Bovinos / Grãos / Máquinas Grande competitividade
Especialista dá detalhes do potencial do agronegócio brasileiro no mercado internacional
O país é um grande produtor de proteína animal, sendo o maior exportador mundial de carne bovina e de aves e o terceiro maior de carne suína.
O Brasil é um grande produtor de proteína animal, sendo o maior exportador mundial de carne bovina e de aves e o terceiro maior de carne suína. Se não fosse a nutrição animal, leitor e leitora, talvez o país não teria chegado ao estágio de grande competitividade e presença internacional, cenário que fez o Brasil conquistar posições importantes sobre concorrentes como Estados Unidos e Austrália (gado de corte), Tailândia (carne de frango) e hoje competindo com a carne suína na Europa e em outras regiões. Essa fatia do mercado é consolidada através da existência de um sistema muito sofisticado de arraçoamento de animais, desde a produção de soja, milho e outras commodities, passando por tudo que tem hoje de tecnologia de última geração em nutrição, aditivos e produtos que fazem com que consigamos ter índices excelentes de produtividade e de conversão alimentar.
O potencial do agronegócio brasileiro no mercado internacional dentro do contexto da pandemia do coronavírus foi apresentado durante a 32ª Reunião Anual do Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA), realizada em formato on-line, pelo engenheiro agrônomo e coordenador do Centro Insper Agro Global, Marcos Sawaya Jank. Com mais de 35 anos de experiência no agronegócio global e de grandes mercados, Jank trouxe uma visão detalhada do ciclo de alta de preços que o setor experimenta e dos impactos que isso causa na dinâmica das exportações brasileiras, aliado ao desempenho e perspectivas das proteínas animais, além de mencionar alguns desafios importantes que o Brasil tem em termos de imagem e de valor adicionado, entre outros, de produtos e de sanidade.
Com a pandemia da Covid-19 ficou ainda mais em evidência no mercado de produção animal a importância da segurança do alimento ou “Food Safety”, que engloba práticas de manipulação para garantir a qualidade do alimento, desde a produção até o consumo. “Vivemos uma época muito desafiadora nesta área, numa nova geopolítica que se instala pelo mundo com uma guerra comercial e hegemônica entre Estados Unidos e China, a questão das grandes negociações internacionais feitas na Conferência do Clima, principalmente na construção do mercado de carbono e dos compromissos assumidos pelos países, do posicionamento do uso da terra, então temos muitos desafios. É um tempo bastante turbulento, polarizado e muito importante para olharmos o que está acontecendo no agronegócio”, pontua.
Conforme o especialista em agro, o volume muito baixo de estoques mundiais está gerando um comportamento de bastante volatilidade de preços, o que aponta para um novo ciclo de alta, similar ao vivido na década de 70, quando o choque do petróleo levou a maior alta de commodities, e entre 2007 e 2014, quando houve dois picos de alta de preços de alimentos em razão da quebra de safras muito importantes no mundo, conforme ilustrado no gráfico 1.
E hoje, ainda em meio a pandemia, vivenciamos um novo ciclo de alta que deriva essencialmente de uma demanda muito firme na Ásia por produtos brasileiros e particularmente na China, a qual não foi acompanhada pela produção, porque houve o rompimento de cadeias produtivas em virtude das restrições impostas pela pandemia. “O Brasil se beneficiou dessa demanda principalmente pelo fato da nossa estrutura exportadora funcionar muito bem, obviamente tivemos também ajuda da taxa de câmbio. A desvalorização cambial aqui no Brasil gerou um aumento em reais de commodities, inclusive um desbalanço de preço entre grãos e carnes, por exemplo. O fato é que estamos realmente em um movimento de alta e não sabemos quanto tempo que ele vai perdurar. O último ciclo durou em torno de seis anos, mas esse aqui eu acho que vai ser mais curto”, pondera.
Em contrapartida, o Brasil está investindo no segmento de infraestrutura logística em transporte ferroviário e hidroviário focadas em exportação, principalmente de grãos. “Isso é muito importante para quem mexe com proteína animal, porque na medida que a logística de exportação melhora para o grão, pode gerar falta de commodities no mercado interno, então hoje é muito mais fácil importar soja e milho do que era, mas acaba faltando esse produto principalmente na região Sul. Esse ano assistimos a uma importação importante de milho vindo dos países vizinhos, então essa questão interna da logística não está resolvida, o que está avançando muito é a logística exportadora, principalmente do Centro-Oeste para os portos do Norte e os portos do Sudeste”, expõe.
A alta de preços se deu em razão da grande demanda por grãos, que teve uma elevação acima da média comparado com outros produtos, que também seguiram o movimento de alta do mercado. Aqui no Brasil, os aumentos foram mais acentuados na carne bovina, produto que apresentou maior alta, puxado pela demanda chinesa, em contrapartida essa alta demanda fez com que a carne de frango também ficasse mais cara no mercado interno, conforme ilustrado no gráfico 2.
No entanto, o que mais preocupa quem está no segmento nutrição animal, segundo Jank, é a subida dos preços de grãos como soja e milho. “Teve uma alta importante, temos a arroba do boi a R$ 300, a soja a R$ 170 e o milho que chegou a R$ 100 a saca, isso obviamente são valores que não estávamos acostumados. E não são apenas nestes produtos, conforme o gráfico 2 aponta, foram também açúcar, algodão, café, ou seja, as principais commodities tiveram aumento de preço. Isso é bom para quem exporta, mas não é tão bom para quem compra commotidies aqui dentro. Percebemos claramente um aumento muito importante no custo da ração em função do aumento do farelo de soja e do milho, então isso gera uma redistribuição de renda”, avalia.
Em contrapartida, no mercado interno, segundo o especialista, os setores de leite e ovos sofreram bastante durante a pandemia porque são produtos sem head cambial, diferente da carne bovina que se beneficiou bastante da demanda chinesa. “Então existe um fenômeno de redistribuição de renda dentro das cadeias produtivas e isso gera ganhadores e perdedores”, menciona.
Como a China produz metade da produção de suínos do mundo, na ordem de 50 milhões de toneladas, a confirmação da PSA em solo chinês fez com que seu rebanho caísse para cerca de 35 milhões de toneladas e isso afetou bastante a rentabilidade da atividade, mas a China conseguiu reagir muito rápido, principalmente mudando o seu modelo produtivo, com a eliminação da produção de fundo de quintal. “E na medida que ela se recupera da peste suína depende menos de carne bovina, que trouxe de certa forma para substituir a carne suína, e é por isso que a gente está vendo a China estender a restrição ao Brasil em vista dos casos suspeitos da vaca louca no país. Eles não voltando a comprar está gerando uma grande crise, é o tal do oportunismo chinês, uma vez que não comprando isso vai se refletir numa queda do preço que eles pagam pela carne bovina, afetando diretamente as nossas exportações”, afirma o coordenador do Insper.
Grãos
Por outro lado, a produção de soja no Brasil foi afetada durante um certo momento pela peste africana, porque teve uma queda do consumo com a perda de rebanho na China e no Sudeste da Ásia, mas que já se recupera e deve superar 100 milhões de toneladas exportadas de soja. “E no milho tivemos um ano complicado, a produção caiu para 86 milhões de toneladas, mas já se recupera e deve terminar esse ano com previsão de crescer ainda mais no futuro. Se esses números estiverem corretos, será uma notícia muito boa para quem cria suínos e aves, que é a recuperação da produção de milho no Brasil, é claro que não dá para falar porque o grosso do milho brasileiro é a segunda safra, que é mais sensível a clima, como aconteceu nessa última safra, então depende muito ainda como as coisas vão se desenrolar no próximo ano”, pondera Jank.
Há uma recuperação muito forte não só da produção de milho, mas também da exportação de milho que pode atingir níveis que nunca foram vistos antes. “E isso é preocupante, porque a China mudou seu modelo produtivo voltado agora para produção comercial e não mais de fundo de quintal, significa que vai consumir muito farelo de soja e milho, aliás a China já está se consolidando como um dos maiores importadores de milho do mundo nos próximos anos, da mesma maneira que já é da soja. Então a pergunta que fica é se o Brasil será exportador de grãos ou se o Brasil será exportador de carne. São coisas bem diferentes e que deveriam estar no centro da estratégia brasileira. Eu acho que dá para fazer as duas coisas, mas eu vejo que é muito mais fácil exportar grão do que exportar rações, farelo ou carnes, inclusive a exportação de carne sofre muito mais restrições do que a exportação de grãos”, pontua.
Oferta e demanda de carnes
Em relação à oferta e demanda brasileira por carne, a produção e a exportação de carne bovina foi a que mais cresceu. Fruto da demanda momentânea da China durante a PSA, a carne suína também apresentou um crescimento na exportação de produtos, diferente da carne de aves, porque o país chinês é autossuficiente neste segmento. A carne bovina ultrapassa a carne de frango em valor de exportação, com mais de US$ 8 bilhões e cerca de US$ 6 bilhões em frango, mas em volume o frango ainda é a principal carne exportada. “Esses dados são bastante interessantes porque mostram uma mudança que vem acontecendo no mix de carnes em favor principalmente da bovina e da suína que foram as grandes beneficiadas da crise da Peste Suína Africana na China, o que faz com que tanto suíno como bovino aumentem o market share da carne na exportação”, destaca.
Conforme o gráfico sobre os preços nominais de produtos agropecuários, a carne de frango representou 30% da produção, mesma porcentagem que a carne suína chegou, enquanto que a bovina chega a mais de 25%, portanto a precificação de bovinos, suínos e aves tem hoje mais relação com o mercado internacional do que tinha antes. Isso é importante porque se tem uma desvalorização cambial que acaba afetando o preço doméstico, porque se 30% é exportado 70% fica aqui dentro, mas acaba havendo uma transferência de preços da exportação para o mercado interno e foi isso que tornou a carne bovina tão cara nos últimos tempos. “A seca, a geada e todos os problemas que afetaram os pastos acabaram levando a uma puxada de preço bastante grande que o consumidor sentiu na carne. E até foi isso que levou a substituição de carne bovina por carne de frango no mercado interno”, diz Jank.
Pontos positivos e negativos
O agronegócio é fundamental para a balança comercial brasileira, estimativas apontam que o agro deve superar US$ 120 bilhões em exportações em 2021. O país é o terceiro maior exportador do mundo em agro e possui o maior superávit comercial do mundo pelo fato de exportar muito e importar pouco, o que gera muitas divisas para o país.
Outro ponto positivo é a produção de grãos do país, que possui alta rentabilidade, com 30% de margem ebtida. “O forte aumento do processo de integração lavoura-pecuária, que nada mais é que a chegada da produção agrícola no pasto, tem impulsionado isso. Somente neste ano estima-se que a integração lavoura-pecuária deverá ultrapassar de 17 milhões de hectares para cerca de 50 milhões de hectares para produção de soja, milho e algodão”, detalha.
Dentre os aspectos negativos estão o risco de inflação e insegurança alimentar, sentido nos últimos tempos bastante pelo consumidor. “Desde o início da pandemia até agora tivemos uma alta generalizada de preços no Brasil, que se refletem na inflação. Para se ter uma ideia a inflação do ano passado foi de 4%, enquanto a inflação do grupo de alimentos foi de 14%”, afirma.
Jank também cita o aumento do preço dos insumos, máquinas e equipamentos, terra e arrendamentos, impacto cruzado do aumento dos preços sobre os usuários de produtos exportados (aves, suínos, aquicultura, leite e ovos), cobertor curto, que faz com que safras de grandes produtores não podem apresentar baixo desenvolvimento se não os preços disparam ainda mais. “Houve um grande desbalanço aqui dentro entre setores que acabaram se beneficiando da demanda internacional e do dólar valorizado e de setores que tiveram aumentos de custo e que tiveram uma perda de margens”, comenta.
Demanda Mundial
O coordenador do agro global do Insper menciona que as grandes regiões produtoras do mundo são América do Sul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile), América do Norte – apesar dos Estados Unidos serem deficitários em agronegócio, são os maiores exportadores do mundo, Oceania e a região do leste da Europa e do Sul da Rússia que apresenta grande potencial de produção. Por outro lado, existe uma imensa região deficitária, que abrange o leste da Ásia (China e Japão), a Ásia Central, o Oriente Médio, no futuro a Ásia do Sul, além da Índia e da África, que juntas estima-se que até 2050 haja um crescimento populacional para cerca de cinco bilhões de pessoas. “Exatamente por isto que o nosso agronegócio cresce, porque a demanda cresce na China e nos países do Oriente, não mais na Europa e nem nos Estados Unidos. Hoje a gente vende basicamente para países emergentes da África. E isso que explica essa puxada gigantesca da soja e das carnes a partir do ano 2000”, discorre.
É muito importante entender a dinâmica internacional, porque quem vai puxar o agronegócio brasileiro não é o consumidor doméstico. “O agro é o setor mais internacionalizado da economia brasileira e é o setor talvez que tenha mais perspectiva de crescimento no mundo na medida em que a gente vê não só a demanda chinesa, mas também todo o potencial que ainda existe no Oriente Médio, na Índia e no futuro na África”, expõe Jank, acrescentando: “Nosso quadro é olhar para o Oriente para tentar abrir mercado, consolidar nossa posição competitiva naquela região e isso acaba puxando todo desenvolvimento da nossa indústria integrada de soja, milho e carne”.
Em relação ao consumo per capita de carne, as regiões que consomem perto ou acima de 100 kg de carne por habitante/ano são os países ricos – Estados Unidos, Europa e Austrália, e os países onde a carne é muito competitiva, como Brasil e Argentina. Já na África e no Sul da Ásia o consumo está abaixo de 20 kg. “São regiões com grande potencial de aumento de consumo. O consumo de carne nos países emergentes vai subir e muito, estive nessas regiões todas e as pessoas estão ansiosas para poder passar de um bife por semana para um bife a cada dois dias, porque elas não têm acesso a proteína. Existe um déficit proteico profundo nessas regiões e principalmente a comida é inacessível”, explica Jank.
Atualmente, a China saiu de US$ 1 bilhão para US$ 40 bilhões em exportações, com crescimento de outros países como no Sudeste da Ásia e uma queda da Europa, que nos anos 2000 comprova cerca de 70% da soja e da carne bovina, 40% do frango e agora perdeu a importância, consome 16% da exportação. “E vai ser cada vez menor porque já são mercados maduros, o consumidor não está aumentando o consumo, ao contrário, está reduzindo e buscando alternativas. Estão focados em produção doméstica, voltada para produtos orgânicos, carne vegetal e o não uso de promotores de crescimento ou de defensivos, é um modelo diferente, mas que custa mais caro, então nosso consumidor não será o europeu, mas sim o asiático”, afirma.
Neste contexto, Jank diz que a presença brasileira deve ser intensificada na Ásia, que está cada vez mais ganhando importância, representando hoje 80% das vendas de suíno, 70% do bovino e 50% do frango, conforme gráfico 3. “A Ásia é o nosso porto de destino e particularmente a China, que hoje é 60% urbana, com mais de 200 milhões de chineses saindo do campo para a cidade nesses últimos anos e por isso, no período entre 2000 a 2020 se tornou o principal destino do nosso agro”.
Bovinos / Grãos / Máquinas
Derivados lácteos sobem em outubro, mas mercado prevê quedas no trimestre
OCB aponta que, em outubro, os preços médios do leite UHT e do queijo muçarela negociados entre indústrias e canais de distribuição em São Paulo registraram ligeiras altas de 0,66% e de 0,59% frente a setembro/24.
Preço sobe em setembro, mas deve cair no terceiro trimestre
A pesquisa do Cepea mostra que, em setembro, a “Média Brasil” fechou a R$ 2,8657/litro, 3,3% acima da do mês anterior e 33,8% maior que a registrada em setembro/23, em termos reais (os valores foram deflacionados pelo IPCA de setembro). O movimento de alta, contudo, parece ter terminado. Pesquisas ainda em andamento do Cepea indicam que, em outubro, a Média Brasil pode recuar cerca de 2%.
Derivados registram pequenas valorizações em outubro
Pesquisa realizada pelo Cepea em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) aponta que, em outubro, os preços médios do leite UHT e do queijo muçarela negociados entre indústrias e canais de distribuição em São Paulo registraram ligeiras altas de 0,66% e de 0,59% frente a setembro/24, chegando a R$ 4,74/l e a R$ 33,26/kg, respectivamente. No caso do leite em pó (400g), a valorização foi de 4,32%, com média de R$ 31,49/kg. Na comparação com o mesmo período de 2023, os aumentos nos valores foram de 18,15% para o UHT, de 21,95% para a muçarela e de 12,31% para o leite em pó na mesma ordem, em termos reais (os dados foram deflacionados pelo IPCA de out/24).
Exportações recuam expressivos 66%, enquanto importações seguem em alta
Em outubro, as importações brasileiras de lácteos cresceram 11,6% em relação ao mês anterior; frente ao mesmo período do ano passado (outubro/23), o aumento foi de 7,43%. As exportações, por sua vez, caíram expressivos 65,91% no comparativo mensal e 46,6% no anual.
Custos com nutrição animal sobem em outubro
O Custo Operacional Efetivo (COE) da pecuária leiteira subiu 2,03% em outubro na “média Brasil” (BA, GO, MG, SC, SP, PR e RS), puxado sobretudo pelo aumento dos custos com nutrição animal. Com o resultado, o COE, que vinha registrando estabilidade na parcial do ano, passou a acumular alta de 1,97%.
Bovinos / Grãos / Máquinas Protecionismo econômico
O produtor rural brasileiro está cansado de ser tratado com desrespeito
CEO do Carrefour na França, Alexandre Bompard afirma que a rede vai deixar de comercializar carnes oriundas do Mercosul pois os produtos sul-americanos não cumprem as exigências e normas sanitárias.
A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), entidade representativa, sem fins lucrativos, emite nota oficial para rebater declarações do CEO do Carrefour na França, Alexandre Bompard. Nas suas recentes declarações o CEO afirma que a rede vai deixar de comercializar carnes oriundas do Mercosul pois os produtos sul-americanos não cumprem as exigências e normas sanitárias .
Veja abaixo, na integra, o que diz a nota:
O produtor rural brasileiro está cansado de ser tratado com desrespeito aqui dentro e mundo afora.
O protecionismo econômico de muitos países se traveste de protecionismo ambiental criando barreiras fantasmas para tentar reduzir nossa capacidade produtiva e cada vez mais os preços de nossos produtos.
Todos sabem que é difícil competir com o produtor rural brasileiro em eficiência. Também sabem da necessidade cada vez maior de adquirirem nossos produtos pois além de alimentar sua população ainda conseguem controlar preços da produção local.
A solução encontrada por esses países principalmente a UE e nitidamente a França, foi criar a “Lei Antidesmatamento” para nos impor regras que estão acima do nosso Código Florestal. Ora se temos uma lei, que é a mais rigorosa do mundo e a cumprimos à risca qual o motivo de tanto teatro? A resposta é que a incapacidade de produzir alimentos em quantidade suficiente e a também incapacidade de lidar com seus produtores faz com que joguem o problema para nós.
Outra questão: Por que simplesmente não param de comprar da gente já que somos tão destrutivos assim? Porque precisam muito dos nossos produtos mas querem de graça. Querem que a gente negocie de joelhos com eles. Sempre em desvantagem. Isso é uma afronta também à soberania nacional.
O senador Zequinha Marinho do Podemos do Pará, membro da FPA, tem um projeto de lei (PL 2088/2023) de reciprocidade ambiental que torna obrigatório o cumprimento de padrões ambientais compatíveis aos do Brasil por países que comercializem bens e produtos no mercado brasileiro.
Esse PL tem todo nosso apoio porque é justo e recíproco, que em resumo significa “da mesma maneira”. Os recentes casos da Danone e do Carrefour, empresas coincidentemente de origem francesa são sintomáticos e confirmam essa tendência das grandes empresas de jogar para a plateia em seus países- sede enquanto enviam cartas inócuas de desculpas para suas filiais principalmente ao Brasil.
A Associação dos Criadores do Mato Grosso (Acrimat), Estado com maior rebanho bovino do País e um dos que mais exporta, repudia toda essa forma de negociação desleal e está disposta a defender a ideia da suspensão do fornecimento de animais para o abate de frigoríficos que vendam para essas empresas.
Chega de hipocrisia no mercado, principalmente pela França, um país que sempre foi nosso parceiro comercial, vendendo desde queijos, carros e até aviões para o Brasil e nos trata como moleques.
Nós como consumidores de muitos produtos franceses devemos começar a repensar nossos hábitos de consumo e escolher melhor nossos parceiros.
Com toda nossa indignação.
Oswaldo Pereira Ribeiro Junior
Presidente da Acrimat
Bovinos / Grãos / Máquinas
Queijo paranaense produzido na região Oeste está entre os nove melhores do mundo
Fabricado em parque tecnológico do Oeste do estado, Passionata foi o único brasileiro no ranking e também ganhou título de melhor queijo latino americano no World Cheese Awards.
Um queijo fino produzido no Oeste do Paraná ficou entre os nove melhores do mundo (super ouro) e recebeu o título de melhor da América Latina no concurso World Cheese Awards, realizado em Portugal. Ele concorreu com 4.784 tipos de queijos de 47 países. O Passionata é produzido no Biopark, em Toledo. Também produzidos no parque tecnológico, o Láurea ficou com a prata e o Entardecer d´Oeste com o bronze.
As três especialidades de queijo apresentadas no World Cheese Awards foram desenvolvidas no laboratório de queijos finos e serão fabricadas e comercializadas pela queijaria Flor da Terra. O projeto de queijos finos do Biopark é realizado em parceria com o Biopark Educação, existe há cinco anos e foi criado com a intenção de melhorar o valor agregado do leite para pequenos e médios produtores.
“A transferência da tecnologia é totalmente gratuita e essa premiação mostra como podemos produzir queijos finos com muita qualidade aqui em Toledo”, disse uma das fundadoras do Biopark, Carmen Donaduzzi.
“Os queijos finos que trouxemos para essa competição se destacam pelas cores vibrantes, sabores marcantes e aparências únicas, além das inovações no processo produtivo, que conferem um diferencial sensorial incrível”, destacou o pesquisador do Laboratório de Queijos Finos do Biopark, Kennidy Bortoli. “A competição toda foi muito emocionante, saber que estamos entre os nove melhores queijos do mundo, melhor da América Latina, mostra que estamos no caminho certo”.
O Paraná produz 12 milhões de litros por dia, a maioria vem de pequenos e médios produtores. Atualmente 22 pequenos e médios produtores de leite fazem parte do projeto no Oeste do Estado, produzindo 26 especialidades de queijo fino. Além disso, no decorrer de 2024, 98 pessoas já participaram dos cursos organizados pelo Biopark Educação.
Neste ano, foram introduzidas cinco novas especialidades para os produtores vinculados ao projeto de queijos finos: tipo Bel Paese, Cheddar Inglês, Emmental, Abondance e Jack Joss.
“O projeto é gratuito, e o único custo para o produtor é a adaptação ou construção do espaço de produção, quando necessário”, explicou Kennidy. “Toda a assessoria é oferecida pelo Biopark e pelo Biopark Educação, em parceria com o Sebrae, IDR-PR e Sistema Faep/Senar, que apoiam com capacitação e desenvolvimento. A orientação cobre desde a avaliação da qualidade do leite até embalagem, divulgação e comercialização do produto”.
A qualidade do leite é analisada no laboratório do parque e, conforme as características encontradas no leite, são sugeridas de três a quatro tecnologias de fabricação de queijos que foram previamente desenvolvidas no laboratório com leite com características semelhantes. O produtor então escolhe a que mais se identifica para iniciar a produção.
Concursos estaduais
Para valorizar a produção de queijos, vão iniciar em breve as inscrições para a segunda edição do Prêmio Queijos do Paraná, que conta com apoio do Governo do Paraná. As inscrições serão abertas em 1º de dezembro de 2024, e a premiação acontece em 30 de maio de 2025. A expectativa é de que haja mais de 600 produtos inscritos, superando a edição anterior, que teve 450 participantes. O regulamento pode ser acessado aqui. O objetivo é divulgar e valorizar os derivados lácteos produzidos no Estado.
O Governo do Paraná também apoia o Conecta Queijos, evento voltado a produtores da região Oeste. Ele é organizado em parceria pelo o IDR-Paran