Conectado com

Empresas Ambiente continuamente desafiador

Evonik atinge previsão para 2023 e espera lucro maior em 2024

• EBITDA ajustado de 1,66 bilhão de euros e vendas de 15,3 bilhões de euros em 2023
• Perspectiva para 2024: EBITDA ajustado entre 1,7 bilhão de euros e 2,0 bilhões de euros
• Metas para o programa “Evonik Tailor Made” em vigor: menos níveis de gestão, decisões mais rápidas

Publicado em

em

Divulgação Evonik

A Evonik atingiu a previsão de 2023, apesar de um ambiente continuamente desafiador. O EBITDA ajustado da empresa de especialidades químicas totalizou 1,66 bilhão de euros, dentro da faixa prevista de 1,6 bilhão a 1,8 bilhão de euros. Os volumes de vendas do grupo diminuíram 17%, para 15,3 bilhões de euros, também dentro da faixa estimada de 14 bilhões a 16 bilhões de euros.

“As diversas crises ao redor do mundo afetaram nossos resultados”, afirma Christian Kullmann, Presidente da Diretoria Executiva. “Enfrentamos os desafios com os esforços de todos os nossos colaboradores. No entanto, as condições gerais não serão mais fáceis, por isso continuaremos com a reestruturação fundamental do Grupo”.

O foco na gestão de liquidez foi muito bem-sucedido. O fluxo de caixa livre em 2023 totalizou 801 milhões de euros ─ ainda maior do que no ano anterior ─ graças à gestão prudente do capital de giro líquido e à rigorosa disciplina de investimentos. A taxa de conversão de caixa, a relação entre o fluxo de caixa livre e o EBITDA ajustado, atingiu sólidos 48%. Em 2022, foi de 32%. Os pagamentos de investimentos em imobilizados, instalações e equipamentos foram reduzidos para 793 milhões de euros em 2023, em comparação com 865 milhões de euros em 2022. A Evonik também alcançou sua meta de economia para 2023, de 250 milhões de euros, por meio de medidas para proteger os lucros.

“Em tempos difíceis, a primeira coisa a se fazer é manter o dinheiro em caixa”, diz Maike Schuh, CFO da Evonik. “Mantivemos nossa capacidade de agir. Isso foi desafiador em alguns momentos, mas também foi bem-sucedido. Portanto, daremos continuidade a essas medidas no ano corrente”.

A Diretoria Executiva irá propor à Assembleia Geral Anual de Acionistas, em 4 de junho, um dividendo anual inalterado de 1,17 euros por ação. Isso corresponde a um rendimento de dividendos altamente atrativo de cerca de 7%. “A continuidade dos dividendos é fundamental para nossos investidores de longo prazo”, afirma Schuh. “Nosso saudável fluxo de caixa livre nos permite manter nossa reputação como uma das principais ações pagadoras de dividendos, mesmo em um ambiente difícil”.

Os volumes vendidos refletiram as condições desfavoráveis. Eles diminuíram 8% em 2023. Os preços de venda caíram 3%. A Evonik registrou um prejuízo líquido de 465 milhões de euros em 2023, devido a amortizações excepcionalmente altas e aos encargos decorrentes de medidas estruturais, a maioria dos quais ocorreu até 30 de setembro. No ano anterior, a Evonik registrou um lucro líquido de 540 milhões de euros.

A Evonik não espera uma recuperação econômica em 2024. Por isso, as despesas de capital serão limitadas a cerca de 750 milhões de euros. A empresa espera um aumento no EBITDA ajustado para uma faixa entre 1,7 bilhão e 2,0 bilhões de euros, com vendas entre 15 bilhões e 17 bilhões de euros. A taxa de conversão de caixa deve ficar em torno de 40%.

“Não devemos nos iludir, mesmo que haja leves sinais de recuperação: o que estamos vivenciando atualmente não são flutuações cíclicas, mas mudanças significativas e consequentes do nosso ambiente econômico”, diz Kullmann. “Estamos enfrentando esse desafio com o programa ‘Evonik Tailor Made’, que mudará nossa estrutura organizacional para melhor”.

A primeira fase do ‘Evonik Tailor Made’ foi concluída. Todas as estruturas e os processos da empresa foram analisados detalhadamente nos últimos meses. Com base nessa análise, a Evonik irá projetar e estabelecer uma nova estrutura organizacional até o final de 2026. A Evonik pretende eliminar atividades administrativas que não apoiam diretamente seus negócios. Ao mesmo tempo, tarefas-chaves serão agrupadas de forma consistente na nova estrutura. O número de níveis hierárquicos abaixo da Diretoria Executiva será reduzido para um máximo de seis, enquanto os procedimentos de revisão e aprovação serão significativamente acelerados. Em todo o grupo, os gerentes irão liderar diretamente uma média de sete colaboradores, ao invés de um a quatro como ocorre atualmente.

Como resultado, a Evonik se tornará mais enxuta, rápida e terá uma estrutura de custos significativamente reduzida. Até 2.000 empregos serão cortados em todo o mundo, incluindo um número acima da média de posições de gerência. A maior parte desses ajustes, cerca de 1.500 empregos, será feita na Alemanha. A Evonik espera reduções de custos de cerca de 400 milhões de euros por ano após a conclusão do programa em 2026. Cerca de 80% dessas economias serão decorrentes de reduções de pessoal, e o restante virá de custos menores com materiais. Os primeiros efeitos do ‘Evonik Tailor Made’ devem se materializar ainda este ano.

“Optamos por seguir nosso próprio caminho, feito sob medida para a Evonik, sem consultores externos, para alcançar os melhores resultados possíveis”, diz Thomas Wessel, Diretor de Recursos Humanos e Diretor do Trabalho. “Está claro que a nossa empresa será muito diferente daqui a dois anos ─ muito mais dinâmica e eficiente. Alcançaremos isso da maneira justa pela qual a Evonik é conhecida: focada em objetivos comuns e respeitosa em suas relações”.

Nas próximas semanas, a Diretoria Executiva e os órgãos de co-determinação negociarão como os cortes de empregos planejados serão executados de forma socialmente responsável.

Desenvolvimento nas divisões

Specialty Additives

O desempenho da divisão Specialty Additives em 2023 foi afetado pela fraca demanda e uma redução perceptível nos estoques dos clientes. Isso resultou na subutilização da capacidade das instalações e na pressão associada sobre as margens. As vendas diminuíram 16% para 3,52 bilhões de euros, principalmente devido a volumes visivelmente menores e efeitos cambiais negativos. Os preços permaneceram estáveis. A demanda por produtos para os setores de construção e revestimento diminuiu em todas as regiões. As vendas de aditivos para espumas de poliuretano e bens de consumo duráveis diminuíram devido a volumes menores e a uma ligeira queda nos preços. Os aditivos para o setor automotivo sofreram uma queda no volume de vendas, enquanto os preços se mantiveram estáveis. O EBITDA ajustado da divisão diminuiu 29%, chegando a 673 milhões de euros. A margem EBITDA ajustada caiu de 22,6% no ano anterior para 19,1% em 2023.

Nutrition & Care

Na divisão Nutrition & Care, as vendas diminuíram 15% para 3,61 bilhões de euros, principalmente devido aos preços mais baixos no negócio de Nutrição Animal e aos efeitos negativos da moeda. A divisão Animal Nutrition registrou preços significativamente mais baixos para os aminoácidos essenciais, mas a tendência de queda diminuiu na segunda metade do ano. Os volumes de vendas aumentaram ligeiramente. No geral, as vendas de Animal Nutrition permaneceram significativamente abaixo do ano anterior. Em Health & Care, a receita diminuiu devido a volumes menores, apesar de uma ligeira melhora nos preços. Os ingredientes cosméticos ativos tiveram bom desempenho, enquanto a demanda por lipídios farmacêuticos para uso em vacinas baseadas em mRNA diminuiu. O EBITDA ajustado da divisão caiu 43%, para 389 milhões de euros. Com 10,8%, a margem EBITDA ajustada ficou abaixo do nível do mesmo período do ano anterior (16,0%). Em resposta ao fraco desempenho, a Evonik ajustou o modelo operacional para aminoácidos no início do ano, o que já produziu efeitos positivos perceptíveis em 2023. A economia total de cerca de 200 milhões de euros deve se materializar até 2025.

Smart Materials

As vendas na divisão Smart Materials diminuíram 15%, para 4,46 bilhões de euros, devido a uma queda perceptível na demanda e efeitos cambiais negativos. Os preços permaneceram estáveis. Os produtos inorgânicos tiveram vendas significativamente menores devido à queda na demanda em quase todos os segmentos de mercado. Embora as aplicações especiais ecologicamente corretas para o peróxido de hidrogênio tenham se desenvolvido positivamente, as instalações de produção na Ásia foram temporariamente paralisadas devido à fraca demanda. Enquanto as sílicas para o setor automotivo apresentaram uma tendência estável, a demanda foi mais fraca em outros mercados finais. Os polímeros de alto desempenho registraram preços e volumes mais altos, apoiados por novas capacidades de produção. O EBITDA ajustado da divisão diminuiu 27% para 540 milhões de euros. Os lucros também foram afetados negativamente por uma paralisação planejada para manutenção do polímero de alto desempenho poliamida 12. A margem EBITDA ajustada diminuiu para 12,1%, ficando abaixo dos14,2% do ano anterior.

Performance Materials

As vendas na divisão Performance Materials diminuíram 22% para 2,55 bilhões de euros. O ano anterior incluiu as vendas anuais completas da unidade de Luelsdorf, na Alemanha, que foi vendida em 30 de junho de 2023. Os negócios com produtos da cadeia C4 registraram volumes em declínio e preços significativamente mais baixos. Como resultado, as vendas diminuíram significativamente. As vendas de superabsorventes também diminuíram devido à menor demanda da Europa. O EBITDA ajustado da divisão diminuiu 68%, para 111 milhões de euros. A margem EBITDA ajustada de 2023 diminuiu para 4,4% em relação aos 10,8% de 2022.

Fonte: Assessoria

Empresas

Nematoides e carrapatos oferecem grande risco a bezerros e vacas em período de pós-parto

Adoção do manejo adequado para o controle dos inimigos da pecuária proporciona impacto produtivo e econômico na propriedade

Publicado em

em

Divulgação Vetoquinol

A produtividade de uma fazenda pecuária com vacas no pós-parto é desafiada pela ação de diversos parasitas, como nematoides e carrapatos. “Caso as matrizes estejam infestadas por vermes, a contaminação ambiental ganha força pela intensa eliminação de ovos no bolo fecal”, informa o médico-veterinário Felipe Pivoto, gerente de Serviços Técnicos para Bovinos e Equinos da Vetoquinol Saúde Animal.

Com condições favoráveis, os ovos eclodem e a propriedade entra num ciclo vicioso de alta proliferação dos parasitas. Jovens e com o sistema de defesa em construção, os bezerros ficam ainda mais expostos aos vermes, que não enfrentam nenhuma resistência para parasitá-los. Uma vez parasitados, os bezerros sofrem severos impactos em termos de crescimento e ganho de peso, com efeito claro no índice de peso ao desmame.

Entre os principais prejuízos causados pelo parasita ao bezerro estão: diarreias, anemia, redução crítica da conversão alimentar, aumento na taxa de mortalidade e perda de peso e cenário favorável para a infestação ambiental – já que os bezerros infectados depositam ainda mais ovos no ambiente.

“Os carrapatos trazem tantos problemas quanto os nematoides. O pós-parto demanda muita energia da vaca, direcionada para sua recuperação física e produção de leite para o recém-nascido. Em caso de infestação por carrapato, a matrizes sofrem perdas fisiológicas importantes, devido a espoliação sanguínea, inflamação cutânea, estresse e desconforto. Fatores que reduzem a eficiência metabólica da vaca, a qual compromete a produção de leite”, explica o veterinário. Com menos acesso ao leite, os bezerros tendem a apresentar menor ganho de peso, atraso no desenvolvimento corporal e, consequentemente, menor peso ao desmama quando comparado aqueles oriundos de matrizes com infestação de carrapato controlada.

“O pecuarista conta com ferramentas eficazes para enfrentar esses problemas e controlar as infestações, como o Contratack® Injetável. O produto é desenvolvido pela Vetoquinol Saúde Animal”, indica Lucas Croffi, gerente de produto da Vetoquinol.

Contando com a ação conjunta dos princípios ativos fluazuron e ivermectina, Contratack® Injetável inibe o desenvolvimento de carrapatos e é altamente efetivo contra verminoses, o que o indica para vacas em períodos de cria. Seu uso protege as matrizes de infestações dos parasitas e garante o fornecimento do leite em quantidade e qualidade ideais para ter bezerros saudáveis.

Fonte: Ass. de imprensa
Continue Lendo

Empresas

Cobb reconhece a Avícola Warnes por alcançar o melhor lote de produção no território boliviano

O resultado evidencia a excelência da empresa em manejo e sua capacidade de atingir indicadores técnicos.

Publicado em

em

Foto: Divulgação

A Cobb-Vantress, empresa de genética avícola mais antiga em operação no mundo, realizou uma cerimônia oficial na Bolívia para reconhecer a Avícola Warnes por ter alcançado o melhor lote de produção de Ovos Totais (OT), em 2024. O resultado evidencia a excelência da empresa em manejo e sua capacidade de atingir indicadores técnicos.

A Avícola Warnes é uma empresa boliviana com ampla trajetória na produção avícola, reconhecida por seu foco técnico, disciplina operacional e compromisso permanente com a eficiência e a melhoria contínua. Seu sólido desempenho fez com que ela se tornasse uma referência no setor avícola do país.

O prêmio foi entregue por Rodolfo Solano, gerente regional da Cobb para Peru, Bolívia e Equador, em um evento que contou com a presença do Dr. Néstor Oropeza, proprietário da Avícola Warnes, bem como dos profissionais Dr. Sevriche e Dr. Daza e de membros da família, que celebraram essa importante conquista.

“Os excelentes resultados da Avícola Warnes são consequência de uma gestão altamente eficiente e da correta implementação das recomendações técnicas fornecidas pela Cobb, o que permitiu que a empresa aproveitasse o potencial genético e alcançasse indicadores de desempenho excepcionais. O desempenho da empresa em 2024 consolida sua posição como referencial técnico no mercado boliviano”, afirma Solano.

Fonte: Assessoria Cobb
Continue Lendo

Empresas

Higienização segura e eficaz: o primeiro passo para leitões saudáveis

Protocolos de limpeza e higienização específicos para essa fase, que aliem eficácia microbiológica, segurança e cuidado com a pele da matriz são indispensáveis para assegurar a saúde dos leitões e o desempenho do plantel.

Publicado em

em

Fotos: American Nutrients

A fase de maternidade é, sem dúvida, uma das etapas mais sensíveis e determinantes dentro do ciclo produtivo de suínos. É nesse período que o cuidado com a matriz e com os leitões precisa ser máximo, pois qualquer desequilíbrio pode comprometer toda a performance do lote. Além dos desafios fisiológicos do parto e da amamentação, existe um fator invisível, porém de enorme impacto: a contaminação microbiológica.

O ambiente da maternidade, naturalmente úmido e rico em matéria orgânica, torna-se um local propício à proliferação de microrganismos patogênicos, entre eles E. coli, Streptococcus suis e Staphylococcus spp. Esses agentes podem atingir tanto as matrizes quanto os leitões recém-nascidos, resultando em diarreias neonatais, infecções sistêmicas e aumento da mortalidade pré-desmame.

Como o primeiro contato do leitão com o ambiente ocorre através da glândula mamária da fêmea, a higienização correta do aparelho mamário e das áreas de parição assume papel essencial na prevenção de infecções e na garantia de uma colostragem segura e eficiente.

Por isso, protocolos de limpeza e higienização específicos para essa fase, que aliem eficácia microbiológica, segurança e cuidado com a pele da matriz são indispensáveis para assegurar a saúde dos leitões e o desempenho do plantel.

Detertrex Care: limpeza suave, eficácia comprovada

A chegada dos leitões começa com a higienização segura e eficiente das matrizes, sendo o primeiro passo a aplicação do Detertrex Care CE.

Com uma combinação equilibrada de tensoativos suaves, o produto remove sujidades de forma eficaz sem agredir a pele da matriz. Os extratos de Aloe vera e camomila reforçam a ação calmante e hidratante, tornando-o ideal para o uso pré-parto e na rotina de maternidade.

Aplicado com pistola geradora de espuma, o Detertrex Care promove uma limpeza uniforme e visível, preparando a fêmea para o parto antes da sua entrada na sala de maternidade. A aplicação do Detertrex Care nas regiões do dorso, flancos, abdômen, região mamária e membros, garante contato completo com as sujidades. Este processo contribui para significativa redução da pressão de contaminação no momento da parição, resultando em mais saúde e bem estar para os leitões.

American T-Clean: o início da proteção

Vitória Fernanda Bayer, Farmacêutica e Analista de Pesquisa e Desenvolvimento na American Nutrients do Brasil Indústria e Comércio Ltda.

Após a limpeza geral, a etapa seguinte é a aplicação do American T-Clean, focada na região vulvar e no aparelho mamário. O American T-Clean foi desenvolvido para promover uma higienização completa e prática do aparelho mamário das matrizes, preparando-as para o parto e período de aleitamento com segurança e eficiência.

Sua formulação contém ingredientes higienizantes que promovem uma limpeza profunda, auxiliando na remoção de impurezas e contribuindo para um manejo mais seguro no período pré e pós parto. Além disso, o produto conta com componentes hidratantes, emolientes e calmantes, que cuidam da pele da matriz, contribuindo para o bem-estar do animal.

Dupla que faz a diferença

A combinação do Detertrex Care com o American T-Clean forma um protocolo completo de higiene preventiva no manejo pré e pós parto. Enquanto o Detertrex Care remove sujidades e prepara a pele, o American T-Clean realiza a etapa final de higienização, ajudando a manter a pele limpa e bem cuidada, criando um ambiente mais seguro para a matriz e seus leitões.

Conclusão

Na maternidade, cada detalhe importa. E quando o cuidado começa antes mesmo do nascimento, o resultado aparece em todo o ciclo produtivo.
Com Detertrex Care e American T-Clean, a granja garante higiene, segurança e desempenho, transformando a prevenção em resultado.

Fonte: Assessoria American Nutrients
Continue Lendo

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.