Empresas Resultados preliminares
Evonik eleva significativamente sua previsão para 2024
• EBITDA ajustado no segundo trimestre bem acima do ano anterior
• Melhora também na comparação com o já positivo primeiro trimestre
• Expectativas para o ano inteiro: EBITDA ajustado estimado entre 1,9 e 2,2 bilhões de euros
Em uma conjuntura difícil, a Evonik registrou mais um trimestre robusto, excedendo as expectativas dos analistas. Por essa razão, a empresa publica antecipadamente seus principais resultados preliminares para o segundo trimestre e aumenta de maneira considerável sua perspectiva para o ano fiscal de 2024.
Com base em números preliminares e não auditados, a Evonik contabilizou um EBITDA ajustado de 578 milhões de euros no segundo trimestre, um valor 29% acima do registrado no ano anterior (Q2 2023: 450 milhões de euros). Os analistas haviam estimado o valor de 531 milhões de euros (Vara Consensus a partir de 29 de maio de 2024). Ao mesmo tempo, o resultado está 11% acima do obtido no primeiro trimestre, que já era positivo.
Como ainda não se verificou uma recuperação macroeconômica generalizada, este desenvolvimento positivo se deveu sobretudo
a fatores específicos da empresa: além da contínua e rigorosa disciplina de custos, o bom desempenho dos volumes na divisão Specialty Additives aliado à recuperação dos preços na divisão Animal Nutrition e aos custos de produção mais baixos, impulsionaram o aumento sequencial.
Com base nessa evolução, a Evonik está aumentando suas perspectivas para o EBITDA ajustado, elevando o intervalo para
o ano inteiro de 2024 em 200 milhões de euros. Conta-se agora
com resultados entre 1,9 e 2,2 bilhões de euros (anteriormente: 1,7 a 2,0 bilhões de euros).
Em seguida e um ligeiro declínio no primeiro trimestre, as vendas no segundo trimestre, tendo como base valores preliminares, ficaram pouco acima de 3,9 bilhões de euros e, assim, próximas do nível do ano anterior (Q2 2023: 3,9 bilhões de euros).
As rigorosas medidas de contingência levaram à redução dos custos no Grupo inteiro. Essa estratégia exerceu impacto positivo sobre a margem EBITDA ajustada, que apresentou melhora de 3,1 pontos percentuais em relação ao ano anterior para 14,7% (Q2 2023: 11,6%).
A Evonik publicará seus resultados finais do segundo trimestre de 2024 conforme planejado, em 1° de agosto.
Desenvolvimento nas divisões
Com EBITDA ajustado de 220 milhões de euros, a divisão Specialty Additives conseguiu elevar em 19% seu resultado já positivo do primeiro trimestre. Na comparação com o ano anterior, os resultados melhoraram 10% (Q2 2023: 199 milhões de euros). A margem EBITDA ajustada subiu para cerca de 23%. Na comparação com o primeiro trimestre, o volume de vendas e, em consequência, a utilização da capacidade, aumentou ainda mais. A queda dos preços da matéria-prima contribuiu para o quadro.
Com um EBITDA ajustado de 140 milhões de euros, a divisão Nutrition & Care dobrou os resultados na comparação com o fraco ano anterior (Q2 2023: 71 milhões de euros). O valor permaneceu no mesmo nível registrado no primeiro trimestre. Esse avanço se deveu, sobretudo, à divisão Animal Nutrition, na qual novos aumentos de preços compensaram os volumes mais baixos decorrentes da paralisação da unidade de Singapura para ampliação da capacidade. A paralisação terminou no final do trimestre, conforme previsto. A linha de Care Solutions manteve a tendência positiva, especialmente no negócio de Active Ingredients. Toda a divisão se beneficiou de custos variáveis menores.
A divisão Smart Materials continuou a sua recuperação no segundo trimestre. Na comparação com o ano anterior, o EBITDA ajustado cresceu 41% para 171 milhões de euros (Q2 2023: 122 milhões de euros). O valor também aumentou 8% quando comparado com o do trimestre anterior. A melhoria operacional foi ainda maior quando se leva em conta que o primeiro trimestre havia se beneficiado da venda de uma licença. A melhoria foi impulsionada por uma ligeira recuperação, especialmente em produtos inorgânicos, além de custos mais baixos na matéria-prima. No ano anterior, uma interrupção planejada na planta de PA12 em Marl, Alemanha, havia tido impacto negativo significativo sobre os resultados.
Com um EBITDA ajustado de 52 milhões de euros, a divisão Performance Materials contabilizou um resultado 17% acima do nível do ano anterior (Q2 2023: 45 milhões de euros) e 22% acima do primeiro trimestre.<0} No início do trimestre, interrupções nas cadeias de fornecimento exerceram impacto positivo, especialmente nos negócios de oxo-álcool e plastificantes.
Como ocorreu em trimestres anteriores, a divisão Technology & Infrastructure / Other refletiu positivamente às medidas de contingência do Grupo. No entanto, essa vantagem foi compensada por provisões mais elevadas de cerca de
-30 milhões de euros, entre outras, para remuneração variável. Por conseguinte, o EBITDA ajustado totalizou cinco milhões de euros negativos na comparação com um valor positivo de 13 milhões de euros no mesmo trimestre do ano anterior.
Empresas Soluções seguras e eficazes
Vaxxinova inaugura nova planta de produção de vacinas contra coccidiose em Ibiúna-SP
Uma estrutura moderna e sustentável para atender à crescente demanda do controle biológico para a coccidiose no Brasil e no mundo
A Vaxxinova Brasil inaugura sua nova planta industrial em Ibiúna, São Paulo, dedicada à produção de vacinas vivas contra a coccidiose aviária. Com 4.000 m² de área construída e capacidade para produzir mais de um bilhão de doses anuais, o projeto, iniciado em 2020 e concluído em outubro de 2024, foi recentemente aprovado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
“Estamos muito satisfeitos com a aprovação da planta pelo MAPA. Este projeto reflete o compromisso da Vaxxinova em oferecer soluções seguras e eficazes para a saúde animal, fortalecendo nossa presença no mercado avícola,” afirma Hugo Scanavini Neto, presidente da Vaxxinova Brasil. A nova instalação permitirá atender diferentes segmentos da avicultura, com vacinas específicas para frangos de corte, poedeiras comerciais e matrizes, abastecendo o mercado brasileiro, latino-americano e internacional.
Entre os produtos fabricados nesta planta, destaca-se a Vaxxon Coccivet R, que há 19 anos é referência no controle da coccidiose em aves de ciclo longo. “Essa vacina é uma solução confiável e eficaz, conquistando a confiança dos avicultores ao longo de quase duas décadas,” destaca Ricardo Boeck, diretor comercial da Vaxxinova.
Outro foco importante será a produção da Vaxxon Coccivet para frangos de corte, uma vacina aplicada via spray no incubatório no primeiro dia de vida, destinada ao controle biológico da coccidiose. “A solução oferece proteção rápida e abrangente contra as principais espécies de Eimeria que afetam a avicultura industrial, promovendo a imunização eficiente das aves e contribuindo para a saúde intestinal, o que melhora o desempenho zootécnico,” explica Jeovane Pereira, diretor de negócios avícolas.
Combinando tecnologia de ponta e práticas sustentáveis, a nova planta conta com sistemas modernos de filtração de ar, biorreatores e linhas de produção segregadas, que asseguram as Boas Práticas de Produção de Biológicos. Este investimento reforça a posição da Vaxxinova como parceira estratégica para a avicultura brasileira, oferecendo soluções que promovem produtividade e saúde animal.
Empresas No Paraná
Trouw Nutrition anuncia novo centro de distribuição em Maringá
Capacidade de armazenamento é de até 1,5 mil toneladas.
Como parte da estratégia de estar cada vez mais próxima dos produtores, a Trouw Nutrition, uma das líderes globais em nutrição animal, anuncia a ampliação da presença no sul do país, com um novo centro de distribuição em Maringá (PR). Com esse investimento, a empresa amplia a competitividade no estado, além de agilizar a logística em toda a região.
A partir da instalação da unidade, a Trouw Nutrition reforça sua estratégia de estar mais próxima dos principais centros de produção de proteína animal. O espaço tem capacidade de armazenar até 1.500 toneladas e, além da linha de premix monogástricos (aves e suínos), também receberá produtos de pecuária de corte e leite, das linhas Bellman e TN Leite, além de toda a linha de aditivos Selko.
Segundo Maurício Andrino, diretor de Premix e Feed Additives, o novo centro de distribuição em Maringá permitirá a proximidade de uma importante parte da produção de aves e suínos do Brasil. Possibilitando a manutenção de estoques de segurança para atender com maior agilidade aos produtores paranaenses e dos demais estados da região sul. “Além disso, será possível utilizar os benefícios fiscais existentes em prol dos nossos clientes presentes no estado. Também esperamos expandir nossa carteira de clientes e ampliar as vendas na região”, explica.
Outro ponto importante é que o novo centro de distribuição possibilitará à empresa importar insumos via Porto de Paranaguá (PR), com benefícios tributários que melhoram o custo-benefício dos produtos.
“Nossa expansão no mercado de nutrição animal vem acontecendo de forma estruturada ao longo dos últimos anos. Reconhecemos que a logística é fundamental para a cadeia de proteína animal e estamos melhorando o acesso aos produtores, inclusive com ferramentas e serviços tecnológicos de alta qualidade para impulsionar o seu negócio”, completa Francisco Olbrich, diretor de Ruminantes da Trouw Nutrition.
Empresas Estratégias de manejo
Aviagen América Latina promove “Conhecimento sem Fronteiras” para avicultores no Uruguai
Focado em aprimorar estratégias de manejo, o evento prévio foi realizado antes do OVUM 2024
Como parte da série “Conhecimento sem Fronteiras” pela América Latina, a Aviagen® realizou mais uma edição do evento em Punta del Este, Uruguai, no dia 12 de novembro, reunindo profissionais da avicultura para compartilhar estratégias de manejo e insights do setor avícola. Promovido um dia antes do Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM 2024), o encontro proporcionou uma oportunidade exclusiva para 120 clientes da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai, além de colegas do setor, poderem trocar conhecimentos e acessar conteúdo especializado antes do Congresso.
Agenda rica em conhecimento
O programa contou com uma série de palestras e discussões sobre temas importantes na produção avícola. O gerente Comercial da Aviagen para América do Sul, exceto Brasil (SAEB), Jairo Agostini, e o gerente sênior de Serviços Técnicos para a região, Osvaldo Bolinaga, deram as boas-vindas aos participantes para um dia de troca de expertise e sessões interativas.
Na ocasião, o gerente Técnico regional da Aviagen na América Latina, Jorge Amado, compartilhou estratégias eficazes de manejo de matrizes durante o evento. Seu foco foi otimizar a saúde dos plantéis e melhorar os resultados de produção.
O tema “Técnicas de incubação” foi levantado pelo especialista em Incubação da Aviagen no Brasil, Felipe Kroetz Neto, que discutiu métodos para garantir alta qualidade de pintinhos por meio de práticas eficazes de incubação.
O “Manejo inicial de frangos de corte” foi destaque com o gerente de Serviços Técnicos da Aviagen SAEB e América Central, México e Caribe (CAME), Marcus Briganó, que apresentou insights sobre práticas de manejo inicial, fundamentais para alcançar saúde e sucesso produtivo excepcionais nos frangos de corte.
Já, o vice-presidente Global de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Aviagen, Santiago Avendaño, trouxe na palestra “Avanços genéticos” atualizações animadoras sobre as melhorias genéticas para o produto Ross® 308 AP.
Por fim, o diretor-global de Serviços de Nutrição, Marcelo Silva, apresentou as “Estratégias de nutrição” com abordagens para maximizar o bem-estar, a produtividade e a sustentabilidade por meio de uma nutrição personalizada para matrizes e frangos de corte.
Assim como nas edições anteriores, os participantes tiveram a oportunidade de interagir diretamente com os especialistas em sessões de perguntas e respostas, proporcionando discussões dinâmicas sobre os temas estratégicos apresentados.
“A série ‘Conhecimento sem Fronteiras’ foi criada para capacitar nossos clientes com insights avançados sobre manejo, genética e bem-estar animal. Com o lema ‘Criando o sucesso juntos’ junto aos nossos clientes e com o setor, podemos apoiar a produção de frango saudável e sustentável, contribuindo para alimentar nossas comunidades”, afirmou Osvaldo Bolinaga.
O gerente de Marketing da Aviagen América Latina, Fábio Carnevale, adiantou que “para manter nossa forte conexão com os clientes em toda a América Latina, já estamos planejando uma nova série de eventos ‘Conhecimento sem Fronteiras’ pela região em 2025”.