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VOZ DO COOP

Empresas Ambiente continuamente desafiador

Evonik atinge previsão para 2023 e espera lucro maior em 2024

• EBITDA ajustado de 1,66 bilhão de euros e vendas de 15,3 bilhões de euros em 2023
• Perspectiva para 2024: EBITDA ajustado entre 1,7 bilhão de euros e 2,0 bilhões de euros
• Metas para o programa “Evonik Tailor Made” em vigor: menos níveis de gestão, decisões mais rápidas

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Divulgação Evonik

A Evonik atingiu a previsão de 2023, apesar de um ambiente continuamente desafiador. O EBITDA ajustado da empresa de especialidades químicas totalizou 1,66 bilhão de euros, dentro da faixa prevista de 1,6 bilhão a 1,8 bilhão de euros. Os volumes de vendas do grupo diminuíram 17%, para 15,3 bilhões de euros, também dentro da faixa estimada de 14 bilhões a 16 bilhões de euros.

“As diversas crises ao redor do mundo afetaram nossos resultados”, afirma Christian Kullmann, Presidente da Diretoria Executiva. “Enfrentamos os desafios com os esforços de todos os nossos colaboradores. No entanto, as condições gerais não serão mais fáceis, por isso continuaremos com a reestruturação fundamental do Grupo”.

O foco na gestão de liquidez foi muito bem-sucedido. O fluxo de caixa livre em 2023 totalizou 801 milhões de euros ─ ainda maior do que no ano anterior ─ graças à gestão prudente do capital de giro líquido e à rigorosa disciplina de investimentos. A taxa de conversão de caixa, a relação entre o fluxo de caixa livre e o EBITDA ajustado, atingiu sólidos 48%. Em 2022, foi de 32%. Os pagamentos de investimentos em imobilizados, instalações e equipamentos foram reduzidos para 793 milhões de euros em 2023, em comparação com 865 milhões de euros em 2022. A Evonik também alcançou sua meta de economia para 2023, de 250 milhões de euros, por meio de medidas para proteger os lucros.

“Em tempos difíceis, a primeira coisa a se fazer é manter o dinheiro em caixa”, diz Maike Schuh, CFO da Evonik. “Mantivemos nossa capacidade de agir. Isso foi desafiador em alguns momentos, mas também foi bem-sucedido. Portanto, daremos continuidade a essas medidas no ano corrente”.

A Diretoria Executiva irá propor à Assembleia Geral Anual de Acionistas, em 4 de junho, um dividendo anual inalterado de 1,17 euros por ação. Isso corresponde a um rendimento de dividendos altamente atrativo de cerca de 7%. “A continuidade dos dividendos é fundamental para nossos investidores de longo prazo”, afirma Schuh. “Nosso saudável fluxo de caixa livre nos permite manter nossa reputação como uma das principais ações pagadoras de dividendos, mesmo em um ambiente difícil”.

Os volumes vendidos refletiram as condições desfavoráveis. Eles diminuíram 8% em 2023. Os preços de venda caíram 3%. A Evonik registrou um prejuízo líquido de 465 milhões de euros em 2023, devido a amortizações excepcionalmente altas e aos encargos decorrentes de medidas estruturais, a maioria dos quais ocorreu até 30 de setembro. No ano anterior, a Evonik registrou um lucro líquido de 540 milhões de euros.

A Evonik não espera uma recuperação econômica em 2024. Por isso, as despesas de capital serão limitadas a cerca de 750 milhões de euros. A empresa espera um aumento no EBITDA ajustado para uma faixa entre 1,7 bilhão e 2,0 bilhões de euros, com vendas entre 15 bilhões e 17 bilhões de euros. A taxa de conversão de caixa deve ficar em torno de 40%.

“Não devemos nos iludir, mesmo que haja leves sinais de recuperação: o que estamos vivenciando atualmente não são flutuações cíclicas, mas mudanças significativas e consequentes do nosso ambiente econômico”, diz Kullmann. “Estamos enfrentando esse desafio com o programa ‘Evonik Tailor Made’, que mudará nossa estrutura organizacional para melhor”.

A primeira fase do ‘Evonik Tailor Made’ foi concluída. Todas as estruturas e os processos da empresa foram analisados detalhadamente nos últimos meses. Com base nessa análise, a Evonik irá projetar e estabelecer uma nova estrutura organizacional até o final de 2026. A Evonik pretende eliminar atividades administrativas que não apoiam diretamente seus negócios. Ao mesmo tempo, tarefas-chaves serão agrupadas de forma consistente na nova estrutura. O número de níveis hierárquicos abaixo da Diretoria Executiva será reduzido para um máximo de seis, enquanto os procedimentos de revisão e aprovação serão significativamente acelerados. Em todo o grupo, os gerentes irão liderar diretamente uma média de sete colaboradores, ao invés de um a quatro como ocorre atualmente.

Como resultado, a Evonik se tornará mais enxuta, rápida e terá uma estrutura de custos significativamente reduzida. Até 2.000 empregos serão cortados em todo o mundo, incluindo um número acima da média de posições de gerência. A maior parte desses ajustes, cerca de 1.500 empregos, será feita na Alemanha. A Evonik espera reduções de custos de cerca de 400 milhões de euros por ano após a conclusão do programa em 2026. Cerca de 80% dessas economias serão decorrentes de reduções de pessoal, e o restante virá de custos menores com materiais. Os primeiros efeitos do ‘Evonik Tailor Made’ devem se materializar ainda este ano.

“Optamos por seguir nosso próprio caminho, feito sob medida para a Evonik, sem consultores externos, para alcançar os melhores resultados possíveis”, diz Thomas Wessel, Diretor de Recursos Humanos e Diretor do Trabalho. “Está claro que a nossa empresa será muito diferente daqui a dois anos ─ muito mais dinâmica e eficiente. Alcançaremos isso da maneira justa pela qual a Evonik é conhecida: focada em objetivos comuns e respeitosa em suas relações”.

Nas próximas semanas, a Diretoria Executiva e os órgãos de co-determinação negociarão como os cortes de empregos planejados serão executados de forma socialmente responsável.

Desenvolvimento nas divisões

Specialty Additives

O desempenho da divisão Specialty Additives em 2023 foi afetado pela fraca demanda e uma redução perceptível nos estoques dos clientes. Isso resultou na subutilização da capacidade das instalações e na pressão associada sobre as margens. As vendas diminuíram 16% para 3,52 bilhões de euros, principalmente devido a volumes visivelmente menores e efeitos cambiais negativos. Os preços permaneceram estáveis. A demanda por produtos para os setores de construção e revestimento diminuiu em todas as regiões. As vendas de aditivos para espumas de poliuretano e bens de consumo duráveis diminuíram devido a volumes menores e a uma ligeira queda nos preços. Os aditivos para o setor automotivo sofreram uma queda no volume de vendas, enquanto os preços se mantiveram estáveis. O EBITDA ajustado da divisão diminuiu 29%, chegando a 673 milhões de euros. A margem EBITDA ajustada caiu de 22,6% no ano anterior para 19,1% em 2023.

Nutrition & Care

Na divisão Nutrition & Care, as vendas diminuíram 15% para 3,61 bilhões de euros, principalmente devido aos preços mais baixos no negócio de Nutrição Animal e aos efeitos negativos da moeda. A divisão Animal Nutrition registrou preços significativamente mais baixos para os aminoácidos essenciais, mas a tendência de queda diminuiu na segunda metade do ano. Os volumes de vendas aumentaram ligeiramente. No geral, as vendas de Animal Nutrition permaneceram significativamente abaixo do ano anterior. Em Health & Care, a receita diminuiu devido a volumes menores, apesar de uma ligeira melhora nos preços. Os ingredientes cosméticos ativos tiveram bom desempenho, enquanto a demanda por lipídios farmacêuticos para uso em vacinas baseadas em mRNA diminuiu. O EBITDA ajustado da divisão caiu 43%, para 389 milhões de euros. Com 10,8%, a margem EBITDA ajustada ficou abaixo do nível do mesmo período do ano anterior (16,0%). Em resposta ao fraco desempenho, a Evonik ajustou o modelo operacional para aminoácidos no início do ano, o que já produziu efeitos positivos perceptíveis em 2023. A economia total de cerca de 200 milhões de euros deve se materializar até 2025.

Smart Materials

As vendas na divisão Smart Materials diminuíram 15%, para 4,46 bilhões de euros, devido a uma queda perceptível na demanda e efeitos cambiais negativos. Os preços permaneceram estáveis. Os produtos inorgânicos tiveram vendas significativamente menores devido à queda na demanda em quase todos os segmentos de mercado. Embora as aplicações especiais ecologicamente corretas para o peróxido de hidrogênio tenham se desenvolvido positivamente, as instalações de produção na Ásia foram temporariamente paralisadas devido à fraca demanda. Enquanto as sílicas para o setor automotivo apresentaram uma tendência estável, a demanda foi mais fraca em outros mercados finais. Os polímeros de alto desempenho registraram preços e volumes mais altos, apoiados por novas capacidades de produção. O EBITDA ajustado da divisão diminuiu 27% para 540 milhões de euros. Os lucros também foram afetados negativamente por uma paralisação planejada para manutenção do polímero de alto desempenho poliamida 12. A margem EBITDA ajustada diminuiu para 12,1%, ficando abaixo dos14,2% do ano anterior.

Performance Materials

As vendas na divisão Performance Materials diminuíram 22% para 2,55 bilhões de euros. O ano anterior incluiu as vendas anuais completas da unidade de Luelsdorf, na Alemanha, que foi vendida em 30 de junho de 2023. Os negócios com produtos da cadeia C4 registraram volumes em declínio e preços significativamente mais baixos. Como resultado, as vendas diminuíram significativamente. As vendas de superabsorventes também diminuíram devido à menor demanda da Europa. O EBITDA ajustado da divisão diminuiu 68%, para 111 milhões de euros. A margem EBITDA ajustada de 2023 diminuiu para 4,4% em relação aos 10,8% de 2022.

Fonte: Assessoria

Empresas

MS Schippers – Paixão Pelo Agro

Empresa lança novo e-commerce, oferecendo uma experiência de compra mais rápida e eficiente para o setor

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Fotos: Assessoria

A otimização do tempo é essencial para os negócios nos dias de hoje. Adquirir insumos e produtos para o agronegócio pode ser um processo demorado e complexo. Pensando nisso, lançamos nosso novo e-commerce, oferecendo uma experiência de compra mais rápida e eficiente para o setor. Agora, você pode encontrar todos os nossos produtos em um só lugar, com apenas alguns cliques. Nosso site oferece mais de 1.000 produtos dedicados ao seu segmento.

 

Variedade e Comodidade em um Só Lugar

Nosso e-commerce disponibiliza uma ampla gama de produtos, desde insumos essenciais até equipamentos avançados. A loja online inclui itens para suinocultura, avicultura e bovinocultura, tudo centralizado em um único site, facilitando sua busca e aquisição dos produtos necessários.

 

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Oferecemos preços visíveis diretamente no site e descontos progressivos para compras em maior volume. Além disso, você pode parcelar suas compras em até 5 vezes*.

 

Entrega Flexível e Atendimento Eficiente

Nosso compromisso vai além da venda. Oferecemos diversas opções de frete, inclusive frete grátis*, com despacho no primeiro dia útil e rastreamento online. Disponibilizamos acesso online a documentos como notas fiscais e boletos. Prezando pelo bom atendimento, a MS Schippers conta com um atendimento humanizado, pronto para te ajudar desde o processo de cadastro, até a chegada da mercadoria.

Nosso e-commerce foi criado para simplificar a compra de insumos e equipamentos, colaborando para o sucesso do seu negócio. Oferecemos soluções práticas, tecnológicas e econômicas que aumentam a produtividade e rentabilidade do seu empreendedorismo. Explore nosso site hoje mesmo e veja como podemos facilitar o seu dia a dia.

 

 

Fonte: Assessoria
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Empresas Nuproxa

Empresa suíça de aditivos naturais se lança ao mercado durante o SIAVS 2024, que acontece entre os dias 6 e 8 de agosto em São Paulo.

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Homero Borin, vice-presidente do Grupo Nuproxa para a América Latina

Presente no mercado latino-americano desde 2007, o Grupo Nuproxa escolhe o evento SIAVS 2024, que acontece no Distrito Anhembi, em São Paulo, de 6 a 8 agosto, para apresentar a sua marca e seu portfólio ao Brasil. Com soluções inovadoras, já reconhecidas na Europa e em outros países da América Latina por sua eficácia e qualidade, que extraem o melhor da natureza e transformam em tecnologia de nutrição para o bem-estar e saúde animal.

Em território brasileiro, o local escolhido para sua sede foi Itajaí, Santa Catarina, estrategicamente pensado para apoiar uma rede de distribuição abrangendo todo o país, uma vez que a região tem força na produção de suínos e aves. A Nuproxa Brasil conta com uma equipe técnica comercial e um time de especialistas em nutrição e saúde para aves, suínos, ruminantes, animais de companhia e aquicultura, prontos para oferecer suporte completo aos seus clientes.

Com um investimento previsto de 22% de seu market share em novos mercados, a empresa pretende tornar o mercado brasileiro um dos mais importantes do grupo nos próximos anos.

Homero Borin, vice-presidente do Grupo Nuproxa para a América Latina, destaca a importância dessa expansão. “O Brasil sempre fez parte dos nossos planos de crescimento, pois é um mercado extremamente importante para a expansão de nossos negócios. Além disso, sempre realizamos testes científicos com instituições brasileiras de prestígio para confirmar a eficácia de nossos produtos. Com a adição de novos produtos ao nosso portfólio e a expansão de nossa equipe técnica, estamos prontos para estrear no país”, afirma Borin.

Entre os destaques da Nuproxa estão o suporte técnico especializado e os produtos inovadores e sustentáveis, desenvolvidos para clientes que buscam maximizar os resultados e manter alta lucratividade em suas operações, atendendo à demanda global.

“Nossos produtos, que já são sucesso em toda a América Latina, agora estão disponíveis no Brasil com foco principal na produção de aves e suínos, além de uma linha inovadora de produtos para aquicultura. Os produtos da Nuproxa são naturais e altamente testados, oferecendo máximo retorno econômico e desempenho superior de produção, alinhados com conceitos de sustentabilidade e bem-estar animal. Além disso, a Nuproxa tem um rigoroso programa de segurança alimentar, qualidade e regulamentação para garantir a integridade de nossos produtos, seguindo os mais altos padrões estabelecidos pela certificação FAMI-QS”, diz Jonivan Paloschi, Diretor Comercial para a Nuproxa Brasil.  

Até 2021, a Nuproxa operava no Brasil de forma indireta, por meio de um distribuidor local, oferecendo uma gama reduzida de produtos. No entanto, dada a importância do país na produção animal global e o crescimento de sua linha de produtos, a empresa suíça entra no país com força total. A meta da Nuproxa Brasil é ter sua linha completa de produtos disponível no mercado brasileiro nos próximos anos.

 

Serviço

Nuproxa Brasil

Stand SIAVS n° 103

SIAVS 2024, de 6 a 8 de agosto

Distrito Anhembi, São Paulo/SP

 

Fonte: Ass. de Imprensa
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Empresas Dia 8 de agosto

Agroceres Multimix realiza agCast ao vivo durante o SIAVS 2024

Ação reunirá especialistas como Luiz Felipe Caron, Ricardo Rauber e Fernanda Almeida e tem como objetivo levar conhecimento prático e científico ao setor.

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Professor Luiz Felipe Caron, é uma das presenças confirmadas no AG CAST – Foto: O Presente Rural

No dia 8 de agosto, durante o SIAVS, a Agroceres Multimix reforça seu compromisso de levar informações de qualidade ao setor por meio do agCast. Na oportunidade, a empresa reunirá em seu estande renomados especialistas para debater a fundo temas essenciais para a produção de proteína animal.

A ação será transmitida ao vivo, pelo canal oficial da Agroceres Multimix no YouTube, permitindo que profissionais do setor acompanhem as discussões e insights.

A programação do agCast terá início às 9h30, com foco em avicultura, quando estratégias para escolha de aditivos voltados para a saúde intestinal nortearão as conversas.

O professor Luiz Felipe Caron, o consultor Ricardo Rauber e a gerente de serviços técnicos na Agroceres Multimix, Patricia Marchizeli, debaterão temas como o uso de biomarcadores para compreender os mecanismos de ação dos aditivos e a definição de protocolos eficazes adaptados às necessidades dos produtores.

Na sequência, às 11h30, o conceito de imunonutrição e os desafios das matrizes hiperprolíficas na suinocultura serão o foco da troca de experiências entre a professora e pesquisadora Fernanda Almeida e o gerente de serviços técnicos na Agroceres Multimix, Francisco Alves Pereira.

Os participantes abordarão como a pesquisa está enfrentando os desafios para melhorar a uniformidade e viabilidade da leitegada, além do papel da imunonutrição no desempenho produtivo e morfológico dos leitões.

Para acompanhar o agCast, basta se inscrever no canal do YouTube da Agroceres Multimix (Clique aqui).

Fonte: Assessoria Agroceres Multimix
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AJINOMOTO SUÍNOS – 2024

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