Empresas Ambiente continuamente desafiador
Evonik atinge previsão para 2023 e espera lucro maior em 2024
• EBITDA ajustado de 1,66 bilhão de euros e vendas de 15,3 bilhões de euros em 2023
• Perspectiva para 2024: EBITDA ajustado entre 1,7 bilhão de euros e 2,0 bilhões de euros
• Metas para o programa “Evonik Tailor Made” em vigor: menos níveis de gestão, decisões mais rápidas
A Evonik atingiu a previsão de 2023, apesar de um ambiente continuamente desafiador. O EBITDA ajustado da empresa de especialidades químicas totalizou 1,66 bilhão de euros, dentro da faixa prevista de 1,6 bilhão a 1,8 bilhão de euros. Os volumes de vendas do grupo diminuíram 17%, para 15,3 bilhões de euros, também dentro da faixa estimada de 14 bilhões a 16 bilhões de euros.
“As diversas crises ao redor do mundo afetaram nossos resultados”, afirma Christian Kullmann, Presidente da Diretoria Executiva. “Enfrentamos os desafios com os esforços de todos os nossos colaboradores. No entanto, as condições gerais não serão mais fáceis, por isso continuaremos com a reestruturação fundamental do Grupo”.
O foco na gestão de liquidez foi muito bem-sucedido. O fluxo de caixa livre em 2023 totalizou 801 milhões de euros ─ ainda maior do que no ano anterior ─ graças à gestão prudente do capital de giro líquido e à rigorosa disciplina de investimentos. A taxa de conversão de caixa, a relação entre o fluxo de caixa livre e o EBITDA ajustado, atingiu sólidos 48%. Em 2022, foi de 32%. Os pagamentos de investimentos em imobilizados, instalações e equipamentos foram reduzidos para 793 milhões de euros em 2023, em comparação com 865 milhões de euros em 2022. A Evonik também alcançou sua meta de economia para 2023, de 250 milhões de euros, por meio de medidas para proteger os lucros.
“Em tempos difíceis, a primeira coisa a se fazer é manter o dinheiro em caixa”, diz Maike Schuh, CFO da Evonik. “Mantivemos nossa capacidade de agir. Isso foi desafiador em alguns momentos, mas também foi bem-sucedido. Portanto, daremos continuidade a essas medidas no ano corrente”.
A Diretoria Executiva irá propor à Assembleia Geral Anual de Acionistas, em 4 de junho, um dividendo anual inalterado de 1,17 euros por ação. Isso corresponde a um rendimento de dividendos altamente atrativo de cerca de 7%. “A continuidade dos dividendos é fundamental para nossos investidores de longo prazo”, afirma Schuh. “Nosso saudável fluxo de caixa livre nos permite manter nossa reputação como uma das principais ações pagadoras de dividendos, mesmo em um ambiente difícil”.
Os volumes vendidos refletiram as condições desfavoráveis. Eles diminuíram 8% em 2023. Os preços de venda caíram 3%. A Evonik registrou um prejuízo líquido de 465 milhões de euros em 2023, devido a amortizações excepcionalmente altas e aos encargos decorrentes de medidas estruturais, a maioria dos quais ocorreu até 30 de setembro. No ano anterior, a Evonik registrou um lucro líquido de 540 milhões de euros.
A Evonik não espera uma recuperação econômica em 2024. Por isso, as despesas de capital serão limitadas a cerca de 750 milhões de euros. A empresa espera um aumento no EBITDA ajustado para uma faixa entre 1,7 bilhão e 2,0 bilhões de euros, com vendas entre 15 bilhões e 17 bilhões de euros. A taxa de conversão de caixa deve ficar em torno de 40%.
“Não devemos nos iludir, mesmo que haja leves sinais de recuperação: o que estamos vivenciando atualmente não são flutuações cíclicas, mas mudanças significativas e consequentes do nosso ambiente econômico”, diz Kullmann. “Estamos enfrentando esse desafio com o programa ‘Evonik Tailor Made’, que mudará nossa estrutura organizacional para melhor”.
A primeira fase do ‘Evonik Tailor Made’ foi concluída. Todas as estruturas e os processos da empresa foram analisados detalhadamente nos últimos meses. Com base nessa análise, a Evonik irá projetar e estabelecer uma nova estrutura organizacional até o final de 2026. A Evonik pretende eliminar atividades administrativas que não apoiam diretamente seus negócios. Ao mesmo tempo, tarefas-chaves serão agrupadas de forma consistente na nova estrutura. O número de níveis hierárquicos abaixo da Diretoria Executiva será reduzido para um máximo de seis, enquanto os procedimentos de revisão e aprovação serão significativamente acelerados. Em todo o grupo, os gerentes irão liderar diretamente uma média de sete colaboradores, ao invés de um a quatro como ocorre atualmente.
Como resultado, a Evonik se tornará mais enxuta, rápida e terá uma estrutura de custos significativamente reduzida. Até 2.000 empregos serão cortados em todo o mundo, incluindo um número acima da média de posições de gerência. A maior parte desses ajustes, cerca de 1.500 empregos, será feita na Alemanha. A Evonik espera reduções de custos de cerca de 400 milhões de euros por ano após a conclusão do programa em 2026. Cerca de 80% dessas economias serão decorrentes de reduções de pessoal, e o restante virá de custos menores com materiais. Os primeiros efeitos do ‘Evonik Tailor Made’ devem se materializar ainda este ano.
“Optamos por seguir nosso próprio caminho, feito sob medida para a Evonik, sem consultores externos, para alcançar os melhores resultados possíveis”, diz Thomas Wessel, Diretor de Recursos Humanos e Diretor do Trabalho. “Está claro que a nossa empresa será muito diferente daqui a dois anos ─ muito mais dinâmica e eficiente. Alcançaremos isso da maneira justa pela qual a Evonik é conhecida: focada em objetivos comuns e respeitosa em suas relações”.
Nas próximas semanas, a Diretoria Executiva e os órgãos de co-determinação negociarão como os cortes de empregos planejados serão executados de forma socialmente responsável.
Desenvolvimento nas divisões
Specialty Additives
O desempenho da divisão Specialty Additives em 2023 foi afetado pela fraca demanda e uma redução perceptível nos estoques dos clientes. Isso resultou na subutilização da capacidade das instalações e na pressão associada sobre as margens. As vendas diminuíram 16% para 3,52 bilhões de euros, principalmente devido a volumes visivelmente menores e efeitos cambiais negativos. Os preços permaneceram estáveis. A demanda por produtos para os setores de construção e revestimento diminuiu em todas as regiões. As vendas de aditivos para espumas de poliuretano e bens de consumo duráveis diminuíram devido a volumes menores e a uma ligeira queda nos preços. Os aditivos para o setor automotivo sofreram uma queda no volume de vendas, enquanto os preços se mantiveram estáveis. O EBITDA ajustado da divisão diminuiu 29%, chegando a 673 milhões de euros. A margem EBITDA ajustada caiu de 22,6% no ano anterior para 19,1% em 2023.
Nutrition & Care
Na divisão Nutrition & Care, as vendas diminuíram 15% para 3,61 bilhões de euros, principalmente devido aos preços mais baixos no negócio de Nutrição Animal e aos efeitos negativos da moeda. A divisão Animal Nutrition registrou preços significativamente mais baixos para os aminoácidos essenciais, mas a tendência de queda diminuiu na segunda metade do ano. Os volumes de vendas aumentaram ligeiramente. No geral, as vendas de Animal Nutrition permaneceram significativamente abaixo do ano anterior. Em Health & Care, a receita diminuiu devido a volumes menores, apesar de uma ligeira melhora nos preços. Os ingredientes cosméticos ativos tiveram bom desempenho, enquanto a demanda por lipídios farmacêuticos para uso em vacinas baseadas em mRNA diminuiu. O EBITDA ajustado da divisão caiu 43%, para 389 milhões de euros. Com 10,8%, a margem EBITDA ajustada ficou abaixo do nível do mesmo período do ano anterior (16,0%). Em resposta ao fraco desempenho, a Evonik ajustou o modelo operacional para aminoácidos no início do ano, o que já produziu efeitos positivos perceptíveis em 2023. A economia total de cerca de 200 milhões de euros deve se materializar até 2025.
Smart Materials
As vendas na divisão Smart Materials diminuíram 15%, para 4,46 bilhões de euros, devido a uma queda perceptível na demanda e efeitos cambiais negativos. Os preços permaneceram estáveis. Os produtos inorgânicos tiveram vendas significativamente menores devido à queda na demanda em quase todos os segmentos de mercado. Embora as aplicações especiais ecologicamente corretas para o peróxido de hidrogênio tenham se desenvolvido positivamente, as instalações de produção na Ásia foram temporariamente paralisadas devido à fraca demanda. Enquanto as sílicas para o setor automotivo apresentaram uma tendência estável, a demanda foi mais fraca em outros mercados finais. Os polímeros de alto desempenho registraram preços e volumes mais altos, apoiados por novas capacidades de produção. O EBITDA ajustado da divisão diminuiu 27% para 540 milhões de euros. Os lucros também foram afetados negativamente por uma paralisação planejada para manutenção do polímero de alto desempenho poliamida 12. A margem EBITDA ajustada diminuiu para 12,1%, ficando abaixo dos14,2% do ano anterior.
Performance Materials
As vendas na divisão Performance Materials diminuíram 22% para 2,55 bilhões de euros. O ano anterior incluiu as vendas anuais completas da unidade de Luelsdorf, na Alemanha, que foi vendida em 30 de junho de 2023. Os negócios com produtos da cadeia C4 registraram volumes em declínio e preços significativamente mais baixos. Como resultado, as vendas diminuíram significativamente. As vendas de superabsorventes também diminuíram devido à menor demanda da Europa. O EBITDA ajustado da divisão diminuiu 68%, para 111 milhões de euros. A margem EBITDA ajustada de 2023 diminuiu para 4,4% em relação aos 10,8% de 2022.
Empresas
Parcerias estratégicas, inovação e bem-estar animal: Bases do crescimento sustentável da Granja Antunes no setor de produção de ovos
Empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência.
A Granja Antunes, localizada em Avaré, São Paulo, construiu uma trajetória marcada pela dedicação à qualidade e à inovação no setor de produção de ovos. Desde sua fundação, em 2009, a empresa tem superado os desafios de um mercado competitivo e em constante transformação, destacando-se pela busca contínua por melhorias e eficiência. Atualmente, com uma produção diária de cerca de 2.500 caixas de ovos destinadas a atacadistas e varejistas de todo o Brasil, a Granja Antunes reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a modernização.
Essa história de crescimento e adaptação foi moldada pela superação de desafios significativos. Nos primeiros anos, a empresa enfrentou a volatilidade econômica e as dificuldades do setor avícola, como a alta nos custos de insumos e as exigências crescentes do mercado. Segundo Norberto Lemos, porta-voz da Granja Antunes, essas adversidades impulsionaram mudanças estratégicas e investimentos em tecnologia. “Superamos muitos desafios ao modernizar nossas operações e focar na sustentabilidade. Hoje, esses esforços resultam em processos mais eficientes e produtos de melhor qualidade”, afirma.
Nos últimos anos, a Granja Antunes passou por uma transformação tecnológica significativa, incorporando sistemas de automação e climatização que tornaram as operações mais eficientes e sustentáveis. A automação reduziu a dependência de trabalho manual e aumentou a precisão dos processos produtivos, enquanto a climatização proporcionou condições ideais para as aves, reduzindo doenças e elevando a produtividade. “Estamos investindo em tecnologia porque sabemos que é essencial para o futuro da avicultura. Esses sistemas garantem eficiência, qualidade e sustentabilidade, tanto para nós quanto para os clientes”, destaca Lemos.
Além disso, a modernização está alinhada a parcerias estratégicas que desempenham um papel fundamental no avanço das operações e na promoção do bem-estar animal. “A parceria com a Ceva Saúde Animal, por exemplo, reforça nosso compromisso com a proteção e saúde das aves. O uso de tecnologias inovadoras em vacinas não apenas maximiza a performance dos animais, mas também facilita as operações de vacinação e traz resultados econômicos expressivos para a empresa”, acrescenta Lemos. Esses esforços têm sido cruciais para garantir uma cadeia produtiva robusta e sustentável, refletindo diretamente na qualidade dos ovos.
Com esse foco, os avanços tecnológicos também têm preparado a Granja Antunes para expandir sua atuação e consolidar sua presença no mercado interno. Atualmente, grande parte da produção é destinada aos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, mas a empresa planeja continuar investindo em modernização para atender à crescente demanda. Um exemplo dessa visão de futuro são os projetos voltados para a implantação de novas granjas, projetadas para serem ainda mais modernas e sustentáveis. “Essas unidades serão equipadas com tecnologia de ponta, desde sistemas automatizados de monitoramento até práticas inovadoras de manejo, reforçando nosso compromisso com a eficiência produtiva e o bem-estar animal”, explica o porta-voz.
“Olhamos para o futuro com a convicção de que a modernização é essencial para o setor avícola. As novas granjas serão uma extensão dessa visão, unindo tecnologia, sustentabilidade e qualidade em todas as etapas de produção”, afirma Lemos. Ele prevê que as novas unidades não apenas aumentarão a capacidade produtiva da empresa, mas também servirão como modelo de inovação e responsabilidade no setor.
Com a combinação de tradição e modernidade, a Granja Antunes reforça seu compromisso de continuar evoluindo e se destacando no mercado de ovos no Brasil. Os investimentos em tecnologia e as novas granjas refletem a determinação da empresa em se adaptar às transformações do setor e atender às demandas do mercado de forma responsável, garantindo produtos de alta qualidade para milhares de mesas.
Empresas Criando o sucesso juntos
Aviagen América Latina compartilha conhecimento técnico no OVUM 2024
A Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável
As equipes de vendas e atendimento ao cliente da Aviagen® América Latina, provenientes da Argentina, Brasil, América Central, México e Caribe (CAME), Colômbia, Peru e outros países da América do Sul, se reuniram no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM) para compartilhar conhecimentos e fortalecer conexões. O evento, realizado bienalmente, ocorreu em Punta del Este, Uruguai, entre os dias 12 e 15 de novembro.
Com o compromisso “Criando o sucesso juntos”, a Aviagen se reuniu com seus clientes para discutir como a linhagem Ross® 308 AP pode ajudar a atender à crescente demanda da região por proteína nutritiva e sustentável. Especialistas da empresa compartilharam insights sobre áreas vitais da produção avícola, visando capacitar os produtores latino-americanos.
Disponibilidade de grãos em um ambiente em transformação
O consultor Paul Aho apresentou uma visão sobre a disponibilidade global de grãos, destacando as condições favoráveis previstas para os próximos 6 a 12 meses, enfatizando que mudanças no mercado podem ocorrer devido a fatores como tarifas, mudanças climáticas e questões geopolíticas.
Manejo inicial de frangos de corte
O gerente de Serviços Técnicos da Aviagen para a América do Sul excluindo o Brasil (SAEB), Santiago Lovera, enfatizou a importância do manejo eficaz na primeira semana de vida dos frangos de corte para o crescimento a longo prazo e o desempenho geral do plantel. “Dar o melhor começo aos pintinhos otimiza o crescimento, a conversão alimentar e a qualidade da carne”, afirmou.
Impacto da melhoria da sustentabilidade genética
O vice-presidente global de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Aviagen, Santiago Avendaño, natural do Uruguai, discutiu como os avanços genéticos estão tornando a produção avícola mais sustentável, com destaque para a redução de custos com ração e as emissões de carbono. Ele ressaltou que as melhorias na eficiência de conversão alimentar estão diminuindo a pegada de carbono da indústria, tanto regional quanto globalmente. Avendaño também abordou o impacto das diferentes fontes de soja na pegada de carbono e discutiu as tendências emergentes de bem-estar animal na Europa, que exigem um portfólio expandido de genótipos para atender às necessidades dos clientes. Além disso, apresentou o impacto ambiental das diversas fontes alimentares de origem animal e vegetal, no que diz respeito às exigências diárias de aminoácidos essenciais, destacando a posição vantajosa da carne de frango.
“O OVUM 2024 nos ofereceu uma valiosa oportunidade de nos conectarmos com a comunidade avícola latino-americana por meio de nossas diversas subsidiárias e equipes”, afirmou o presidente da Aviagen América Latina, Ivan Pupo Lauandos. “Na Aviagen, estamos comprometidos em compartilhar os mais recentes conhecimentos e inovações para ajudar nossa indústria a avançar no bem-estar das aves, em desempenho e sustentabilidade. Com operações locais na Argentina, Brasil, Colômbia e Peru, e uma equipe dedicada de vendas e serviços, estamos posicionados de maneira única para nos manter próximos aos nossos clientes como nenhuma outra empresa de melhoramento genético. Nosso envolvimento de longa data com o Congresso Latino-Americano de Avicultura reflete esse compromisso, e esperamos continuar essa jornada na próxima edição do OVUM, em 2026, na Guatemala”.
Empresas
Equipe Hubbard na América Latina fortalece conexões com líderes da indústria avícola no 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura
Em seu estande, a empresa apresentou o Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium
A equipe latino-americana da Hubbard® estreitou laços com clientes e a comunidade avícola durante o 23º Congresso Latino-Americano de Avicultura (OVUM), realizado em Punta del Este, no Uruguai. Este importante encontro da avicultura mundial, que ocorre a cada dois anos, contou com a presença de mais de 3.200 participantes de 50 diferentes países, em um espaço dinâmico para a colaboração e dicas entre a comunidade avícola na América Latina.
O gerente geral da Hubbard na América Latina, exceto Brasil, Mark Barnes destacou a relevância do OVUM para a indústria avícola: “Participar de eventos como este é essencial para a troca de experiências e inovações no setor. Acreditamos que, ao estreitar laços com nossos parceiros, contribuímos para o crescimento e desenvolvimento da avicultura na região”, afirmou.
Em seu estande, a Hubbard apresentou seu produto Hubbard Efficiency Plus, além de uma ampla gama de produtos voltados para o segmento de aves Premium. A equipe manteve diálogos importantes com clientes e parceiros, reafirmando seu compromisso com a inovação e a satisfação das demandas do mercado latino-americano.
“A participação no OVUM 2024 não apenas solidificou a presença da empresa no mercado, mas também reafirmou seu papel como uma das líderes na indústria avícola na América Latina”, disse o diretor de Negócios da Hubbard no Brasil, Carlos Antonio Costa.
Celebração da aposentadoria de Dr. Arnoldo Ruiz
Durante o OVUM, a Hubbard organizou uma recepção especial para homenagear a aposentadoria do Dr. Arnoldo Ruiz, após mais de 25 anos de serviços prestados à empresa. O evento reuniu representantes do Grupo Neria, distribuidor de avós da Hubbard no México, e da Genher, distribuidora na Argentina. O Dr. Ruiz recebeu uma placa e presentes em reconhecimento ao seu profissionalismo e comprometimento com a empresa.