sustentáveis apoiarão ainda mais fortemente o crescimento futuro da Evonik e, ao mesmo tempo, reduzirão a pegada ecológica de nossos clientes,” diz Harald Schwager, vice-presidente do conselho executivo da Evonik.
As novas áreas de crescimento da inovação estão focadas em soluções baseadas em biotecnologia, na transição energética e na economia circular. “Com nossas tecnologias, estamos moldando um futuro mais sustentável. As três novas áreas de crescimento da inovação abordam as tendências de sustentabilidade mais relevantes para nossos negócios,” reforça Ralph Marquardt, diretor de inovação da Evonik.
Na área de crescimento da inovação chamada Advance Precision Biosolutions, os cientistas da Evonik estão usando a biotecnologia para desenvolver soluções que melhoram a saúde e a qualidade de vida das pessoas, economizam energia e recursos ou protegem ecossistemas. Isso inclui biossurfactantes modernos como os ramnolipídios. Em maio, a Evonik inaugurou na Eslováquia a primeira planta em escala industrial do mundo para a produção dessa nova classe de biossurfactantes. Ao mesmo tempo, a empresa está impulsionando o desenvolvimento de ramnolipídios para outras áreas de aplicação.
A área de crescimento da inovação Accelerate Energy Transition reúne contribuições para a transição energética. Isso inclui, por exemplo, soluções para capturar o dióxido de carbono dos gases de exaustão dos processos ou diretamente do ar. Além disso, em Schörfling (Áustria), a Evonik produz membranas que podem ser usadas para purificar o biometano e outros gases. Essa instalação foi inicialmente ampliada em 2023 e uma nova ampliação já está em construção. A empresa também está pesquisando outras soluções de membrana, por exemplo, para a produção de hidrogênio.
A área Enable Circular Economy Innovation Growth combina todos os projetos de pesquisa da Evonik para uma economia circular moderna. O objetivo é ajudar a fechar os ciclos dos materiais. Dessa forma, a empresa está preparando o caminho para que seus clientes avancem em direção à circularidade. Isso pode ser alcançado, por exemplo, por meio da reciclagem avançada de catalisadores e de soluções para melhorar a reciclagem de poliuretano ou borracha.
“A pesquisa e o desenvolvimento já contribuem significativamente para o nosso crescimento”, diz Marquardt. “Essa tendência continuará com essas novas áreas de crescimento”. As novas áreas de crescimento da inovação, portanto, estão se baseando no sucesso anterior dos campos de crescimento da inovação da Evonik, que foram definidos em 2015.
O objetivo era alcançar vendas adicionais de um bilhão de euros em 10 anos com soluções sustentáveis para saúde, cosméticos e manufatura aditiva, por exemplo. Em 2023, esse valor já estava acima de 650 milhões de euros. “Considerando a turbulência dos últimos anos, esse é um bom desempenho, que podemos ampliar no futuro,” diz Schwager. “Uma pandemia global, uma invasão na Europa – esses foram eventos que ninguém previu há nove anos. O fato de termos chegado tão perto de nossa meta, apesar desses desafios sem precedentes, mostra que nos concentramos nos tópicos certos”.
Em 2023, a Evonik manteve as despesas de pesquisa e desenvolvimento no nível do ano anterior, de 443 milhões de euros, apesar da situação econômica desafiadora. A maior parte foi destinada à pesquisa para as divisões de produção química, enquanto uma parte menor foi direcionada à Creavis, a unidade de pesquisa estratégica e incubadora de negócios da Evonik. Em relação às vendas, o índice de P&D foi de 2,9% em 2023.
Para a Evonik, a inovação e a sustentabilidade são elementos fundamentais de um modelo de negócios orientado para o futuro. Portanto, a empresa continua a se concentrar em uma forte pesquisa e desenvolvimento, de modo que possa fazer uma ampla gama de contribuições para impulsionar a transformação verde – tanto em sua própria área de atuação quanto em seus clientes.
Empresas Soluções seguras e eficazes
Vaxxinova inaugura nova planta de produção de vacinas contra coccidiose em Ibiúna-SP
Uma estrutura moderna e sustentável para atender à crescente demanda do controle biológico para a coccidiose no Brasil e no mundo
A Vaxxinova Brasil inaugura sua nova planta industrial em Ibiúna, São Paulo, dedicada à produção de vacinas vivas contra a coccidiose aviária. Com 4.000 m² de área construída e capacidade para produzir mais de um bilhão de doses anuais, o projeto, iniciado em 2020 e concluído em outubro de 2024, foi recentemente aprovado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
“Estamos muito satisfeitos com a aprovação da planta pelo MAPA. Este projeto reflete o compromisso da Vaxxinova em oferecer soluções seguras e eficazes para a saúde animal, fortalecendo nossa presença no mercado avícola,” afirma Hugo Scanavini Neto, presidente da Vaxxinova Brasil. A nova instalação permitirá atender diferentes segmentos da avicultura, com vacinas específicas para frangos de corte, poedeiras comerciais e matrizes, abastecendo o mercado brasileiro, latino-americano e internacional.
Entre os produtos fabricados nesta planta, destaca-se a Vaxxon Coccivet R, que há 19 anos é referência no controle da coccidiose em aves de ciclo longo. “Essa vacina é uma solução confiável e eficaz, conquistando a confiança dos avicultores ao longo de quase duas décadas,” destaca Ricardo Boeck, diretor comercial da Vaxxinova.
Outro foco importante será a produção da Vaxxon Coccivet para frangos de corte, uma vacina aplicada via spray no incubatório no primeiro dia de vida, destinada ao controle biológico da coccidiose. “A solução oferece proteção rápida e abrangente contra as principais espécies de Eimeria que afetam a avicultura industrial, promovendo a imunização eficiente das aves e contribuindo para a saúde intestinal, o que melhora o desempenho zootécnico,” explica Jeovane Pereira, diretor de negócios avícolas.
Combinando tecnologia de ponta e práticas sustentáveis, a nova planta conta com sistemas modernos de filtração de ar, biorreatores e linhas de produção segregadas, que asseguram as Boas Práticas de Produção de Biológicos. Este investimento reforça a posição da Vaxxinova como parceira estratégica para a avicultura brasileira, oferecendo soluções que promovem produtividade e saúde animal.
Empresas No Paraná
Trouw Nutrition anuncia novo centro de distribuição em Maringá
Capacidade de armazenamento é de até 1,5 mil toneladas.
Como parte da estratégia de estar cada vez mais próxima dos produtores, a Trouw Nutrition, uma das líderes globais em nutrição animal, anuncia a ampliação da presença no sul do país, com um novo centro de distribuição em Maringá (PR). Com esse investimento, a empresa amplia a competitividade no estado, além de agilizar a logística em toda a região.
A partir da instalação da unidade, a Trouw Nutrition reforça sua estratégia de estar mais próxima dos principais centros de produção de proteína animal. O espaço tem capacidade de armazenar até 1.500 toneladas e, além da linha de premix monogástricos (aves e suínos), também receberá produtos de pecuária de corte e leite, das linhas Bellman e TN Leite, além de toda a linha de aditivos Selko.
Segundo Maurício Andrino, diretor de Premix e Feed Additives, o novo centro de distribuição em Maringá permitirá a proximidade de uma importante parte da produção de aves e suínos do Brasil. Possibilitando a manutenção de estoques de segurança para atender com maior agilidade aos produtores paranaenses e dos demais estados da região sul. “Além disso, será possível utilizar os benefícios fiscais existentes em prol dos nossos clientes presentes no estado. Também esperamos expandir nossa carteira de clientes e ampliar as vendas na região”, explica.
Outro ponto importante é que o novo centro de distribuição possibilitará à empresa importar insumos via Porto de Paranaguá (PR), com benefícios tributários que melhoram o custo-benefício dos produtos.
“Nossa expansão no mercado de nutrição animal vem acontecendo de forma estruturada ao longo dos últimos anos. Reconhecemos que a logística é fundamental para a cadeia de proteína animal e estamos melhorando o acesso aos produtores, inclusive com ferramentas e serviços tecnológicos de alta qualidade para impulsionar o seu negócio”, completa Francisco Olbrich, diretor de Ruminantes da Trouw Nutrition.
Empresas Estratégias de manejo
Aviagen América Latina promove “Conhecimento sem Fronteiras” para avicultores no Uruguai
Focado em aprimorar estratégias de manejo, o evento prévio foi realizado antes do OVUM 2024
Como parte da série “Conhecimento sem Fronteiras” pela América Latina, a Aviagen® realizou mais uma edição do evento em Punta del Este, Uruguai, no dia 12 de novembro, reunindo profissionais da avicultura para compartilhar estratégias de manejo e insights do setor avícola. Promovido um dia antes do Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM 2024), o encontro proporcionou uma oportunidade exclusiva para 120 clientes da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai, além de colegas do setor, poderem trocar conhecimentos e acessar conteúdo especializado antes do Congresso.
Agenda rica em conhecimento
O programa contou com uma série de palestras e discussões sobre temas importantes na produção avícola. O gerente Comercial da Aviagen para América do Sul, exceto Brasil (SAEB), Jairo Agostini, e o gerente sênior de Serviços Técnicos para a região, Osvaldo Bolinaga, deram as boas-vindas aos participantes para um dia de troca de expertise e sessões interativas.
Na ocasião, o gerente Técnico regional da Aviagen na América Latina, Jorge Amado, compartilhou estratégias eficazes de manejo de matrizes durante o evento. Seu foco foi otimizar a saúde dos plantéis e melhorar os resultados de produção.
O tema “Técnicas de incubação” foi levantado pelo especialista em Incubação da Aviagen no Brasil, Felipe Kroetz Neto, que discutiu métodos para garantir alta qualidade de pintinhos por meio de práticas eficazes de incubação.
O “Manejo inicial de frangos de corte” foi destaque com o gerente de Serviços Técnicos da Aviagen SAEB e América Central, México e Caribe (CAME), Marcus Briganó, que apresentou insights sobre práticas de manejo inicial, fundamentais para alcançar saúde e sucesso produtivo excepcionais nos frangos de corte.
Já, o vice-presidente Global de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Aviagen, Santiago Avendaño, trouxe na palestra “Avanços genéticos” atualizações animadoras sobre as melhorias genéticas para o produto Ross® 308 AP.
Por fim, o diretor-global de Serviços de Nutrição, Marcelo Silva, apresentou as “Estratégias de nutrição” com abordagens para maximizar o bem-estar, a produtividade e a sustentabilidade por meio de uma nutrição personalizada para matrizes e frangos de corte.
Assim como nas edições anteriores, os participantes tiveram a oportunidade de interagir diretamente com os especialistas em sessões de perguntas e respostas, proporcionando discussões dinâmicas sobre os temas estratégicos apresentados.
“A série ‘Conhecimento sem Fronteiras’ foi criada para capacitar nossos clientes com insights avançados sobre manejo, genética e bem-estar animal. Com o lema ‘Criando o sucesso juntos’ junto aos nossos clientes e com o setor, podemos apoiar a produção de frango saudável e sustentável, contribuindo para alimentar nossas comunidades”, afirmou Osvaldo Bolinaga.
O gerente de Marketing da Aviagen América Latina, Fábio Carnevale, adiantou que “para manter nossa forte conexão com os clientes em toda a América Latina, já estamos planejando uma nova série de eventos ‘Conhecimento sem Fronteiras’ pela região em 2025”.