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VOZ DO COOP

Empresas Ambiente continuamente desafiador

Evonik atinge previsão para 2023 e espera lucro maior em 2024

• EBITDA ajustado de 1,66 bilhão de euros e vendas de 15,3 bilhões de euros em 2023
• Perspectiva para 2024: EBITDA ajustado entre 1,7 bilhão de euros e 2,0 bilhões de euros
• Metas para o programa “Evonik Tailor Made” em vigor: menos níveis de gestão, decisões mais rápidas

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Divulgação Evonik

A Evonik atingiu a previsão de 2023, apesar de um ambiente continuamente desafiador. O EBITDA ajustado da empresa de especialidades químicas totalizou 1,66 bilhão de euros, dentro da faixa prevista de 1,6 bilhão a 1,8 bilhão de euros. Os volumes de vendas do grupo diminuíram 17%, para 15,3 bilhões de euros, também dentro da faixa estimada de 14 bilhões a 16 bilhões de euros.

“As diversas crises ao redor do mundo afetaram nossos resultados”, afirma Christian Kullmann, Presidente da Diretoria Executiva. “Enfrentamos os desafios com os esforços de todos os nossos colaboradores. No entanto, as condições gerais não serão mais fáceis, por isso continuaremos com a reestruturação fundamental do Grupo”.

O foco na gestão de liquidez foi muito bem-sucedido. O fluxo de caixa livre em 2023 totalizou 801 milhões de euros ─ ainda maior do que no ano anterior ─ graças à gestão prudente do capital de giro líquido e à rigorosa disciplina de investimentos. A taxa de conversão de caixa, a relação entre o fluxo de caixa livre e o EBITDA ajustado, atingiu sólidos 48%. Em 2022, foi de 32%. Os pagamentos de investimentos em imobilizados, instalações e equipamentos foram reduzidos para 793 milhões de euros em 2023, em comparação com 865 milhões de euros em 2022. A Evonik também alcançou sua meta de economia para 2023, de 250 milhões de euros, por meio de medidas para proteger os lucros.

“Em tempos difíceis, a primeira coisa a se fazer é manter o dinheiro em caixa”, diz Maike Schuh, CFO da Evonik. “Mantivemos nossa capacidade de agir. Isso foi desafiador em alguns momentos, mas também foi bem-sucedido. Portanto, daremos continuidade a essas medidas no ano corrente”.

A Diretoria Executiva irá propor à Assembleia Geral Anual de Acionistas, em 4 de junho, um dividendo anual inalterado de 1,17 euros por ação. Isso corresponde a um rendimento de dividendos altamente atrativo de cerca de 7%. “A continuidade dos dividendos é fundamental para nossos investidores de longo prazo”, afirma Schuh. “Nosso saudável fluxo de caixa livre nos permite manter nossa reputação como uma das principais ações pagadoras de dividendos, mesmo em um ambiente difícil”.

Os volumes vendidos refletiram as condições desfavoráveis. Eles diminuíram 8% em 2023. Os preços de venda caíram 3%. A Evonik registrou um prejuízo líquido de 465 milhões de euros em 2023, devido a amortizações excepcionalmente altas e aos encargos decorrentes de medidas estruturais, a maioria dos quais ocorreu até 30 de setembro. No ano anterior, a Evonik registrou um lucro líquido de 540 milhões de euros.

A Evonik não espera uma recuperação econômica em 2024. Por isso, as despesas de capital serão limitadas a cerca de 750 milhões de euros. A empresa espera um aumento no EBITDA ajustado para uma faixa entre 1,7 bilhão e 2,0 bilhões de euros, com vendas entre 15 bilhões e 17 bilhões de euros. A taxa de conversão de caixa deve ficar em torno de 40%.

“Não devemos nos iludir, mesmo que haja leves sinais de recuperação: o que estamos vivenciando atualmente não são flutuações cíclicas, mas mudanças significativas e consequentes do nosso ambiente econômico”, diz Kullmann. “Estamos enfrentando esse desafio com o programa ‘Evonik Tailor Made’, que mudará nossa estrutura organizacional para melhor”.

A primeira fase do ‘Evonik Tailor Made’ foi concluída. Todas as estruturas e os processos da empresa foram analisados detalhadamente nos últimos meses. Com base nessa análise, a Evonik irá projetar e estabelecer uma nova estrutura organizacional até o final de 2026. A Evonik pretende eliminar atividades administrativas que não apoiam diretamente seus negócios. Ao mesmo tempo, tarefas-chaves serão agrupadas de forma consistente na nova estrutura. O número de níveis hierárquicos abaixo da Diretoria Executiva será reduzido para um máximo de seis, enquanto os procedimentos de revisão e aprovação serão significativamente acelerados. Em todo o grupo, os gerentes irão liderar diretamente uma média de sete colaboradores, ao invés de um a quatro como ocorre atualmente.

Como resultado, a Evonik se tornará mais enxuta, rápida e terá uma estrutura de custos significativamente reduzida. Até 2.000 empregos serão cortados em todo o mundo, incluindo um número acima da média de posições de gerência. A maior parte desses ajustes, cerca de 1.500 empregos, será feita na Alemanha. A Evonik espera reduções de custos de cerca de 400 milhões de euros por ano após a conclusão do programa em 2026. Cerca de 80% dessas economias serão decorrentes de reduções de pessoal, e o restante virá de custos menores com materiais. Os primeiros efeitos do ‘Evonik Tailor Made’ devem se materializar ainda este ano.

“Optamos por seguir nosso próprio caminho, feito sob medida para a Evonik, sem consultores externos, para alcançar os melhores resultados possíveis”, diz Thomas Wessel, Diretor de Recursos Humanos e Diretor do Trabalho. “Está claro que a nossa empresa será muito diferente daqui a dois anos ─ muito mais dinâmica e eficiente. Alcançaremos isso da maneira justa pela qual a Evonik é conhecida: focada em objetivos comuns e respeitosa em suas relações”.

Nas próximas semanas, a Diretoria Executiva e os órgãos de co-determinação negociarão como os cortes de empregos planejados serão executados de forma socialmente responsável.

Desenvolvimento nas divisões

Specialty Additives

O desempenho da divisão Specialty Additives em 2023 foi afetado pela fraca demanda e uma redução perceptível nos estoques dos clientes. Isso resultou na subutilização da capacidade das instalações e na pressão associada sobre as margens. As vendas diminuíram 16% para 3,52 bilhões de euros, principalmente devido a volumes visivelmente menores e efeitos cambiais negativos. Os preços permaneceram estáveis. A demanda por produtos para os setores de construção e revestimento diminuiu em todas as regiões. As vendas de aditivos para espumas de poliuretano e bens de consumo duráveis diminuíram devido a volumes menores e a uma ligeira queda nos preços. Os aditivos para o setor automotivo sofreram uma queda no volume de vendas, enquanto os preços se mantiveram estáveis. O EBITDA ajustado da divisão diminuiu 29%, chegando a 673 milhões de euros. A margem EBITDA ajustada caiu de 22,6% no ano anterior para 19,1% em 2023.

Nutrition & Care

Na divisão Nutrition & Care, as vendas diminuíram 15% para 3,61 bilhões de euros, principalmente devido aos preços mais baixos no negócio de Nutrição Animal e aos efeitos negativos da moeda. A divisão Animal Nutrition registrou preços significativamente mais baixos para os aminoácidos essenciais, mas a tendência de queda diminuiu na segunda metade do ano. Os volumes de vendas aumentaram ligeiramente. No geral, as vendas de Animal Nutrition permaneceram significativamente abaixo do ano anterior. Em Health & Care, a receita diminuiu devido a volumes menores, apesar de uma ligeira melhora nos preços. Os ingredientes cosméticos ativos tiveram bom desempenho, enquanto a demanda por lipídios farmacêuticos para uso em vacinas baseadas em mRNA diminuiu. O EBITDA ajustado da divisão caiu 43%, para 389 milhões de euros. Com 10,8%, a margem EBITDA ajustada ficou abaixo do nível do mesmo período do ano anterior (16,0%). Em resposta ao fraco desempenho, a Evonik ajustou o modelo operacional para aminoácidos no início do ano, o que já produziu efeitos positivos perceptíveis em 2023. A economia total de cerca de 200 milhões de euros deve se materializar até 2025.

Smart Materials

As vendas na divisão Smart Materials diminuíram 15%, para 4,46 bilhões de euros, devido a uma queda perceptível na demanda e efeitos cambiais negativos. Os preços permaneceram estáveis. Os produtos inorgânicos tiveram vendas significativamente menores devido à queda na demanda em quase todos os segmentos de mercado. Embora as aplicações especiais ecologicamente corretas para o peróxido de hidrogênio tenham se desenvolvido positivamente, as instalações de produção na Ásia foram temporariamente paralisadas devido à fraca demanda. Enquanto as sílicas para o setor automotivo apresentaram uma tendência estável, a demanda foi mais fraca em outros mercados finais. Os polímeros de alto desempenho registraram preços e volumes mais altos, apoiados por novas capacidades de produção. O EBITDA ajustado da divisão diminuiu 27% para 540 milhões de euros. Os lucros também foram afetados negativamente por uma paralisação planejada para manutenção do polímero de alto desempenho poliamida 12. A margem EBITDA ajustada diminuiu para 12,1%, ficando abaixo dos14,2% do ano anterior.

Performance Materials

As vendas na divisão Performance Materials diminuíram 22% para 2,55 bilhões de euros. O ano anterior incluiu as vendas anuais completas da unidade de Luelsdorf, na Alemanha, que foi vendida em 30 de junho de 2023. Os negócios com produtos da cadeia C4 registraram volumes em declínio e preços significativamente mais baixos. Como resultado, as vendas diminuíram significativamente. As vendas de superabsorventes também diminuíram devido à menor demanda da Europa. O EBITDA ajustado da divisão diminuiu 68%, para 111 milhões de euros. A margem EBITDA ajustada de 2023 diminuiu para 4,4% em relação aos 10,8% de 2022.

Fonte: Assessoria

Empresas

Avicola Sofia, Prodasa e Warnes, da Bolívia, recebem premiação da Cobb-Vantress por Melhores Lotes

Homenagens e entrega das premiações aconteceram no início de abril

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Avícola Sofia - Foto e texto: Assessoria

A Prodasa, uma das campeãs da categoria Melhor Eclosão

A Cobb-Vantress, mais antiga casa genética avícola em operação no mundo, destacou a performance de empresas avícolas bolivianas pelos resultados alcançados na premiação Melhores Lotes, realizada anualmente pela companhia. Foram premiadas as empresas Avicola Sofia, Prodasa e Warnes, respectivamente, nas categorias Ovos Totais e Melhor Eclosão, que registrou empate entre as duas últimas empresas.

Na categoria Ovos Totais, a Avicola Sofia obteve a marca de 192,57 ovos, com o lote 428. A equipe da empresa, representada por Samir Khamis, Jimmy Joaquin e Roberto Paz, recebeu a premiação.

 

A Prodasa, uma das campeãs da categoria Melhor Eclosão, registrou 87,37%, com o lote 106. Receberam a premiação, em nome da empresa, os diretores Winsor Quiroz, Luis Fernando Rojas, Wilber Sumoya e Leoncio Pichigua.

Warnes, premiada na categoria Melhor Eclosão

Já a , com o mesmo índice de 87,37%, com o lote 137, foi representada na entrega do prêmio por Alejandra Oropeza, Nestor Oropeza Talamas, Nestor Oropeza, Willy Severiche e Marcelo Villa.

Os eventos de premiação receberam empresários do setor da avicultura da Bolívia, entre os dias 02 e 05 de abril. Todos os premiados receberam troféus entregues pelo gerente regional da Cobb para Peru, Bolívia e Equador, Rodolfo Solano. “Temos uma parceria de longa data com as empresas premiadas e ficamos muito satisfeitos por destacar companhias atentas às orientações de produção e que sempre registram performance bastante positivam com o produto Cobb”, avalia Solano.

Fonte: Assessoria
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Empresas

Master completará 30 anos na segunda-feira

A empresa catarinense iniciou os trabalhos em 1994, com a aquisição da primeira unidade produtora de leitões, em Iomerê/SC, na época denominada apenas como Master Agropecuária.

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Foto e texto: Assessoria

Raízes locais, horizontes globais. Este é o slogan que a  empresa Master Alimentos escolheu para festejar os 30 anos de atividades.  A empresa, com matriz instalada em Videira /SC, vai completar três décadas de muita dedicação e trabalho no próximo dia 29 de abril, segunda-feira.

A empresa catarinense iniciou os trabalhos em 1994, com a aquisição da primeira unidade produtora de leitões, em Iomerê/SC, na época denominada apenas como Master Agropecuária.

Já consolidada como referência brasileira na suinocultura, em 2010 a empresa dá um significativo passo no negócio com a aquisição do seu primeiro frigorifico, tornando-se uma empresa de alimentos, chegando à mesa de milhares de pessoas através da sua marca comercial Sulita, que conta com mais de 140 itens no mercado interno.

Ao seguir rigorosos padrões de qualidade, a Master garantiu a confiabilidade dos mais exigentes mercados internacionais. Para acelerar o crescimento da empresa e sua atuação no mercador externo, em 2023 a Master firmou parceria com umas das maiores empresas da espanha, Vall Companys Grupo.

 

Raízes Locais, Horizontes Globais

O selo de 30 anos reflete o espírito de progresso e determinação da Master. Representa o momento atual que a empresa está vivendo, com o avanço de seus produtos para diversos países do mundo. No selo, os símbolos  percorrem o planeta, no sentido do sul ao norte, levando os valores das pessoas que são as raízes da Master, para novos mercados e horizontes globais. O número zero do selo simboliza o mundo, o planeta que se almeja alcançar com seus produtos. A cor escolhida para o selo, o azul escuro, além de ser a cor representativa do “globo” evoca deliberadamente sentimentos de maturidade, segurança e trabalho, refletindo os valores essenciais que guiam cada passo de sua jornada.

 

A História da Master é  repleta de bons momentos

Prova disso é o amor pelo campo e a paixão pelo propósito de alimentar as pessoas com os valores do campo, valores este balizados pela simplicidade, honestidade, fé, empreendedorismo, entre outros, que são a forma de ser e agir da empresa. Um toque de amor na produção de cada alimentos, que chega as pessoas para ser consumido na hora mais sagrada do dia, a refeição.

 

Sobre a Master Agroindustrial S/A

Presente há 30 anos no mercado, a Master é uma das empresas de alimentos que mais cresce no Brasil. Especialista em proteína suína, conta seus produtos chegam à mesa de milhares de lares do país e em mais de 15 países por meio da sua marca comercial Sulita.

A empresa é uma das únicas no Brasil, no segmento da suinocultura, detentora de uma cadeia independente e verticalizada, com uma estrutura que conta com mais de 38 mil matrizes que produzem mais de 1,2 milhão de leitões/ano. Além de duas Unidades industriais processadoras de proteína suína, três fábricas de ração, oito unidades próprias produtoras de leitões, duas centrais processadoras de sêmem e um centro administrativo.

A Master baseia sua estratégia em uma visão de longo prazo e busca gerar valor para seus mais de 2,3mil colaboradores, seus 320 parceiros produtores rurais, e para as comunidades onde está inserida.

Fonte: Assessoria
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Empresas Frangos Ross® 308 AP

“Conexão Aviagen” promove conhecimento a produtores em todo o Brasil

Cerca de 500 clientes participaram dos eventos nas cidades de Pará de Minas (MG), Goiânia (GO), Cascavel (PR), Maringá (PR), Garibaldi (RS), Chapecó (SC), Rio Claro (SP) e Recife (PE)

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Conexão Aviagen em Goiânia (GO) / Divulgação

Durante os meses de março e abril, a equipe brasileira da Aviagen® realizou a sua tradicional série de eventos “Conexão Aviagen”, viajando pelo país fornecendo aos produtores avícolas as mais recentes experiências, para alcançar o melhor potencial dos frangos Ross® 308 AP. Cerca de 500 clientes participaram dos eventos nas cidades de Pará de Minas (MG), Goiânia (GO), Cascavel (PR), Maringá (PR), Garibaldi (RS), Chapecó (SC), Rio Claro (SP) e Recife (PE), e se beneficiaram de dicas para melhorar a saúde, o bem-estar e a performance de suas aves. O formato interativo dos seminários ofereceu oportunidades para importantes discussões entre todos os participantes.

O evento abordou temas como o ciclo de vida do Ross 308 AP, desde a criação até o abate, com destaque para o manejo durante o inverno e a qualidade da carcaça. Também foram discutidas abordagens práticas para a implementação do autocontrole e estratégias de melhoria de rendimento e redução de custos por meio de processos fabris.

Décadas de melhoramento genético balanceado

Durante o evento, a coordenadora de Produto da Aviagen, Jane Lara Grosso, falou sobre o impacto de 20 anos de seleção genética e apresentou detalhes do programa de melhoramento genético de frangos de corte da empresa. Jane destacou como décadas de seleção contribuíram para melhorias significativas no desempenho, saúde e bem-estar animal ao longo do tempo.

“Na Aviagen, as aves de pedigree passam por um rigoroso processo de seleção em diversos ambientes para expressar seu potencial genético. Tecnologias como a seleção genômica e a tomografia computadorizada aumentam a precisão da seleção e melhoram características como a saúde das pernas e a conversão alimentar”, explicou.

Um dos pontos destacados foi a importância da sustentabilidade e a busca por aves mais eficientes em termos de alimentação e produção. Os esforços da Aviagen não apenas impulsionaram o desempenho, mas também promoveram a sustentabilidade ambiental na produção de frangos de corte.

Jane também abordou os benefícios da seleção genômica, explicando como a técnica aumenta a precisão da estimativa do valor genético das aves, com ganhos esperados no aumento de peso, redução na conversão alimentar e na saúde das aves.

A importância de um manejo efetivo

Os supervisores regionais de Serviços Técnicos da Aviagen Brasil, Rodrigo Tedesco e Alessandro Lopes, apresentaram uma análise de desempenho do Ross 308 AP, destacando seus benefícios em termos de robustez óssea, crescimento muscular e eficiência de abate. Os especialistas compartilharam dicas sobre o manejo inicial e crescimento dos frangos, enfatizando a importância de um manejo adequado para maximizar o potencial de crescimento e evitar problemas de saúde. “Frangos bem manejados se destacam na saúde cardiovascular e esquelética e apresentam excelente conversão alimentar”, explicou Tedesco.

Ótimo controle ambiental – essencial para o manejo de inverno

Rodrigo Tedesco também abordou o tema “Manejo de inverno: ambiência como fator fundamental”, destacando a interdependência entre o comportamento das aves, o consumo, a ventilação e o controle de temperatura na produção avícola. Segundo ele, investir em sistemas de controle ambiental adequados e práticas de manejo responsáveis é essencial para maximizar a produtividade e rentabilidade do negócio avícola. Mudanças sutis no ambiente podem afetar negativamente a saúde e desempenho das aves.

“Estratégias de manejo adaptativas e sistemas de controle ambiental eficientes emergem como soluções para otimizar a criação das aves, promovendo seu bem-estar e maximizando a produtividade na indústria avícola”, explicou Tedesco.

Manejo visando qualidade de carcaça

“O manejo eficaz é crucial para garantir uma produção de carne de alta qualidade”, disse Lopes em sua apresentação. Na ocasião, o supervisor também debateu a necessidade de considerar não apenas o resultado na agropecuária, mas também o aproveitamento do frango dentro do frigorífico, destacando a relevância de práticas como alojamento adequado, programas de luz específicos e manejo eficiente de comedouros e bebedouros para evitar problemas de qualidade de carcaça.

“Um dos principais desafios durante a produção que pode prejudicar a qualidade da carcaça é a falta de manutenção da qualidade da cama. É fundamental trabalhar a cama desde a fase pré-alojamento até o final do ciclo de vida do lote, garantindo um ambiente adequado para o desenvolvimento saudável dos frangos, pois a qualidade da cama reflete diretamente no resultado, tanto para a agropecuária quanto para o frigorífico”, explicou.

Além disso, Lopes abordou como a genética desempenha um papel fundamental na busca pela qualidade da carcaça, influenciando diversos aspectos como a conformação do frango e seu desenvolvimento físico.

Inspeção moderna e processo regulatório

A pós-doutora, professora, pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenadora do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), Liris Kindlein, abordou a modernização da inspeção na indústria avícola, discutindo mudanças regulatórias que visam aprimorar a gestão de condenações e a qualidade das carcaças.

Kindlein enfatizou a importância da integração de informações do campo e do frigorífico para otimizar o processo de abate. Ela destacou as mudanças na portaria 736, que simplificam o processo de inspeção, melhorando a qualidade do produto. “É importante que o setor discuta as regulamentações, a modernização dos processos de inspeção e a adoção de medidas para garantir a segurança e qualidade dos produtos na indústria avícola”, explanou.

Melhorando o rendimento, reduzindo custos

O médico-veterinário e consultor Darwem de Araújo apresentou formas para melhorar o rendimento e reduzir custos nos abatedouros, principalmente relacionados à produção de frangos, destacando a necessidade de entender as matérias-primas e processos envolvidos.

“É preciso focar em áreas como gestão, agropecuária e abatedouro para identificar e resolver problemas. Falta de mão de obra e falhas na observação dos equipamentos são os principais gargalos enfrentados na indústria, sendo fundamental o aprimoramento contínuo para reduzir perdas e maximizar o rendimento”, explicou Araújo.

Análise geral do pacote: das reprodutoras ao abate

A palestra final, ministrada pelo gerente de Serviços Técnicos da Aviagen no Brasil, Marco Aurélio Romagnole de Araújo, apresentou os resultados de desempenho obtidos pelos clientes da Aviagen em 2023, destacando os principais indicadores de desempenho, como pintos produzidos por fêmea alojada, conversão alimentar, GPD, mortalidade a campo, rendimento e condenas na indústria.

“O Ross 308 AP apresentou, em toda cadeia (matrizes, frangos e abate) uma economia de R$ 39,2 milhões em custos de produção por ano, para um abate de 200 mil frangos/dia, em comparação com seu principal concorrente. Estes números destacam não apenas a eficácia do produto, mas também o impacto direto na rentabilidade e eficiência operacional dos clientes, o que faz do Ross 308 AP a melhor escolha”, afirmou Araújo.

Conexão bem-sucedida da Aviagen

A Aviagen promove oportunidades contínuas para se conectar com seus clientes, levando para as granjas os mais recentes desenvolvimentos tecnológicos, práticas de manejo e melhorias genéticas para fortalecer ainda mais o seu sucesso.

“Estamos muito satisfeitos com o envolvimento de nossos clientes brasileiros no Conexão Aviagen. O Brasil tem imensa importância como mercado-chave para a Aviagen e estamos comprometidos com investimentos contínuos, colaboração e compartilhamento de conhecimento para apoiar o crescimento e sucesso de nossos clientes”, disse o diretor de Operações da Aviagen no Brasil, Leandro München.

Confira abaixo os registros da “Conexão Aviagen” em todo o Brasil:

Fonte: Assessoria
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