Conectado com

Empresas Micotoxinas

Estudo da ICC Brazil sobre o uso de leveduras como adsorvente de micotoxinas tem destaque internacional

Artigo científico desenvolvido pela equipe de P&D foi publicado no periódico Food Reserch International. Anualmente, empresa investe aproximadamente R$ 1 milhão em pesquisa de novas soluções para saúde e nutrição animal

Publicado em

em

Foto: Divulgação

Um estudo da ICC Brazil, empresa pioneira na produção de soluções inovadoras à base de aditivos de levedura para a saúde e nutrição animal, foi destaque na Food Reserch International, um periódico renomado do setor. O artigo publicado “In vitro and in vivo capacity of yeast-based products to bind to aflatoxins B1 and M1 in media and foodstuffs: A systematic review and meta-analysis” é resultado de uma pesquisa, desenvolvida pelo time de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e especialistas da USP, que mostra, através de uma revisão sistemática e meta análise de diversos dados, a eficiência de produtos à base de leveduras como adsorventes de micotoxinas.

A ICC Brazil prioriza a base científica e busca constantemente a avaliação de especialistas comprovando que seus produtos têm qualidade testada e aprovada. Desde a sua fundação, a empresa realizou mais de 200 estudos que asseguram a qualidade de seus produtos. Por ano, são investidos aproximadamente R$ 1 milhão em pesquisa e desenvolvimento em soluções para saúde e nutrição animal.

A empresa também mantém parcerias com universidades e centros de pesquisas no Brasil e no exterior que atestam a eficácia de cada produto e proporcionam credibilidade e confiabilidade aos estudos realizados. No Brasil, as unidades de pesquisa estão situadas no estado de São Paulo, em cooperação com universidades renomadas como a USP e UFSCAR, e recentemente foi selada uma parceria com uma granja comercial de suínos situada em Leme. A ICC possui ainda parceria com diversas universidades como UNICENTRO, UNESP e Universidade Federal de Santa Maria. No exterior, são vários Centros de Pesquisas e Universidades, espalhados em diversos países como: Canadá, China, Egito, Estados Unidos, Irã, Índia, México, Paquistão e Tailândia.

Prova dessa busca constante pela pesquisa e inovação foi a indicação da ICC Brazil como a 3ª melhor empresa do setor Nutrição Animal do Prêmio Melhores do Agronegócio em 2019, organizado pela Revista Globo Rural em parceria com a Serasa Experian. “Para nós, é uma alegria estar entre os três primeiros colocados do ranking. É o reconhecimento de todo o trabalho de pesquisa e inovação que temos feito ao longo dos anos para oferecer sempre as melhores soluções com a confiabilidade de uma empresa referência no mercado”, destacou Glycon Santos, CEO da ICC Brazil. A empresa foi eleita com base em critérios técnicos de avaliação de desempenho e gestão.

A pesquisa

Segundo a analista de P&D, Dra. Liliana Borges, os efeitos observados das leveduras estão relacionados aos componentes de sua parede celular, os mananoligossacarídeos (MOS) que aglutinam bactérias patogênicas melhorando a integridade intestinal, e as β-glucanas que possuem uma ação imunomoduladora e são adsorventes de micotoxinas. O ambiente de fermentação que dá origem ao produto é muito importante, pois este é um dos fatores principais que influenciam na concentração de B-glucanas.

“O processo de fermentação de cana-de-açúcar para obtenção do etanol é mais agressivo que a fermentação primária (cervejaria ou panificação), e isso influencia diretamente na concentração de β-glucanas presentes na parede celular das leveduras. As duas fotos microscópicas de luz no artigo comparam as paredes celulares de origem da fermentação de cana-de-açúcar e fermentação primária. Nas imagens conseguimos ver nitidamente a diferença na densidade entre as paredes celulares, que provam a alta concentração de β-glucanas que encontramos em nossos produtos”, afirma a pesquisadora, citando o ImmunoWall®, produto composto por uma alta quantidade de ß-glucanas e MOS, que assegura o equilíbrio da microbiota intestinal, melhora das respostas do sistema imune e adsorve as micotoxinas, resultando em aumento de produtividade.

Fonte: Assessoria

Empresas

Show Rural 2026 discute como atravessar períodos de crise na cadeia leiteira

Necessidade de informação, planejamento e resiliência para enfrentar os momentos de instabilidade da cadeia leiteira foi o centro de um debate.

Publicado em

em

Estande da Agroceres Multimix recebeu o debate sobre os desafios da cadeia leiteira durante o Show Rural Coopavel 2026, reunindo produtores, técnicos e especialistas em um bate-papo aberto ao público

A necessidade de informação, planejamento e resiliência para enfrentar os momentos de instabilidade da cadeia leiteira foi o centro de um debate realizado durante a 38ª edição do Show Rural Coopavel, entre os dias 9 e 13 de fevereiro de 2026, em Cascavel (PR).

Para a zootecnista Josiane Mangoni, coordenadora de Pecuária da Coopavel, o atual momento do leite exige diálogo e troca de experiências. Segundo ela, apesar do cenário delicado, o produtor está habituado a lidar com desafios.

“O leite vai muito além de uma atividade econômica. Ele é paixão, é amor pelas nossas mimosas. Somos uma cadeia acostumada à resiliência, e esse tipo de conversa é fundamental para ajudar o produtor a se manter na atividade”, afirma.

Da esquerda para a direita: Cristian Iothi, Gilson Dias, Josiane Mangoni, Lúcio Drehmer e Marcos Pereira Neves

Josiane destaca ainda que o Show Rural tem como missão levar inovação, tecnologia e ferramentas práticas ao campo. “O evento existe para que o produtor consiga produzir mais e melhor. E, mesmo em períodos de crise, já enxergamos sinais de reação do mercado, o que nos permite acreditar em um novo momento para a cadeia leiteira”, completa.

O debate reuniu diferentes visões da atividade, trazendo para a conversa produtores e especialistas com realidades distintas. Participaram Marcos Pereira Neves, professor da Universidade Federal de Lavras e produtor de leite; Cristian Iothi, engenheiro agrônomo, produtor e cooperado da Coopavel; e Lúcio Drehmer, zootecnista, consultor técnico e produtor de leite em Santa Catarina.

O debate foi conduzido por Gilson Dias, gerente Técnico de bovinos de Leite da Agroceres Multimix. A conversa foi registrada em formato de podcast e integra uma edição especial do agCast. O episódio será disponibilizado em breve nas plataformas digitais da Agroceres Multimix, que esteve presente no Show Rural 2026 com um novo estande, ampliado e voltado ao atendimento de produtores, cooperados e parceiros.

Fonte: Assessoria Agroceres Multimix
Continue Lendo

Empresas

Ceva Saúde Animal anuncia Nivaldo Grando como novo Vice-Presidente de Operações Comerciais no Brasil

Executivo assume a liderança com foco em crescimento sustentável, fortalecimento comercial e integração das equipes no país.

Publicado em

em

Nivaldo Grando - Foto: Divulgação

A Ceva Saúde Animal anuncia a nomeação de Nivaldo Grando como Vice-Presidente Brasil. O executivo chega à companhia com ampla experiência no agronegócio e no setor de saúde animal, trazendo uma trajetória consolidada em liderança estratégica e gestão de negócios em mercados nacionais e internacionais.

Com formação em Engenharia Agronômica, Nivaldo construiu sua carreira em empresas de relevância global, com passagens em empresas como Monsanto Brasil e Boehringer Ingelheim, onde ocupou posições em áreas de vendas, Marketing e Gerência Geral no Brasil, em países da américa do sul e Europa.

Sua experiência internacional proporcionou uma visão global dos negócios, profundo conhecimento dos mercados regionais e sólida atuação junto a parceiros e stakeholders na América Latina e na Europa.

Na Ceva, Nivaldo terá a missão de fortalecer o desempenho do negócio, impulsionar talentos e o crescimento sustentável, além de consolidar a sinergia entre as equipes locais. Sua atuação será fundamental para assegurar a solidez da operação e o alcance dos objetivos estratégicos da companhia focado na proximidade com produtores e clientes em um momento relevante para o mercado brasileiro.

Fonte: Assessoria Ceva Saúde Animal
Continue Lendo

Empresas

 Jyga Technologies anuncia a abertura de uma quarta filial, agora no Brasil

Publicado em

em

Divulgação Jyga Technologies

A Jyga Technologies amplia sua presença global com a abertura da Jyga Tech Brasil, nova subsidiária na região do Paraná. Impulsionada pela forte demanda de produtores brasileiros, a empresa decidiu estabelecer uma presença local que permitirá a nacionalização de seus produtos e fortalecerá sua posição em um dos principais mercados para a suinocultura mundial.

Nos últimos dez anos, os sistemas de alimentação eletrônicos de precisão GESTAL foram adotados por operações brasileiras focadas em desempenho e bem-estar animal. Ampliando a estratégia, iniciada em 2025, com a adição de um novo Gerente de Desenvolvimento de Negócios para o Brasil, Vinicius Espeschit de Morais, a Jyga consolida agora mais uma etapa nesta estratégia de expansão, reforçando o compromisso da empresa com as pessoas, com a proximidade do mercado e com as parcerias de longo prazo.

Maior acesso às soluções Gestal

A criação da Jyga Tech Brasil permitirá que produtores brasileiros adquiram produtos GESTAL fabricado no Brasil, aumentando sua acessibilidade financeira e possibilitando o acesso a linhas de financiamento locais. A nova entidade também oferecerá suporte técnico e pós-venda local, alinhado às realidades das granjas brasileiras. A operação deverá atingir plena capacidade antes do final do terceiro trimestre de 2026.

Investindo em pessoas, investindo no Brasil

A Jyga Technologies tem orgulho de investir em talentos locais, contribuindo para o desenvolvimento econômico regional e reforçando seu compromisso de longo prazo com o mercado brasileiro.

“A abertura da Jyga Tech Brasil é mais do que uma expansão; ela reflete nosso compromisso de estar presente, ouvir de perto e construir parcerias duradouras com aqueles que confiam em nossas soluções”, afirmou Natalia Rimi Heisterkamp, Vice-Presidente Executiva da Jyga Technologies e brasileira nata.

Fonte: Ass. de Imprensa
Continue Lendo