Avicultura Voz do Cooperativismo
“Estamos aproveitando as oportunidades, como a aquisição ou incorporação de novas cooperativas e também a expansão de área”, revela presidente da Cooperalfa
Voz do Cooperativismo conta em seu novo episódio as estratégias que a Alfa usou e usa para continuar se agigantando entre as cooperativas agropecuárias do Brasil.
Quando uma ou mais pessoas sonham em abrir uma empresa, não basta ficar apenas sonhando, é necessário muito trabalho e dedicação. Esses atributos podem ser observados na trajetória da Cooperalfa, uma cooperativa gigante, com mais de 22 mil cooperados, fundada em 1967 por pessoas que tinham o mesmo propósito e que, a partir de suas demandas iniciais, lá nos primeiros anos, fez surgir outra gigante do setor, a Aurora Coop. A matriz da Cooperalfa está localizada em Chapecó, na região Oeste de Santa Catarina, para onde a Reportagem do Jornal O Presente Rural viajou para entrevistar o presidente da Cooperalfa, Romeo Bet. No programa Voz do Cooperativismo, que você pode acompanhar em vídeo ou podcast, Bet falou sobre os principais desafios que já foram superados nessa trajetória, destacou as inúmeras conquistas que tornaram a Cooperalfa uma das cooperativas mais importantes e pujantes do Brasil, contribuindo para o crescimento sólido e eficiente do setor. Confira.
Voz do Cooperativismo: Conte um pouco sobre sua trajetória e envolvimento com o cooperativismo. Como chegou à posição que ocupa na Cooperalfa?
Romeo Bet: Contar uma história de 56 anos em alguns minutos é um grande desafio. Pois bem, a trajetória da Cooperalfa teve início no dia 29 de outubro de 1967, quando 39 produtores rurais sentiram a necessidade de criar uma cooperativa para comercializar a produção que era produzida aqui na nossa região. Naquela época, a principal fonte de receita dos nossos produtores era a cultura do feijão. Além disso, praticamente todas as propriedades contavam também com a criação de suínos. O problema é que em muitos momentos não encontrava-se compradores para essa produção e quando encontravam os compradores, eram esses comerciantes que faziam o preço, o que nem sempre era vantajoso para os pequenos produtores. Desta problemática surgiu a oportunidade de criar uma cooperativa. Desta forma iniciamos um trabalho de fomento, de associação e fomos ganhando forma e crescendo em nossa atuação. De início verificamos a importância de edificar uma estrutura física para receber a produção e começamos construindo armazéns.
Em apenas dois anos da formação já sentimos a necessidade de iniciar com a parte industrial, com o recebimento dos suínos que eram produzidos pelos nossos cooperados. Encontramos um frigorífico que estava desativado e pela iniciativa de oito cooperativas, formamos a Cooperativa Central Oeste Catarinense. Adequamos às instalações daquele frigorífico que estava parado e então começamos o abate de suínos. Foi assim que começou a Cooperalfa e a Aurora. Tudo isso foi bastante difícil, passamos por muitos desafios, porque iniciamos os trabalhos sem dinheiro para investir, sem capital de giro. Desta maneira, trabalhamos na conscientização e na importância de unir forças e fomos aumentando o número de cooperados. Dia após dia ganhamos novos cooperados e assim fomos crescendo e chegamos a este tamanho que estamos hoje. Somos 22.370 famílias associadas e 4.020 colaboradores. Com esta crescente e conseguindo bons negócios fomos incorporando outras cooperativas e assim fomos aumentando em tamanho.
Voz do Cooperativismo: Esse montante de 22.370 famílias são no campo, na indústria e na cidade?
Romeo Bet: Não. Todos esses são produtores rurais, são associados da Cooperalfa. É claro que algumas famílias moram na cidade, mas todas possuem propriedades no campo e desenvolvem lavoura e/ou pecuária.
Voz do Cooperativismo: Para o senhor, qual é a importância do cooperativismo no agropecuário?
Romeo Bet: Isso depende muito de cada região, pois o nosso país é muito grande. Na nossa região Sul e principalmente o estado de Santa Catarina temos pequenos produtores. Então eu vejo que o cooperativismo agrícola aqui tem uma importância muito grande, porque ele oferece uma excelente assistência técnica, bem como a segurança com relação à comercialização, pela agregação de valor que você tem. Então, eu diria assim, que o cooperativismo em Santa Catarina teve um papel muito importante, principalmente no Oeste catarinense. Depois que surgiu a Cooperalfa, novas cooperativas foram sendo criadas, a Aurora também foi criada contribuindo para que a parte industrial de frangos, suínos e leite fossem sendo produzidas. Desta forma, as cooperativas trazem uma confiabilidade e segurança aos produtores, pois auxiliam na comercialização, na produção, na agregação de valor e ofertam um preço justo para quem produz.
Voz do Cooperativismo: O senhor pode explicar como a Cooperalfa trabalha para agregar valor e também nos falar sobre os diversos setores nos quais a cooperativa atua?
Romeo Bet: A Cooperalfa atua em vários ramos. Com relação a carne e leite somos sócios da Aurora. Contamos com um número grande de cooperados que produzem suíno, frango e leite e então, a Aurora é a responsável por fazer a industrialização e a comercialização desses produtos, nossa participação na Aurora é bastante expressiva. Além disso, a Cooperalfa também atua na industrialização de soja, trigo, fábricas de ração, linha de supermercados e lojas agropecuárias, e também atuamos no mercado de insumos. Ou seja, realizamos uma diversidade muito grande de atividades, o que propicia a sustentação da nossa cooperativa. Ter esta diversificação é muito importante porque uma ajuda a sustentar a outra, como por exemplo, quando não temos uma safra muito boa, temos outras linhas que ajudam na sustentação de toda a cooperativa, contribuindo para atuar com o princípio de cooperar. Desta forma, os supermercados e as lojas agropecuárias, bem como a parte industrial, tanto de soja, quanto de trigo, como as fábricas de ração são muito importantes para agregar valor e dar segurança para o produtor.
Voz do Cooperativismo: Para onde é direcionada toda a produção da Cooperalfa e quais são os produtos que vão para a Aurora?
Romeo Bet: Praticamente toda a soja é direcionada às nossas indústrias. Alguma coisa excedente a gente faz a exportação. O milho é utilizado praticamente todo na fabricação de ração, e um pouco de excedente normalmente é comercializado. Para a Aurora, a gente mando o frango, o suíno e o leite e também fornecemos farelo de soja e de milho.
Voz do Cooperativismo: Como é a relação da Cooperalfa com seus associados e a cooperativa tem auxiliado no trabalho de planejar a sucessão familiar nas propriedades rurais?
Romeo Bet: A relação dos cooperados com a cooperativa é muito próspera. Nossos associados possuem muita confiança na Cooperalfa. Realizamos trabalhos com jovens, com casais líderes, bem como com grupos de mulheres. Os resultados não são visíveis de forma imediata, pois é um trabalho de formiguinha que realizamos. É importante destacar que nossos cooperados enxergam isso com bons olhos e observamos uma mudança na postura de muitos jovens. Há quatro ou cinco ano, por exemplo, o índice de saída dos jovens do campo era bem alto. Hoje, este cenário está diferente, pois eles estão enxergando mais oportunidades no campo. Então muitos agricultores mandam seus filhos estudar algo relacionado ao campo e muitos voltam e aplicam o aprendizado em sua propriedade. Isso está contribuindo para melhorarmos os índices de jovens que estão atuando nas propriedades rurais. É claro que existem vazios, ainda vivemos a tendência de termos cada vez menos agricultores no campo, um dos fatores que contribuem para isso é o número de filhos que nossos produtores estão tendo, que são números bem parecidos com os da cidade. A maioria tem dois ou três filhos, bem diferente da realidade de antigamente, quando era comum que os agricultores tivessem mais de 8 filhos. Desta forma, a permanência no campo também depende de oportunidade de trabalho.
Voz do Cooperativismo: Quais são os principais projetos que a Cooperalfa tem para os próximos anos?
Romeo Bet: Em todos os anos nós temos projetos para executar. Temos um planejamento macro até 2030 de crescimento. Estamos aproveitando as oportunidades que surgem, como a aquisição ou incorporação de novas cooperativas e também a expansão de área, como é o caso mais recente de Mato Grosso do Sul, que estamos entrando com atividade de suínos para abastecer o frigorífico de Aurora, lá em São Gabriel do Oeste. Nós temos a necessidade de aumentar a nossa capacidade de armazenagem. Também almejamos aprimorar o leque de negócios nos supermercados e lojas agropecuárias, além de estarmos observando algumas áreas na nossa região sul, como o Rio Grande do Sul, iniciamos um crescimento lá e percebemos que temos muitas oportunidade de negócio para avançar. Também planejamos aumentar nosso parque industrial.
Voz do Cooperativismo: O senhor pode nos adiantar se existe a previsão da incorporação de alguma cooperativa ou empresa nos próximos meses?
Romeo Bet: Momentaneamente não, mas sempre existe a possibilidade. A Alfa cresceu aproveitando boas oportunidades, incorporando, comprando ou alugando, como a Cooperchapéco, Cooperxaxiense, Cooper São Miguel, Coopercanoinhas. Em 2014, levamos a nossa cooperativa para o Mato Grosso do Sul e, em 2017, para o Rio Grande do Sul. Em todas estas regiões temos uma atuação muito forte. Então essas foram algumas das aquisições que conseguimos e a expansão na parte industrial sempre está presente. Temos um projeto para aumentar a capacidade de suínos em Mato Grosso do Sul e por consequência disso temos uma necessidade de construir uma fábrica de ração lá, mais especificamente em Sidrolândia. Ou seja, estamos sempre observando as oportunidades que surgem, desta forma não temos nada no radar hoje, mas pode ser que logo consigamos uma nova oportunidade. Estamos sempre olhando para frente.
Voz do Cooperativismo: O senhor falou bastante sobre suínos. É este o ramo que vocês estão colocando mais incentivos?
Romeo Bet: Eu não diria que nós estamos empenhando mais força, mas, sim, é uma oportunidades de mercado que observamos. A Aurora está aumentando a capacidade de abate do frigorífico de São Gabriel do Oeste de 3.500 para 5 mil suínos. Como aqui em Santa Catarina não temos condições de aumentar, estamos construindo essa nova granja para suprir a necessidade que a Aurora tem lá no Mato Grosso do Sul.
Voz do Cooperativismo: Como a Cooperalfa tem lidado com os temas atuais como bem-estar animal, práticas ESG, a integração da tecnologia. Como a Alfa tem desenvolvido estas implementações e melhorias na produção?
Romeo Bet: A Alfa tem uma equipe técnica de muita qualidade, são agrônomos e veterinários que acompanham a evolução tecnológica. Nossa instrução é para que eles assimilem as novidades e sempre estejam preparados para levar os novos conhecimentos para a criação de suíno, frango e mesmo de leite, bem como na agricultura. O mercado sempre oferece novos produtos e por isso, é primordial ter uma equipe bem preparada para acompanhar essa evolução tecnológica, para manter um padrão elevado de qualidade e sempre atualizado.
Voz do Cooperativismo: Isso tem se traduzido em um melhoria de mais produção e mais produtividade?
Romeo Bet: Sem sombra de dúvida. Se nós olharmos dez anos atrás, qual era a média que se produzia por hectare de milho? Era cento e poucas sacas, às vezes chegávamos em 180. Hoje já passamos das 200 sacas de milho por hectare e já temos produtores colhendo 300. Da mesma forma verificamos avanços significativos na produção de frango e suíno. Se antigamente precisávamos de três a quatro quilos de ração para produzir um quilo de carne, hoje conseguimos produzir com cerca de 2,8 quilos. Esses números são o resultado da evolução tecnológica e de uma equipe comprometida em levar o melhor para os produtores. Desta forma, quem trabalha com a produção de alimentos precisa acompanhar as evoluções, para continuar competitivo no mercado.
Voz do Cooperativismo – Explique como os produtores da Alfa conseguem chegar a uma média alta de 32 suínos desmamados ao ano?
Romeo Bet – É uma média alta e nós queremos mais. Veja bem, há cerca de 15 anos achávamos que era impossível produzir esta quantidade. Mas, hoje, já temos a meta de produzir ainda mais, estamos produzindo cerca de 33 e 34 suínos desmamados ano por leitoa, mas queremos chegar aos 40 suínos. Então percebam que melhorar a produtividade é uma evolução constante.
Voz do Cooperativismo: Com relação ao faturamento da Cooperalfa, como deve encerrar 2023?
Romeo Bet: No final do ano passado nós planejamos chegar em R$ 10 bilhões de faturamento em 2023. Essa expectativa era por conta do cenário bastante favorável que tínhamos naquela época. Entretanto, com a mudança de comportamento, por exemplo, na parte de mercado, principalmente das commodities, acreditamos que não conseguiremos alcançar esta meta inicial e estamos observando que devemos chegar aos R$ 9 bilhões de faturamento. Esse número menor está muito relacionado com a queda dos preços das commodities, principalmente milho e soja, e o próprio suíno, bem como o dólar que também caiu, mas estamos trabalhando o máximo para chegar bem próximo dos R$ 10 bilhões.
O Presente Rural: Como o senhor enxerga a importância da intercooperação entre a Cooperalfa e a Aurora?
Romeo Bet: Eu vejo que a intercooperação é muito importante. É claro que cada empresa busca os seus interesses e negócios, mas em todas as oportunidades que podemos trabalhar em conjunto estamos trabalhando e isso contribui para o crescimento dos nossos negócios. A prova de que a intercooperação é benéfica está na composição da Aurora, pois hoje somos 13 cooperativas que trabalhamos juntas e a partir de outubro seremos 14 cooperativas integradas a Aurora. Além disso, temos mais três cooperativas que vão se integrar, pois a Aurora adquiriu um frigorifico no Paraná – que era mantido por três cooperativas: Capal, Frísia e Castrolanda. Esse frigorifico ainda não entrou em operação com a marca Aurora, mas em breve vai entrar. Desta maneira, essas três cooperativas também vão fazer parte da Aurora.
Voz do Cooperativismo: Quais são os principais desafios enfrentados pela Cooperalfa atualmente e quais estratégias estão sendo adotadas para superá-los?
Romeo Bet: O grande desafio é a insegurança econômica e política. Esses são dois grandes desafios que precisam ser enfrentados. Claro que nós vamos ter que “dançar conforme a música toca”. Veja bem, é muito complicado de se fazer um planejamento hoje para ser realizado no próximo ano, pois existem muitas variáveis, a insegurança é bastante e ela inibe a gente de fazer um passo a mais do que deveria, ou seja, é preciso manter os pés no chão para evitar maus negócios. Veja bem, temos a gripe aviária que está rodando o mundo, caso ela chegue a algum plantel comercial aqui no Brasil teremos problemas que ainda não podem ser calculados, uma emergência sanitária dessas pode alterar de forma das nossas exportações. Sabemos que quando os produtos de exportação sobram eles precisam ser consumidos pelo mercado local, e aí impactamos em problemas que temos dentro do nosso país, que é o poder aquisitivo do povo brasileiro ser baixo. Caso este cenário se confirme em nosso país, isso será um grande caos para as nossas agroindústrias, cooperativas e todo o nosso país.
Voz do Cooperativismo: O senhor acredita que o Brasil tem trabalhado bem a questão da biosseguridade, já que ainda estamos livres da gripe aviária nos planteis comerciais? Podemos creditar isso a biosseguridade?
Romeo Bet: Não tenho dúvida de que isso ajuda e previne muito. A recomendação técnica continua para que todos protejam as granjas. Não é momento de receber gente estranha para dentro das propriedades, precisamos evitar de todas as formas a entrada de outros animais, mantendo o local bem isolado. Executando uma boa biosseguridade estaremos contribuindo para que a doença não chegue em nossas propriedades. Por outro lado, mesmo com uma excelente biosseguridade é possível de sermos atingidos por esta enfermidade, ou seja, não estamos totalmente livres deste mal. Desta forma, todos precisam fazer a sua parte e trabalhar de forma eficiente para que não tenhamos nenhuma propriedade contaminada.
Voz do Cooperativismo: Com relação ao futuro, como a Cooperalfa enxerga as oportunidades para os próximos anos?
Romeo Bet: Bem, a história da Cooperalfa é marcada por grandes conquistas. O início foi muito difícil, pois não tínhamos nada de estrutura física. Porém, todas as dificuldades foram superadas com sabedoria. Neste momento atual de muitas inseguranças e incertezas vamos manter os mesmos moldes que sempre trabalhamos. Continuamos com os pés no chão, dando passos dentro daquilo que a gente tem certeza que vai conseguir cumprir, vamos continuar trabalhando para crescer nas oportunidades que tivermos, buscando ter sabedoria em todos os momentos. Podemos andar devagar, mas continuamos crescendo. Nos últimos anos crescemos cerca de 15% ao ano, e neste ano acreditamos que não conseguiremos este número, mas devemos crescer aproximadamente 10%. Isso já é uma conquista, por conta de todas as dificuldades que passamos. Estamos felizes com este crescimento, pois acreditamos que quando uma empresa não cresce, pelo menos acima da inflação, ela está fadada a quebrar, porque os custos operacionais sobem todos os dias e não conseguimos repassar ao consumidor este aumento e aí perdemos a competitividade. Desta maneira, para continuar bem no mercado é preciso aumentar o leque de negócios para poder se tornar competitivo. E é isso que estamos fazendo e desta maneira continuamos atuando de forma bastante forte no mercado brasileiro.
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Relatório traz avanços e retrocessos de empresas latino-americanas sobre políticas de galinhas livres de gaiolas
Iniciativa da ONG Mercy For Animals, a 4ª edição do Monitor de Iniciativas Corporativas pelos Animais identifica compromisso – ou a ausência dele – de 58 grandes companhias, com o fim de uma das piores práticas de produção animal: o confinamento de aves na cadeia de ovos.
O bem-estar de galinhas poedeiras é gravemente comprometido pelo confinamento em gaiolas. Geralmente criadas em espaços minúsculos, entre 430 e 450 cm², essas aves são privadas de comportamentos naturais essenciais, como construir ninhos, procurar alimento e tomar banhos de areia, o que resulta em um intenso sofrimento.
Estudos, como o Monitor de Iniciativas Corporativas pelos Animais (MICA) da ONG internacional Mercy For Animals (MFA), comprovam que esse tipo de confinamento provoca dores físicas e psicológicas às galinhas, causando problemas de saúde como distúrbios metabólicos, ósseos e articulares, e o enfraquecimento do sistema imunológico das aves, entre outros problemas.
Para a MFA, a adoção de sistemas de produção sem gaiolas, além de promover o bem-estar animal, contribui para a segurança alimentar, reduzindo os riscos de contaminação e a propagação de doenças, principalmente em regiões como a América Latina, o que inclui o Brasil.
Focada nesse processo, a Mercy For Animals acaba de lançar a quarta edição do Monitor de Iniciativas Corporativas pelos Animais (MICA 2024), um instrumento essencial para analisar e avaliar o progresso das empresas latino-americanas em relação ao comprometimento com políticas de bem-estar animal em suas cadeias produtivas.
O relatório considera o compromisso – ou a ausência dele – de 58 grandes empresas, com o fim de uma das piores práticas de produção animal: o confinamento de galinhas em gaiolas em suas cadeias de fornecimento de ovos.
Destaques
A pesquisa se concentrou na análise de relatórios públicos de companhias de diversos setores com operações em territórios latino-americanos, da indústria alimentícia e varejo aos serviços de alimentação e hospitalidade. Elas foram selecionadas conforme o tamanho e influência em suas respectivas regiões de atuação, bem como a capacidade de se adaptarem à crescente demanda dos consumidores por práticas mais sustentáveis, que reduzam o sofrimento animal em grande escala.
O MICA 2024 aponta que as empresas Barilla, BRF, Costco e JBS, com atuação no Brasil, se mantiveram na dianteira por reportarem, publicamente, o alcance de uma cadeia de fornecimento latino-americana 100% livre de gaiolas. Outras – como Accor, Arcos Dourados e GPA – registraram um progresso moderado (36% a 65% dos ovos em suas operações vêm de aves não confinadas) ou algum progresso, a exemplo da Kraft-Heinz, Sodexo e Unilever, em que 11% a 35% dos ovos provêm de aves livres.
De acordo com a MFA, apesar de assumirem um compromisso público, algumas empresas não relataram, oficialmente, nenhum progresso – como a Best Western e BFFC. Entre as empresas que ainda não assumiram um compromisso público estão a Assaí e a Latam Airlines.
“As empresas que ocupam os primeiros lugares do ranking demonstram um forte compromisso e um progresso significativo na eliminação do confinamento em gaiolas. À medida que as regulamentações se tornam mais rigorosas, essas empresas estarão mais bem preparadas para cumprir as leis e evitar penalidades”, analisa Vanessa Garbini, vice-presidente de Relações Institucionais e Governamentais da Mercy For Animals.
Por outro lado, continua a executiva, “as empresas que não demonstraram compromisso com o bem-estar animal e não assumiram um posicionamento público sobre a eliminação dos sistemas de gaiolas, colocam em risco sua reputação e enfraquecem a confiança dos consumidores”.
“É fundamental que essas empresas compreendam a urgência de aderir ao movimento global sem gaiolas para reduzir o sofrimento animal”, alerta Vanessa Garbini.
Metodologia
A metodologia do MICA inclui o contato proativo com as empresas para oferecer apoio e transparência no processo de avaliação, a partir de uma análise baseada em informações públicas disponíveis, incluindo relatórios anuais e de sustentabilidade.
Os critérios de avaliação foram ajustados à medida que o mundo se aproxima do prazo de “2025 sem gaiolas”, estabelecido por muitas empresas na América Latina e em todo o planeta. “A transição para sistemas livres de gaiolas não é apenas uma questão ética, mas um movimento estratégico para os negócios. Com a crescente preocupação com o bem-estar animal, empresas que adotam práticas sem gaiolas ganham vantagem competitiva e a confiança do consumidor. A América Latina tem a oportunidade de liderar essa transformação e construir um futuro mais justo e sustentável”, avalia Vanessa Garbini.
Para conferir o relatório completo do MICA, acesse aqui.
Para saber mais sobre a importância de promover a eliminação dos sistemas de gaiolas, assista ao vídeo no Instagram, que detalha como funciona essa prática.
Assine também a petição e ajude a acabar com as gaiolas, clicando aqui.
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Sustentabilidade em foco na Conbrasfran 2024
Evento acontece de 25 a 27 de novembro, em Gramado, na serra gaúcha.
A importância de uma produção mais sustentável foi a lição mais importante que este ano deixou aponta o presidente executivo da Organização Avícola do Rio Grande do Sul, José Eduardo dos Santos. “A natureza nos lembrou que é soberana e da necessidade de nos reciclarmos cada vez mais do que fizemos no passado. Eu digo a humanidade como um todo. As práticas sustentáveis que tanto se fala e que vamos discutir na Conbrasfran, essas práticas que estamos implementando agora é para amenizar o que vem pela frente, já que estamos enfrentando agora as consequências do que foi feito no passado”.
Então, para ele, a lição é a necessidade de insistirmos no tema da sustentabilidade ambiental e social, insistir na educação, na orientação e na disciplina ambiental com o objetivo de mitigar os efeitos climáticos no futuro. “Os efeitos podem ser vistos no mundo todo. Aumento dos dias de calor extremo, chuvas recordes no Brasil, na Espanha e outros países, além das queimadas em várias regiões do mundo também”.
A Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Carne de Frango (Conbrasfran 2024), que vai ser realizada entre os dias 25 e 27 de novembro, em Gramado, na serra gaúcha, vai reunir empresários, indústrias, produtores e lideranças de todo o país para discutir todas as áreas estratégicas. “Vamos falar sobre sanidade avícola, um simpósio tradicional da Asgav será absorvido pela programação da Conbrasfran 2024. Vamos debater qualidade industrial, que trata questões de inspeção, controle, autocontrole e processo produtivo, entre outros temas. Teremos também um seminário sobre segurança do trabalho com uma abordagem do ambiente laboral dos colaboradores e da proteção deles em um quadro em que surgem novos desafios na medida em que aumentamos a produção”, pontuou.
Um dos destaques do evento será o 1º Seminário de Sustentabilidade Ambiental e Adequação Global. “Também teremos discussões sobre a área comercial, que impulsiona a nossa economia e é responsável por levar o nosso produto até a mesa do consumidor brasileiro e de mais de 150 países”, salientou Santos. Ele destaca ainda os debates sobre questões jurídicas e tributárias. “São temas que permeiam o nosso dia a dia e estamos diante de uma reforma tributária, que também será abordada”, afirmou mencionando o Agrologs, que vai falar sobre logística, outro desafio para a cadeia produtiva. “O Brasil precisa avançar em ferrovias, hidrovias é uma necessidade para garantir sustentáculos de competitividade”. “É um evento que vai trazer temas estratégicos”, encerrou.
Os interessados podem se inscrever através do site do evento. E a programação completa da Conbrasfran 2024 também está disponível clicando aqui.
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Conbrasfran 2024 ressalta superação e resiliência da avicultura gaúcha em meio a desafios históricos
Evento será realizado entre os dias 25 e 27 de novembro, em Gramado, na serra gaúcha.
Se desafio é uma palavra que faz parte do dia a dia da avicultura, este ano levou o seu significado a um novo patamar, especialmente falando do Rio Grande do Sul. O estado enfrentou enchentes e depois um caso isolado de Doença de Newcastle. “Tudo isso nos abalou sim. Redirecionamos toda a atenção e os nossos esforços para ser o elo de ligação do setor com o poder público, com a imprensa e a atender as demandas dos setores. A organização do evento já estava em curso quando tivemos 45 dias de interdição do prédio onde fica a nossa sede, localizado à beira do rio Guaíba. Tivemos enchente. Para se ter uma ideia, a água chegou até 1,80 metro do 1º andar e não pudemos entrar por conta da falta de luz, de água e outra série de dificuldades”, ressaltou o presidente executivo da Organização Avícola do Rio Grande do Sul, José Eduardo dos Santos.
Ainda assim, estes entraves não foram suficientes para desistir da realização da Conferência Brasil Sul da Indústria e Produção de Carne de Frango (Conbrasfran 2024), que vai ser realizada entre os dias 25 e 27 de novembro, em Gramado, na serra gaúcha. “Não houve um único questionamento sequer por parte de associados e dirigentes, o que demonstra que o setor está convencido da importância deste encontro e das discussões que ele vai trazer. Serão vários temas, técnicos, conjunturais, temas estratégicos, de planejamento e de superação de desafios, entre outros. E tudo isso fez com que o setor mantivesse acesa a chama para realizar este evento”, destacou Santos.
De acordo com ele, diante dos desafios, as atividades da organização da Conbrasfran 2024 foram acumuladas com o trabalho da linha de frente para atender as demandas cruciais que chegaram, além da interação com órgãos oficiais, imprensa e parceiros estratégicos, como a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). “E mesmo assim, continuamos com a manutenção e organização do evento. E isso nos sobrecarregou sim. Temos uma equipe enxuta, mas que trabalhou bravamente, com máximo empenho, naqueles dias”.
Santos destaca que os esforços levaram a realização de um evento muito especial, que teve a colaboração de grande parte empresários e técnicos do setor. “São muitos os empresários que acreditam nesses movimentos e nos dão carta branca para seguir em frente, que sabem que apesar das dificuldades, continuamos um estado atrativo, com indústrias e produtores de pequeno, médio e grande portes que continuam produzindo por acreditar no empreendedorismo, na pujança na mão-de-obra, na gestão”, disse o executivo lembrando que apesar dos desafios, o estado conseguiu valorizar a produção, manter empresas e ainda está recebendo novos empreendimentos.
Superação
A superação das dificuldades trazidas pelo ano exigiu muito trabalho, organização e confiança. “Precisamos valorizar a confiança daqueles que são nossos associados e dirigentes. A confiança que recebi deles e da minha equipe como dirigente executivo foi importante. Também vale mencionar as estratégias e ações que colocamos em prática para atender todas as demandas que nos chegaram. Sempre buscamos a melhor forma de atender e ajudar os associados”.
E foi também de maneira virtual que estes desafios foram enfrentados. “Interagimos muitas vezes através de plataforma virtual com os serviços oficiais , seguimos em conjunto e dentro das diretrizes da ABPA e tivemos o apoio incondicional da nossa Federação. Com uma soma de esforços, com a confiança de dirigentes que depositam confiança em nosso trabalho, conseguimos ir para a linha de frente e atender as diferentes demandas do setor e da imprensa”, contou Santos que agiu com firmeza em seus posicionamentos e conseguiu liderar o setor na retomada até chegarmos neste momento.
Os interessados podem se inscrever e conferir a programação completa da Conbrasfran 2024 clicando aqui. Outras informaçõe podem ser obtidas pelo e-mail conbrasfran@asgav.com.br, através do telefone (51) 3228-8844, do WhatsApp (51) 98600-9684 ou pelo Instagram do encontro.