Conectado com
OP INSTAGRAM

Notícias Mercado

EUA exportam 38 mil t de soja ao Brasil, aponta agência marítima

Embarque vem em momento em que o Brasil lida com uma alta nos preços dos alimentos

Publicado em

em

Ivan Bueno/APPA

Uma exportação de 38 mil toneladas de soja dos Estados Unidos para o Brasil foi registrada na programação de navios de uma agência marítima, indicando embarque atípico do produto para o país sul-americano que lida com uma escassez após fortes vendas externas.

Conforme apontou a agência Southport na segunda-feira (02), o carregamento estava sendo realizado em terminal de exportação de grãos perto de Baton Rouge, na Louisiana.

O embarque pouco usual dos EUA, segundo maior exportador global de soja, para o Brasil, principal fornecedor da oleaginosa, vem em momento em que o país sul-americano lida com uma alta nos preços dos alimentos.

O navio Discoverer chegou ao terminal portuário Louis Dreyfus Port Allen, na Louisiana, ao longo do rio Mississippi, na manhã de segunda-feira, segundo dados do Refinitiv Eikon. O Discoverer é um navio que pode carregar cerca de metade da carga dos grandes Panamax, que são usados para levar embarques de 60 mil a 70 mil toneladas de uma única vez para grandes importadores como a China.

O navio, afretado pela Louis Dreyfus Company (LDC), deve chegar ao porto de Paranaguá em 20 de novembro, segundo informação de agência marítima, a Cargonave. A Louis Dreyfus não respondeu de imediato a um e-mail pedindo comentários.

O presidente Jair Bolsonaro disse na semana passada que o Brasil estava importando soja e arroz. O Brasil suspendeu no mês passado de maneira temporária as tarifas sobre importações de milho, soja e subprodutos da oleaginosa de fora do Mercosul, em uma tentativa de conter a inflação.

Meses de exportações recorde de soja do Brasil para a China neste ano reduziram a disponibilidade doméstica do grão, e uma oferta significativa da próxima safra não chegará antes de janeiro.

Do total de 56,3 milhões de toneladas de soja que a China importou de abril a setembro deste ano, 48,9 milhões de toneladas, ou 86%, foram do Brasil.

O embarque de 38 mil toneladas de soja dos EUA para o Brasil representa a maior transação do tipo desde 1997, quando o país importou mais de 600 mil toneladas da oleaginosa norte-americana, segundo dados do Censo dos EUA.

Fonte: Reuters
Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − nove =

Notícias Segundo Cepea

Preços internos do milho renovam máximas nominais

Movimento de alta nas cotações do milho segue firme no Brasil

Publicado em

em

Divulgação

O movimento de alta nas cotações do milho segue firme no Brasil. Segundo pesquisadores do Cepea, o impulso vem dos baixos estoques internos de milho, da queda na produção da safra de verão e dos preços elevados nos portos. Diante disso, em muitas regiões consultadas pelo Cepea, os valores atingem novos patamares recordes nominais.

As cotações externas também avançam, influenciadas por estimativas indicando safra e estoques de passagem menores que os previstos anteriormente. Quanto aos negócios no spot nacional, pesquisadores ressaltam que ainda ocorrem apenas quando há maior necessidade.

Enquanto vendedores, atentos à queda na produção, estão à espera de novas valorizações, compradores têm expectativa de que o início da colheita possa pressionar as cotações.

Fonte: Cepea
Continue Lendo

Notícias Mercado

Elevação externa e baixo excedente doméstico mantêm preço da soja em alta no Brasil

Preços internos da soja estão em alta, influenciados pela valorização externa e pelo baixo excedente doméstico

Publicado em

em

Divulgação/MAPA

Os preços internos da soja estão em alta, influenciados pela valorização externa e pelo baixo excedente doméstico. O Indicador ESALQ/BM&FBovespa Paranaguá (PR) subiu 2,45% entre 8 e 15 de janeiro, a R$ 169,66/sc na sexta-feira (15).

O Indicador CEPEA/ESALQ Paraná avançou 3,75% no mesmo comparativo, a R$ 166,97/sc de 60 kg na sexta. No campo, o cultivo de soja está praticamente finalizado no Brasil, e a Conab estima produção nacional em 133,69 milhões de toneladas, pouco acima da esperada pelo USDA, de 133 milhões de toneladas. Agora, as atenções de agentes se voltam à colheita, que já foi iniciada em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná e Minas Gerais.

Entretanto, o ritmo das atividades ainda é lento, tendo em vista o cultivo tardio. A expectativa é de que os trabalhos de campo se intensifiquem entre o final de janeiro e o começo de fevereiro. As áreas de cultivo precoce têm registrado baixa produtividade, diante das chuvas tardias.

Fonte: Cepea
Continue Lendo

Notícias Postura

Poder de compra do avicultor cai para o menor patamar da história

Em janeiro, os preços dos principais insumos consumidos na avicultura de postura, milho e farelo de soja, voltaram a se elevar

Publicado em

em

Arquivo/OP Rural

Em janeiro, os preços dos principais insumos consumidos na avicultura de postura, milho e farelo de soja, voltaram a se elevar.

Esse cenário, somado aos menores preços pagos pela caixa de ovos comerciais, pressionou o poder de compra do avicultor de postura para o menor patamar já registrado na série histórica do Cepea, iniciada em 2013 para esse produto.

Fonte: Cepea
Continue Lendo
Biochem site – lateral

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.