Conectado com
VOZ DO COOP

Empresas

Estudo realizado pela Blink em parceria com a UFMG mostra o impacto das micotoxinas no rendimento das granjas de suínos

Dieta com adição de aditivos antimicotoxinas apresentaram desempenho animal similar ao grupo controle não contaminado, afirmando a eficácia do produto

Publicado em

em

(Foto: divulgação)

A Blink, empresa reconhecida por sua tecnologia avançada e inovação no mercado de nutrição animal, realizou um estudo com o objetivo de investigar o efeito dos adsorventes de micotoxinas em dietas para leitões. A pesquisa, realizada pelo Prof. Dr. Bruno Silva – pesquisador na área de exigências nutricionais e ambiência de suínos e coordenador do Núcleo de Estudos em Produção de Suínos da Universidade Federal de Minas Gerais (NEPSUI/ UFMG) – foi motivada pela necessidade de abordar um dos maiores fatores que impactam negativamente o sistema de produção de suínos: as micotoxinas.

Entender como estas micotoxinas afetam a fisiologia e o metabolismo dos animais é crucial para desenvolver soluções tecnológicas eficazes para seu controle e a suplementação com aditivos adsorventes de micotoxinas nas dietas dos animais surge como uma alternativa promissora.

Leitões, especificamente, são uma categoria altamente desafiada, especialmente durante o período de desmame e fase de creche, onde a mudança brusca aumenta o nível de estresse dos animais devido às mudanças metabólicas, comportamentais e sociais, o que os torna mais vulneráveis aos efeitos das micotoxinas.

A pesquisa

De acordo com o pesquisador responsável pelo estudo, os resultados principais se concentraram na proteção metabólica proporcionada pelos adsorventes de micotoxinas, com destaque para a mitigação dos danos oxidativos nos animais. “As micotoxinas são conhecidas por aumentar o dano oxidativo, o que afeta negativamente a permeabilidade da membrana gastrointestinal. Isso torna os animais mais suscetíveis a desafios entéricos e compromete a resposta imunológica, podendo até levar à imunossupressão”, informa Bruno.

Além disso, os danos oxidativos causados pelas micotoxinas podem interferir no metabolismo dos suínos, inclusive inibindo a eficácia de vacinas essenciais para a manutenção da saúde animal. “O estudo revelou que os animais desafiados com micotoxinas apresentaram pior desempenho, eficiência de crescimento e resposta adaptativa, especialmente no período pós-desmame”, afirma.

Para ele, a descoberta mais significativa foi a eficácia do produto utilizado no estudo, o antimicotoxinas Blink Mycolink® P. “Os animais que tiveram aditivos adicionados a sua dieta mostraram desempenho praticamente igual ao grupo controle, que não foi contaminado com micotoxinas. Esses resultados indicam que o uso de adsorventes de micotoxinas é uma estratégia eficaz para proteger a saúde e o rendimento dos suínos, mesmo em condições de contaminação”, relata o professor.

Importância Prática

Para Bruno, a relevância prática dos resultados obtidos no estudo é extremamente significativa para a indústria suína. “As micotoxinas têm um impacto econômico devastador em sistemas de produção ao redor do mundo. Por exemplo, nos Estados Unidos, Canadá e Brasil, as perdas anuais associadas a aflatoxinas presentes no milho podem atingir cerca de 225 milhões de dólares. Por outro lado, as perdas associadas com DON podem chegar a 655 milhões de dólares anuais. Na Ásia, as aflatoxinas podem resultar em perdas produtivas de aproximadamente 900 milhões de dólares anuais”, explica.

Esses números ilustram o forte impacto econômico das micotoxinas nos sistemas de produção suína. “A utilização de adsorventes resulta em melhor desempenho dos suínos, maior eficiência de crescimento e adaptação. Esses fatores, combinados, contribuem para um aumento na eficiência produtiva e, consequentemente, um maior retorno econômico para os produtores”, aponta.

Impacto do Mycolink® P

As principais vantagens da inclusão do Blink Mycolink® P, na dieta de leitões, residem na melhoria do desempenho geral e na otimização do status redox dos animais. As micotoxinas promovem um quadro de estresse oxidativo sistêmico, que afeta negativamente a integridade gastrointestinal e a resposta imunológica dos suínos, induzindo uma resposta imunossupressora. Esse estresse oxidativo compromete o desempenho e a eficiência de crescimento dos animais.

“O Mycolink® P desempenha um papel crucial na inibição da ação das micotoxinas, oferecendo uma abordagem eficaz para proteger os leitões dos efeitos nocivos das micotoxinas, melhorando o status redox, protegendo a integridade intestinal, otimizando o desempenho e a eficiência de crescimento, e fortalecendo a resposta imunológica. Esses benefícios são essenciais para a sustentabilidade e a rentabilidade da produção suína”, informa o professor.

Assim, a Blink, por meio do Mycolink® P, oferece uma solução eficaz para enfrentar esses desafios, promovendo a saúde e o desempenho dos animais e, consequentemente, a eficiência econômica da indústria suína.

Empresas Saúde e nutrição animal

Phibro Saúde Animal discute importância econômica da aerossaculite em aves no evento da Facta

Infecção respiratória é uma das principais causas de condenação de carcaças de frangos de corte. Ela se caracteriza pelo espessamento de um ou mais sacos aéreos das aves, comprometendo a circulação do ar pelos pulmões. Trata-se de um problema sanitário de grande impacto econômico para a indústria avícola.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Phibro

A Phibro Saúde Animal, empresa global de saúde e nutrição animal, apresentou o tema “Aerossaculite: uma análise baseada em dados” durante o Simpósio de Otimização do Abate e Processamento de Aves e Suínos, realizado no último dia 19 de junho pela Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia Avícolas (Facta), no Auditório Show Rural da Coopavel, em Cascavel (PR). A palestra foi ministrada pela doutora Andrea Verríssimo.

“Aproveitamos a participação no evento para mostrar os resultados positivos do primeiro ano da vacina Tabic IBVar206, contra a variante 2 da bronquite infecciosa” informa a médica-veterinária Eva Hunka, gerente de produtos e serviços técnicos para vacinas da Phibro.

Infecção respiratória, a aerossaculite é uma das principais causas de condenação de carcaças de frangos de corte. Ela se caracteriza pelo espessamento de um ou mais sacos aéreos das aves, comprometendo a circulação do ar pelos pulmões. Trata-se de um problema sanitário de grande impacto econômico para a indústria avícola.

Eva Hunka explica que o tema do Simpósio é extremamente atual e vem merecendo atenção especial da Phibro, que colocou no mercado a vacina Tabic IBVar206, previne os quadros de aerossaculite. “Com isso, estamos contribuindo para melhorar o status sanitário das granjas, o que se reflete em ganhos no abate.”

Fonte: Assessoria Phibro Saúde Animal
Continue Lendo

Empresas Feed Expander

Tecnologia aliada ao processo de peletização maximiza resultados na produção avícola

O processo altera o comportamento das aves mas garante melhor qualidade nutricional e microbiológica.

Publicado em

em

Foto: Divulgação/Andritz

A peletização das rações para as aves, assegura uma melhora na conversão alimentar, por meio de uma alteração da forma física de farelo para pellets. Esse processo permite uma alteração no comportamento alimentar das aves, garantindo melhor qualidade nutricional e microbiológica, a redução no desperdício e otimização nos custos com logística e armazenagem.

Aperfeiçoando esse processo, a Andritz Feed & Biofuel atua com a solução Feed Expander associada a peletização. O Feed Expander é um equipamento adicional à linha de peletização que aplica energia mecânica, umidade e temperatura combinadas para quebrar as cadeias de amido (gelatinização) e plastificar a massa inerte. Por consequência, aumentar a disponibilidade de energia e maximizar a digestibilidade dos ingredientes.

Resultados potencializados com Feed Expander

A tecnologia de expansão complementa os ganhos ao promover a melhora da qualidade dos pellets além de incrementar a capacidade da peletização em até 30%. Na maioria dos casos observados, o retorno do investimento no Feed Expander pode ser inferior a 18 meses.

A associação expansão com a peletização proporciona melhoria da performance zootécnica por meio de uma nutrição de alta performance com redução de custos em todo o processo” explica Fernando Jaboinski.

Fonte: Assessoria Andritz Feed & Biofuel
Continue Lendo

Empresas Ferramentas nutricionais

Conexões e lançamento marcaram a participação da Polinutri na Pecnordeste 2024

Polinutri comemora o resultado da participação na edição deste ano do evento que transformou a região nordeste no palco importante da indústria do agronegócio

Publicado em

em

Time Polinutri na PECNORDESTE / Divulgação

A Polinutri comemora sua participação no Seminário Nordestino do Agro – PECNORDESTE, encontro que aconteceu de 6 a 8 de junho no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, e que foi promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará – SENAR/CE, pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará – SEBRAE/CE e Sindicatos Rurais. “Há muitos anos a Polinutri mantém um papel de destaque em toda região nordeste como indústria fornecedora de soluções nutricionais multiespécies. Isso por contar da nossa planta fabril em Eusébio (CE), condição que garantiu o reconhecimento do mercado regional pela nossa proximidade e conectada aos desafios e perfil produtivo dos nossos clientes”, enfatizou Marcelo Torretta, Diretor Comercial Multiespécies da Polinutri.

Com um estande na feira realizada paralelamente ao seminário, as equipes comerciais das unidades de negócios Avicultura, Suinocultura, Bovinocultura e Aquacultura, além do time técnico, puderam apresentar diversas ferramentas nutricionais para os visitantes que passaram pelo estande da Polinutri. “Muitos nos procuraram por reconhecer os benefícios gerados por nossas tecnologias. Fato que garantiu uma intensa movimentação durante todos os dias no nosso estande na Pecnordeste 2024, permitindo ainda mais conexões, reencontros e prospecção de novos negócios”, afirmou Marcelo Torretta.

Somado as antigas e novas conexões, outro grande destaque da companhia foi o lançamento de mais uma tecnologia sob a assinatura do departamento técnico da Polinutri, o Provitam Bio Aves, um suplemento vitamínico completo que melhora a estabilidade da microbiota intestinal com aminoácidos, eletrólitos, osmoprotetores e probióticos.

“Tivemos a oportunidade de apresentar esta nova solução que foi desenvolvida com objetivo de promover a saúde intestinal e reforçar a suplementação de vitaminas essenciais nas aves”, completou Cristiano Kraemer, líder da Unidade de Negócios Avicultura da Polinutri.

Segundo Andre Viana, Diretor Técnico da empresa, a nova tecnologia apresentada para os seminaristas da Pecnordeste 2024 chegou ao mercado com o objetivo de auxiliar na saúde intestinal, atuando de forma eficaz para a estabilidade da flora intestinal das aves.

“A tecnologia presente na solução nutricional conta com quatro cepas de micro-organismos em elevada concentração, que restauram e regulam a microbiota intestinal, colonizando o ambiente para uma microbiota mais saudável. Já as vitaminas presentes no Provitam (C e do complexo B) auxiliam no fortalecimento do sistema imunológico e são cofatores de diversas reações do metabolismo das aves, além dos probióticos. Fato que despertou grande interesse pelos avicultores presentes no evento”, concluiu.

Fonte: Assessoria
Continue Lendo
SIAVS 2024 E

NEWSLETTER

Assine nossa newsletter e recebas as principais notícias em seu email.