Empresas Desafios diários
Evonik lança probiótico GutCare®️ para melhor saúde intestinal e eficiência produtiva de suínos
Baseado na cepa formadora de esporos de Bacillus subtilis DSM 32315, o novo probiótico demonstrou capacidade de sobreviver aos processos de fabricação de ração, suportar ambientes ácidos e germinar e crescer sob condições intestinais
Atingir um menor patamar de custos da dieta, um menor impacto ambiental da produção e ainda melhorar a saúde intestinal do plantel são alguns dos desafios diários da suinocultura. Uma boa saúde intestinal do plantel é uma estratégia eficiente para conseguir melhor desempenho no campo. Isso porque desafios sanitários, ambientais e de alguns ingredientes de rações podem afetar negativamente o equilíbrio microbiano intestinal dos animais, levando a um crescimento mais lento e uma queda da eficiência produtiva defendeu o médico veterinário e diretor de Marketing Estratégico para Especialidades da Evonik nas Américas, Henrique Brand.
Para contribuir com estes desafios do dia a dia do produtor, a Evonik lançou no mercado brasileiro o GutCare®️, um novo probiótico selecionado para responder às necessidades do produtor. “O GutCare®️ é baseado na cepa formadora de esporos de Bacillus subtilis DSM 32315, que demonstrou ter capacidade de sobreviver aos processos de fabricação de ração, suportar ambientes ácidos e de germinar e crescer no intestino. Estas características são a base de um produto de qualidade e efetivo”, definiu.
Se os probióticos são ferramentas estratégicas utilizadas para atingir uma boa saúde intestinal, a escolha da cepa mais adequada de acordo com a realidade de produção de cada propriedade é um dos passos mais importantes nesta caminhada. “Nossos estudos, e experiências em campo, mostram que esta estratégia tem impactos positivos na qualidade intestinal dos animais e na melhor performance em campo”, pontuou o médico veterinário e gerente Técnico para Saúde Intestinal da Evonik, Vinícius Teixeira.
De acordo com ele, a escolha do probiótico é muito estratégica porque eles não são todos iguais e cada realidade de produção vai encontrar um que seja o mais indicado. “A oferta de probióticos é muito grande e as cepas disponíveis têm efeitos diferentes. Outro ponto crítico é a quantidade exigida. Estamos incluindo um organismo vivo na ração e ele precisa chegar vivo no intestino do animal para atingir os resultados desejados. O processo de produção da ração pode impactar estas cepas de maneiras diferentes, sendo importante solicitar ao seu fornecedor de probióticos análises de recuperação e viabilidade de esporos, garantindo que esses esporos chegarão viáveis ao intestino dos animais e posso cumprir seu papel de melhorar a saúde intestinal. Por isso é tão importante conhecer o seu plantel, a sua ambiência e o seu processo de produção da ração”, salientou o especialista.
Ele reforça a importância de desenvolver pesquisas para conhecer cada cepa de probiótico. “Nós, na Evonik, trabalhamos com muitas pesquisas e aplicamos muita ciência em nossos probióticos. Eles passam por muitas avaliações para comprovar a eficácia. Aqui conhecemos o mecanismo de ação de cada um deles e a segurança de cada cepa, por isso temos a segurança necessária para avaliar e indicar a melhor estratégia”.
Empresas Soluções seguras e eficazes
Vaxxinova inaugura nova planta de produção de vacinas contra coccidiose em Ibiúna-SP
Uma estrutura moderna e sustentável para atender à crescente demanda do controle biológico para a coccidiose no Brasil e no mundo
A Vaxxinova Brasil inaugura sua nova planta industrial em Ibiúna, São Paulo, dedicada à produção de vacinas vivas contra a coccidiose aviária. Com 4.000 m² de área construída e capacidade para produzir mais de um bilhão de doses anuais, o projeto, iniciado em 2020 e concluído em outubro de 2024, foi recentemente aprovado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
“Estamos muito satisfeitos com a aprovação da planta pelo MAPA. Este projeto reflete o compromisso da Vaxxinova em oferecer soluções seguras e eficazes para a saúde animal, fortalecendo nossa presença no mercado avícola,” afirma Hugo Scanavini Neto, presidente da Vaxxinova Brasil. A nova instalação permitirá atender diferentes segmentos da avicultura, com vacinas específicas para frangos de corte, poedeiras comerciais e matrizes, abastecendo o mercado brasileiro, latino-americano e internacional.
Entre os produtos fabricados nesta planta, destaca-se a Vaxxon Coccivet R, que há 19 anos é referência no controle da coccidiose em aves de ciclo longo. “Essa vacina é uma solução confiável e eficaz, conquistando a confiança dos avicultores ao longo de quase duas décadas,” destaca Ricardo Boeck, diretor comercial da Vaxxinova.
Outro foco importante será a produção da Vaxxon Coccivet para frangos de corte, uma vacina aplicada via spray no incubatório no primeiro dia de vida, destinada ao controle biológico da coccidiose. “A solução oferece proteção rápida e abrangente contra as principais espécies de Eimeria que afetam a avicultura industrial, promovendo a imunização eficiente das aves e contribuindo para a saúde intestinal, o que melhora o desempenho zootécnico,” explica Jeovane Pereira, diretor de negócios avícolas.
Combinando tecnologia de ponta e práticas sustentáveis, a nova planta conta com sistemas modernos de filtração de ar, biorreatores e linhas de produção segregadas, que asseguram as Boas Práticas de Produção de Biológicos. Este investimento reforça a posição da Vaxxinova como parceira estratégica para a avicultura brasileira, oferecendo soluções que promovem produtividade e saúde animal.
Empresas No Paraná
Trouw Nutrition anuncia novo centro de distribuição em Maringá
Capacidade de armazenamento é de até 1,5 mil toneladas.
Como parte da estratégia de estar cada vez mais próxima dos produtores, a Trouw Nutrition, uma das líderes globais em nutrição animal, anuncia a ampliação da presença no sul do país, com um novo centro de distribuição em Maringá (PR). Com esse investimento, a empresa amplia a competitividade no estado, além de agilizar a logística em toda a região.
A partir da instalação da unidade, a Trouw Nutrition reforça sua estratégia de estar mais próxima dos principais centros de produção de proteína animal. O espaço tem capacidade de armazenar até 1.500 toneladas e, além da linha de premix monogástricos (aves e suínos), também receberá produtos de pecuária de corte e leite, das linhas Bellman e TN Leite, além de toda a linha de aditivos Selko.
Segundo Maurício Andrino, diretor de Premix e Feed Additives, o novo centro de distribuição em Maringá permitirá a proximidade de uma importante parte da produção de aves e suínos do Brasil. Possibilitando a manutenção de estoques de segurança para atender com maior agilidade aos produtores paranaenses e dos demais estados da região sul. “Além disso, será possível utilizar os benefícios fiscais existentes em prol dos nossos clientes presentes no estado. Também esperamos expandir nossa carteira de clientes e ampliar as vendas na região”, explica.
Outro ponto importante é que o novo centro de distribuição possibilitará à empresa importar insumos via Porto de Paranaguá (PR), com benefícios tributários que melhoram o custo-benefício dos produtos.
“Nossa expansão no mercado de nutrição animal vem acontecendo de forma estruturada ao longo dos últimos anos. Reconhecemos que a logística é fundamental para a cadeia de proteína animal e estamos melhorando o acesso aos produtores, inclusive com ferramentas e serviços tecnológicos de alta qualidade para impulsionar o seu negócio”, completa Francisco Olbrich, diretor de Ruminantes da Trouw Nutrition.
Empresas Estratégias de manejo
Aviagen América Latina promove “Conhecimento sem Fronteiras” para avicultores no Uruguai
Focado em aprimorar estratégias de manejo, o evento prévio foi realizado antes do OVUM 2024
Como parte da série “Conhecimento sem Fronteiras” pela América Latina, a Aviagen® realizou mais uma edição do evento em Punta del Este, Uruguai, no dia 12 de novembro, reunindo profissionais da avicultura para compartilhar estratégias de manejo e insights do setor avícola. Promovido um dia antes do Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM 2024), o encontro proporcionou uma oportunidade exclusiva para 120 clientes da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai, além de colegas do setor, poderem trocar conhecimentos e acessar conteúdo especializado antes do Congresso.
Agenda rica em conhecimento
O programa contou com uma série de palestras e discussões sobre temas importantes na produção avícola. O gerente Comercial da Aviagen para América do Sul, exceto Brasil (SAEB), Jairo Agostini, e o gerente sênior de Serviços Técnicos para a região, Osvaldo Bolinaga, deram as boas-vindas aos participantes para um dia de troca de expertise e sessões interativas.
Na ocasião, o gerente Técnico regional da Aviagen na América Latina, Jorge Amado, compartilhou estratégias eficazes de manejo de matrizes durante o evento. Seu foco foi otimizar a saúde dos plantéis e melhorar os resultados de produção.
O tema “Técnicas de incubação” foi levantado pelo especialista em Incubação da Aviagen no Brasil, Felipe Kroetz Neto, que discutiu métodos para garantir alta qualidade de pintinhos por meio de práticas eficazes de incubação.
O “Manejo inicial de frangos de corte” foi destaque com o gerente de Serviços Técnicos da Aviagen SAEB e América Central, México e Caribe (CAME), Marcus Briganó, que apresentou insights sobre práticas de manejo inicial, fundamentais para alcançar saúde e sucesso produtivo excepcionais nos frangos de corte.
Já, o vice-presidente Global de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Aviagen, Santiago Avendaño, trouxe na palestra “Avanços genéticos” atualizações animadoras sobre as melhorias genéticas para o produto Ross® 308 AP.
Por fim, o diretor-global de Serviços de Nutrição, Marcelo Silva, apresentou as “Estratégias de nutrição” com abordagens para maximizar o bem-estar, a produtividade e a sustentabilidade por meio de uma nutrição personalizada para matrizes e frangos de corte.
Assim como nas edições anteriores, os participantes tiveram a oportunidade de interagir diretamente com os especialistas em sessões de perguntas e respostas, proporcionando discussões dinâmicas sobre os temas estratégicos apresentados.
“A série ‘Conhecimento sem Fronteiras’ foi criada para capacitar nossos clientes com insights avançados sobre manejo, genética e bem-estar animal. Com o lema ‘Criando o sucesso juntos’ junto aos nossos clientes e com o setor, podemos apoiar a produção de frango saudável e sustentável, contribuindo para alimentar nossas comunidades”, afirmou Osvaldo Bolinaga.
O gerente de Marketing da Aviagen América Latina, Fábio Carnevale, adiantou que “para manter nossa forte conexão com os clientes em toda a América Latina, já estamos planejando uma nova série de eventos ‘Conhecimento sem Fronteiras’ pela região em 2025”.