Empresas PSA Latam 2024
Evonik debate qualidade e variabilidade das matérias-primas e seus impactos nos custos de produção e desempenho das aves em Foz do Iguaçu
Chefe Geral da Embrapa Suínos e Aves, Everton Krabbe, defende uso de tecnologia NIR para ter mais precisão em dietas de aves
Atingir maior precisão na nutrição de aves é um dos desafios mais urgentes da avicultura moderna. Isso porque uma nutrição mais precisa contribui com a redução dos custos da ração, com o atendimento do requerimento nutricional da genética moderna e com o menor impacto ambiental da produção. No entanto, nem todas as empresas avícolas conseguem atingir este objetivo. E o motivo é a variabilidade das matérias-primas, destaca o pesquisador Chefe Geral da Embrapa Suínos e Aves, Everton Krabbe. “Estamos caminhando rumo a nutrição de precisão e estamos tentando fazer isso com matérias-primas que não são precisas. E quando eu me refiro a elas, estou falando de aspectos agronômicos que impactam a composição dos principais ingredientes de origem vegetal, por exemplo”, salientou o especialista.
Segundo ele, o clima, a fertilidade do solo e todo o aspecto do ambiente repercute na qualidade do produto final. “E quando a gente dá seguimento na cadeia de produção, o impacto é grande. Um exemplo é a soja. Se o grão é variável, essa variabilidade vai estar presente nos seus produtos derivados, como o farelo, por exemplo”, disse Krabbe reforçando a importância de gerenciar a qualidade das matérias-primas da ração. “A análise das matérias-primas leva a melhor eficiência de custo da ração e uma produção mais sustentável”, disse o especialista que vai ministrar a palestra Gerenciando a qualidade e a variabilidade nutricional das principais matérias-primas e seus impactos nos custos de formulação de rações e no desempenho das aves, na quarta-feira da próxima semana, dia 9 de outubro, em um Simpósio realizado pela Evonik durante a 4ª edição da Conferência Científica Latino-Americana 2024 (PSA Latam 2024), em Foz do Iguaçu, no Paraná.
O pesquisador defende o uso de tecnologias via NIR para ajudar neste desafio. “O uso de NIR ajuda analisar a variabilidade das matérias-primas. Através desta tecnologia é possível saber os nutrientes de cada um dos principais ingredientes da ração. Se antes ele estava restrito ao uso dentro de laboratórios, hoje temos variações desta tecnologia que vai desde equipamentos portáteis, que podem ser levados a campo, e equipamentos NIR embarcados nas linhas industriais de produção de alimento para animais”. O Simpósio promovido pela Evonik vai abordar o tema Alcançando uma nutrição mais precisa de aminoácidos em dietas de aves e seus impactos no desempenho, na saúde e na sustentabilidade na sala cataratas II e terá convidados especiais do Brasil e do exterior.
Entre os nomes confirmados, estão o do professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Horacio Rostagno, da professora da Unesp – Campus de Jaboticabal, Nilva Sakomura, do professor da Universidade de Auburn, nos Estados Unidos, Samuel Rochell, do pesquisador da Evonik na Alemanha, Andreas Lemme e do consultor Jeffersson Lecznieski. Os debates serão moderados pela diretora de Negócios da Linha de Especialidades de Monogástricos da Evonik nas Américas, Anita Menconi.
Programação
O Simpósio Alcançando uma nutrição mais precisa de aminoácidos em dietas de aves e seus impactos no desempenho, na saúde e na sustentabilidade vai ser aberto às 14h, na sala Cataratas II, com um debate sobre a Atualização das recomendações de aminoácidos para frangos de corte modernos, encabeçado pelo professor da UFV, Horácio Rostagno. Em seguida, as discussões serão sobre a Modelagem da resposta de frangos de corte modernos aos níveis de densidade de aminoácidos e energia no desempenho e na lucratividade, com a professora da Unesp – Campus de Jaboticabal, Nilva Sakomura.
O professor da Universidade de Auburn, nos Estados Unidos, Samuel Rochell, vai destacar o Efeito dos desafios à saúde intestinal na utilização de energia e aminoácidos em frangos de corte. Logo depois, o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Everton Krabbe, vai ministrar a palestra Gerenciando a qualidade e a variabilidade nutricional das principais matérias-primas e seus impactos nos custos de formulação de rações e no desempenho das aves.
A Experiência europeia na redução dos níveis de proteína bruta da dieta e seus impactos nos parâmetros de desempenho, bem-estar e sustentabilidade vai ser apresentada pelo pesquisador da Evonik na Alemanha, Andreas Lemme. E o consultor da Boreal Consultoria, Jeffersson Lecznieski, vai encerrar a programação com um debate sobre os Fatores críticos para a aplicação prática de dietas com redução de proteína bruta: experiência brasileira.
O simpósio da Evonik vai ser realizado no Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas Eco Resort, em Foz do Iguaçu, e tem entrada gratuita para os congressistas da 4ª Conferência Científica Latino-Americana 2024 (PSA Latam 2024).
Empresas
Equipe Hubbard na América Latina fortalece conexões com líderes da indústria avícola no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura
Em seu estande, a empresa apresentou o Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium
A equipe latino-americana da Hubbard® estreitou laços com clientes e a comunidade avícola durante o 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM), realizado em Punta del Este, no Uruguai. Este importante encontro da avicultura mundial, que ocorre a cada dois anos, contou com a presença de mais de 3.200 participantes de 50 diferentes países, em um espaço dinâmico para a colaboração e dicas entre a comunidade avícola na América Latina.
O gerente geral da Hubbard na América Latina, exceto Brasil, Mark Barnes destacou a relevância do OVUM para a indústria avícola: “Participar de eventos como este é essencial para a troca de experiências e inovações no setor. Acreditamos que, ao estreitar laços com nossos parceiros, contribuímos para o crescimento e desenvolvimento da avicultura na região”, afirmou.
Em seu estande, a Hubbard apresentou seu produto Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium. A equipe manteve diálogos importantes com clientes e parceiros, reafirmando seu compromisso com a inovação e a satisfação das demandas do mercado latino-americano.
“A participação no OVUM 2024 não apenas solidificou a presença da empresa no mercado, mas também reafirmou seu papel como uma das líderes na indústria avícola na América Latina”, disse o diretor de Negócios da Hubbard no Brasil, Carlos Antonio Costa.
Celebração da aposentadoria de Dr. Arnoldo Ruiz
Durante o OVUM, a Hubbard organizou uma recepção especial para homenagear a aposentadoria do Dr. Arnoldo Ruiz, após mais de 25 anos de serviços prestados à empresa. O evento reuniu representantes do Grupo Neria, distribuidor de avós da Hubbard no México, e da Genher, distribuidora na Argentina. O Dr. Ruiz recebeu uma placa e presentes em reconhecimento ao seu profissionalismo e comprometimento com a empresa.
Empresas Soluções seguras e eficazes
Vaxxinova inaugura nova planta de produção de vacinas contra coccidiose em Ibiúna-SP
Uma estrutura moderna e sustentável para atender à crescente demanda do controle biológico para a coccidiose no Brasil e no mundo
A Vaxxinova Brasil inaugura sua nova planta industrial em Ibiúna, São Paulo, dedicada à produção de vacinas vivas contra a coccidiose aviária. Com 4.000 m² de área construída e capacidade para produzir mais de um bilhão de doses anuais, o projeto, iniciado em 2020 e concluído em outubro de 2024, foi recentemente aprovado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
“Estamos muito satisfeitos com a aprovação da planta pelo MAPA. Este projeto reflete o compromisso da Vaxxinova em oferecer soluções seguras e eficazes para a saúde animal, fortalecendo nossa presença no mercado avícola,” afirma Hugo Scanavini Neto, presidente da Vaxxinova Brasil. A nova instalação permitirá atender diferentes segmentos da avicultura, com vacinas específicas para frangos de corte, poedeiras comerciais e matrizes, abastecendo o mercado brasileiro, latino-americano e internacional.
Entre os produtos fabricados nesta planta, destaca-se a Vaxxon Coccivet R, que há 19 anos é referência no controle da coccidiose em aves de ciclo longo. “Essa vacina é uma solução confiável e eficaz, conquistando a confiança dos avicultores ao longo de quase duas décadas,” destaca Ricardo Boeck, diretor comercial da Vaxxinova.
Outro foco importante será a produção da Vaxxon Coccivet para frangos de corte, uma vacina aplicada via spray no incubatório no primeiro dia de vida, destinada ao controle biológico da coccidiose. “A solução oferece proteção rápida e abrangente contra as principais espécies de Eimeria que afetam a avicultura industrial, promovendo a imunização eficiente das aves e contribuindo para a saúde intestinal, o que melhora o desempenho zootécnico,” explica Jeovane Pereira, diretor de negócios avícolas.
Combinando tecnologia de ponta e práticas sustentáveis, a nova planta conta com sistemas modernos de filtração de ar, biorreatores e linhas de produção segregadas, que asseguram as Boas Práticas de Produção de Biológicos. Este investimento reforça a posição da Vaxxinova como parceira estratégica para a avicultura brasileira, oferecendo soluções que promovem produtividade e saúde animal.
Empresas No Paraná
Trouw Nutrition anuncia novo centro de distribuição em Maringá
Capacidade de armazenamento é de até 1,5 mil toneladas.
Como parte da estratégia de estar cada vez mais próxima dos produtores, a Trouw Nutrition, uma das líderes globais em nutrição animal, anuncia a ampliação da presença no sul do país, com um novo centro de distribuição em Maringá (PR). Com esse investimento, a empresa amplia a competitividade no estado, além de agilizar a logística em toda a região.
A partir da instalação da unidade, a Trouw Nutrition reforça sua estratégia de estar mais próxima dos principais centros de produção de proteína animal. O espaço tem capacidade de armazenar até 1.500 toneladas e, além da linha de premix monogástricos (aves e suínos), também receberá produtos de pecuária de corte e leite, das linhas Bellman e TN Leite, além de toda a linha de aditivos Selko.
Segundo Maurício Andrino, diretor de Premix e Feed Additives, o novo centro de distribuição em Maringá permitirá a proximidade de uma importante parte da produção de aves e suínos do Brasil. Possibilitando a manutenção de estoques de segurança para atender com maior agilidade aos produtores paranaenses e dos demais estados da região sul. “Além disso, será possível utilizar os benefícios fiscais existentes em prol dos nossos clientes presentes no estado. Também esperamos expandir nossa carteira de clientes e ampliar as vendas na região”, explica.
Outro ponto importante é que o novo centro de distribuição possibilitará à empresa importar insumos via Porto de Paranaguá (PR), com benefícios tributários que melhoram o custo-benefício dos produtos.
“Nossa expansão no mercado de nutrição animal vem acontecendo de forma estruturada ao longo dos últimos anos. Reconhecemos que a logística é fundamental para a cadeia de proteína animal e estamos melhorando o acesso aos produtores, inclusive com ferramentas e serviços tecnológicos de alta qualidade para impulsionar o seu negócio”, completa Francisco Olbrich, diretor de Ruminantes da Trouw Nutrition.